L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Panegyric III – Copying ideas

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Sam Déc 14, 2019 6:52 am    Sujet du message: [PT] Panegyric III – Copying ideas Répondre en citant



Citation:


Panegírico III – A Cópia das Ideias

No dia seguinte, enquanto o Peripatético retomava seus exercícios diários e preparava um discurso de 300 metros, Xenócrates „o pesado“ veio encontrá-lo. 

Esse mesmo Xenócrates, conhecido por seus aforismos como «o cérebro possui capacidades tão surpreendentes que hoje praticamente todo mundo possui um» ou «o Álcool é capaz de produzir água potável» ou ainda «uma tonelada pesa pelo menos 100 quilos, especialmente se for pesada», aborda, então, o profeta nestes termos: 

« o mestre realmente apreciou a sua atuação contra Cratylus, ele quer que você se junte à ele no Q.G. para parabenizá-lo.» 

O profeta não concordou nem discordou da convocação! O profeta apenas murmurou com um sorriso. 

No ginásio, como sempre, um grupo de discípulos zumbia ao redor do grande mestre Platão, abraçando-o com uma solicitude pegajosa e canina. O último, com uma sombrancelha erguida, repentinamente impôs silêncio.
Então, Platão levantou a larga testa. Era 1,93 metros e 95 quilos de puro orgulho. Ele pegou Aristóteles pelo braço em uma chave perfeitamente trancada e empreendeu a mais ilustre oratória de todos os tempos. 

Primeira Rodada - Serviço de Platão: Copiando Ideias 

Platão : « o Crátilo é diplomático, se assim posso dizer, e sua arenga está aparente unicamente porque os seres, em constante evolução, que correm em direção à sua própria destruição, merecem o nome de seres. 
Jovem, eu era tímido e com uma voz fina bati o gigante extrovertido então, se eu não puder responder a questão quem sou eu, definitivamente? Eu também não deveria me perguntar Eu sou? Certo, meus caros amigos? » 
« Certamente » entoou todo o fã clube, unanimemente. 

Platão: « No entanto, quando algo muda, deve haver algo nele que permaneça. Caso contrário, não mudaria, seria radicalmente diferente, certo jovens? » 
« O que você diz! Meu bom mestre » sussurrarram as puxa-sacos. 

Xenócrates : «Bem, sim, se não é você, é seu irmão, mas se fosse seu irmão ou sua cunhada, seria sua esposa, seus filhos, os primos deles,... isso não funciona» diz Xenócrates coçando a cabeça. 

Platão: « e se lhe dermos o focinho, pessoal, em vez de jogar amendoins como doidos??» 
« você fala ofegante » clamaram os idiotas platônicos. 

Platão: «Eu acrescentaria que, quando observamos esses seres em mudança, descobrimos que eles reproduzem da mesma forma caracteres constantes que são transmitidos de pessoa para pessoa, transcendendo gerações e que são cópias de modelos eternos, imutáveis e universais, que designarei como ideias. Certamente, em mil e setecentos anos, prometo a você um número de Xenócrates na população humana destinados a entreter seus contemporâneos.» 
« Um pouco, meu sobrinho! » riu dos companheiros em êxtase.

Platão: « Além disso, nem sempre temos uma vaga consciência desses arquétipos, dessas ideias, porque nossa alma existia, que existia antes de nós, passará para outros corpos depois, nós as vimos em outro mundo? » 
« no alvo Emílio! » riu das chafurdações aos pés do Magister. 

Platão: « Assim, é por isso que todos os seres vivos têm por natureza a intuição dessa semelhança que os fazem reconhecer tudo o que é do mesmo tipo e que faz com que o caracol, apesar da dificuldade, não selecione a lesma para copular, sem falar sobre a escolha do porco-espinho! » 
os discípulos sem palavras se enrolaram em uma carruagem de êxtase. 

Platão: «Companheiros, cada um de vocês conhece o mito da dissidência, o jovem provinciano iniciado nas artes da cidade torna-se o melhor aluno; assim, realizado, ele morde dos dedos que lambeu. dou-lhe a palavra, Aristóteles!» 
Aristóteles: «Deus é minha testemunha de que amo a mão de Platão, mas amo ainda mais sugar a verdade» respondeu o profeta. 
A platéia prendeu a respiração e todos os organismos estavam operando em apnéia.

( continuará...: a essência das coisas está nas próprias coisas)

_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com