L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

Deus ou Jah ??? A eventual polissemia de Jah ...

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Ven Mar 08, 2013 1:42 am    Sujet du message: Deus ou Jah ??? A eventual polissemia de Jah ... Répondre en citant

Caríssimos Irmãos,

Atenta uma questão em termos de tradução da palavra francesa Dieu, o Irmão Ignius iniciou um debate pedindo a posição desta AEP.

Assim deixo aqui a questão levantada pelo mesmo:


Citation:
Apreciados,

Abro este hilo de debate porque ha llegado a mi conocimiento que en las traducciones se usa el término "Jah" por "Dios". Esto no es un problema, en el fondo, pero como todos sabemos Celsius ha sido muy cuidadoso de querer separar la religión del juego con las distintas fes del mundo real.

El término "Jah", que encuñó Dunpeal en su día, puede prestar confusión con el evangelismo del IRL y no quisiera que se cruzara una fina línea que pudiese crear confusión. Como sabéis yo no hablo el portugués, y no sé hasta que punto vuestra lengua, tan rica en matices lingüísticos, no podría buscar una palabra paralela que fuera más satisfactoria. Tampoco se si esta palabra puede crear problemas de interferencia, pero de momento ya he recibido un aviso respecto a su polisemia.Así pues, quisiera escuchar tantas voces como sea posible, incluso de la Asamblea Episcopal Portuguesa, si hay algun miembro presente. En caso contrario, quisiera que se les informara y que pidieran los permisos correspondientes en San Loyats para que puedan participar de este debate.

Atentamente,

Ignius


Tradução:
Citation:
Prezados,

Dou início a esta linha de debate porque chegou ao meu conhecimento que nas tradução é usado o termo Jah por Deus. Isto não é um problema, no fundo, mas como todos sabemos Celsius foi muito cuidadoso ao separar a religião do jogo das diferentes fés do mundo real.

O termo "Jah", que usou Dunpeal nos seus dias, pode dar confusão com os evangelistas IRL e não queria que se cruzasse uma fina linha que pudesse criar confusão. Como sabem eu não falo o português, e não sei até que ponto vossa língua, tão rica em matizes linguísticos, não poderia buscar uma palavra paralela que fosse mais satisfatória. também não sei se esta palavra pode criar problemas de interferência, mas neste momento, já recebi um aviso com respeito a sua polissemia. Desta forma, quero escutar tantas vozes quantas seja possível, inclusive da Assembleia Episcopal Portuguesa, se existe algum membro presente. Caso contrario, quero que eles fossem informados e que pedissem as autorizações correspondentes em San Loyats para que possam participar deste debate.

Atentamente,

Ignius


Local de debate:
http://rome.lesroyaumes.com/viewtopic.php?t=35842
_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Ven Mar 08, 2013 1:57 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:
(HRP)Jah
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jah é a forma poética abreviada de Jeová, o nome do Deus Altíssimo. (Êx 15:1, 2) Esta forma abreviada é representada pela primeira metade do Tetragrama יהוה (YHWH [IHVH, JHVH]), isto é, as letras yohdh (י) e he’ (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Jah ocorre 50 vezes nas Escrituras Hebraicas, 26 vezes sozinho, e 24 vezes na expressão “Aleluia”, a qual é literalmente uma ordem a um grupo de pessoas: “Louvai a Jah.”.... (HRP)


Em termos de traduções de Textos Sagrados no Capítulo do Repositório temos publicados textos uns com o termo Deus e outros Jah.

Honestamente eu nas traduções prefiro usar o termo Deus como tradução de Dieu, porque de certa forma sendo as traduções publicadas não só em Pt não quero induzir em erro quem não conhece a língua.

Temos neste momento a questão de usar o termo que temos usado, mas que de certa forma pode contrariar as regras impostas pela Celsius ou alterar a tradição e procurar outro termo.
Deus como sabem é usado em religiões monoteístas.
O termo deus não significa necessariamente um nome de um Deus, porque pode ser usado o deus de x( ex: ares deus da guerra) bem como o plural deuses.

