L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography of the Apostle Saint Thanos

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 2:29 am    Sujet du message: [PT] Hagiography of the Apostle Saint Thanos Répondre en citant

Citation:



    Os Apóstolos
    Hagiografia do Apóstolo São Thanos



    I - A Infância de Thanos:

    Thanos foi um dos muitos filhos de uma família mediterrânea, como tantas outras vistas neste primeiro século, entre Akko (Acre, renomeado Ptolemais em nosso tempo) e Tiro.
    A cidade estava isolada e ocupava um vasto território árido com matas dispersas e relativamente longe do Mar Internum (Mar Mediterrâneo). A família cultivava figos, azeitonas e alguns cereais. Eles completaram sua produção com cabras, seu leite e os queijos que prepararam à sombra das cavernas cavadas com esforço neste lugar árido.
    Embora as colheitas nem sempre fossem abundantes, a família nunca conheceu a fome ou a sede. Um poço muito antigo, que era seco em ocasiões muito raras, permitia saciar a sede dos animais e das pessoas.

    A estranheza desta casa era o seu pombal, o que era raro naquele lugar. O pai ficou feliz por seus cinco filhos mais velhos não estarem isolados, para o caso de surgirem problemas, enquanto vigiavam o rebanho nas colinas vizinhas. Todas as manhãs eles eram acompanhados por um pombo.
    Estas aves eram da melhor raça, leais e diligentes. Um rico comerciante de Tiro lhes oferecia dois casais à cada ano, tendo em vista que, na ocasião em que uma de suas preciosas cargas caíra acidentalmente em uma fenda, a família o ajudou a recuperar quase tudo. Este evento ocorreu logo após o nascimento de Thanos.

    A casa da família era baixa e cercada por árvores da Judéia, em cuja sombra agradável nasceu, no ano VII, o pequeno Thanos. Ele era o mais novo de sete crianças.
    Amor e trabalho foram as únicas máximas desta humilde família, que permaneceu unida a cada nascer e pôr-do-sol que o Todo-Poderoso enviou.
    Estes agricultores amaram a terra com a humildade e o esforço dos coletores e pastores.

    A mãe deles, Ayala, teve a oportunidade de aprender a ler quando ainda era criança, já que ela fora criada pelos romanos.
    Sua mãe, Ayala, aprendeu a ler quando criança, desde que foi criada pelos romanos. Esse maravilhoso conhecimento instruiu seu marido, Gamaliel (cujo nome significa "Deus foi generoso comigo"), a compartilhá-lo com todos os seus filhos... quando seu interesse o permitisse... Apenas um nunca pôde entender, o penúltimo nascido, porque ele era diferente: ele olhava incessantemente, sem nunca entender realmente, e seu irmão mais novo Thanos tomou como missão ajudá-lo assim que concebeu seu primeiro pensamento, o que aconteceu desde cedo.

    Enquanto Ayala assava pão de trigo ou cevada no forno da família toda semana, ele sorria ao ver seus dois filhos mais novos sentados à sombra das oliveiras, com Thanos pacientemente ajudando o outro a se vestir ou se lavar ou, ainda, tocando em sua flauta de bambu algumas melodias doces que encantaram o deficiente.
    Este último era apenas um ano mais velho do que ele, mas parecia muito mais novo. O primeiro era robusto e bem proporcionado, o segundo estava doente e ligeiramente deformado. Thanos também o ensinou a tecer cestas, o que ele conseguiu fazer com muito esforço, é verdade, mas todos os produtos da família encontraram um lugar nas cestas de Thanos e seu irmão Guéchèm (que em hebraico significa "chuva", o que foi uma bênção na região árida onde eles moravam).

    Thanos passava horas com seu irmão, deficiente em virtude de um parto difícil, que provavelmente o impediu de respirar por alguns momentos ao nascer. Esse cuidado pelo irmão pode ter sido o que o preparou para sua vida futura, o que o levou a ouvir sempre os inocentes e a transformar em úteis àqueles que a natureza havia tornado incapazes. Este fato o tornou sensível e aumentou sua compreensão da lentidão de certos indivíduos. Convenceu-o da necessidade do direito à existência daqueles que são diferentes.
    Mas Thanos, até então, apenas se divertia inocentemente com seu Guéchèm, já que os caminhos do Altíssimo são indecifráveis.

    II - O Vagabundo

    O que diferenciava Thanos dos seus irmãos mais velhos, foi sua capacidade de identificar nos escritos do Profeta Aristóteles, a quem toda a família seguia constante e fervorosamente todos os domingos na aldeia próxima, as profundas mensagens que às vezes induziam.
    Mas muitas vezes ele se sentia como um vagabundo errante vagueando por esses escritos. No entanto, ele percebeu a força e a consistência dessas palavras.

