L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[Discussão] Candidaturas à Arcebispo de Braga

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Vicenzo
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 224

MessagePosté le: Mer Avr 17, 2019 2:04 am    Sujet du message: [Discussão] Candidaturas à Arcebispo de Braga Répondre en citant

Citation:

    Candidaturas para posição de Arcebispo de Braga

    Abertura do período do processo eleitoral para a posição de Arcebispo de Braga


    Nós, Mui Reverendíssimo Monsenhor Leopoldo Vicenzo Montenegro Viana, Primaz de Portugal, Arcebispo de Braga, Barão de Póvoa de Lanhoso, Real Guardião dos Selos do Conselho Nobiliárquico de Portugal, Bibliotecário Mor do Real Arquivo Nobiliárquico de Portugal, Conselheiro e Juiz do Condado do Porto, Arauto do Colégio Heráldico Português, Pároco de Braga, por Graça de Jah, Aristóteles e Christos,


      Anunciamos,

      A abertura do processo eleitoral para eleição do Arcebispo de Braga;


    Citation:
    [i]Art. 21° Província Metropolitana de Braga

      • I – A Província Metropolitana de Braga, é chefiada pelo Arcebispo Metropolitano de Braga, e conta com uma Diocese Sufragânea em sua jurisdição. É a mais antiga província eclesiástica da zona lusófona.

    §1° Arquidiocese de Braga
      • II – A Arquidiocese Metropolitana de Braga, com sede no Palácio Episcopal Bracarense, Braga, Portugal, é composta por quatro paróquias.
      • III – O Arcebispo Metropolitano de Braga é nomeado pelo Papa e é indicado pela AEP. Dever ser necessariamente Teólogo InGratebus*.
      • IV – O Arcebispo Metropolitano de Braga deve informar a AEP sobre a formação do seu Conselho Arquidiocesano e manter a AEP atualizada sobre as eleições nas paróquias de sua arquidiocese.
      • V – O Arcebispo Metropolitano de Braga deve substituir e presidir o colegiado da AEP em caso de impedimento do Primaz e do Vice-Primaz.


    O Candidato deve apresentar sua candidatura no prazo de sete dias, via Carta-Privada ao Primaz, contendo um curriculum nos moldes romanos. A candidatura deve estar em conformidade com os Estatutos da Assembléia Episcopal Portuguesa e demais regulamentações da Santa Igreja Aristotélica, todas disponíveis para consulta no Capítulo do Repositório. Eventuais dúvidas, contactar o Primaz ou o Vice-Primaz via carta-privada ou correio InGratebus.


    +Ad Majorem Dei Gloriam+
    Para Maior Glória de Deus


Paço Arquiepiscopal de Braga, XVI de Abril do ano da Graça MCDLXVII de Nosso-Senhor.

Pela Assembleia Episcopal de Portugal,


Sua Ex.ª Rev. Mons. Leopoldo Vicenzo Montenegro Viana
Primaz de Portugal
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Vicenzo
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 224

MessagePosté le: Jeu Mai 09, 2019 2:39 am    Sujet du message: Répondre en citant

Como apenas houve um candidato para a Arquidiocese de Braga, assim como para as dioceses de Evora e Guarda, faço uso das prerrogativas em minha capacidade de Primaz, e procedo às devidas nomeações.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Jeu Mai 09, 2019 4:06 am    Sujet du message: Répondre en citant

Muito bom!!!

Desejo muito boas-vindas aos Monsenhores Ezio e Aderito e uma boa continuação para Monsenhora Aravis.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Nicollielo



Inscrit le: 16 Mar 2016
Messages: 328
Localisation: Chaves - Condado do Porto

MessagePosté le: Jeu Mai 09, 2019 9:37 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Nicollielo entra depois de longo tempo na Assembleia Episcopal, lá estavam conversando sobre as candidaturas dos Bispo quando Nicollielo se surpreende na forma que o debate procedeu.

- Caro Primaz, não acredito que isso possa trazer problema a fé aristotélica em Portugal por ora mas sugiro que proceda os debates nessa casa como de costume há anos, digo isto para o bem desta assembleia por amor que a tenho. Nós esperamos o prazo de candidaturas terminar, caso não haja nenhuma abrimos novamente repetidamente até que a tenha, acredito ser importante deixar o curriculum apresentado aqui, quando há somente uma candidatura nós votamos contra ou a favor da indicação.

