L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

votos?

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Luznik



Inscrit le: 23 Oct 2008
Messages: 473
Localisation: [PT] Setubal - Portugal

MessagePosté le: Jeu Avr 18, 2013 10:18 pm    Sujet du message: votos? Répondre en citant

� Exmos membros

Durante largos e bons anos dediquei-me de toda a alma a nossa mui Excelsa Igreja.
Com o passar do anos , fui perdendo capacidades físicas e os reflexos da mente foram-se deteriorando de forma a conseguir dar respostas prontas e claras as necessidades dos nossos fieis , foi por isso que resignei como Cardeal e me aposentei remetendo-me apenas à Oração.

Durante o meu retiro fui tendo sonhos recorrentes , sempre ouvia uma voz e um vulto cujas formas me são difíceis de descrever.

"Procuraste-me por todo o lado , nos livros , no acolher dos necessitados. De certo em ti há mais Luz do que no inicio , mas não partiras para já, ainda te falta conhecer a essência. Aquela que foi , é e será. Aquela que deixou de brilhar cintila hoje como a estrela do Norte."

Varias vezes em palavras semelhantes e metáforas a mensagem me parecia semelhante. Julguei que me estava a tornar demente, tive medo de encarar a sociedade e mais me isolei.
Não obstante numa das minhas viagens ao Porto , tudo me pareceu claro.

Encontrei uma Dama que de facto me fez lembrar alguém que havia falecido há vários anos. O seu olhar diferente , mas a serenidade igual , como se fosse a mesma alma.
Desta forma e porque a essência é correspondida , mui gostaria de neste anos que ainda me faltam viver, conhecer o amor na família humana. Como estou aposentado se for possível solicito a anulação de votos , para não desagradar aos olhos do Pai Santo
Contudo que seja feita segundo a vossa vontade que é o reflexo da vontade divina , pois nada mais me alegra do que estar em harmonia com os céus.

Despeço-me , atenciosamente
Saude e Paz

Luznik
_________________

Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Sam Avr 20, 2013 6:46 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Analisando as questões:

Citation:
Regimini secularis ecclesiae
Livro 2: O episcopado, o sacerdócio e as circunscrições religiosas
Parte II: O Episcopado
(...)
Artigo 7 : Os bispos eméritos são bispos que têm assumido o seu cargo de Bispo de maneira correcta e regular por mais de 3 meses. Estes têm o título de direito por 2 meses, mas as assembleias episcopais podem regulamentar os seus direitos nas suas assembleias. Não têm qualquer autoridade dentro da sua diocese.


- Nos termos do disposto não está em causa qualquer questão de resignação como Bispo Emérito

- Quanto a Cardeal Emérito isso não é com esta AEP

- O levantamento de votos é da competência do CPL, contudo, sendo que a questão foi aqui colocada, nada obsta a que esta AEP dê um parecer sublinhe-se não vinculativo e siga o mesmo para o CPL, isto se não virem qualquer inconveniente.

E para o caso de não verem inconveniente fica aqui um modelo claro que podem sempre discordar e/ou sugerir alterações (confesso que a justificação/razão apresentada por SE Luznik na minha opinião é tão gira que eu a fazer modelo de parecer tinha que ser positivo claro). Tenham em conta que a sugestão de limites de fixação de penitência é exemplificativo como é natural


Citation:



Parecer sobre pedido de levantamento de votos de SE Luznik, Cardeal Emérito


Fundamentos do pedido:
- Encontra-se aposentado a nível da IA;
- Circunstâncias de foro pessoal, sendo que a concretização da sua vontade presente para não entrar em conflito com os seus deveres e votos para com a IA, exige o levantamento de votos mais concretamente o voto de celibato.


Percurso na IA:
10-07-1456: Baptizado
03-08-1456 - Consultor de Religião (temporário)
03-09-1456 : PADRE de Setubal
23-06-1457 : Elevado a Arcebispo de Lisboa
26-06-1457 : Confirmada a Ordenação como Sacerdote
15-02-1458 : Elevado a Cardeal Nacional Eleitor
26-04-1459: Resignação como Arcebispo de Lisboa e passagem a Bispo Emérito


Parecer da AEP:
Decidiu esta Assembleia Episcopal dar parecer positivo ao pedido de levantamento de votos de SE Luznik, por considerar que teve um percurso imaculado ao serviço desta IA.
Manteve sempre uma atitude humilde e respeitadora para com superiores e fiéis e uma grande dedicação nas várias missões da Igreja que lhe foram confiadas.
Pese embora reconheçamos que se trata de uma perda para a IA, esta AEP compreende as razões que levaram SE Luznik a efectuar o pedido em análise e entende que não deve opor-se à vontade do mesmo tendo em consideração o trabalho desempenhado pelo mesmo.
Consideramos ainda quem em termos de penitência será justa a fixação da mesma num máximo de três meses e mínimo de dois meses, durante a qual não poderá receber qualquer sacramento.

À consideração do CPL,



Ad Majorem Dei Gloriam

Redigido em Roma no dia --- do mês de Abril do ano de graça MCDLXI de Jah.



Pela Assembleia Episcopal de Portugal,




---------------

A título pessoal desejo muita boa sorte ao irmão Luznik, e embora de certa forma a minha presença aqui já seja posterior à aposentação do mesmo, tenho consciência do trabalho que fez em prol da IA e que a igreja sofre uma perda com a sua saída, mas pelo menos é por uma boa causa.
_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Ven Mai 17, 2013 1:16 am    Sujet du message: Répondre en citant

Caríssimos irmãos,

Sendo que ninguém se pronunciou quanto a este aspecto, no sentido de um parecer desta AEP, e a competência efectiva nesta decisão não pertence a esta AEP, encaminhei hoje esta questão ao CPL.

Assim, considero esta questão encerrada em termos de AEP.

_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Ven Mai 17, 2013 10:56 am    Sujet du message: Répondre en citant

SE Jane, esse assunto é da Curia, pois o irmão Luznik é ainda um Cardeal, por isso convinha que escrevessem a SE Quarion, para tratar disso.

(occ: que infelizmente nao poderei tratar disso com atenção por causa da minha VR )
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com