    O forte laço de afeto entre as duas crianças durou muito tempo, mas não durou para sempre. Uma noite Guéchèm não acordou mais. A dor inundou tanto o coração de Thanos que, após o enterro, ele ficou três dias em reflexão em um dos cantos do estábulo. O rito funerário não levava em conta suas lágrimas... A vida era tão difícil e tão dura naquela época que ninguém podia interromper a interminável rotina diária. A família voltou rapidamente ao cuidado dos animais, das árvores e da pequena videira que se estendia ao longo de uma parede da casa e subia alegremente pela árvore.
    Isto não foi indiferença, mas apenas uma necessidade de sobrevivência: a vida é sempre mais exigente que a morte. Thanos ficou imóvel e sozinho, tristemente segurando na mão a última cestinha inacabada de Guéchèm... Seus sábios pais, também lamentando a perda de seu inocente filhinho, o deixaram sozinho, certificando-se de que ele comesse e bebesse pelo menos um pouco.

      Mãe! Ele disse finalmente, saindo de sua letargia na quarta manhã, seu rosto pálido com a dor do luto. Mãe, você e o papai concordariam em me deixar viajar? Alguns amigos precisam levar um rebanho de cabras e algumas ovelhas, além da vila, para o grande mercado da cidade.

    Antes que a mãe chocada pudesse recusar, não querendo se separar de outro de seus filhos, o pai Gamaliel veio e disse:

      Thanos não pode viver feliz onde ele sente falta do irmão, como todos nós, mas para ele é ainda mais doloroso. Deixe-o ir, Ayama, e prepare um pequeno molho de queijo e pão, figos e azeitonas.

    E, voltando-se para aquele que era agora o mais novo de seus seis filhos:

      Pegue um alforje de pele de cabra, Thanos, e encha-o com água pura do nosso poço. Eu lhe dou meu manto impermeável, ele lhe ajudará muito como abrigo em noites frias e, também, estes três pombos. Trate-os bem. Você os enviará para nós se algo excepcional acontecer com você. Não se esqueça de falar com eles todos os dias, para fazê-los felizes.


    Ele deu uma gaiola ao filho, onde os seus três pássaros preferidos viviam...

    Gamaliele acrescentou, diante de todos os irmãos solenemente reunidos: Experimente este delicioso e pegajoso ouro, mas não fique preso a ele.

    Ele o fez comer uma colher deste mel selvagem e rústico que às vezes pode ser encontrado nas colinas, e continuou: Beba esse sangue, que fortalece e sacia a sede, mas não se embriague.

    Ele o fez beber um gole daquele vinho escuro, perfumado com especiarias das terras mediterrâneas, e continuou: Vou te dar algo que o alimentou, enquanto você era um bebê vestido com fraldas, que eu preparava para você junto com outros alimentos e que te fez crescer.

    Ele lhe ofereceu uma tigela de leite, branca e cremosa.

    Após o olhar amoroso e abraços por causa das circunstâncias, ele finalmente disse adeus: Deixe agora todos fazerem o que têm que fazer.

    Assim, abençoado pelo patriarca da família, Thanos cortou um grosso bastão da oliveira e, logo depois, mirou pela última vez aquele local em que viveu sobre sua doce infância.
    Ele pegou um galho de uma floresta não muito distante que o lembraria para sempre do seu lugar de origem.
    Ele tinha a sensação fugaz e inquestionável de que jamais voltaria. Ele sentiu que em algum lugar seu destino estava procurando por ele.
    Ele vagueou por muito tempo antes de encontrá-lo... Ele tinha acabado de completar 17 anos.

    III - Seu encontro com Christos:

    RECORDAÇÃO DA Vida de Christos, Capítulos 7, 8, 11 e 13, Memórias de Samoth, contadas em 87 depois de Christos.

      "Ah, eu sempre me lembraria desse dia, meus amigos. Depois que saímos da Basílica, nos encontramos cara a cara com um grupo de ociosos que declamaram fortemente um contra o outro. Tentamos impedir Christos, mas ele não nos ouviu e se aproximou desse grupo de brigas.

      Ele entendeu prontamente a causa do conflito diante dele: uma ovelha foi perdida, aterrorizada pelos gritos que vinham de todos os lados. À sua esquerda, havia seguidores das religiões pagãs, seu sacerdote na cabeça, segurando na mão uma faca comprida. Do outro lado, estavam alguns que estavam decepcionados com o paganismo e que, um pouco menos desviados dos preceitos de Aristóteles do que o primeiro, haviam se reunido para denunciar o sacrifício bárbaro que estava sendo preparado em honra dos falsos deuses. Cada lado rugia veementemente contra o outro.

      Então, Christos chamou calmamente o animal aterrorizado, que obedientemente avançou em sua direção. Christos acariciou-o e depois mandou-o embora. A ovelha então saiu. Mas o sacerdote pagão ficou furioso com Christos e avançou em sua direção, com a faca levantada. Foi então que interpusemos Titus, Paulos e eu, logo juntamos outros nove daqueles desapontados com o paganismo que haviam se reunido à direita. Mas Christos deu um passo à frente e encarou o sacerdote. Este último, então, encontrou o olhar do bem-aventurado de Deus, afastou-se dele e saiu sem dizer uma palavra, a multidão de infiéis seguindo-o timidamente.

