L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[Discussão] Da estrutura física da Igreja Portuguesa

 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Vicenzo
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 224

MessagePosté le: Lun Mai 13, 2019 1:34 am    Sujet du message: [Discussão] Da estrutura física da Igreja Portuguesa Répondre en citant

Queridos irmãos e irmãs, aproveitando a renovação de nossa assembléia dou inicio a essa discussão.

Como muitos de vocês sabem, a presença de nossos líderes eclesiásticos em Portugal é escassa para dizer o mínimo. Os palácios episcopais estão aqui em Roma, e esta Assembléia também está aqui em Roma. O plenário de nosso clero também se encontra aqui em Roma, e infelizmente são poucos os párocos e cônegos que dispõe do tempo e da disponibilidade de deixar nosso reino e seus afazeres para fazer a longa viagem até Roma para atender as matérias que aqui se discutem.

Por este motivo proponho que levemos a discussão até Portugal, em lugar de forçar os nossos prelados a fazerem a viagem até Roma e sobre este assunto gostaria da opinião dos estimados membros desta assembléia.

(( OOC: a proposta é basicamente transferir o plenário dos clérigos e a assembléia episcopal para os fóruns do reino em lugar de mantê-los aqui em Roma, de forma que tantos os clérigos como a população tenha um acesso mais fácil às questões da igreja em lugar de ter contato apenas por meio de comunicados oficiais. ))
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
grandr



Inscrit le: 16 Déc 2017
Messages: 28

MessagePosté le: Lun Mai 13, 2019 5:06 am    Sujet du message: Répondre en citant

Bem, irmãos

Fazendo isso, ficara essas salas vazias não acham?
Trazer a população para estas salas seria mais trabalhoso?
Além de que para transferirmos teriam na minha opinião arrumar as salas do fórum lá, para não parecer embaraçoso demais.

Grandr
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Nicollielo



Inscrit le: 16 Mar 2016
Messages: 328
Localisation: Chaves - Condado do Porto

MessagePosté le: Lun Mai 13, 2019 6:06 am    Sujet du message: Répondre en citant

Ao adentrar a assembleia por convite a um assunto muito importante Nicollielo ouve com atenção a proposta do Primaz e os primeiros comentários, logo em seguida toma o direito a palavra:

- Feliz em estar aqui reunido com todos novamente, caro Primaz, poderia me explicar de onde veio esta ideia? O monsenhor que considera difícil o acesso a Roma ou houve reclamações? Isso pode mudar muito o debate, eu por exemplo gosto muito de cá estar, mais fácil que andar pelo reino de Portugal em minha opinião, mas já ouvi algumas reclamações antigas. (Houve um tempo que certo e-mail não dava pra criar conta em Roma, não sei se ainda tem esse problema).

O Velho tenta umedecer os lábios secos com a língua e continua:

- Esta alteração pode afetar muito a igreja Aristotélica em Portugal, toda igreja Aristotélica funciona aqui e talvez este seja a justificação de estar tão bem, principalmente se comparado a outras religiões, de infiéis, aqui é o local por excelência para assuntos como esse, em Portugal podemos estar sob vigia de outras pessoas que não são do clero e isto é ruim, contrário de quando membros do Clero acompanham nossos debates para o bem, sempre tentando acrescentar. Me questiono também se realmente há a possibilidade de haver tais mudanças, lembro que antes nenhuma sala para debate (fórum) podia ser criado lá. Apesar de discordar da mudança da AEP para Portugal, talvez realmente o Plenário do Clero se torne útil por lá.

Nicollielo pede licença e deixa a sala por alguns minutos retornando com alguns documentos - Irmãos, este assunto me lembra de uma proposta feita pela Irmã Beatrix e acho que foi deixada de lado, acredito ser de extrema importância e da para restaura-la neste debate, sua intenção era basicamente dar auxilio aos fiéis de Portugal sem que precisassem vir a Roma.
_________________
Antonio Carlo Próspero Nicollielo | Professor Estagiário do Seminário Menor de Viana do Castelo
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Eduardo



Inscrit le: 13 Avr 2017
Messages: 1733
Localisation: Real Paço da Ribeira, Reino de Portugal

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 12:31 am    Sujet du message: Répondre en citant

