L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

O Futuro da Igreja
Aller à la page 1, 2  Suivante
 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Dim Mai 13, 2012 12:33 pm    Sujet du message: O Futuro da Igreja Répondre en citant

Como já tenho saudades de vir falar ao plenário, trago um assunto que acho bastante importante, já falei com o Monsenhor Thegold por MSN, mas aqui só irei dizer a minha parte, se o mesmo desejar ele é que deverá dizer o que acha.

A Igreja em Portugal é digamos algo fraco, não têm concordata devido a existirem muitas pessoas que não gostam da igreja porque não gostam e ponto final e os monarcas até ao momento também nunca colaboram muito nem ajudaram a Igreja apesar de serem coroados pela mesma, esta é a minha opinião.

Os clérigos vão morrendo de idade, ninguém dura para sempre, mas não são repostos assim dizendo... A Igreja não cativa os fieis para que se possam juntar aos ministros ordenados, existe uma falta de incentivo, como "txxiii que seca ser padre!", essa é uma imagem muito comum que o sacerdote têm.

Outro problema é que apesar deste fórum existir 50% dos clérigos nem o usa, o que não ajuda a trabalhar em algo em concreto porque não existe união, sem falar aqueles que são ordenados clérigos e diáconos e ninguém sabe o que é feito deles e eles não fazem nada das suas funções(estão ativos no jogo, têm uma função com clérigo mas não fazem nada).

Por este caminho ficamos na mesma ou pior, eu dei a sugestão de se escolher um dia com um santo que seria uma espécie de Dia do Reino de Portugal, mas a cerimónia não seria na Catedral, mas sim seria montado um altar na Praça Pública onde seria celebrada a missa desse dia, onde todos estariam presentes, desde o plebeu ao monarca, desde o fiel ao cardeal, mas no altar porquê que só estão os celebrantes? Porquê que não fazemos RP de todos os ministros da Igreja estarem no altar?(como na VR) e até inventa-se um RP de acólitos, fieis que participam em presença ajudando na celebração. Temos de mostrar ao Reino que a Igreja existe e não morreu!

_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Ana.cat



Inscrit le: 07 Aoû 2009
Messages: 291
Localisation: [PT] Alcácer do Sal

MessagePosté le: Dim Mai 13, 2012 7:21 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Acho que o RP da Igreja (refiro-me às cerimónias, missas, coroações, etc) está demasiado repetitivo, e começou a perder interesse para algumas pessoas (veja-se que são muito poucos os que ainda vão a essas cerimónias). Tenho uma dúvida, os RP's oficiais têm que ser seguidos à letra? Ou podem ser adaptados (mantendo o essencial)? É que seria bem mais interessante se evitássemos o "copy-paste".
_________________
[i]Ana Catarina de Monforte, dict Ana.cat
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 12:09 am    Sujet du message: Répondre en citant

Ola a todos, algum tempo tambem nao passo aqui.
Para começar, o local onde todos os clerigos podem sugerir ideias e debate-las para a AEP mais tarde aprovar ou não é aqui, mas como já se viu só vem aqui pela negativa.
Falei sim com o irmão Rafeal sobre ``o problema `´´da igreja, então deveremos resolver de baixo para cima, os diaconos e paroquianos, devem dfazer RP's nas suas cidades, mais tarde reune-se a (arqui)diocese e espalham sobre ela e condado. Quando estiverem fortes inicia-se em praça publica.
Vamos iniciar com um dia santo, e os fieis vãoperguntar de onde saiu isso, a ideia não é má, mas vamos começar nas cidades, ou iniciem aqui as ideias.
Sobre as cerimonias ficou já a ideia na AEP para serem modificadas, para os fieis serem mais participativos.
Quem quiser pegar numa e iniciar, estaja a vontade, mas que faça aqui onde todos possamos participar.

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 12:35 am    Sujet du message: Répondre en citant

Mas que tipo de participação se quer vinda dos fieis? Onde é o seu inicio e onde é o seu fim?
Quem irá fazer a distribuição dos Santos? Quem realiza essas cerimónias? O pároco ou virá o bispo presidir?

_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 5:49 pm    Sujet du message: Répondre en citant

A própria Missa Res Parendo que é realizada pelo Reino, foi uma modificação minha da Missa Res Parendo que o Franciscano Lohengrin realizou no Condado do Porto assim que chegou ao Reino de Portugal.

Eu mesmo, quando a realizo, apesar de seguir o padrão, sempre faço as minhas modificações. Tenho um guia, e as modificações são facílimas, basta usar da imaginação.

_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 5:52 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Sobre todos estarem no presbitério é um pouco difícil, ficará desorganizado. O que pode ser feito é a participação de todos, mas com os celebrantes. Os clérigos entram, os diáconos entram, os servos do altar entram [eu não sou muito favorável, mas pode ser interessante se criar-mos algo para eles.]