Citation:
Evidente que isto não é mais regra, mas serve como explicação a algo que virou costume:

5. Poderes particulares
5.1 A AEP nomeia e revoga os bispos e arcebispos.
5.1.1 O Primaz anuncia as dioceses livres à AEP e na Praça de Aristóteles. Fica ao cargo dos clérigos passar a informação à sua região, ao seio da sua ordem ou às pessoas que se estimam dignas do cargo.
5.1.2 Apenas teólogos com experiência de três meses ao cargo de uma paróquia ou de um ofício diocesano (arquidiácono, por exemplo) podem se candidatar ao cargo de bispo e apenas bispos com pelo menos três meses de experiência podem se candidatar ao cargo de arcebispo metropolitano. Todo o candidato deve pelo menos estar inscrito num seminário primário, e a três meses de completar a sua formação.
Parágrafo Único: Por meio de votação a AEP poderá suspender tais exigências em casos de real necessidade.
5.1.3 Os candidatos devem se apresentar ao Primaz com um CV e uma carta de motivação. O Primaz pode excluir as candidaturas disparatadas ou inadequadas, mas deve indica-lo à AEP.
5.1.4 O Primaz recolhe as candidaturas e lança a votação assim que possível, para que a eleição decorra em condições favoráveis.
5.1.5 Se apenas se apresentar um candidato, a votação faz-se a favor ou contra.
5.1.6 Se houver mais que um candidato, o que obtiver mais votos ganha a eleição.

_________________
Antonio Carlo Próspero Nicollielo | Professor Estagiário do Seminário Menor de Viana do Castelo
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Eduardo



Inscrit le: 13 Avr 2017
Messages: 1733
Localisation: Real Paço da Ribeira, Reino de Portugal

MessagePosté le: Jeu Mai 09, 2019 10:55 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Irmão Nicollielo,

Confesso que não entendo vossa preocupação em relação a este procedimento, bem como isso pode trazer algum problema futuro a fé em Portugal. A prerrogativa de estender ou não o prazo de candidaturas é do Colégio ou do Primaz, razão qual saliento que o decreto do Primaz está em plena conformidade e atende a necessidade do momento. Visto que a primeira responsabilidade do CPL é assistir a AEP, digo ainda que acompanhamos o debate e consideramos o procedimento absolutamente normal. Vou anexar ao final as cópias do DC e do Estatuto da AEP que regimentam o assunto do governo secular para melhor esclarecimento. Vossa Reverendíssima, na condição de membro de direito, pelo estatuto de Bispo InPartevus, pode abrir uma discussão para solicitar revisão do decreto.


CPL a écrit:
1. Responsabilidades
...1.1 Ao CPL compete controlar o respeito da AEP pelos Textos Sagrados, bem como a decisão de questões que ao mesmo sejam submetidas por decisão ou com concordância da AEP.


Livro 2 - Regimini secularis ecclesiae a écrit Parte I a écrit:
Artigo 4 : As circunscrições eclesiásticas dependentes de um mesmo poder temporal são agrupadas numa Primazia e colocadas sob a autoridade de um Primaz assim que sejam no mínimo duas e que totalizem pelo menos quatro dioceses.

    - Artigo 4.1 : Uma primazia é dirigida por uma assembleia episcopal, constituída no mínimo pelos Arcebispos Metropolitanos da mesma, e tem poder para nomear e demitir bispos no seu território.

    - Artigo 4.2 : Cada Primazia está dotada dos seus estatutos que a mesma propõe, aprovados pelo Sacro Colégio.


Livro 2 - Regimini secularis ecclesiae - Parte III a écrit:

Artigo 3 : Bispo primaz – o quadríptico causal:

A causa material = Deve de ter sido bispo de maneira correcta e regular por mais de 3 meses.
A causa eficiente = É designado pela sua assembleia, de acordo com as regras estabelecidas por esta.
A causa formal = É entronizado pelo camerlengo ou pelo arquidiácono de Roma.
A causa final = O bispo primaz é, em nome da sua assembleia, o superior hierárquico directo de todos os bispos que dependem da sua primazia.

    - Artigo 3.1 : Na hipótese onde o primaz toma as suas decisões sozinho, a assembleia episcopal pode denunciá-lo a posteriori, e decretar a sua substituição, a pedido de um dos seus membros.

    - Artigo 3.2 : O primaz guarda as suas responsabilidades a nível da sua circunscrição e da sua diocese.


