L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography of Saint Theophrastus, first Scolar

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Avr 27, 2020 5:24 am    Sujet du message: [PT] Hagiography of Saint Theophrastus, first Scolar Répondre en citant



Citation:


São Teofrasto (Theophrastus), o primeiro Escolarca do Liceu




O Menino Prodígio



No ano de 371 a.C. Tyrtamos, filho de Yiorgos e Elenitsa, nasceu na cidade de Eressos, na ilha de Lesbos. A criança rapidamente mostrou grande desenvolvimento, mesmo antes das outras crianças e, aos oito meses de idade, disse sua primeira palavras, diante dos seus pais, estupefatos. Eles ficaram ainda mais surpresos, porque sua primeira palavra foi "Deus". Desde tenra idade, Tyrtamos foi ensinado por Petros. Petros era talentoso e ensinou-lhe escrita, matemática e noções básicas de ciência. Petros nunca tinha visto um aluno tão inteligente e ficou surpreendido com a facilidade com o qual o garoto assimilava o conhecimento.

Petros, que conhecia Atenas, propôs aos pais do jovem prodígio levá-lo a Atenas, a fim de que ele pudesse ter o melhor ensino. Yiorgos e Elenitsa tiveram que decidir e concluíram que, para Tyrtamos desenvolver todo o seu potencial, seria necessário deixá-lo ir. Por isso, decidiram deixá-lo sair da casa, na companhia do tutor, Petros. Tyrtamos e seu tutor, que se tornaram amigos, viajaram para a grande cidade de Atenas. Petros achou apropriado apresentar seu jovem aluno à Academia de Platão. Embora fossem necessárias excelentes referências para entrar, ele sabia que o talento da criança se tornaria evidente aos olhos dos professores.

A Academia e o conhecimento

A sorte estava com o jovem Tyrtamos, eis que apesar de sua origem advinda da classe trabalhadora, ele foi escolhido para se juntar às fileiras da academia. Atraído pelo talento do jovem, o próprio Platão veio conhecer o fenômeno. Assim, passou a assistir as aulas do mestre na academia, aprendendo sobre a filosofia e aperfeiçoando seus conhecimentos.

Foi neste alto local de conhecimento que Tyrtamos conheceu Aristóteles. O jovem impressionou-se com as palavras do profeta; ele ouviu suas palavras e ensinamentos e os compreendeu melhor do que qualquer outro. Aristóteles logo percebeu a predisposição do jovem e deu-lhe lições particulares, contando-lhe como ouvira à Deus quando criança. Tyrtamos aprendia muitas coisas neste mundo, estava constantemente em debates com seus mestres, Platão e Aristóteles. Ambos não conseguiram deixar de notar que o jovem era excepcional, um excelente orador e dotado de um espírito elevado.

Quando chegou o momento em que Platão e seu discípulo Aristóteles entraram em conflito sobre a "A cópia das ideias", Tyrtamos ficou surpreso ao ver como isso devastador para Aristóteles, o filósofo. Ele defrontou-se com as evidências com a qual Aristóteles havia demonstrado a singularidade de Deus e decidiu deixar a academia para seguir o profeta. Com a aprovação de seu mestre, Platão, ele deixou Atenas. Ele aprendeu muito e desenvolveu muitos talentos, incluindo a botânica, uma ciência que tinha fundado ao passar muitas horas observando plantas de todos os tipos. Apesar disso, seu amor pela teologia prevaleceu. Ele se sentiu atraído por essa ciência, como um inseto é atraído pela luz. Ele teve que encontrar as respostas para as suas indagações e, seguindo Aristóteles, permitiu-se saciar a sua sede por conhecimento.


O Liceu, Aristóteles e a Teologia


Tyrtamos desembarcou em Axos, na costa de Trôade, não muito longe de Atenas, onde Aristóteles tinha fundado o Liceu e ensinado teologia aos seus muitos discípulos. Ele então dedicou-se pesadamente ao estudo dessa nova ciência, ouvindo os longos discursos do Profeta, sobre a natureza única de Deus e sobre a virtude e amizade. Tyrtamos tornou-se, assim, o melhor discípulo e amigo de Aristóteles, que viu nele um grande futuro. Frequentemente, Aristóteles e Tyrtamos podiam ser encontrados juntos conversando:

    Tyrtamos: - "Mestre, sabemos que Deus é único, ele é o motor do mundo e a ordem cósmica do universo. Mas se somos seus filhos e a nossa quintessência é divina, não somos, então, o instrumento da sua vontade?"

    Aristóteles: - "Você vê meu amigo, Deus é àquele que tudo vê, tudo ouve e que tudo pode. Sua vontade foi de nos criar junto com esta terra. Ele nos deu tudo o que temos para suprir às nossas necessidades. Mas será que ele decidiu nos impor a sua vontade? Será que ele escolheu nos forçar a amá-lo?"