_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Ven Mar 08, 2013 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Não entendo o problema em si, todos usam o nome de DEUS, DIEU e GOD, em Espanha é Messias, qual o a necessidade de mudar algo que quase ninguem liga???
Isto é um jogo, onde a Celsius separou, dizem eles, estamos em Roma como dividiu as varias fés????
Pode-se pensar no novo nome, mas não vejo essa necessidade.

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Sam Mar 09, 2013 3:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant

OOC: A questão levantada prende-se com os seguintes pontos:

1º Tanto quanto percebi o objectivo ou regra da Celsius é que a Igreja adopte uma religião fictícia de forma a que não interfira com as crenças IRL daqueles que jogam. Ou seja, que não exista qualquer identificação com uma religião IRL "em detrimento das restantes".

2º O termo Jah foi posto em causa porque em termos IRL é a forma poética abreviada de Jeová, nome dado a Deus por pelo menos uma religião em termos IRL.

Na minha opinião:

Deus, Dieu, Dios, God não são nomes propriamente pois significam Deus sem contudo lhe atribuir um nome especifico que o identifique em confronto com outras religiões.
Da mesma forma Messias, Altíssimo, Todo-Poderoso não são nomes em si.
O mesmo não poderemos dizer de Jeová ou Ala creio.

A questão:
Neste momento temos em confronto uma tradição em Portugal de uso de Jah como identificação de Deus em termos de RP e paralelamente uma violação das regras impostas pela Celisus na medida em que este termo ainda que de forma poética se identifica com o nome especifico dado a Deus por pelo menos uma religião IRL. OOC

_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Vilacovense



Inscrit le: 17 Aoû 2009
Messages: 158

MessagePosté le: Sam Mar 09, 2013 9:33 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Eu entendo a confusão que pode fazer, mas sinceramente não vejo qualquer necessidade de mudar apesar da questão da Monsenhora Jane ser pertinente.
Na minha modesta opinião deixava estar tudo como está.
_________________
Bispo Sufragâneo de Coimbra
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Dim Mar 10, 2013 8:06 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Se os admin. do jogo, não gostarem tem uma opção, vem aqui o Brennos( que ele tem acesso) e manifesta-se, e ai preocupamos em mudar e ate podermos por os fieis a participar, mas ate la penso que não temos necessidade de mudar, e já agora os novos Bispos e a Primaz podem ir ao debate e ver o que se passa, e informar a AEP, se vir necessidade de intervir, apareço como a SE D. Uncles.

E tambem só vejo um nome se mudarmos é Thegold
Twisted Evil

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Dim Mar 10, 2013 11:54 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Deixo aqui as opiniões manifestadas já durante o debate:

lisandross a écrit:
Opinião pessoal:

Do Frances "Dieu" a tradução é "Deus" e não "Jah".

Colocando "Jah" eu, como brasileiro, vejo o texto como evangelista e não considero como válido.

Sei que em alguns textos antigos aparece muito raramente a palavra "Jah", mas aplicar como tradução da palavra "Dieu" eu não vejo correto.

Espero que possamos discutir tranquilamente este detalhe.


Monsterguid a écrit:
Para quem traduz todo um texto do francês, traduzir Dieu por Deus é uma obviedade.

Em minha juventude n'Os Reinos também usava-se Deus. Falo sobre o período de fim de 2008. Depois, Dunpeal da Guarda, que contém história longuíssima e agora desnecessária, junto aos Bispos de época decidiram por alterar Deus por Jah, que também possui teor religioso e até mesmo uma membro do Santo Ofício, beata Wilgeforte, viva nesta época e a qual tive a honra de conhecer, discutiu e aceitou a alteração do termo, trazendo ela mesmo o significado religioso do termo Jah para a discussão.