      Então nós doze, que queríamos defender Christos, estupefatos com o que acabara de acontecer, nos voltamos para esse homem grande e misterioso. Um de nós, um homem que eu ainda não conhecia, mas cujo nome era Thanos, disse-lhe: "Mas quem é você, você que acalma o cordeiro e cuja delicadeza afasta a infâmia pagã?"

      Então Christos respondeu: " Meu nome é Christos, filho de José e Maria. As pessoas que me conhecem dizem que eu sou o messias, porque amo a Deus e amo meus semelhantes."

      E exclamamos: "Na verdade, nenhum de nós duvida desse fato. Agradecemos ao Altíssimo por nos ter enviado você, para que Sua palavra ilumine nossas vidas e que a profecia de Aristóteles seja cumprida."

      E Christos finalmente respondeu: " Em verdade, é muito triste que tantos filhos de Deus se afastem do Seu amor. Eles precisam de quem os guie para que os erros do passado sejam apagados. Vocês querem me seguir para que eu os tornem apóstolos da palavra de Deus?"

      Olhei para os nove que ainda não conheciam Christos, que pareciam um grupo dividido entre alegria e angústia.
      "

      "E eles perguntaram ao Messias o que era necessário fazer para se juntar a ele. E nós, seus amigos, ouvimos e concordamos com Christos. À partir de agora, tínhamos doze para segui-lo."

      "As seis mulheres foram nomeadas como Calandra, Adonia, Helene, Kyrene, Ophelia e Uriana. Os seis homens foram nomeados como Daju, Thanos, Paulos, Nikolos, Titus e Samoht, seus servos."

      "Vocês levarão as boas novas à todas as nações, ajudando Titus a criar a minha Igreja."

      "Então, meus apóstolos, meus clérigos, cabe a vocês seguirem o caminho que eu lhes apresentei, cabe a vocês batizarem àqueles que queiram entrar na comunidade dos fiéis de Deus, ordenar sacerdotes àqueles que desejam dedicar-se inteiramente ao amor de Deus, a ouvir em confissão àqueles que desejam ser lavados de seus pecados, a punirem aqueles que não se mostraram dignos do amor de Deus e a pregar pelo menos todo domingo, para que a vontade do Altíssimo seja cumprida"


    IV - O Aprendiz.

    Durante os anos seguintes, Thanos seguiu Christos e seus irmãos e irmãs, escutou, observou e assim aprendeu.
    Embora já conhecesse o Dogma e Aristóteles, ele integralizou todo o conhecimento com a força que brotava das ações e palavras de Christos.

    Embora ele já tivesse experimentado, sem ter consciência disso, o amor fraterno, o amor dos filhos por seus pais, o amor por um trabalho bem feito, o amor contemplativo pela Criação do Altíssimo, o amor pelo Dogma e, finalmente e acima de tudo, o amor pelo Todo-Poderoso, ela ganhou outro amor: o amor por Christos; e quanto mais ela o conhecia, mais se aproximava da percepção de justiça, bondade, espiritualidade profunda, inteligência e sensibilidade para com todos. Ele foi um Mestre em todos os sentidos que esta palavra tem: grande, sábio, benevolente.

    Desta vez ele estava ciente do que tinha recebido, e agradeceu ao Todo-Poderoso através da oração e do exemplo. O espírito de Thanos se encontrava cada dia um pouco mais em contato com os ensinamentos de Christos e os que vinham da amizade fraterna com os outros Apóstolos.

    Sua alma foi forjada como uma lâmina de espada que se torna brilhante, após as várias etapas que sujeitam sua matéria aos padrões de força, beleza, forma e brilho.

    V - O primeiro pombo.

    Mas ninguém, entre os seres humanos, alcança a perfeição.

    Naqueles dias Christos e os Apóstolos permaneciam serenos - as chamas púrpuras e douradas do sol poente ainda iluminava uma jovem noite.

    Na margem do Mediterrâneo, formaram um círculo cujo centro tentava competir com o Sol, eis que ali estavam dourando um cordeiro envolto em erva-doce, muito abundante nesta região. Seu encontro para uma refeição em comum não os impediu de discutir, e todas as noites uma fogueira os mantinha acordados por um tempo. Às vezes, até outros viajantes se juntavam a eles. Isso permitia a invenção da fogueira itinerante, por seu indiscutivel precursor, um tal de McGroar.

    Eles haviam deixado o barulho e o caos de Laodiceia (Laodicéia, Latakia, Lattaquié ou Latakiyah), uma antiga cidade selêucida, então romana, agora judaica, onde a pompa e a riqueza encantavam o coração dos habitantes.