Saudações Irmãos e Irmãs,

No passado quando discutimos a criação do espaço físico para as dioceses, nós tentamos a construção em Portugal, mas na altura não foi possível. Aqui em Roma também foi difícil de conseguirmos, mas depois de alguma insistência, houve o aproveitamento de outros espaços para tal finalidade. (ooc: transferiram sub-foruns inativos para a Igreja de Portugal e renomearam)

Eu acredito que a proposta é muito boa, visto que facilitaria muito o acesso do baixo-clero a administração episcopal, além de que proporcionaria maior aproximação dos fiéis na administração Diocesana. Se for possível transferir os Palácios Episcopais e Plenário do clero, seria ótimo. Penso que nós podemos manter o espaço da AEP aqui em Roma, uma vez que as discussões dos prelados também são assistidas pelo Colégio de Cardeais. É verdade que o CPL conseguiria acompanhar as discussões caso a AEP tivesse sede transferida para Portugal, podendo relatar as discussões à Cúria quando fosse solicitada, mas penso que manter o espaço da AEP aqui também é uma forma de estimular as pessoas a procurarem participar da atividade em Roma. Caso a proposta seja bem sucedida e, acredito que termos potencial para isso, a transferência dos governos episcopais e do plenário do clero para Portugal, já proporcionaria maior envolvimento do baixo-clero e fiéis.

Ademais, o Plenário do Clero conta com a participação de todos os clérigos da Igreja, não tendo poder deliberativo, mas nada nos impede de seguirmos o debate relacionado a administração da Igreja portuguesa no Plenário do Clero, ficando assim o foro deliberativo para o Colégio de Prelados, aqui em Roma. Será possível receber ideias e demandas do clero em Portugal, e trazermos para a AEP apenas para oficializar o debate a aprovar eventuais propostas.

Se entendi bem o objetivo da proposta do Primaz, não se restringe apenas a facilitação do ingresso nas discussões relacionadas a administração da Igreja, mas uma forma de melhor aproveitar os nossos clérigos e fiéis, aumento de participação, possibilidade de pensarmos soluções para melhor andamento da Igreja em conjunto e com mais entes envolvidos, e etc.

_________________
Pela Graça de Deus, Sua Majestade Real D. Eduardo I de Portugal, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Visiter le site web de l'utilisateur
Aravis



Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 135

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 3:05 am    Sujet du message: Répondre en citant

- Acho uma boa proposta. Por mais que o espaço aqui seja importante, a acessibilidade lá é maior, e há muitos que tem alguma dificuldade de cá estar. Já é possível criação de novos fóruns? Penso que havia uma dificuldade quanto a isso há algum tempo atrás. Foi resolvido?
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Ezzio_audittore



Inscrit le: 21 Nov 2016
Messages: 132

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 3:17 am    Sujet du message: Répondre en citant

Apos receber o convite para estar nesse debate, através do Vice -Primaz Adonnis, adentra a sala e pronuncia algumas palavras.

- Meus cumprimentos a todos aqui presentes e vendo a proposta do Primaz, questiono porque não? Os salões em Portugal estão quase fantasmagóricos. Mas ao mesmo tempo, penso sobre a hipótese do alto clero português permanecer nessas salas e transportar para Portugal o necessário para que o baixo clero e porque não alguns fiéis interessados se aproximem mais da igreja?

Ezzio tosse um pouco e bebe água.

- Portugal tem vivido eras de altos e baixos, mais baixos que altos, é quase uma raridade estar presente nos salões português, mas tão raro aqui estar. Os corredores de Roma é quase um labirinto. Seria deveras um desafio e talvez um belo exercício físico ir e vir de Roma. Talvez nosso osso velhos e cansados agradeçam o exercício se isso fizer os jovens se iterarem da igreja.


Ezzio olha em volta

- Rogo-vos irmão, que ponderemos a respeito, pois é uma proposta promissora e provavelmente desafiadora.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 3:27 am    Sujet du message: Répondre en citant

Sou muito adepto aos costumes sim, disse o Sagres enquanto se servia de uma xícara de chá. Entretanto, acredito que devemos estar prontos a nos arriscar para nos adaptar as novas realidades.

