L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[LIVRO DAS HAGIOGRAFIAS] Os Santos Antigos
Aller à la page Précédente  1, 2, 3, 4, 5  Suivante
 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> Igreja de Portugal - L'Église de Portugal - Church of the Kingdom of Portugal -> Biblioteca da Igreja de Portugal
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santa Lidia


    Infância e perseguição.

    Lidia nasceu em Chipre, na Ásia Menor, em meados do século III depois de Christos. Filha de uma família rica convertida ao aristotelismo por quase um século, ela cresceu escondendo sua fé.

    Lidia, uma aristotélica convicta, rezava em segredo. Ela tinha como seus ensinamentos apenas as histórias dos apóstolos de Christos contadas por sua avó, pois ela não tinha livros. Os textos escritos eram proibidos por seu pai, que temia que os soldados viessem descobri-los.
    Naquela época, o imperador Numeriano perseguiu e torturou os aristotélicos. Em um sonho que ele costumava ter em sua juventude, ele viu um aristotélico roubar sua popularidade. Seu ódio era imenso: ele não hesitava em queimar medalhas de batismos aristotélicos e, uma vez vermelhas, pressioná-las contra a testa dos supostos aristotélicos antes de matá-los.

    Sua vida, sua morte

    Já adulta, Lidia tornou-se uma médica de renome em sua comunidade. Embora ela estivesse em contato com a Família Real e com as famílias ricas da cidade, ela ainda praticava sua religião em segredo.
    Um dia, enquanto cuidava dos pobres em um prédio que havia alugado para esse fim, ela foi parada por soldados que lhe disseram que o imperador a havia convocado ao seu palácio.
    O filho de Numeriano estava com febre alta há várias semanas. Nenhum médico da Corte conseguiu encontrar um remédio, então ele resolveu apelar para Lidia, tendo ouvido os milagres que ela havia realizado entre os necessitados.

    Três dias depois, graças aos cuidados que ela dedicou a ele, o filho do Imperador estava de pé. Numeriano não acreditava em milagres e ficou intrigado com essa mulher que conseguiu, em três dias, o que seus próprios médicos não conseguiram em várias semanas. Ele, portanto, insistiu em mantê-la consigo por mais alguns dias, oficialmente para agradecê-la dando-lhe o título de Médica Imperial, extraoficialmente para que o procônsul pudesse espioná-la a fim de saber o segredo de sua medicina.

    Uma noite, enquanto o Procônsul estava espionando Lidia, ele a viu orando e a ouviu louvando Christos e seus apóstolos em voz baixa.
    Quando isso foi revelado ao Imperador, sua reação foi imediata: ele ficou furioso por uma mulher aristotélica ter se alojado sob seu teto e comeu em seus talheres, ele a prendeu e a executou. Dizem que ele pegou a medalha aristotélica encontrada com Lidia e a aqueceu para depois pressioná-la contra a testa dela com tanta força que ninguém conseguiu tirá-la de seu corpo.

    A repercussão

    Vários dias após este evento, Numeriano foi acometido da mesma febre que seu filho. Os médicos nenhuma solução sobre como conduzí-lo à recuperação, mas todos puderam ver que, dia após dia, uma marca circular com uma cruz no meio se formava na testa do imperador.
    Lá fora, a situação era diferente: os pobres não podiam receber cuidados gratuitos como Lidia lhes dava e morriam às centenas. Seus cadáveres empilhados na cidade, para desespero dos mercadores e citadinos que protestavam em frente ao Conselho Imperial e exigiam que o Imperador fornecesse um médico voluntário para os pobres e abrisse um prédio reservado para eles, como Lidia havia feito.
    Numeriano, arrependido por ter mandado matar a única que poderia curá-lo e envergonhado de ver uma medalha aristotélica desenhada em sua testa, compreendeu ao ver as demandas do povo que ele mesmo era o protagonista de seu pesadelo premonitório: assassinando Lidia, ele a torná-la mais popular do que ele.
    Numeriano reabriu o prédio onde Lidia recebia os pobres e instalou vários médicos lá, sem qualquer custo. Ele autorizou a prática do culto aristotélico e fez com que o restos mortais de Lidia, bem como vários pergaminhos contando sua vida, fossem levados para Roma, onde residia o Chefe Supremo da Igreja.

    Diz-se que Numeriano foi curado de sua febre e que a marca em sua testa desapareceu logo depois. Sabe-se também que várias curas milagrosas aconteceram no prédio destinado aos pobres.

    Símbolo e relíquia

    Santo Padroeiro dos Médicos e daqueles da Via Medicina.
    Cripta com textos e restos descobertos em (?)
    Seu dia de festa é 17 de abril, quando a marca da medalha apareceu na testa do imperador.