    Nas suaves encostas das colinas que a rodeavam, e bem à leste, os vinhedos cultivados fizeram florescer a economia da cidade, e seu magnífico e belíssimo porto construído serviu a muitas outras cidades e ilhas importantes. Os ricos comerciantes se curvaram sob os ornamentos dourados e preciosos, exibindo suas vestes suntuosas de seda carinhosamente macia, ou linho tingido com cores vivas e quentes.
    As casas tinham sido construídas sob estruturas sólidas e belas, os animais eram, em sua maioria, gordos e carnívoros, como raramente vemos nos nossos estábulos ou cavalariças ocidentais.
    Nas prateleiras das bancas, as redes de pesca e os cestos dos colhedores estavam cheios de excelente pescado, frutas e verduras soberbas. Os sacos de cânhamo estavam repletos de especiarias raras e perfumadas.
    Isso não impedia a pobreza. Ela simplesmente se escondia fora da cidade.

      Thanos: "Veja, Christos, como as pessoas parecem felizes nesta cidade! Exceto por aquele pobre escravo cuja escada literalmente explodiu em suas mãos! Como seu mestre o levou pela tempestade!"


    Todos riram da piada, porque o homem gordo e furioso estava se fazendo de bobo, ele era engraçado e não havia do que se arrepender: ele podia comprar outra rapidamente!

    Christos respondeu após alguns instantes, seu rosto magro voltou a ficar sério:

      Christos: "Olha, Thanos, como são tristes e indigentes aqueles que vivem na periferia!"

      Thanos: "Não sei porque eles não pedem, considerando todos os cruzados que os mercadores me ofereceram, quando eu não lhes pedi nada!"

      Christos: "Eles lhe deram essa bolsa cheia de cruzados, porque queriam ouvir nossa história e notícias de longe, durante a refeição. Eles o compraram com essas cruzados, que não significam nada para eles. Eles queriam se distrair, mas não pensar em um sermão. Mas ... Você deve ter ficado com sede, após falar durante longas horas para satisfazê-los... Eles lhe ofereceram uma bebida?"

    Christos sorriu... Thanos suspirou, ele tinha percebido um pouco tarde. Ele ainda possuía aquela ingenuidade extrema da juventude.

      Thanos: "...Não...Eles me jogaram esta bolsa no final da refeição e depois me ordenaram que saísse"

      Christos: "E você veio até mim para ouvir meu sermão, que eu preguei não muito longe da entrada da cidade, perto dos barracos dos desempregados e dos doentes."

      Thanos: "É verdade, eu também notei que eles estavam mais inclinados a ouvir seu sermão do que os outros, preocupados apenas com seus negócios. E eles, inclusive, me ofereceram água dos seus pobres frascos"

      Christos: "Você vê, quando o ouro é abundante, nunca se tem a certeza de possuí-lo. Ao contrário, é ele quem é nosso dono."

    E Thanos lembrou-se da primeira das frases que seu pai Gamliel havia sussurrado para ele, na sua partida: "Experimente este delicioso e pegajoso ouro, mas não fique preso a ele."

    Christos sorriu para ele, e Thanos tinha certeza de que ele sabia do que estava se lembrando naquele exato momento.

    Então Christos lhe disse:"A gaiola que você cuidadosamente carrega pesará por muito tempo, pois seus três pombos mensageiros viverão felizes até voltarem ao seu pombal de origem. E assim será."

    E Christos serviu-se com uma fatia de cordeiro, sem mais delongas.

    Sem acrescentar mais nada, Thanos levantou-se e escolheu um dos três pombos, do qual arrancou gentilmente uma pena da cauda, e depois escreveu as seguintes palavras em um pequeno papiro:

      "Pai, mãe, meus irmãos. Eu agora encontrei meu destino: seu nome é Christos. Eu experimentei o ouro, gostei e, depois, me desliguei dele.

      Thanos"

    O animal, depois de livre, imediatamente alçou voo de volta à sua casa.

    No dia seguinte, Thanos discretamente colocou os cruzados nas palmas das mãos dos mendigos que lhe deram de beber. Então, ele guardou a pena.

    VI - O Artesão.

    Thanos, como seus companheiros, continuou a seguir os ensinamentos dados por Christos, todos os dias através da troca de pontos de vistas, exemplos, ações e palavras.
    Durante seus sermões, Christos e seus apóstolos foram para a Galiléia, Judéia, Samaria e Fenícia.
    Eles desceram o Rio Jordão até o Mar Morto e navegaram até as margens de Antioquia. Eles até vislumbraram o Monte Sinai ao longe...
    Eles passaram por muitas cidades, sempre pregando: Cafarnaum, Tiberíades, Genesaré, Sicar, Magdala, Cesaréia de Filipe, subiram o Monte Tabor e retornaram à Nazaré...

    E, em todas as vezes, Christos começava seu sermão desta maneira:

      "Eu sou Christos de Nazaré, o Messias, guia e espelho da divindade, habitado por Deus. Aristóteles, o profeta, anunciou a minha vinda, para que eu pudesse mostrar-lhe o caminho para viver no amor do Altíssimo."


    E muitos se aproximavam, ouviam e compreendiam...