AEP a écrit:
Capítulo 4 : Do Primaz e do Vice-Primaz
Art. 18° O Primaz;
    • I – O Primaz é o representante da Província Religiosa Portuguesa no Consistório Pontifical Lusófono (CPL), coordena e chefia a AEP e é superior hierárquico de todos os prelados da zona lusófona.
    • II – O Primaz é eleito pela AEP por um mandato de quatro meses, deve ser necessariamente um prelado, oferecer um curriculum e um manifesto para apreciação.
    • III – A eleição deve se iniciar a 30 dias do encerramento do mandato, usando 10 dias para apresentação de candidaturas, 10 dias para discussão sobre validação das candidaturas, e 5 dias de votação. Os outros cinco dias restantes devem ser usados para cuidar da transição de um Primaz para o outro
    • IV – O Primaz dispõe de um mandato tático e permanente que lhe confere todos os poderes disponíveis da AEP, por exemplo, emitir decretos, tomar decisões unilateralmente e vetar qualquer deliberação da AEP. Estas ações podem ser anuladas pelo colegiado da AEP, à posteriori.
    • V – O Primaz deve nomear um Vice-Primaz após a eleição.

_________________
Pela Graça de Deus, Sua Majestade Real D. Eduardo I de Portugal, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Visiter le site web de l'utilisateur
Nicollielo



Inscrit le: 16 Mar 2016
Messages: 328
Localisation: Chaves - Condado do Porto

MessagePosté le: Jeu Mai 09, 2019 11:25 pm    Sujet du message: Répondre en citant

- De forma alguma, esta tudo conforme nossas leis atuais, como disse, não passa de costumes que acredito serem bons, veja e não é o caso atual, acredito que são ótimos os nomeados nesta reunião, mas pode desta mesma forma, apenas por ser o único candidato, nomear-se um Bispo que venha trazer algum maleficio a sua Diocese, também acredito que os irmãos Addonis e Vicenzo conversaram porém fora destas salas, e acredito que seria bom ter uma discussão aqui salvas, como eu disse por exemplo acho importante deixar salvo o curriculum dos candidatos na candidatura, considero costumes bons.
_________________
Antonio Carlo Próspero Nicollielo | Professor Estagiário do Seminário Menor de Viana do Castelo
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Vicenzo
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 224

MessagePosté le: Ven Mai 10, 2019 3:02 am    Sujet du message: Répondre en citant

Realmente Vossa Excelência, acredito que os costumes sejam algo a ser mantidos, e ainda que minhas ações possuam o suporte legal, e em seu momento acreditei realmente que era o melhor caminho a fim de expeditar estas nomeações uma vez que não só eram os únicos disponíveis em alguns casos mas também mostraram-se capazes e desejosos de assumir este papel tão importante para nosso desenvolvimento enquanto pastores da fé aristotélica. Dito isso, em suas palavras vejo meus erros e como tal possa ter aparentado uma inconsideração para com este colegiado e seus costumes, de modo que peço desculpas a esta assembléia, e buscarei ser mais atento no futuro em relação aos nossos históricos bons costumes.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Ven Mai 10, 2019 3:13 am    Sujet du message: Répondre en citant

Em seu assento, Adonnis desgustava seu chá de tília enquanto ouvia a opinião dos intervenientes.

Quanto recebeu a deixa, manifestou-se:


Mas como também falamos fora destes salões, Monsenhor Nicollielo, não obstante Sua Excelência já ter apresentado suas excusas e esclarecido que evitará atitudes análogas em momento futuro, o que me faz congratulá-lo pela atitude humilde, não vejo nenhuma afronta às regras e, tampouco, aos costumes deste colegiado.

Pois bem, ainda que meu amor pelas leis me torne um exímio defensor das normas, acredito, permissa venia, que devemos também levar em consideração o caso concreto no momento das ações.

Conforme eu já havia lhe explicado, Monsenhor, não existe nenhum outro candidato elegível ao cargo de bispo na Guarda, além de Monsenhora Aravis.

Por outro lado, quanto à Arquidiocese de Évora, haviam três candidatos elegíveis InGratebus à dignidade de Arcebispo: Monsenhor Aderito, o Cardeal Palladio e o cidadão Chidozie.

Ocorre que Sua Eminência Palladio está retirado espiritualmente (OOC: Inativo IG), restando, pois, dois elegíveis ativos: o cidadão Chidozie e Monsenhor Aderito. Entretanto, destes dois, somente Monsenhor Aderito é batizado, cursou o seminário e é ordenado, eis que o cidadão Chidozie não é ordenado.

