L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

Capítulo XII – O Eremita

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Policarpo



Inscrit le: 16 Avr 2013
Messages: 1340

MessagePosté le: Sam Déc 08, 2018 11:16 am    Sujet du message: Capítulo XII – O Eremita Répondre en citant

Citation:





    Capítulo XII – O Eremita

    Aristóteles caminhava pela Ática enquanto visitava um parente distante que morava em Tebas. Ele estava sozinho, tendo deixado a responsabilidade da sua escola aos seus melhores alunos. Mas num cruzamento, ele enganou-se e em vez de redescer para a planície e a cidade, subiu para as colinas. Após duas horas de caminhada, ele deu-se conta do seu erro e reparou numa casa isolada. Ele decidiu ir até lá e pedir conselho sobre o caminho a seguir.

    À medida que se aproximava, ele apercebeu-se que o que de longe passava por uma casa era uma pobre cabana apoiada sobre as rochas, mascarando grosseiramente a entrada de uma caverna.

    Ele bateu à porta e chamou, e alguém a abriu. O homem, idoso, estava mal vestido, e somente com trapos. Ele era magro e hirsuto.


    Aristóteles: “Bom dia, velho homem. Eu perdi-me e procuro o caminho para Mégara.”

    Eremita: “Se for por aí irá perder-se.”

    Aristóteles: “Não me recordo que a cidade ou as estradas ao redor estejam tão cheias de bandidos.”

    Eremita: “Quem fala de bandidos? Elas são povoadas por humanos. É já perigoso o suficiente.”

    Aristóteles compreendeu então que estava a lidar com um eremita.

    Aristóteles: “Diga-me, é feliz?”

    Eremita: “Se eu sou feliz? E como! Tenho tudo o que preciso: a água do rio, oliveiras, um pequeno jardim. E como não sou desajeitado com as minhas mãos, faço o que preciso. Não preciso de nada, nem de ninguém. Sou perfeitamente feliz.”

    Aristóteles: “Um homem não se pode contentar com tal vida. Ou então não é plenamente homem.”

    Eremita: “Disparates! Eu sou o melhor dos homens.”

    Aristóteles: “Como o saberá, você que não conhece os outros? Ser um humano é viver de acordo com a virtude. E a virtude é uma prática que só se pode exprimir com os outros. Você vive bem certamente, mas não pratica nenhuma virtude, já que não existe ninguém com quem a possa praticar. Vive como um urso, independente. Mas alguém viu um urso mostrar virtude? Você não é um homem feliz, já que nem sequer é um humano. Um humano tem amigos, onde estão os seus?”

    Eremita: “Os meus amigos são a natureza, as minhas oliveiras, os meus vegetais.”

    Aristóteles: “Uma verdadeira amizade ocorre entre iguais. Você é portanto o igual de uma oliveira: plantada e imóvel. Sobrevive à margem da Cidade, em vez de participar, como o faz qualquer verdadeiro humano. Vou então deixá-lo criar raízes, adeus!”

    E Aristóteles seguiu o seu caminho, descendo até Mégara.

_________________
His Excellency the Most Reverend Monsignor Prof. Dr. theol. Policarpo von Wittelsbach
Bishop Emeritus of Regensburg
Archabbot Emeritus of the Abbey of Heiligenbronn
German archivist for the Roman registers of Sacraments
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com