    Eles finalmente chegaram a Jerusalém, e a viagem de Christos foi interrompida, pois ali ele foi condenado e executado em condições desumanas, como o Altíssimo havia previsto. Ao longo dessa jornada, Thanos, como os outros apóstolos, escutou, seguiu e aprendeu.

    Seus corpos tornaram-se fortes e flexíveis, e a espiritualidade já despertava em suas mentes, a história e as mensagens divinas haviam sido gravadas neles. Eles tinham se transformado, ao longo dessa jornada lenta mas precisa, pela vontade do Altíssimo e de Christos, de modo que se tornaram, para o bem da humanidade, mestres de generosidade para com todos aqueles que desejavam uma fé frugal, mas não sem exigências.

    Tinham-se tornado os futuros Criadores da Igreja "Una, Santa, Aristotélica e Apostólica".

    VII - O segundo pombo.

    Ai de mim!
    Ninguém pode se prender no passado, o que faz do grande povo do Criador o que é hoje...
    O livre arbítrio tão desejado conduz o ser humano, ou pelo menos muitas vezes o inicia, pelos caminhos indecifráveis do mal.

    Os horrores cometidos em nome de valores pessoais e bestiais, realizados sem contexto pela Criatura Sem Nome, podem ser resumidos em uma frase:
    Christos foi "julgado", torturado e depois crucificado, até a sua morte.

    Durante todo o tempo de seu martírio e agonia, ele permaneceu confiante em Seu Pai, e suportou com força, inteligência e carisma tudo o que Ele tinha que suportar. Ele rezou. Sua reputação ainda estava crescendo.
    Seu rosto se iluminou e irradiou um brilho puro dourado para as muitas pessoas que o apoiaram com sua fé e seu apego às sagradas escrituras.

      Vida de Christos, Capítulo XVI. Memórias de Samoth, contadas em 87 depois de Christos:

        "Christos foi pregado em uma grande cruz de madeira que depois içaram na colina. E Christos foi encontrado lá, acima de tudo, dominando os outros humanos... Como um cordeiro, ele fora sacrificado no altar da ordem estabelecida porque questionou a sociedade da época e seus falsos valores.


    Como todos os outros apóstolos, Thanos se sentiu devastado... Ele se afastou do local de tortura. Chorando profundamente em sua alma, atordoado e incapaz de suportar mais, ele seguiu um bardo e se embebedou pelo desespero. O céu lançou trovões e relâmpagos para os pagãos.

      Vida de Christos, Capítulo XVI. Memórias de Samoth, contadas em 87 depois de Christos:

        "Mas depois de um tempo, a natureza se acalmou, a chuva cessou, os raios pararam, o trovões silenciaram e as nuvens se afastaram, dominadas pelo crescente raio de luz que agora inundava a colina.

        Foi então que vimos uma nuvem de anjos celestes aparecer nessa auréola divina. Todos desceram dos céus com graça, voando acima da eminência. Eles pegaram o corpo do Messias, guia e espelho da divindade, e o içaram aos céus, levando-o ao trono de Deus."


      Hagiografia do Apóstolo Titus. Traduzido pelos irmãos Maisse Arsouye, Nsaymar e Pons d'Agoult.

        "…os apóstolos se separaram.Cada um escolheu um caminho, uma forma particular de servir à Christos e sua mensagem. Pouco antes da separação, Titus distribuiu a cada apóstolo um anel com uma pedra púrpura, um rubi, em memória de sua amizade e missão. O anel de Daju foi dado a Anacleto, um jovem que se tornara amigo de Titus e Samoht."


    ...Thanos, embriagado e atordoado por muito vinho, profundamente deprimido por uma dor mais profunda que um poço artesiano de Tiro, finalmente encontrou esperança e coragem no início da manhã do terceiro dia.

    Uma náusea repentina literalmente cessou sua embriaguez, o que o impediu de se mover por três dias. Tremendo e chorando, ele se levantou com dificuldade, mas finalmente ficou de pé. Junto consigo, sua alma também se recuperou. Um rubi em seu dedo brilhava tanto quanto o sangue derramado para a glória do Altíssimo.

    E Thanos lembrou-se da segunda das frases que seu pai Gamliel lhe sussurrou em sua partida: "Beba esse sangue, que fortalece e sacia a sede, mas não se embriague"

    Ele pegou seu segundo pombo, delicadamente tirou dele uma pena e escreveu em um pequeno papiro as seguintes palavras:

      "Pai, mãe, meus irmãos, eu novamente reconheço meu destino. Ele se chama amor, fé, peregrinação e oração. Provei o vinho, adorei e me libertei dele. Mantenho a cor rubi no dedo.

      Thanos."

    O animal liberado voou imediatamente para o seu local de origem.

    Ciente de uma situação que ele já vivera ao sair de sua pequena casa, abraçou seus companheiros uma última vez e foi para o Mare Internum (Mediterrâneo), além dos limites conhecidos.

    Ele tinha 27 anos de idade. Ele guardou a pena.

