L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

Capítulo VIII – A Unidade de Jah

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Policarpo



Inscrit le: 16 Avr 2013
Messages: 1340

MessagePosté le: Sam Déc 08, 2018 11:17 am    Sujet du message: Capítulo VIII – A Unidade de Jah Répondre en citant

Citation:




    Capítulo VIII – A Unidade de Jah

    Aristóteles, que se sentia na idade da maturidade filosófica e se emancipara da supervisão do seu mestre, decidiu que era tempo de fundar a sua própria escola. Ele sabia que Hérmias, o seu amigo de longa data e senhor de Atarneu, havia reunido um pequeno cenáculo de antigos alunos da academia de Atenas em Assos, na costa da Tróade. Assim, Aristóteles decidiu dirigir os seus ensinamentos e fundou assim a sua primeira escola.

    A academia de Aristóteles tinha um grande sucesso. Estudantes de toda a Grécia afluíam ali para serem iluminados pelo mestre. Num belo dia de Primavera, um discípulo promissor veio encontrar Aristóteles.


    Discípulo: “Mestre, eu pensei muito, até ao ponto de não dormir, mas esta é uma questão que sempre atormenta o meu espírito juvenil.”

    Aristóteles: “Estou a ouvir-te. Diz-me o que te preocupa.”

    Discípulo: “Bem professor, você ensinou-nos que o universo é dinâmico; ensinou-nos que se a essência é estática, a forma é móvel como uma onda na superfície da água.”

    Aristóteles: “Sim, é verdade.”

    Discípulo: “Mas mestre, segundo esse princípio, a todo o acto corresponde um poder, como o mestre disse, e dessa forma, a todo o efeito corresponde uma causa.”

    Aristóteles: “Certamente.”

    Discípulo: “Então, mestre, se eu reexaminar a ordem dos efeitos e das causas, eu deveria encontrar uma única causa para todos os efeitos. Mas com todo o respeito, é comummente sabido que existem vários deuses. Assim, de acordo com o vosso teorema, o mundo deveria ser apenas caos, porque desde o início as causas são múltiplas e não concertadas. A não ser que postule que todos os deuses são apenas os efeitos de apenas um, poderoso acima de todos. Podeis esclarecer-me?

    Aristóteles: “Mas, caro discípulo, a solução encontra-se no enunciado do problema. Raciocina um pouco, meu amigo. Atenta aos princípios da dialética e do silogismo. Há, na tua exposição, um elemento exógeno, e parasitário, nomeadamente o que tu qualificas de conhecimento público. Eu já te disse, nós somos filósofos, e apenas podemos alcançar a verdade através do labor da nossa mente que qualifica a substância, não tomando alguns postulados em troca de dinheiro.

    Discípulo: “Que quereis dizer, mestre?”

    Aristóteles: “Eu quero dizer que, se examinares a ordem das causas e dos efeitos, encontrarás a causa final, a inteligibilidade pura, como disseste. Assim, se é bem sabido que existem vários deuses, isso não é menos falso, porque tal afirmação não resiste ao exame lógico da proposição.”

    Discípulo: “Ahn, podeis ser mais claro, mestre?”

    Aristóteles: “Certamente que posso, com este silogismo infantil: uma causa final é uma inteligência pura, uma divindade. Se examinarmos a ordem das causas e dos efeitos, encontramos somente uma causa final. Então Deus é único."

    Discípulo: “Ah, é isso!”

    Aristóteles: “Não te obrigarei a dizê-lo, caro discípulo. Há apenas um Deus, o motor imóvel do mundo, aquela vontade perfeita que é a fonte de toda a substância, de todo o movimento. Deus é a finalidade cósmica do universo.”

    E o discípulo regressou a sua casa, satisfeito com a resposta do seu mestre…

_________________
His Excellency the Most Reverend Monsignor Prof. Dr. theol. Policarpo von Wittelsbach
Bishop Emeritus of Regensburg
Archabbot Emeritus of the Abbey of Heiligenbronn
German archivist for the Roman registers of Sacraments
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com