 |
L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game 
|
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant |
Auteur |
Message |
amigo.solitario

Inscrit le: 19 Sep 2009 Messages: 13 Localisation: IG - Coimbra/Alcobaça RL - Brasil/RJ
|
Posté le: Jeu Mar 03, 2011 11:38 pm Sujet du message: Pedido de legalização da Capela Militar do ERP |
|
|
O Comandante-Chefe do Exército Real Português, Capitão-General Pedro Affonso de Camões e Silva e sua Subcomandante-Chefe, Coronel-General Ana Catarina de Monforte chegam ao espaço público da Igreja Aristotélica Portuguesa.
Ao notarem a presença de um acólito, o Comandante pergunta
Boas tardes jovem rapaz, como faço para falar com Sua Excelência Reverendíssima, o Primaz ou algum dos Bispos de Portugal? _________________
Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal. Maquiavel |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Lun Mar 07, 2011 10:09 pm Sujet du message: |
|
|
O Primaz de Portugal é informado por um acólito da visita do Comandante Chefe e da SubComandate Chefe do ERP, pedindo-lhe para os trazer a uma pequena sala de reuniões.
Ao ver as duas altas patentes entrar pela porta o Primaz exclama:
Capitão-General, Coronel-General! Sejam bem vindos! - diz o Arcebispo dando o anel a beijar - O que vos trás por aqui? _________________
 |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
amigo.solitario

Inscrit le: 19 Sep 2009 Messages: 13 Localisation: IG - Coimbra/Alcobaça RL - Brasil/RJ
|
Posté le: Mer Mar 09, 2011 12:00 am Sujet du message: |
|
|
Chegando a uma pequena porém suntuosa Sala de Reuniões, os oficiais confrotam-se com o Primaz de Portugal.
Capitão-General, Coronel-General! Sejam bem vindos! - diz o Arcebispo dando o anel a beijar - O que vos trás por aqui?
Curvando-se para beijar o anel do Arcebispo, Amigo aguarda que Ana faça o mesmo para após começar a falar
Excelência Reverendíssima, viemos até aqui para entregar-lhe esta solicitação formal acerca do reconhecimento da Capela do Exército Real.
Pegando o pegaminho embaixo do braço, Amigo entrega-o ao Primaz que o desenrola
Solicitação de Reconhecimento da Capela Militar do ERP a écrit: |
Redigido aos sete dias de março do ano da graça de Jah de MCDLIX, IV do Reino e I do Reinado de SMR.
Solicitação que Faz,
À S. Ex.ª Revm.ª Monsenhor Alexandre do Zêzere
Arcebispo de Évora e Primaz de Portugal
Conde de Tomar
Excelentíssimo Primaz,
Como deve saber, o Exército Real Português possui uma Capela, prevista por seus Estatutos para realização de cerimônias diversas a nível militar.
Hoje, nossa Capela Militar, liderada pela pessoa do Capelão-Mor Monsenhor Monsterguid de Albuquerque, Núncio Apostólico de Portugal, realiza tão somente cerimônias solenes e de posse, e claro, sustentando seu Oratorium, que diariamente é visitado por dezenas de militares reais.
Ocorre que, nossa Capela pende da Regularização por parte de Roma, para que, possa funcionar em sua plenitude, realizando batismos, casamentos e até mesmo, funerais.
Para seu maior conhecimento, transcrevo os Artigos do Estatuto do ERP que regulam a Capela Militar, seu Capelão-Mor e seus Capelães:
"CAPÍTULO III – DA CAPELANIA MILITAR
SECÇÃO I – DOS OBJECTIVOS E CONSTITUIÇÃO DA CAPELANIA MILITAR
Artigo 76º A Capelania Militar, órgão de coordenação religiosa do Exército Real Português, tem como objectivos:
I – Prestar assistência religiosa aos diversos organismos do ERP e aos militares;
II – Contribuir com a formação moral, ética e social dos membros do ERP;
III – Realizar missas, confissões, cerimonias de promoções, e eventos diversos de cunho religioso dentro do Exército Real Português;
SECÇÃO II – DO CAPELÃO-MOR
Artigo 77º O cargo de Capelão-Mor, líder da Capelania Militar, eleito pelo Alto Comando, ratificado em Roma e empossado pelo Comandante-Chefe, deve ser envergado por aquele que, seja clérigo, seguidor da via da Igreja.
Parágrafo primeiro: Para todos os efeitos, a critério do Comandante-Chefe, o Capelão-Mor após nomeado, tornar-se-á Oficial do Exército Real Português, sendo-lhe atribuída a menor patente de Anadel.
Parágrafo segundo: A possibilidade do Capelão-Mor erguer armas deverá firmar-se de acordo com o Direito Canônico, sendo vedado quaisquer exigências que desrespeitem as leis da Igreja neste caso.[/color]
Artigo 78º Ao Capelão-Mor da Capelania Militar compete:
I – Chefiar a Capelania Militar ordenando-lhe a actuação;
II – Garantir e fazer cumprir os objectivos da Capelania Militar;
III – Indicar ao Comandante-Chefe os militares para nomeação na função de Capelães;
IV – Elaborar em conjunto com o Comandante-Chefe as propostas de acordos e tratados a serem firmados com a Igreja Aristotélica Universal e Romana, visando a legalização da Capelania Militar; e
V – Exercer outras atribuições conferidas pelo Comandante-Chefe.
SECÇÃO III – DOS CAPELÃES
Artigo 79º Os Capelães da Capelania Militar deverão auxiliar o Capelão-Mor no desenvolvimento e execução de tarefas e projectos garantindo o bom cumprimento dos objectivos da Capelania Militar.
Artigo 80º Os Capelães serão nomeados através de indicação do Capelão-Mor ao Comandante-Chefe em número não superior a um capelão por Divisão Regional e serão subordinados directamente ao Capelão-Mor.
Parágrafo Único: Para efeitos de escolha, aplicam-se aos Capelães os mesmos requisitos constantes no Artigo 77 caput, no que define sobre a Via da Igreja e em seu Parágrafo segundo, sobre os privilégios."
Assim sendo, Excelência, é nosso desejo cumprir esta última obrigação para termos legalizada a Capela Militar do ERP, colocando-nos, obviamente, a disposição para sanar todas as dúvidas e cumprir as exigências que se façam necessárias.
Com nossos saudosos cumprimentos,
Capitão-General Pedro Affonso de Camões e Silva
Conde de Soure
Comandante-Chefe do Exército Real Português
Coronel-General Ana Catarina de Monforte
Condessa de Ourém
Subcomandante-Chefe do Exército Real Português
 