    VIII - O Erudito

    A vida diária se tornou mais solitária, mas ele não se deixou envolver pela preguiça, pois Thanos pregava fervorosamente a Boa Palavra ao longo de sua caminhada pelo mar, e a memória de Christos e seus antigos companheiros o apoiaram.
    Então, após vários meses, ele chegou na cidade portuária de Biblos, na terra de Canaã.

    Uma multidão se agitava no que parecia ser um alvoroço alegre, mas tudo estava bem organizado: os portos eram imensos, porque os barcos foram construídos no local.
    Muitas pessoas vieram dos arredores para ajudar com a carpintaria, a tecelagem das grandes velas, os vários trabalhos de alvenaria. Os capatazes dos estaleiros colocam as coisas em ordem.
    A cidade, entre outras coisas, exportava sua madeira preciosa (cedro do Líbano) e seus tecidos finamente trabalhados, algumas conchas dos arredores também permitiram a produção de pigmentos, muito valiosos em quaisquer ocasiões. Biblos era dinâmica e rica.

    Thanos, portanto, decidiu reservar algum dinheiro para atender as suas novas necessidades educacionais. Ele havia se tornado forte com o tempo, usou sua inteligência para os sermões e, em virtude de se alimentar de leite e frutas ele tinha desenvolvido uma boa aparência. Assim, ele era rapidamente contratado todos os dias, por salários substanciais.
    Antes de embarcar numa longa jornada, ele se matriculou na universidade local, a fim de fazer alguns cursos de astronomia, esta disciplina muito antiga teve um certo crescimento e novos desenvolvimentos.

    Coisas que um dia lhe seriam úteis... Ele fez bons progressos em sua escrita, e fez provisões para pequenos. Isso também um dia seria útil...

    Ele finalmente partiu, e suas paradas foram numerosas, intercaladas por trovoadas ou bom tempo, sol ou vento.
    Ele passou pelas ilhas de Chipre e Rodes, com uma parada em Xanthos. Depois, outro navio o levou para Creta do Peloponeso (Creta), e depois entre Sicília e Hesperia (Itália), e finalmente alcançou o Mar Tirreno, rumando para a Ilha de Elba.
    Durante toda a viagem, Thanos pregava por uma hora todas as noites, se o tempo permitisse, e muitos marinheiros transmitiam o que haviam aprendido durante aqueles longos meses no mar, quando voltavam para casa.
    As tavernas tinham menos homens bêbados, e mais crentes.
    Mas ainda havia muito debate...

    Thanos passou o resto de seu tempo escrevendo em seus pergaminhos, organizados em livros, seus roteiros de sermão, seus sermões e homilias, sua vida passada com Christos e os apóstolos, e acrescentando seus ícones e miniaturas. Ela guardou este diário com cuidado e tenacidade.

    Ele era amado pela tripulação, e graças ao seu conhecimento em astronomia, ele prestou um excelente serviço seguindo as estrelas. Ele era profundamente respeitado por todos. O Verbo Divino navegava através das águas, e as ondas borbulhantes o enviavam para populações remotas.

    Mas um naufrágio mudou o rumo de seu destino quando embarcou para a Gália, enquanto navegava no mar da Ligúria, onde a maioria dos dias era calmo e ensolarado.
    Ele tinha quase 40 anos de idade.

    IX - O terceiro pombo.

    Naquela noite, as nuvens grossas cobriram o céu tempestuoso, o que dificultou a sua boa leitura. Nem mesmo Thanos conseguia decifrar seu significado para dirigir o navio adequadamente.
    O navio foi sacudido perigosamente por rochas afiadas e foi rapidamente impulsionado por uma onda que o levou até uma pequena ilha saliente que não aparecia no mapa.
    Deitado de lado, como um touro abatido e despedaçado, o navio ficou irremediavelmente eviscerado, em uma costa fria e encharcada de chuva.
    Os sobreviventes da tripulação e Thanos, no entanto, se levantaram e agradeceram ao Altíssimo por salvar suas vidas...

    No dia seguinte, sob um céu mais suave, embora ainda com muito vento, eles exploraram a pequena ilha.
    Eles naufragaram na Ilha das Gaivotas, como os habitantes mais tarde explicaram a eles.
    (Gallinara é um ilhéu localizado próximo à costa da Ligúria, no Rio Ponente, em frente à cidade de Albenga).
    Na verdade, essas grandes aves construíram ali seus ninhos em grande número, seus excrementos foram usados para fogueiras e seus ovos foram apreciados.
    Naquele lugar havia apenas uma vila, e os habitantes os receberam bem, cuidaram deles e os serviram leite, peixe e pão e frutas suculentas e escuras, que conservaram cuidadosamente em potes de sua própria confecção.
    A comida não era muito variada, os habitantes da região tinham muito pouco, a ilha era tão pequena que eles eram pobres em grãos, e tão cercada por grandes rochas afiadas que nenhum barco corria o risco de atracar ali.