    Tyrtamos: - "Certamente que não. Ele lhe pediu que esclarecesse a humanidade de sua própria natureza."

    Aristóteles: - "E por que essa escolha? Por que ele simplesmente não se mostrou ao homem?"

    Tyrtamos: - "O Todo-Poderoso te escolheu entre os homens porque você não é divino. A sua escolha foi encarregar um homem de guiar os outros. Por essa escolha, ele nos deu liberdade... de acreditar em suas palavras e, finalmente, de acreditar nele."

    Aristóteles: - "Você está certo, meu querido amigo. Se Deus tivesse imposto a si mesmo aos homens, então não seríamos homens, mas sim ovelhas que seguem cegamente. Assim, ele nos deixou a vontade de escolher; prova que Ele acredita em nós e, portanto, nos considera seus filhos, bem como capazes de aprender e compreender."

Tyrtamos, assim, tornou-se indispensável como uma voz do profeta, transmitindo e espalhando o que aprendeu aos estudiosos dos círculos gregos. Em Atenas, foi ouvido por um grande número de pessoas e, no Liceu, os seus colegas viram nele o prodígio que sempre foi. Tyrtamos fez muitas viagens pela Grécia, como também à Tebas e a Corinto. Cada vez, as suas palestras e discursos sobre o Altíssimo tiveram o apoio dos seus ouvintes. A clareza, concisão e precisão de suas declarações sempre foram elogiadas, e ele era visto como uma espécie de apóstolo de Aristóteles, agora considerado como um Profeta do Altíssimo. Tyrtamos foi muito apreciado por Aristóteles e ficou encantado com beleza de suas palavras. Em troca, este último deu à ele o nome de Teofrasto que, em grego, significa Orador Divino. O jovem se tornou um homem e a sua reputação cresceu vertiginosamente, de modo que somente o profeta possuía um conhecimento maior.

Teofrasto permaneceu na Grécia quando o profeta deixou Atenas com seu aluno Alexandre, para conquistar o mundo. Ele foi nomeado Professor por Aristóteles, que o encarregou de treinar jovens discípulos e ensinar-lhes a palavra de Deus, revelada por Aristóteles. Isso durou vários anos, que ele usou para fazer o amor divino crescer no coração dos gregos, através das palavras do profeta e de seus ensinamentos.

A sucessão do Profeta

Aristóteles regressou à Grécia, aos sessenta anos, por ter viajado muito tempo com Alexandre e estava exausto. Enquanto isso, Teofrasto administrou perfeitamente o Liceu, de modo que o Profeta reconheceu, mais uma vez, o talento, entusiasmo e o rigor de seu discípulo.

Alexandre morrera uns meses antes e já havia uma conspiração violenta para dividir os territórios unificados. Muitas pessoas em toda parte e na periferia de Atenas, responsabilizaram Aristóteles. Eles o acusaram de ter encorajado Alexandre em suas conquistas. Aqueles que queriam preservar a adoração aos deuses gregos o atacaram, queimando sua casa e cegando os olhos de seu filho Nicômaco. Exausto e cansado, o velho preferiu deixar a região e estabeleceu-se em Chalcis, onde viveu o resto de sua vida.

No entanto, ele não esqueceu de nomear seu sucessor, fazendo de Teofrasto, o Escolarca do Liceu em -322. Embora ele tenha sido devastado pela partida de Aristóteles e pela forma como os seus inimigos o trataram, Teofrasto decidiu lutar pela sobrevivência da mensagem do Profeta. Assim, ele se empenhou em uma luta constante contra os defensores do politeísmo, falando em público, a fim de contradizer suas teorias e espalhar a palavra de Aristóteles.

    Teofrasto: "Meus amigos, você não vêem que esses homens vos estão enganando. Eles perseguiram o profeta e, com violência, tentaram nos silenciar. Eles afirmam que os deuses estão zangados, que Zeus, Haddes, Plutão e outros, em breve, nos esmagarão e nos punirão por acreditar em um só Deus. Isto é mentira!!! Aristóteles mostrou que só pode haver um único Deus, que é onisciente, onipotente e onipresente. Aquele que nos fez e que nos rodeia. Se eles se recusam a ver a verdade, é apenas porque o poder que tinham sobre os plebeus acabou assim que foi provado o carácter único do Altíssimo. Eles perderam o controle que tinham sobre nós e isso causou a sua frustração. Por muito tempo ouvimos suas bobagens, oferecemos ofertas e dinheiro aos sacerdotes politeístas.

    Hoje, sabemos porque Deus enviou sua mensagem pela voz de Aristóteles. O Todo-Poderoso nos deu a opção de acreditar nele eos sacerdotes politeístas, por sua vez, nos impõem seus deuses através do ódio e da injustiça. Não ouçam os seus discursos superficiais e não se deixem levar pela sua retórica, porque ela é traiçoeira e vã."

