L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography of the Apostle Saint Samoth

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Mai 25, 2020 6:30 am    Sujet du message: [PT] Hagiography of the Apostle Saint Samoth Répondre en citant



Citation:




    Os Apóstolos
    Hagiografia do Apóstolo São Samoth, Santo Patrono da Congregação do Santo Ofício Romano



    Nota: É possível escrever "Samoth" ou "Samot"; a ortografia difere devido a pronúncia distinta dos gregos e romanos, mas ambos ainda são permitidos.

    O velho sentou-se em seu jardim, observando o Tibre fluir suavemente naquele belo dia de primavera. Desgastado pelos anos, Samoth tinha finalmente, contra todas as probabilidades, passado o inverno. Seus cabelos brancos ondulavam ao vento e seus olhos pareciam penetrar os tempos.

    Luisa, sua criada, veio lhe dar um pouco de água. Ela esteve ao seu serviço dele durante cinquenta longos anos e nunca se cansava de olhar para ele. Estar ao seu lado a aqueceu, a encheu de amor calmo e divino. É verdade que o homem, por sua própria presença, cativava o respeito e a admiração de todos. Ela colocou o cobertor de volta no colo dele e estava prestes a sair quando Samoth pegou sua mão e a convidou para ficar.

    Fique, minha querida e preciosa Luisa. Sabe, acho que não vou ficar e incomodar-te por mais tempo. O Altíssimo finalmente me quer com ele.

    Luisa estava quase se sentindo ofendida com suas palavras, mas prevendo sua indignação, Samoth continuou...

    Mas sim, minha querida, mereceste o teu descanso. Veja por si mesma, estou velho e já mal consigo enxergar. Fez uma pausa por um momento e depois continuou. São coisas da vida. É assim que deve ser. Mal posso esperar para voltar ao Paraíso Solar junto dos meus companheiros. Ele limpou uma lágrima da mão... Eu sou o último. Todos foram embora e agora estou completamente só. O tempo é cruel, passa demasiadamente rápido. Não consegui escrever a vida dos outros apóstolos. Mas nada lamento. Escrever a Vida de Christos e seus 21 logions foi essencial.

    As palavras de Christos ainda ecoavam dentro da sua mente...

      Samoth, quando eu morrer, viaje pelo mundo e espalhe a boa notícia como eu te pedi. E quando for um homem velho, escreva minha história para que seja conhecida e ouvida.


    E sim Luisa, eu ainda era uma criança quando conheci a Christos. Ele sorriu. O que é que ele nunca se cansou de me dizer? Ah sim...

      Samoth, o meu amigo mais novo, fiel entre os fiéis.


    Samot olhou para longe no horizonte e começou a recordar a sua vida.

    Devias ter-me visto, Luísa, no início da minha vida: jovem, impetuosa, até rude. Ele deu uma grande gargalhada e teve imediatamente uma crise de tosse. O tempo e os meus encontros me fizeram erudito, mas considerando as modestas origens de meus pais, não foi fácil. A minha família era de origem camponesa. Mas, atraído pelo mar, o meu pai ficou obcecado com a ideia de me mandar para as margens do Mar Morto muito rapidamente. Lá, eu conheci Titus, um pescador artesanal. Tornei-me seu aprendiz dele e teria ficado lá, se não tivesse ido àquele encontro... Certamente que tudo depende de algumas coisas. Uma reunião e veja como tudo pode mudar. Um dia, na praça da aldeia, conhecemos Christos. Nunca me esquecerei desse encontro... Imagine, desistir de tudo da noite para seguir um homem que aspira a todo o seu ser, à sua alma...

    Nos aproximamos do Christos, acompanhado de nosso amigo Paulos, um fazendeiro. Eu era o mais novo, eu ainda era um garoto... mas era eu quem falava:

      "Mestre, suas palavras estão tão certas. Ensina-nos a mensagem de Aristóteles."

      Então Christos, tocado pela minha inocência juvenil, respondeu:

      "Então me sigam. Seus trabalhos, seus pertences, suas ferramentas podem esperar por vocês, enquanto concluem sua missão. Por enquanto, construirei para vocês, na Igreja, o mais belo instrumento de paz. Saiba disso, eu lhes ensinarei a sabedoria de Aristóteles e a mensagem de Deus, mas vocês devem aprender o altruísmo e a abnegação."

      Todos nós partimos para a grande basílica.