    Os insulanos, em número de aproximadamente vinte pessoas, em várias idades, não conheciam Christos, e seu paganismo era evidente: adoravam um ídolo de cabra, um animal que lhes fornecia leite e queijo, peles e cola. A estátua ficava perto da única fonte do local e era feita de argila.
    Eles eram inocentes e amigáveis, calmos e sorridentes, um pouco curiosos e extremamente gentis. A vida fluía sobre eles como o creme de leite azedo deslizando lentamente por um bolo de cevada.
    Thanos não teve dificuldade em enriquecê-los com o Dogma, nem em fazê-los viver a realidade do Fé Aristotélica.

    Vários anos se passaram, e alguns dos companheiros de Thanos ficaram desesperados por zarparem novamente para costas mais largas e povoadas.
    Mas a maioria deles, e Thanos era um deles, estava inevitavelmente integrado à doçura da vida diária, e cedendo à infinita tranquilidade das estações e à incomum leniência dos habitantes...
    Ele pregava todos os dias e sua fé não diminuía. Ele também adaptou alguns ritos ao local e à passividade do povo, ele introduziu um culto a cada semana, que era mais produtivo do que as consequências de uma rápida transição do povo de seu antigo ídolo que foi enterrado após algum tempo nas profundezas do mar.

    Entre a extrema doçura dos aldeões e a rotina sem surpresas das estações, Thanos se atolou em um destino calmo, mas fixo.
    Ele teve prazer nisso, mas uma falta imensurável o roeu por dentro, pois não se renovou, tendo à sua frente apenas pessoas afáveis e dias idênticos. Sua vida era indolor, mas não muito colorida: sempre transmitia a Palavra do Altíssimo no mesmo lugar, às mesmas pessoas, o que não era contrário ao ensinamento que Christos havia oferecido aos apóstolos, mas incompleto.

    Foi durante uma terrível tempestade, a segunda de fato que havia assolado a ilha em quinze anos, que Thanos emergiu de seu estado de torpor intelectual.
    Os elementos estavam em fúria, o vento uivava, a chuva atingia a terra com força, e a tempestade se agitava tanto quanto durante seu naufrágio.
    Um raio de luz passou pelo céu trovejante da noite, e a luz entrou nele.

    No dia seguinte ele mandou construir uma grande cruz com as restantes vigas do navio afundado, e mandou plantar na colina mais alta da ilha. De muito longe, a religião aristotélica era anunciada e sinalizava a presença humana aos navios que passavam. Assim, eles finalmente encontrariam a motivação e o caminho para partirem.

    Depois de algumas marés passarem, Thanos partiu para a Gália, a ilha nunca mais ficaria isolada. Os aldeões negociavam ânforas de qualidade com honestidade, pois sabiam o segredo para cozinhar o barro da melhor maneira possível.

    E Thanos lembrou-se da terceira frase que seu pai Gamaliel havia sussurrado para ele em sua partida: "Vou te dar algo que o alimentou, enquanto você era um bebê vestido com fraldas, que eu preparava para você junto com outros alimentos e que te fez crescer"

    Ele pegou seu último pombo, do qual ele gentilmente pegou uma pena de asa para escrever as seguintes palavras em um pequeno papiro:

      Pai, mãe, meus irmãos, eu sempre conhecerei o meu destino. Ele é chamado de Igreja Aristotélica. Eu provei o leite e me despedi dele.

      Thanos


    O animal libertado voou imediatamente para o seu local de origem. Thanos não tinha mais meios de comunicar seu crescimento espiritual e físico à sua distante família...

    Ele estava se aproximando dos seus 56 anos e pensou que seus pais, provavelmente, já teriam partido para se juntarem ao filho Guéchèm. Então, ele guardou a pena.

    X - A Morte de Thanos:

    O Velho, o Sábio, o Bom Apóstolo Thanos viveu por tanto tempo que sua barba, depois de cinco anos ou mais, era da cor da neve e caiu no centro do peito. Seu cabelo estava afinando, mas sua erudição, equilíbrio e carisma foram muito além do que se poderia esperar de sua vida.
    Ele estava quase cego, mas ainda conseguia distinguir a luz do sol enquanto oferecia à terra seus raios de fogo.
    Na véspera de sua partida para o Sol, ele ainda pregava pelo amor de Christos e do Altíssimo, e sempre propagou com sucesso a fé e a amizade aristotélica.
    Em contato com ele, o paganismo havia recuado por muitas estações em sua região de adoção, e o ateísmo havia sido reduzido a nada.
    Entretanto, todos os dias ele trazia um novo número de novos peregrinos, pequenos ladrões, visitantes e vagabundos.

    Pouco antes de seu último suspiro, ele fechou serenamente seu terceiro livro. O jovem diácono enviado para assisti-lo nestes últimos momentos, guardou-o como ele lhe pedira alguns dias antes. Em cada um dos livros, uma pena de pombo servia como marcador de livro.

    O jovem diácono, cujo nome não foi registrado na história, anexou um retrato desenhado por ele mesmo. Embora os pigmentos tenham desaparecido com o tempo, o retrato particularmente bem preservado do apóstolo ainda é visível.