Como muitos sabem, meus pais, os Marqueses de Valença me enviaram muito novo para a Inglaterra onde vivi boa parte da minha vida. Então, não estive aqui na "era de ouro de Portugal" onde havia grande movimentação, alarido e movimentação no salões.

Temos sim, gente presente em todas as paróquias e dioceses. O trabalho está sendo feito, na medida do possível, à contento. Mas a ideia de Sua Excelência é além disto: é buscar trazer a participação ativa nos salões, em vez de apenas nos templos.

Por isso, Monsenhor Vicenzo propôs levar os salões para lá, de modo a arriscar um bom palpite que, facilitando a acessibilidade, aumentaríamos a presença de todo o clero. Não só nós, prelados, mas também dos padres e diáconos.

Temos potencial, precisamos apenas lembrar a todos sobre isso.

Então, com a devida vênia, não vejo qualquer risco à Igreja. Estas salas continuarão aqui, onde estão. Na pior das hipóteses, se virmos que não tivemos benefícios em transportar nossos trabalhos para lá, podemos sempre retornar.

É tempo de inovar. Portugal hoje tem novos desafios, precisamos achar soluções inovadoras para fazer frente à mudança.

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 3:34 am    Sujet du message: Répondre en citant

Não chegamos a buscar contato. A ideia do Primaz, acredito, era antes de buscar viabilizar, ver a opinião de todos primeiramente.

Aravis a écrit:
- Acho uma boa proposta. Por mais que o espaço aqui seja importante, a acessibilidade lá é maior, e há muitos que tem alguma dificuldade de cá estar. Já é possível criação de novos fóruns? Penso que havia uma dificuldade quanto a isso há algum tempo atrás. Foi resolvido?

_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Vicenzo
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 224

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 4:14 am    Sujet du message: Répondre en citant

Como me alegra o coração ver a participação de tantas vozes nestas salas, e observar tanta dedicação e preocupação para com a nossa Igreja. - regojizou o Primaz ao ver a participação de todos. - Realmente ainda não buscamos a viabilização efetiva deste projeto uma vez que desconhecia se haveria aceitação por parte desta assembléia, e como bem sabem tais tarefas podem ser bem dispendiosas quando têm futuro, e terrivelmente desanimadoras quando avançadas para então serem rejeitadas antes de colocadas em prática ainda que contem com a estrutura prevista. Por este motivo quis saber se havia o interesse desta assembléia em explorar esta possibilidade.

Esta ideia teve inicio quando primeiramente vim a Roma, quando então tive os mesmos problemas que muitos na época e que sinceramente desconheço se ainda perduram, mas que vejo como um fator que pode afastar o baixo clero destes salões. Além disso, a intenção é realmente fazer o clero mais presente para os Portugueses, afinal não só do templo são as atividades do clero, e sinto que pouco disso transparece para os fiéis. Reconheço que tenho minha parcela de culpa nisso, mas acredito que com uma presença maior e incentivando-nos uns aos outros em nosso próprio reino temos mais chance de reavivar essa chama e iluminar o caminho que nós já trilhamos para aqueles que andam atrás de nós.

Não sei quantos de vós sabem disso, mas há espaços reservados para a Igreja nas principais praças de nosso reino (fórum 1 - acredito que todos conhecem e também no fórum 2)

Sei que há dificuldades que deverão ser sanadas com uma mudança dessa índole, mas acredito que possa valer a pena o esforço. Como foi dito por Monsenhor Adonnis, não perderemos nada tentando e temos muito a ganhar com isso. Também não é necessário que a mudança seja feita de forma abrupta e completa em uma única viagem, mas pode ser feita aos poucos e a medida que formos observando a necessidade de maior presença lá ou cá, pode-se ir ajustando acorde.

Concordo que em um primeiro momento podemos continuar a ter os encontros desta assembléia aqui em Roma, e começar por trasladar o plenário do clero para as praças portuguesas, seguido pelos palácios episcopais ou ao menos alguma secretaria dos mesmos onde os fiéis e clérigos possam ter um contato mais próximo com a diocese.