    Escrito a partir de textos turcos e latinos descobertos em uma cripta abaixo da Praça de Aristóteles por cidadãos romanos encarregados das canalizações.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:40 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santa Maria de Vilanova, Padroeira dos Tecelões


    Ela nasceu em Paris, em 1180, de um pai que era juiz real e uma mãe que era uma tecelã muito devota.

    Seu pai tinha grandes ambições para ela, já que ela estava em um mundo acadêmico. A jovem Maria cresceu por muitos anos na propriedade sem estar sujeita à miséria externa que predominava. Seu pai não queria que ela visse esses horrores, sua mãe tentava explicar, mas foi obrigava a aceitar as escolhas do homem com quem ela era casada.
    Quando ela tinha 13 anos, a família foi convidada para o casamento de Thomas de Lalène e Jeanne Duchat.
    O pai não podia recusar o convite, mas ele havia dado ordens para que nada pudesse ser visto de dentro da carruagem. Pequenas cortinas haviam sido colocadas para este fim.
    Maria tentava olhar, mas seu pai a chamava à ordem, perguntando-lhe o que achava do livro que ela havia tirado da biblioteca da família.
    Aconteceu que uma roda na carruagem quebrou, o cocheiro ficou muito envergonhado e o pai ficou furioso. A mãe de Maria, como sempre, cuidava de sua filha. Depois de várias horas o cocheiro teve que enfrentar os fatos: eles não poderiam continuar a viagem naquela noite. Eles teriam que encontrar uma pousada para dormir, pois era inverno e a noite cairia rapidamente.
    Jean de Mont de Soie estava furioso, sua esposa e filha teriam que dormir em uma pousada que ele não conhecia, em contato com as pessoas inferiores.
    O cocheiro foi à procura de uma estalagem e, depois de ter percorrido a cidade, voltou envergonhado e anunciou que havia um quarto, mas numa estalagem onde a maioria dos vagabundos ficavam.
    Jean fez inúmeras recomendações para sua filha, entre abaixar os olhos e não olhar em volta; mas como qualquer criança depois de alguns segundos, Maria levantou a cabeça.

    O que ela viu a aterrorizava: homens e mulheres tentando se manter quentes abraçando-se, sem nada nas costas enquanto o frio apertava. Uma mãe estava segurando um bebê e o embalando contra ela, infelizmente até mesmo Maria, que era muito jovem, percebeu que o bebê não estava mais vivo, a vida o havia deixado.
    Ela parou e começou a fazer uma pergunta.

    « Pai, por que... »

    Antes que ela pudesse continuar, ela já tinha ouvido seu pai ordenando que ela ficasse quieta, puxando-a para que ela acelerasse o passo e chegassem à pousada o mais rápido possível.

    « Esses vagabundos só precisam trabalhar, minha filha, para que eles tenham o que vestir, não podemos cuidar dessas pessoas, elas devem se cuidar sozinhas. »

    A família adentrou no albuergue onde alguns gritavam: "vivas", outros estendiam as mãos e alguns permaneciam um canto sem se mexer, sem dar nenhum sinal de vida, sem dúvida pensando que esse era o seu destino.
    Maria tentava discutir com sua mãe enquanto seu pai amaldiçoava sua carruagem e seu cocheiro.

    Maria: Mãe, por que estes homens e mulheres não têm algo para mantê-los aquecidos como nós?
    Helena: Minha filha, até agora seu pai quis protegê-la desta miséria. Ele queria que você crescesse sem pensar nisso.
    Maria: Proteger-me, mãe? Então eles são perigosos, são eles que irão para a lua como você me ensinou?
    Helena: Não, Maria, eles não são perigosos e o fato de estarem nus não significa que eles não irão para o sol.
    Maria: Mas por que então?
    Helena: Minha filha, você deve saber que em nosso reino há homens e mulheres que perdem suas vidas todos os dias, às vezes porque têm fome, às vezes porque o inverno é rigoroso.
    Maria: Mãe, você quer dizer que desde que nasci, homens e mulheres perderam suas vidas, não porque eram velhos ou doentes, mas porque não tinham o que comer ou roupas para vesti e que ninguém lhes deu roupas, apesar de termos muitas roupas em nossas terras?
    Helena: Sim, minha filha, é o destino que eles têm que partam assim.
    Maria: Mãe, eu não acho que deva ser assim. Você não me ensinou que temos que compartilhar? Que precisamos dividir? Mãe, o que está acontecendo? Você não parece se atrever a falar!