O problema é que haverá muitos a fazer pouca coisa, em contraposto posso argumentar que somos muitos em número, mas activos poucos.

Concordo com Dama Ana na questão da repetitividade, eu mesmo não participo da maioria das cerimónias por este motivo. E igualmente concordo com Monsenhor Thegold sobre a questão da movimentação começar desde a cerimónia local até chegar à cerimónia em nível de Reino, mas hoje as acções são poucas, e muitas delas passam longe da Paróquia de cada um.

Nosso problema é grande, e precisará ser bem pensado.

_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
Sylarnash



Inscrit le: 16 Oct 2010
Messages: 1533
Localisation: Rome

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 6:58 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Infelizmente a igreja a nível nacional encontra-se muito fechada e como consequência disso quem perde é a circunscrição, o reino e os seus cidadãos e a IA em geral.

Relativamente à inactividade de grande parte do clero, o mais certo seria nunca aceitar ou nomear os mesmos para posições dentro da igreja sabendo que o mesmo não lutará por ela e não tomará uma posição de aristotelização. A igreja nacional raramente também consegue ser difundida, e se alguns o tentam fazer, são barrados logo à entrada.
Por exemplo encontra-se restrito à AEP efectuar comunicados, o que é impensável e até onde sei só neste reino o é privado aos particulares não-membros da AEP. Imensos clérigos possuem funções onde se torna necessário efectuar comunicados, passar certidões, procurar atrair mais cidadãos, contudo os placares de anúncios encontram-se cerrados (+ propriamente o do fórum 1, já que o do fórum daqui diz AEP, mas o outro não o diz mas mesmo assim encontra-se fechado), sem ser possível atrair cidadãos, e novos fieis como é que é possível que o clero se mantenha activo se não tem com quem trabalhar?


Outro assunto falado pelo Mons. Rafael é a inexistência de santos com romarias e festas comemorativas. Viajei recentemente e por onde passei vi que todas as cidades têm um santo protector ou a quem veneram especificamente. Estas pequenas coisas atraem obviamente fieis para os trabalhos da igreja e para a participação, contudo em caso de haver uma cidade com uma ideia destas é imediatamente censurada e desacreditada.
Esta mentalidade deve mudar se é pretendido que haja mais actividade, deveria ser possível atribuir-se um santo local sem se ser barrado de imediato.


As cerimónias efectivamente são sempre iguais, é certo que nunca vi que não se pode alterar, contudo deveria ser dada esta habilidade aos sacerdotes, inclusive deveria-se, como falado, dinamizar e diferenciar as cerimónias consoante a classe social.
Recentemente aditei algumas características particulares a uma cerimónia de baptismo que realizei no norte do reino (melhorei o RP aditando sensações e aspectos RP no celebrante, neste caso no Sylarnash) e como é óbvio melhora sempre o ambiente e apela à participação também.
Deveria ser comunicado aos presbíteros que as cerimónias previamente esquematizadas são apenas um guião e nunca algo a seguir à letra, talvez seja pela falta de uma explicação que a repetitividade tomou conta das cerimónias afastando os fieis das mesmas.


Por fim, gostaria de colocar em discussão a necessidade de participação dos sacerdotes com acento na AEP na vida do reino e da igreja. Este plenário fica muitas semanas seguidas parado, e ademais, não existem comunicados das discussões e trabalhos da AEP, o que se implementado apelaria à participação dos membros deste plenário ajudando. Aos olhos de muitos a AEP nomeia (arce)bispos, um primaz, tem cardeais e quase nunca efectua comunicados que não seja internacionais.
A AEP pode ter um papel mais activo junto dos sacerdotes e dos fieis, pode e deve.
_________________
His Beatitude and Eminence, Sylarnash Manuel de Albuquerque
Portuguese Cardinal National Elector | Portuguese Prefect of Inquisition | Apostolic Nuncio of Portugal

Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 7:09 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Em conversa particular com um Alto-clérigo propus que a Assembléia Episcopal produzisse um relatório, simples, das discussões e votações. Mas ficou apenas em conversa.

Esta ideia é uma boa iniciativa para saber quais temas estão sendo tratados e qual a importância destes assuntos para a Igreja de Portugal, para os clérigos e para os fieis.

_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
unclescrooge



Inscrit le: 07 Juil 2009
Messages: 1478

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 8:40 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:
Em conversa particular com um Alto-clérigo propus que a Assembléia Episcopal produzisse um relatório, simples, das discussões e votações. Mas ficou apenas em conversa.


Aqui está uma ideia que aprovo Very Happy

Quanto aos comunicados, os comunicados feitos pelos párocos, cónegos ou vigários, estes devem ser feitos nas suas paroquias a nível local, se desejarem fazer um comunicado mais abrangente deverá ser solicitado ao seu superior hierarquico que assim seja, senão qualquer dia cada um comunica o que lhe vai na alma e seria uma desorganização total...