Os germanos haviam aceitado a proposta, porém foram os únicos da época, no período de Cardeal Ecaterina, que também tive a honra de conhecer. Talvez na metade de 2009.

Todas as vezes que alterei a palavra Deus para Jah, foi em prol do costume, muito bem convencionado, de Portugal, porém, não sou favorável. Fui contra na época, e continuo sendo contra o uso de Jah ao invés de Deus.


Sylarnash a écrit:
Primeiro uma observação: Esta é uma discussão fora de personagem, entidades RP não têm conhecimento desta discussão e não faz sentido que se espere que algo que é ficção participe numa discussão entre jogadores. Saber distinguir RP de FRP é de extrema importância e é um bem necessário, caso contrário não tardará até que tenhamos personagens a julgar jogadores, e isso é inadmissível. Estamos a falar como jogadores!

Portanto, retomando o tema... Jah é Deus, é o Altíssimo, ambas as formas estão corretas, no entanto como jogador opto sempre que possível por Jah. Regressando ao conteúdo do primeiro parágrafo, existe gente que não sabe distinguir RP de FRP e por isso mesmo, eu enquanto jogador considero uma atrocidade ter jogadores a colocar os seus personagens a rezar o Pai-Nosso, o Ave-Maria e outras orações católicas/cristãs. E isto acontece com alguma frequência, graças a deus não mais tanto quando eu via antigamente, mas ainda acontece, usar Jah e não Deus é uma forma de prevenir que jogadores metam os pés pelas mãos. Pessoalmente preferiria usar Deus é mais prático em termos de escrita, mas será isso benéfico para o RP? Eu não acho, e por isso segui também o costume de usar Jah e não Deus, e gostaria de o manter, não faria agora sentido se alterar os documentos 'sagrados'.

Penso que se deveria iniciar uma discussão RP sobre isto, no seio desta instituição e aí, caso surjam dúvidas, que se apresente um documento aceitando o uso de Jah, Deus, Altíssimo e outros termos que signifiquem o mesmo.
À uns tempos vi uma discussão sobre este assunto também, acho até que nela participei e dei a minha opinião que é o que disse acima: Jah, Deus, Altíssimo, O Senhor (etc...etc...etc...) significam o mesmo no RP da IAR, por isso os documentos não estão errados, apenas usam uma forma, mas poderiam usar outras formas quaisquer.

_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Jane_x



Inscrit le: 01 Mai 2011
Messages: 601

MessagePosté le: Lun Mar 11, 2013 12:06 am    Sujet du message: Répondre en citant

Bem das opiniões já aqui deixadas se depreende que há opiniões diferentes o que é natural, tendo em conta o assunto em causa.

Eu honestamente nunca questionei que Jah pudesse ir contra as regras, pois também não tinha conhecimento que antes disso era usado Deus. No fundo não costumo pôr em causa o que existe.
Neste momento e tendo havido uma alerta para uma violação de uma regra que se funda no respeito pelas crenças IRL de cada um, eu não sou a favor de manter algo que esteja errado (errado porque contra as regras). Pode nunca mais ser questionado é uma facto, mas se o for não poderemos dizer que não sabíamos.

Se no passado era usado Deus, a mudança que foi feita descobrimos agora que não foi a mais correcta. Deus é usado salvo erro em todos os restantes países, numa religião que se pressupõe a mesma em todos, parece-me que o mais correcto é repor o que foi erroneamente alterado, mas isto sublinho é a minha opinião.

_________________
-----------------------------------

No momento em que desistimos dos sonhos a vida fica desprovida de sentido...
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Mar Mar 12, 2013 12:24 am    Sujet du message: Répondre en citant

Qual a vossa opinião, caros Pares?
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Quelfescity



Inscrit le: 15 Sep 2009
Messages: 121

MessagePosté le: Mar Jan 28, 2014 1:32 am    Sujet du message: Répondre en citant

???
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com