Neste jaez, teríamos duas opções para a Guarda: nomear Aravis ou manter o Papa Emérito Inocentius. Entretanto, pelas diretrizes de Roma (OOC: Game Admins), o Papa Emérito Inocentius só estará à frente de qualquer diocese, quando inexistir alguém elegível à posição.

Desta forma, não haveria outra solução: Aravis teria que ser nomeada, ainda que este colegiado fosse unanimemente conta.

Quanto à Évora, ou nomearíamos Aderito ou nomearíamos alguém que sequer batizou-se pelas mãos de um clérigo e que não tem qualquer ligação com a Santa Madre Igreja. Mas certo é que não poderíamos manter um Papa Emérito, de modo que, coercitivamente, sob a égide das Regras de Roma, um dos dois teria que entrar.

Assim, e considerando que em Braga, somente um candidato se mostrou interessado - o que significa que, se recusássemos, seríamos obrigados a clamar a qualquer outro dos candidatos elegíveis para que aceitasse nos fazer o favor de assumir a arquidiocese, ainda que não tendo mostrado interesse - Sua Excelência, o Primaz acabou por efetuar diretamente as nomeações, em nome destes colegiado, para garantir a continuidade dos trabalhos das dioceses, já que, nestas hipóteses em particular, o cumprimento dos costumes de estilo não nos surtiria efeitos práticos e poderia, sobretudo, retardar o trabalho das arquioceses.

Sei que sua questão foi direcionada ao primaz, mas tendo em vista que ela foi submetida neste colégio, peço vênia para apresentar meu ponto de vista também.

Aproveito, todavia, para manifestar o entusiasmo que me apraz com o retorno do Monsenhor e com a entrada de novos rostos, o que me parece que, como efeito, trará uma lufada de ar fresco e de grande atividade em nossos salões

Sic sententia mea est.


Ao terminar seus apontamentos, o Sagres recosta-se sobre a cadeira e cerra suavemente os olhos atento as demais intervenções.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Nicollielo



Inscrit le: 16 Mar 2016
Messages: 328
Localisation: Chaves - Condado do Porto

MessagePosté le: Ven Mai 10, 2019 11:22 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Primaz fico feliz por sua compreensão. Vice Primaz, acredito que pode não ter me compreendido tão bem assim mas tento explicar, antes agradeço pelos comentários feitos agora, pois eles ficarão registrados nos documentos desta assembleia e havendo necessidade algum dia lá estarão a motivação da decisão do Vicenzo.

Nicollielo bebe um gole d'água antes de continuar

Essa é uma informação que já não me lembrava e perdoe-me por isto, mas saibamos que qualquer um pode seguir a via da igreja e não somente a igreja Aristotélica, um exemplo de tal em Portugal é o bandido Damasceno, um infiel via igreja, para ele poder esta estar apto a ser Bispo basta ser eleito Pároco, lembrando que ele possui facilidade para tal, então se tornará Pastor da Fé e la estará seu nome para assumir a Catedral, caso ele seja a unica opção, seria correto nomea-lo ainda assim?Inclusive o Monsenhor disse que o Chidozie não estava apto para a Arquidiocese de Évora, mas o que deveria ocorrer caso não tivéssemos a opção do Monsenhor Aderito? É a esses assuntos que me refiro quando digo que não seguir os costumes pode acarretar, costume de reabrir o tempo de candidaturas, salvar informações sobre os candidatos como as conversar sobre eles, costume de votar para indicação, sei que há a decisão por consenso mas não pareceu ser tomada por aqui. Já adianto que não estou dizendo que algum dos nomeados nesta reunião se encaixam no meu exemplo e já disse isso quando falei que não acredito haver problemas neste momento e só estou tentando evitar algum problema futuro.

ooc: Não estou dizendo que o Chidozie é um infiel

Realmente é complicado algumas decisões da Celsius, acho correto por exemplo o Damasceno poder ser bispo, isso da interação a igreja, o problema, DESDE que a diocese esteja sobre controle da rainha, mas o papa dizer que se tiver uma unica opção ainda que seja um infiel tera de nomea-lo, isto é complicado /ooc
_________________
Antonio Carlo Próspero Nicollielo | Professor Estagiário do Seminário Menor de Viana do Castelo
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Ezzio_audittore