Quanto as certidões que foram faladas, estas podem muitíssimo bem ser feito também a nível local, pois além de ser do foro pessoal de cada um será sempre do interesse particular e não uma certidão que seja do interesse da população em geral...

Quando desempenhei as funções de Pároco em Aveiro, na altura criei um espaço na minha paroquia para esse efeito, penso que o Irmão Monsterguid se lembre desse espaço, penso que se chama a torre de qualquer coisa, já não me recordo bem, lá fazia todos os comunicados que acha-se necessário para os fieis...

Na Guarda quando lá cheguei usei a paroquia para que periodicamente fosse lendo passagens dos livros sagrados aos fieis, por forma a estes estarem mais perto da Palavra de Jah...

O que não falta são possibilidades ao alcance dos Diáconos, Párocos e Vigários de fazerem as pessoas aproximarem-se da vida Aristotélica..para isso tem de ser usados pelos mesmos de forma activa...e pelo que vejo pelo Reino é "tópicos" da Igreja que desapareceram por falta de actividade
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 9:09 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Se chamava Torre dos Arquivos, Reverendo Lucabrir e eu tinhamos um modelo para o arquivamento paroquial das cerimónias em um grande livro repleto de nomes, mas o Monsenhor usou-o bem, guardando ali as certidões também.
_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 11:26 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Bem, já começa a ter-se ideias, sobre o acentos aos sacerdotes na AEP, isso é simples, tem acento aqui e podem muito bem dialogar a vontade como estão, e a ideiado relatorio é bem vinda, já é um bom começo para estarem mais parte da AEP.
Sobre os santos cada (Arce)Bispo fala com o seu viagrio ou conego para esses tratarem o assunto dos santos com os paroquianos, e ao fim de arranjarem um, depois basta passar ao seu (Arce)Bispo para aprovação da AEP, que poderá colocar em relatorio.

_________________


Dernière édition par thegold le Mar Mai 22, 2012 10:46 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
unclescrooge



Inscrit le: 07 Juil 2009
Messages: 1478

MessagePosté le: Lun Mai 14, 2012 11:58 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:
Se chamava Torre dos Arquivos, Reverendo Lucabrir e eu tinhamos um modelo para o arquivamento paroquial das cerimónias em um grande livro repleto de nomes, mas o Monsenhor usou-o bem, guardando ali as certidões também.


Se calhar já estava criada, já foi a tanto tempo que a minha memoria já me falha , mas se foi o caso, peço desculpa e corrijo a parte do criei para o usei Smile É uma ideia para todos os sacerdotes poderem colocar os seus comunicados e certificados a nível local Wink

Citation:
Bem, já começa a ter-se ideias, sobre o acentos aos sacerdotes na AEP, isso é simples, tem acento aqui e podem muito bem dialogar a vontade como estão, e a ideiado relatorio é bem vinda, já é um bom começo para estarem mais parte da AEP.


Não posso estar mais de acordo com as palavras no Irmão Thegold
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Sam Mai 19, 2012 1:02 am    Sujet du message: Répondre en citant

Quando eu referi a estar mais gente no altar, não seria a celebrar, acho que o Monsterguid sabe tanto ou melhor que eu, que existem ministros do altar ordenados que só estão presentes, e seria só para melhorar o RP e aproximar-se da realidade.

Mas até onde se pode aproximar dos fieis no RP? Têm de ser colocados limites paras as coisas acontecerem.

_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Sam Mai 19, 2012 2:00 am    Sujet du message: Répondre en citant

Os sacerdotes ordenados junto ao Altar são sempre Concelebrantes. Os Ordenados que não concelebram apenas assistem o Rito. São aqueles que [errôneamente] estão de alva e estola [erroneamente] do lado do Celebrante principal [geralmente o Bispo] e que não ajudam em nada.


Participação em cerimónia Res Parendo é algo complicado. Muitas acções Res Parendo não vão muito longe dentro do Reino, as festas morrem por falta de interacção, os bailes acabam por falta de companhia para dançar, e os diálogos cada vez mais tornam-se monólogos.

E como aproximar os fieis das cerimónias é uma tarefa muito mais estratégica do que de boa vontade. Eu participaria.
[com as limitações de postagem que sofro actualmente]
_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Mar Mai 22, 2012 10:45 am    Sujet du message: Répondre en citant

Concordo com o Monsenhor Guido, seria muita gente a falar e o RP perdia-se, mais vale fazer-mos uma estrategia aqui, que todos podem partilhar as ideias e avançar-mos com um projecto, mas todos, não fiquem a espera do (Arce)Bispos para tudo.
Por isso irmão Rafael como foste o primeiro a lançar a pedra para esta construção o que sugeres???

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page 1, 2  Suivante
Page 1 sur 2

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com