Nos próximos dias portanto estarei revisitando os salões clericais que já possuímos em Portugal a fim verificar as possibilidades reais que dispomos no momento para esta transição. Neste interim, caso tenham alguma dúvida ou sugestão que queiram aportar, por favor façam-o já que apenas assim poderemos ficar cada vez mais fortes.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Nicollielo



Inscrit le: 16 Mar 2016
Messages: 328
Localisation: Chaves - Condado do Porto

MessagePosté le: Mar Mai 14, 2019 5:09 am    Sujet du message: Répondre en citant

Me fizeram pensar como realmente levar estes forums para Portugal pode melhorar, realmente o acesso lá é mais fácil a todos, digo a mudança do Plenário do Clero e dos Governos Episcopais mas não da Assembleia dos Bispos. Lembro a todos que o Seminário Menor de Viana do Castelo continuará aqui, não sei se há possibilidade de mudança, ao menos não para Portugal, ou seja, os interessados continuarão de ter acesso a Roma, lembro também apesar de não ter dados estatísticos mas acredito que a maioria das cerimônias recentes ocorrem em Roma, talvez pela facilidade ao fiéis, Roma continua sendo importante para os Portugueses e por isso concordo com Vossa Eminência de que a AEP em Roma estaria estimulando a participação ao resto da igreja que cá esta, e estes já terão acesso.

O ideal é termos um local próprio para um debate
(tem que ser no fórum 2 eu acho) e eu só posso ver que há um único mas é possível que eu não tenha acesso aos demais, a ideia de utilizar de locais já existentes e inutilizados é realmente boa mas eu espero que não utilizem as salas do MANM Very Happy . Ninguém comentou sobre os documentos que eu trouxe, mas seria um bom assunto enquanto não elucidamos estas dúvidas. Primaz o que acha da proposta da Irmã Beatrix, como trata-se a uma ajuda para os fieis Portugueses, acredito que ainda seja bom ser feito mesmo que com estas mudanças.
_________________
Antonio Carlo Próspero Nicollielo | Professor Estagiário do Seminário Menor de Viana do Castelo
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Aderito
Invité





MessagePosté le: Mer Mai 15, 2019 1:18 am    Sujet du message: Répondre en citant

Considero esta uma boa proposta. É de imensa importância perservar estes salões em Roma, onde se encontram bastantes relatórios e um imenso histórico de decisões pertinentes da história da Igreja Portuguesa mas a abertura de salas de reunião em Portugal permite-nos fazer uma ponte de entre o baixo clero e a AEP. Isto para além da integração de novas caras, propostas e discussões construtivas. - clareando a garganta e bebendo um gole de àgua, Adérito continua - Atrair e incentivar a população do Reino em salas mais próximas permitirá que haja uma maior participação e interesse por parte do povo. Tem havido um aumento de participação In Gratebus mas em Res Parendo ainda existe um caminho longo mas frutuoso a percorrer. Com a participação em discussão dos sacerdotes, diáconos e até fiéis não ordenados traremos até aqui assuntos que poderão ser transversais a todo o Reino sendo tomadas decisões que permitirão manter a uniformidade de funcionamento da nossa Igreja.
Manter, como exemplificado, o Seminário menor de Viana do Castelo e as cerimónias de ordenação em Roma é essencial pois é aqui que somos devidamente acompanhados pela restante comunidade.


Eduardo a écrit:
Eu acredito que a proposta é muito boa, visto que facilitaria muito o acesso do baixo-clero a administração episcopal, além de que proporcionaria maior aproximação dos fiéis na administração Diocesana. Se for possível transferir os Palácios Episcopais e Plenário do clero, seria ótimo. Penso que nós podemos manter o espaço da AEP aqui em Roma, uma vez que as discussões dos prelados também são assistidas pelo Colégio de Cardeais. É verdade que o CPL conseguiria acompanhar as discussões caso a AEP tivesse sede transferida para Portugal, podendo relatar as discussões à Cúria quando fosse solicitada, mas penso que manter o espaço da AEP aqui também é uma forma de estimular as pessoas a procurarem participar da atividade em Roma. Caso a proposta seja bem sucedida e, acredito que termos potencial para isso, a transferência dos governos episcopais e do plenário do clero para Portugal, já proporcionaria maior envolvimento do baixo-clero e fiéis.