Quanto mais Teofrasto falava com as pessoas comuns, mais elas refutavam a existência de muitos deuses. As longas palestras acadêmicas do Escolarca causaram um enorme impacto sobre os gregos, principalmente em virtude de sua capacidade na oratória. Ele desconstruiu os argumentos que os sacerdotes gregos usaram contra ele demonstrando, claramente, como Deus se revelou a Aristóteles e como todos tinham em si, uma parte de Deus.

Aristóteles ouviu falar do desempenho de seu sucessor e disse ao filho que, agora, a esperança havia nascido e ninguém jamais poderia apagar o que tinha sido feito.

Quando ele morreu, Teofrasto foi vencido pela dor e jurou manter o legado e a obra de Aristóteles para sempre. Então, ele escreveu e publicou suas memórias, contendo os muitos diálogos que ambos tinham partilhado.

O Escolarca parecia então ter uma aura sobre ele; foi reconhecido pela sua grandeza e delicadeza, pelo seu espírito sutil e pelo seu conhecimento da teologia. Ele atraía cada vez mais discípulos ao Liceu, por isso não era incomum vê-lo ensinar mais de mil estudantes. O Liceu tornou-se obrigatório para quem quisesse aprender teologia e compreender a mensagem que Aristóteles deixara para a humanidade. Com muito fervor, Teofrasto usou o que havia aprendido. E não só, ele estendeu a mensagem do Todo-Poderoso às pessoas de todas as classes, aceitando estudantes de todos os estratos sociais, preferindo educar em vez de formar uma elite cultural de teólogos.

Por mais de vinte anos, Teofrasto trabalhou arduamente para difundir a ideia de que só havia um Deus, explicando o que era a virtude e a amizade, demostrando que o homem era dotado de espírito e de alma. Os seus muitos alunos espalharam os seus ensinamentos por toda a Grécia, permitindo que a crença no Altíssimo alcançasse e se enraizasse, cada vez mais profundamente, no coração do povo.

Depois veio Antíoco, filho de Seleuco, amigo de Alexandre e Aristóteles, cuja reputação de devoção e virtude tinha se espalhado da Síria para a Grécia. Muitos estudiosos acreditaram que Antíoco era o novo profeta.

Teofrasto tinha ouvido falar desse jovem brilhante, que era tão convincente e religioso. Ele também sabia que Nicômaco, filho do Profeta, foi seu tutor. Ele decidiu encontrar-se pessoalmente com Antíoco, a fim de conhecer àquele que tinha sido favorecido por Aristóteles. Ele voltou da Síria, afirmando ter conhecido um grande homem, sábio e com grande domínio da teologia. Os dois mantiveram contato, encontrando-se poucas vezes, mas trocando cartas regularmente. Antíoco aprendia com Teofrasto e o Escolarca aprendia com Antíoco. Assim foi até a morte do Escolarca.


Os últimos dias do Escolarca


Teofrasto foi Escolarca do Liceu por trinta e quatro longos anos, durante os quais formou muitos discípulos, incluindo um, em particular, que chamou sua atenção - Straton de Lampsaque.

Quando Teofrasto escreveu seu testamento, ele pediu a Straton que fosse seu sucessor. Ele tinha grande confiança no talentoso aluno, que tinha deixado Atenas para ensinar o Rei Ptolomeu II, na Corte de Alexandria.

O Escolarca, durante aqueles longos anos, conseguiu reduzir e enfraquecer o culto politeísta que assolava a Grécia, administrando o Liceu e formando uma geração de teólogos fervorosos e seguidores do Deus único. Ele escreveu numerosas obras sobre Aristóteles, mas também sobre a sua vida e sobre o ensino de Teologia. Ele tinha um enorme prestígio entre os gregos, que o viam como um homem sábio e bom, um digno sucessor de Aristóteles. Nos últimos meses de sua vida, o Escolarca se ocupou em concluir seu trabalho, terminando as obras que ainda estavam inacabadas. Ele doou o dinheiro que havia angariado no Liceu, objetivando possibilitar a divulgação da mensagem do profeta.

Com a idade avançada de oitenta e três anos, Teofrasto morreu enquanto dormia, rodeado do público que o venerava. Em honra de sua memória, os filósofos do Liceu e estudiosos de Atenas decidiram por um período de luto. Teofrasto foi, assim, visitado pelos maiores homens do seu tempo, que lhe prestaram suas últimas homenagens. Seu corpo foi enterrado em Atenas, em uma pequena praça com uma oliveira plantada sobre seu túmulo. A árvore logo deu belos frutos, fazendo com que alguns interpretassem isso como um sinal da virtude do divino Orador.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com