    O sol estava se pondo. Os pássaros silenciaram seus cantos e o perfume das discretas violetas ainda era notório... Então Thanos, sereno e ternamente segurando em suas mãos seu pequeno bastão de oliveira, pois nunca esqueceu o tédio de sua infância, murmurou suavemente:

      "Christos, oh Christos...
      Eu pensava que estava seguindo meu destino, mas segui o Chamado do Altíssimo e minha vocação.
      Esta foi a minha maior liberdade na Terra."

    Seus lábios se abriram num sorriso extasiante que multiplicou cem vezes o amor aristotélico que depois de tantos anos se reuniu em seu rosto abençoado e agora livre dos grilhões da vida terrena.
    Era a XXVIII de Março do ano LXXXVII.

    Relíquias: Três penas e três livros.

    Festa: Nenhuma data ainda reconhecida.

    Provérbios:

    • "Estes são os ritos e ritmos que nos fazem viver no nosso melhor"
    • "A pena da cauda para avançar em seu caminho, a pena do corpo para direcionar seu caminho e a pena da asa para escrever seu caminho.
    • "Devemos "ganhar dinheiro" sem especular.
    • "Quando a razão não pode explicar um evento, falamos de magia, de um fenômeno desconhecido. Mas nossos sentidos já incorporaram o Divino.





Citation:




    Anexo da Hagiografia do Apóstolo São Thanos


    Este é o caminho dos Thanos, em sua busca espiritual na companhia de Christos, depois de se tornar um apóstolo aprendiz, e, por fim, um solitário (mas não ascético) propagandista da Fé Aristotélica.

    Podemos dizer que este Apóstolo percorreu um longo caminho, tanto espiritual como fisicamente.
    Apesar de ter tido momentos de fraqueza, podemos afirmar, de qualquer forma, que ele foi capaz de tirar a força necessária para ver além e mais alto.

    Sua viagem começou na solidão, inspirada pela morte de seu irmão deficiente, e ele chegou à cidade onde conheceu Christos e alguns de seus Apóstolos.
    Sua jornada posterior foi feita na companhia do Profeta e dos outros Apóstolos e lhe permitiu aprender os rigores da fé e suas exigências (a transmissão dos ensinamentos, a necessidade de mudar radicalmente, a vida baseada na partilha...).
    A morte de Christos o abalou profundamente e sua dor foi transformada em fraqueza de espírito. Então ele deixou o local.
    Esta é a diferença entre ele e os outros Apóstolos: Thanos continuou como eles a transmissão das Boas Novas, mas os outros o fizeram em continuidade com o que haviam aprendido com Christos.
    Thanos pregou, mas para escapar de um evento que o aterrorizava por causa de seu alto grau de barbárie.

    Imperceptivelmente, a força espiritual voltou para ele.
    Mas um naufrágio o atirou para uma ilha que o teria aprisionado na doçura de sua vida diária.
    Thanos nunca negou sua fé, nada fez contra ela, pelo contrário, por cada lugar por onde passou, pregou com fervor e devoção obtendo grandes resultados para a difusão da Igreja Aristotélica sobre toda a Terra.
    Mas ele precisava compreender que os sermões não eram suficientes em si mesmos e que ele tinha que ir mais longe, ultrapassar os outros, entregar-se mais generosamente.
    Então o Altíssimo decidiu fazer com que ele enfrentasse essa provação.

    Gallinara era aquela ilha quase deserta onde Thanos foi calorosamente recebido e hospedado por muitos anos, durante os quais o Apóstolo gradualmente percebeu que "a vida era doce e fácil", mas isso ameaçava levar ao entorpecimento do espírito se ele se contentasse em viver isolado do resto do mundo e que mesmo as crianças não podem beber apenas leite, elas devem aprender a variar o que as sustenta e a conhecer vários alimentos.

    Foi depois de dias e dias de viagem que ele finalmente chegou a Walla (Laval) após uma longa viagem que o levou a percorrer as ruas da Provença e a extensão do Languedoc e no Lyonnais Dauphine, com um breve episódio em Bourbonnais Auvergne, um passeio pela Borgonha, um sermão mesmo em Champagne e Lutécia, uma visita às terras de Orleans e um passeio em Turons e finalmente, pela força do destino, ele chegou ao Maine. Ele estava determinado a ficar, mas Thanos havia se libertado de seu longo sono espiritual...

    Toda a sua vida fora dedicada na busca de seu caminho terreno para o Paraíso Solar, mas como todas as viagens terrenas, não era definitiva, nem para sempre. Ele encontrou a realização em outra viagem, mais importante para seu destino celestial, e no momento em que abriu a porta, Thanos compreendeu a imensidão do Dom da Vocação que o Altíssimo lhe ofereceu.

    História Eclesiástica da França Ocidental.
    Jandul Penq Wabflat, Monge Historiador. Abril de MCDLVIII



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com