Inscrit le: 21 Nov 2016
Messages: 132

MessagePosté le: Dim Mai 12, 2019 3:19 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Ezzio que chegara ao local a pouco observava a discussão, a titulo de perceber o desenrolar das discussões. Logo se pronuncia

-Caros irmãos, é notório a preocupação desta casa com o bem das arquidioceses, havia conversado a alguns dias com Monsenhor Vicenzo e percebi como a tristeza em sua fronte se fazia presente por não ter havido inscritos para o cargo em questão, ou seja, a ausência de motivadores. Os esclarecimentos foram deveras reavivante e agradeço a recepção que aqui tive, havia informado que só estaria a postos a partir do dia 11 e bem, aqui estou. Desde agora só informo uma coisa: Meu espirito está feliz por um debate ter se iniciado cá, significando que ainda há vida e esperança entre nosso intelectuais da igreja.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Aderito
Invité





MessagePosté le: Lun Mai 13, 2019 8:21 am    Sujet du message: Répondre en citant

Entrando pela primeira vez na Assembleia Episcopal Portuguesa, Adérito Guadiana procura se apresentar a todos com quem ainda não se havia cruzado. Levantando-se e tomando a palavra depois dos mais antigos e experientes diz:
- Caríssimos irmãos, confesso que é com a maior alegria que me encontro aqui, junto de todos vós. Sinto que foi Jah que me trouxe até aqui e não eu quem escolheu o caminho que tenho percorrido na minha vida até este momento. Sou jovem e ainda muito tenho que viver até ter uma porção do vosso conhecimento e sabedoria mas procurarei crescer intelectual e espiritualmente junto de vós e assim servir ao Altíssimo com a maior dignidade. - um pouco nervoso continua - Gostava de vos dar a conhecer o caminho que tenho seguido: Cresci em Lisboa sem ter conhecido pai, mãe ou qualquer outro familiar. Com a ajuda de vizinhos consegui sobreviver, mesmo com alguns dias de fome e muita pobreza, mas Jah proporcionou a que me encontrasse e adotasse meu irmão Albuma. Foi ele quem me introduziu a Jah, quem me falou sobre o Senhor que eu ainda não conhecia levando-me até a marcar presença pela primeira vez num missa celebrada pelo Reverendo Carlos de Carvalho. O meu interesse foi crescendo e, com o passar do tempo, fui conhecendo um pouco mais a Fé e a Jah.
Acabei por viajar até Évora onde residi uma temporada tendo sido acolhido pelo Arcebispo de Évora Palladio. Também ele me ensinou e acabara por nos baptizar, a mim e a meu irmão Albuma, nessa mesma cidade. Ainda fizemos parte do último Conselho Diocesano por ele presidido. Certo momento Palladio precisou de se afastar e entrou em retiro espiritual, onde se mantém até hoje, deixando os cargos que ele ocupava vagos. Acabei por me responsabilizar pela paróquia de Évora e ao mesmo tempo fui me formando no Seminário Menor de Viana do Castelo para melhor servir a todos e recebendo vários incentivos por parte de meus professores onde, entre eles, se encontravam o Monsenhor Carlos de Carvalho e o nosso Vice-Primaz Adonnis de Sagres. De uma forma natural, sem eu me aperceber bem, prossegui meus estudos e aprofundei a minha Fé de modo a que crescesse a vontade de partilhar a minha experiência e levar a palavra de Aristóteles e Christos a todos, especialmente aos mais necessitados. Acabei por me preparar e ser ordenado diácono e, mais recentemente, com maior preparação e conhecimentos fui ordenado sacerdote da Santa Igreja. Nesta recta final fui acompanhado diariamente pelo nosso Vice-Primaz Adonnis de Sagres que muito me tem apoiado e ensinado acabando eu por abraçar este projecto/desafio de coordenar a Arquidiocese de Évora.
- faz uma nova pausa para beber um gole de água e retoma a palavra - Agora aqui reunido com todos vós procurarei a enriquecer a minha Fé, os meus conhecimentos e a minha alma. Sei que tenho muito a provar a muitos que não me conhecem ainda, algo que acontecerá com o tempo, mas será construída uma relação de confiança com cada um, em nome do Altíssimo. Aproveito para, uma vez mais, referir que fico imensamente feliz por estar reunido com uma panóplia tão variada e rica de membros da AEP que estão a retornar ao activo.
O Arcebispo termina a sua intervenção, voltando a se sentar em sua cadeira.
Revenir en haut de page
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com