Gostava também de aproveitar as palavras de SE Eduardo, são bastante simples mas resumem muito bem o meu entendimento sobre a proposta apresentada. Ter salas de discussão em Portugal para o normal funcionamento e governo das nossas comunidades paroquiais e diocesanas e manter em Roma a estrutura e organização da Igreja de Portugal permitiria simplificar os dois lugares sendo cada um apropriado à sua especificidade.
Revenir en haut de page
Gropius
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 12 Nov 2015
Messages: 5433
Localisation: Roma, Palazzo Della Scala

MessagePosté le: Mer Mai 15, 2019 8:46 pm    Sujet du message: Répondre en citant

If I may advise you, in the Italian-speaking area we have the Episcopal Assembly here in Rome, while in other places (forum2) we have opened a section dedicated to the Ecumenism, where all clerics, whether they are bishops or simple parish priests, can participate in the discussions. In addition, we also have a section dedicated to the secretariat of the Church and the information bulletin board and to the library (forum1). However, I invite you not to leave the rooms here in Rome, so as not to lose the vital and necessary connection with the center of the government of the Church.
_________________

Cardinal-Bishop † Dean of the Sacred College of Cardinals † Grand Audiencier of the Holy See † Vice Chancellor of the Pontifical Chancellery † Archbishop of Strasbourg † Governor of the Patrimony of Titus † Prince of Viterbo † Marquis of Santa Marinella ♝Il cielo e la terra♗
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Ezzio_audittore



Inscrit le: 21 Nov 2016
Messages: 132

MessagePosté le: Dim Mai 19, 2019 3:27 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Your Eminence, the advice is welcome, but the idea as I understand it, is not to leave the rooms here, but to take to the forums of Portugal, as a bridge between Rome and Portugal.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
carloseak



Inscrit le: 28 Aoû 2017
Messages: 262
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Jeu Mai 23, 2019 1:05 am    Sujet du message: Répondre en citant

Carlos de Carvalho adentra a sala de reuniões da EAP pela primeira vez e se sente um pouco deslumbrado com a arquitetura e pela imponência do passado que ela ostenta. Cumprimenta a todos, se apresenta e tece seu comentário acerca do assunto.


Saudações irmãos. Sou o Reverendo Carlos de Carvalho, vindo de Lisboa. É um grande prazer e realização poder estar aqui reunido convosco. Sinto-me muitíssimo honrado e apreensivo por poder participar das discussões desta casa e absorver do conhecimento de Vossas Eminências.
Acerca do aqui colocado em debate, a minha humilde opinião, é que as inovações são sempre bem-vindas, porém com uma pequena dose de prudência.

Roma é o centro de referência do conhecimento e história da Igreja Aristotélica. Também é a alma, o espírito, a carne, o esqueleto de toda a comunidade eclesiástica.
Sendo assim, não me apetece ver o deslocamento de centros de discussões para longe do centro decisório.
Também me preocupa o retrabalho. De promover profundos debates que novamente seriam "rediscutidos"
(dá-se por conta da redundância) em outra instância.
Por outro lado, a missão da Igreja é levar aos fiéis a Sua palavra, seja no corpo clerical ou na comunidade, buscando trazer para seu seio maior participação e atuação. Nesse sentido é que entendo a proposta apresentada.

Não querendo parecer contraditório, acredito que o empenho deveria se dar em estimular a participação nos institutos já consolidados e consagrados em Roma.


Talvez a minha inexperiência e o desconhecimento de todas as possibilidades de rearranjos me tornem um pouco obscuro e de curta visão acerca do futuro da Igreja. Contudo, estou sempre aberto a apreciar o novo e a diversidade de opiniões.


Espero que a minha participação traga novas perspectivas e que possa trocar muitas ideias pelos corredores com os caríssimos irmãos.



Dito isso, se recosta em sua cadeira já com as bochechas vermelhas por ter de falar diante de tantas celebridades.


Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Aravis



Inscrit le: 07 Juil 2017
Messages: 135

MessagePosté le: Mer Mai 29, 2019 11:28 pm    Sujet du message: Répondre en citant

- Concordo que a ideia não seja abandonar esse espaço, mas ampliar a participação e a visibilidade da igreja em Portugal.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo da AEP Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com