Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant |
Em relação ao bispado da Guarda |
Não há candidato, a rever no futuro |
|
100% |
[ 4 ] |
Branco |
|
0% |
[ 0 ] |
A Conferência deve eleger um bispo a qualquer custo |
|
0% |
[ 0 ] |
|
Total des votes : 4 |
|
Auteur |
Message |
Dunpeal

|
Posté le: Sam Nov 15, 2008 10:17 pm Sujet du message: Novo bispo da Guarda |
|
|
Como sabem não há bispo da Guarda e claro devemos trabalhar no sentido de encontrar um candidato que mereça este cargo.
Para ser bispo da Guarda o candidato deverá ser padre e viver na paróquia da Guarda ou Crato. Neste momento apenas há um padre, de Guarda, Rikmartins que celebra a missa apenas e não tem mais tempo para dispensar.
Também poderíamos considerar padres de outras dioceses que se queiram mudar para a Guarda ou Crato que, como sabem, são as 2 povoações mãis desertificadas e pobres do Reino de Portugal.
O importante é que o candidato seja activo e presente. Claro, se não houver ninguém podemos decidir colectivamente adiar uma decisão para quando houver candidatos.
A conferência episcopal (nós) elege um candidato e depois convida - se aceitar tudo bem, se não aceitar tudo bem na mesma.
O que os irmãos acham?
Dernière édition par Dunpeal le Lun Nov 24, 2008 12:26 am; édité 2 fois |
|
|
 |
Goyathlay

Inscrit le: 30 Oct 2008 Messages: 25 Localisation: Cascais, Lisboa
|
Posté le: Sam Nov 15, 2008 10:26 pm Sujet du message: |
|
|
Carissimos irmaos, penso que devido a situacao existente seria melhor adiar. Nao sei ate que ponto os habitantes da Guarda aceitariam um Bispo sem ser da povoacao, por isso acho que o adiamento ate ter-mos alguem da terra seria a melhor opcao. _________________
Archevêque de Lisboa |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Sam Nov 15, 2008 10:33 pm Sujet du message: |
|
|
Não é só essa a questão - a diocese da Guarda é composta pelas paróquias da Guarda e Crato.
A Guarda tem padre e Rikmartins a ser bispo ficariam sem padre e sem missas. Além disso Rikmartins não tem tempo portanto não concordo que seja candidato. Neste momento eu realizo todos os sacramentos na Guarda.
O Crato possui apenas diácono, Truly, mas que é activo e realiza sacramentos. Apenas falta o padre para haver missas. A população do Crato é pequena e talvez missas persuadissem mais cidadãos a viver lá. No entanto, convencer um padre de outra povoação poderá não ser boa ideia porque fica essa povoação a perder. Aliás, quando fui bispo da Guarda viajei 9 dias até ao Crato para nomear Tzef como padre para 2 semanas depois emigrar para a Bósnia....
Em termos de serviços ambas as paróquias providenciam sacramentos in situ - todos são livres de vir a Roma (capela de Portugal) se houver algum problema, ou por escolha.
Acho que tendo em conta o cenário religioso, por agora, acredito ser melhor adiar uma decisão sobre o bispo da Guarda porque não me ocorrem candidatos. |
|
|
 |
Elrei

|
Posté le: Dim Nov 16, 2008 8:26 pm Sujet du message: |
|
|
Concordo em adiar. Existem falta de padres e será necessário primeiro promover (convencer) os que passam de nivel 2 a 3 a escolher a via da igreja. Sei que será difícil, mas não impossivel. |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Mar Nov 18, 2008 6:29 am Sujet du message: |
|
|
Espero que o novo arcebispo de Évora, Monsenhor DuqueZezere se pronuncie também. Ver se Monsenhor Neves nos brinda com a sua presença
Depois abro votação para formalizar no dia 19. |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Ven Nov 21, 2008 2:00 am Sujet du message: |
|
|
Para formalizar abro então uma votação indicativa. Depois, se algum bispo encontrar ou souber de algum candidato, ou alguém que se apresente, podem re-abrir esta discussão.
Votação aberta por 3 dias na ausência do primaz. A seguir primaz  |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Ven Nov 21, 2008 2:02 am Sujet du message: |
|
|
Votei. |
|
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Ven Nov 21, 2008 9:45 pm Sujet du message: |
|
|
Uma vez que a Diocese da Guarda só tem duas paróquias, e pelo que sei não há por la ninguem prestes a passar para nivel 3 via da igreja, acho que devemos então de esperar algum tempo para encontrar alguém adequado ao cargo.
Votei. |
|
|
 |
Goyathlay

Inscrit le: 30 Oct 2008 Messages: 25 Localisation: Cascais, Lisboa
|
Posté le: Ven Nov 21, 2008 10:43 pm Sujet du message: |
|
|
A minha opiniao ja foi dada, penso que devemos aguardar.
Votei _________________
Archevêque de Lisboa |
|
|
 |
Elrei

|
Posté le: Dim Nov 23, 2008 2:58 pm Sujet du message: |
|
|
votei |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Lun Nov 24, 2008 12:26 am Sujet du message: |
|
|
Findo os 3 dias de votação encerro-a.
Citation: | Em relação ao bispado da Guarda
Não há candidato, a rever no futuro [4 ]
Branco [ 0 ]
A Conferência deve eleger um bispo a qualquer custo [ 0 ]
Total des votes : 4
Não votou Monsenhor Neves. |
Portanto, como indicação interna concordamos esperar até que um candidato surga. Algumas ideias é só abrir novo tópico  |
|
|
 |
|