    Então todos nós seguimos o nosso mestre para ensinar a palavra do Altíssimo. Acabamos sendo doze.

      E este é apenas um exemplo da infinidade de coisas extraordinárias que Christos fez quando o acompanhamos em suas viagens. Ele sempre fez essas coisas da maneira mais natural e simples possível, e assim ficamos cativados pelo poder que Deus lhe havia dado. E continuamos o nosso caminho, ansiosos por amor e verdade, seguindo o nosso messias enquanto ele nos contava muitas parábolas que ficaram gravadas na minha mente e que, meus amigos, gostaria de vos poder transmitir, se tiver oportunidade...


    Por duas vezes vivi na mais absoluta felicidade. Primeiro com Christos e depois com Titus. Uma vez que Christos sacrificou-se pelas nossas almas, eu parti para Éfeso e depois para Roma. Pregamos, convertemo-nos, construímos uma Igreja de fiéis. Tanta coisa foi construída em torno da Sua Palavra. E Titus, o nosso Rei Espiritual? Ele foi o nosso primeiro Papa. Com ele, a nossa Santa Igreja tornou-se Titânica. Fiquei honrado quando ele me confiou a missão de criar e organizar à minha volta e dos meus discípulos, uma congregação que seria responsável por reconstruiria, propagaria e preservaria a Palavra do Altíssimo.

    Mas, por duas vezes, a minha alma fora seriamente ferida. Durante muito tempo, carreguei a culpa de estar vivo e assim sobreviver à Christos e Titus. Ainda carrego comigo as cicatrizes deste sofrimento. Salvo por Pôncio da primeira vez e depois salvo pelo próprio Titus, da segunda vez, nada pude fazer para evitar tal infortúnio. Mas pior ainda, eu estava lá, sempre lá... Agora todos morreram no martírio e eu estou a morrer aqui, ao vosso lado, olhando para esta paisagem que sempre teve o dom de apaziguar a minha cólera. Mas finalmente compreendi, a minha sobrevivência foi programada para contar esta bela história que vai continuar graças aos nossos discípulos.
    Luísa veja isto.
    Ele puxou um pergaminho que estava escondido debaixo de seu cobertor.
    Este é o meu testamento.

    Ele parou por um momento para olhar o Tibre e as velhas árvores que, acariciadas pelo vento, embalaram Samoth. Luisa ficou ao lado dele por um momento, depois a mão dela o soltou. Samoth tinha partido.

    Sua Obra

    A Vida de Christos e seus 21 Logions.

    Suas Relíquias

    Nenhuma relíquia pode ser atribuída a ele. Roubo, perda... Nós não sabemos o que aconteceu. Por outro lado, a sua casa no Tibre foi preservada e os fiéis podem ir lá em peregrinação. Uma capela foi realmente construída nas proximidades.

    Seu Testamento

      Citation:

      Aos meus companheiros, aos discípulos de Samoth.

      Pego minha caneta, no crepúsculo da minha vida, para vos deixar um testemunho final. E sim, o velho falará novamente. É verdade que eu adoro falar e escrever. Mas não é esse o objectivo da nossa missão? Em breve, irei juntar-me aos meus onze companheiros. Vocês não devem chorar por mim. Eu não mereço isso. Eu escapei tanto da morte que um dia ela deve me alcançar. Vivam apaixonados pelo próximo, nunca baixem a cabeça e salvaguardem a sua fé. O trabalho que comecei precisa continuar. Este é, agora, o seu dever: saber escrever e preservar os traços da nossa história e da nossa viagem através do tempo. Os nossos atos, os nossos sofrimentos, o nosso amor devem ser conhecidos por muitos.

      Os fiéis e os seus descendentes precisam saber o que aconteceu. Não deixem que o tempo trabalhe contra si. O esquecimento e a preguiça intelectual são os maiores inimigos da nossa Fé. O falso conhecimento é um perigo ainda maior do que a ignorância. Não permitam que os vossos discípulos ensinem falsas verdades.

      Portanto, por favor, nunca deixem de escrever, nunca deixem de contar a história da nossa Santa Igreja. Vocês devem ser os garantes dos Textos Sagrados e dos Livros do Dogma e, também, devem assegurar a sua preservação perpétua.

      Caros amigos, deixo-vos cheios de esperança. Vocês possuem a minha total confiança.

      Samoth
      "Fiéis entre os fiéis, espalhem a palavra de Christos."




_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com