|
_________________
Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal. Maquiavel |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Mer Mar 09, 2011 8:53 pm Sujet du message: |
|
|
Ah! Certo, Certo! - exclama o Primaz - Com licença então. - diz o Arcebispo pegando na carta lacrada e lendo o seu conteúdo com atenção _________________
 |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
Ana.cat

Inscrit le: 07 Aoû 2009 Messages: 291 Localisation: [PT] Alcácer do Sal
|
Posté le: Mer Mar 09, 2011 11:42 pm Sujet du message: |
|
|
A Coronel-General chega a Roma juntamente com o Capitão-General do ERP, após serem conduzidos até ao reverendíssimo bispo de Évora Ana beija-lhe o anel episcopal e mantêm-se ao lado do Comandante-Chefe enquanto aguardam a posição do primaz de Portugal. _________________ [i]Ana Catarina de Monforte, dict Ana.cat |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Mar Mar 15, 2011 12:57 pm Sujet du message: |
|
|
O Primaz depois de ler a carta com atenção conclui:
No meu entendimento o regulamento do ERP relativo à capelania está em ordem com as exigências da Igreja e em nada prejudica o sacerdote Capelão, para além de a sua nomeação ter de ser ratificada pela AEP. - Monsenhor Alexandre faz uma pequena pausa e mudando a expressão da cara continua - No entanto existe aqui um pequeno problema com o ponto III do Artigo 78º... É aquele pormenor que vos falei na nossa conversa anterior; sobre o facto de se exigir que para se ser Capelão se tenha de ser antes militar.
Eu sei que a Igreja de Portugal tem falhado na verificação de se os seus clérigos cumprem o DC em relação aos conflitos armados, mas não é por isso que vamos abrir caminho a que isso se verifique. - O Muy Reverendíssimo Monsenhor levanta o olhar da cara olhando para as altas patentes aguardando resposta _________________
 |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
amigo.solitario

Inscrit le: 19 Sep 2009 Messages: 13 Localisation: IG - Coimbra/Alcobaça RL - Brasil/RJ
|
Posté le: Mer Mar 16, 2011 2:47 am Sujet du message: |
|
|
Ouvindo as explanações do Primaz, o Comandante explica
Sim, Monsenhor. A questão deste artigo é meramente material, pois neste caso, existem uma bifurcação nas possibilidades, quais sejam:
Na primeira hipótese, que é até mesmo a hipótese que se enquadra ao Capelão-Mor, o escolhido para a função de Capelão já seja militar do ERP antes de seguir a via religiosa e proferir seus juramentos, ou
Na segunda, a hipótese em que, excepcionalmente, se convide algum civil para exercer esta posição. Ao aceitá-la, o civil ganha o Status de Militar Real apenas por se tornar Membro do ERP, mas ainda assim, protegido por todos os impedimentos em relação ao uso de armas.
É uma questão simplesmente material, por ser Capelão da Capelania do Exército Real, nós o consideramos como membro da Instituição, portanto, um Militar.
Mas em tese, é um Militar Real ao qual a bíblia e os instrumentos liturgicos são as únicas armas que enverga. _________________
Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal. Maquiavel |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
amigo.solitario

Inscrit le: 19 Sep 2009 Messages: 13 Localisation: IG - Coimbra/Alcobaça RL - Brasil/RJ
|
Posté le: Sam Mar 26, 2011 2:19 pm Sujet du message: |
|
|
Vendo a distração do Primaz, Amigo pergunta
Então Monsenhor, alguma novidade? _________________
Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal. Maquiavel |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Sam Mar 26, 2011 3:19 pm Sujet du message: |
|
|
HRP: Estou meio limitado de tempo, assim que poder prossigo.  _________________
 |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Ven Avr 22, 2011 7:55 pm Sujet du message: |
|
|
O Primaz depois de sair por breves instantes da sala e de voltar com mais algusn papéis nas mãos prossegue
Que seja então.
Continuo com a minha opinião, mas confiarei em vocês.
Autorizo a criação da Capela Militar Arcanjo São Miguel, sob responsabilidade directa do Primaz.
Para quando quereis a consagração? _________________
 |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
amigo.solitario

Inscrit le: 19 Sep 2009 Messages: 13 Localisation: IG - Coimbra/Alcobaça RL - Brasil/RJ
|
Posté le: Lun Avr 25, 2011 2:42 am Sujet du message: |
|
|
Satisfeito com a resposta do Primaz, o Comandante prossegue
Perfeito.
Acho que podemos marcar para o dia 14 de maio?
Citation: | OOC: Dei uma resposta aleatória, para termos tempo de acabar com a cerimônia atual da entrega das medalhas que lá decorre. |
_________________
Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal. Maquiavel |
|
Revenir en haut de page |
|
 |
|
|
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum
|
|