    A discussão terminou ali, como o pai de Maria estava ficando mais uma vez irritado, a mãe tentou acalmá-lo. O cocheiro tinha conseguido encontrar os mantimentos necessários para que todos pudessem comer e dormir quentinhos. A noite caiu.
    Maria, que estava descobrindo finalmente o mundo e a miséria, decidiu sair, ela atravessou a janela de seu quarto que ficava no andar térreo. Ela não ousava imaginar se seu pai sabia, mas ela queria entender, visitar. Ela tinha a impressão de que a verdade tinha sido escondida dela desde o seu nascimento.

    Enquanto andava, ela notou alguns vagabundos que tinham acendido uma pequena fogueira, mas até ela estava com frio.
    Ela se aproximou deles e perguntou.

    Maria: Olá, você é pobre, certo? mas por que você não trabalha? Você teria assim o suficiente para comer e se vestir.
    Um vagabundo que parecia muito velho: Mas independente de quem é da classe alta, devemos dizer Duquesa? Eu pensava que pelo menos a rua era para nós, mas já havia pensado que eles viriam.
    Maria respondendo ao velho vagabundo: Não consigo entender o que você está dizendo, só queria poder entender, para que pudéssemos ajudá-lo, tenho alguma roupa e também temos comida no castelo.
    Uma vagabunda mais jovem: Você, Duquesa, não deveria andar pelas ruas, especialmente porque parece ser bem jovem. Estamos com fome e com frio, mas não matamos. Há alguns que decidiram se tornar bandidos, esses são perigosos, especialmente para alguém de sua categoria, porque você parece vir de uma família rica.
    Maria: Vejam, senhores, eu tirei algumas roupas do meu baú, não muitas ou meu pai descobriria, assim vocês podem dar um vestido às suas filhas, está muito frio. Você poderia comprar pão e roupas se fosse trabalhar.
    O jovem vagabundo: Às vezes trabalhamos, mas não é fácil encontrar trabalho no campo, às vezes somos solicitados a trabalhar com muita força, mas não temos força suficiente para isso, por isso não temos trabalho ou raramente temos. Às vezes nos pedem para calcular bem, para garantir que o rendimento seja bom, mas eu não aprendi, senhorita. Portanto, também não temos o trabalho. Assim, às vezes comemos um pouco de milho, às vezes nada e isso nos torna ainda menos fortes.
    Eu lhes asseguro que se eu pudesse ficar de pé sobre minhas pernas, eu sairia para plantar um campo e ganharia minha renda. Eu perdi minha esposa há dois meses, houve uma grande constipação, ela tossiu muito, teve febre e depois faleceu.


    Maria teve uma iluminação ao ouvir tudo o que lhe foi explicado. Não precisava mais ser assim.

    Maria: Entendo que, se você está sozinho, não pode fazer muito. Mas se nós o ajudarmos, se o ajudarmos um pouco, então você recuperará suas forças, poderá trabalhar e então, com seu salário, comprará roupas. Tenho que deixá-los, mas prometo que voltarei, vocês podem me dizer onde estamos?
    O jovem vagabundo: Você está em Vilanova. Se todos aqueles que passam por aqui não nos olhassem com tanto desprezo. Só com suas palavras você acabou de aquecer meu coração, é uma pena que minha esposa, que eu tanto amava, não esteja mais conosco.
    O velho vagabundo: Eu lhe digo, você irá embora e nos esquecerá como todos os que não cumprem suas promessas.


    Maria não entendia, porque havia sido ensinada a fazer o bem, a amar, a compartilhar, a dar sem esperar nada em troca. Ela deixou os dois vagabundos, prometendo voltar em breve.

    Dois anos se passaram, Maria não era mais a mesma desde aquela data e seu pai estava bem ciente disso para sua grande consternação e raiva.
    Uma manhã, quando a missa estava prestes a ser realizada na capela da família, Maria foi ver seus pais na pequena sala azul.

    Maria: Pai, Mãe, preciso falar com vocês.
    Jean: Estamos ouvindo você, minha filha.
    Maria: Pai, Mãe, desde que nasci estou com vocês, vivendo em uma região onde tudo é maravilhoso, mas não sou feliz.
    Jean: Você não está feliz, sua ingrata!
    Helena: Jean, deixe nossa filha falar, em nome de nosso amor, de nossa união.
    O marido resmungou entre seus lábios, mas deixou Maria continuar.
    Maria: Todos os domingos vamos a missa, eu ouço as leituras, nos dizem para compartilhar, para estender a mão, para sermos humildes, para amar nosso próximo na amizade aristotélica, e mesmo assim eu tenho visto miséria. Eu tento lhes falar sobre isso, mas vocês não querem ouvir. Pai, percebes que por nosso comportamento não respeitamos o que ouvimos no domingo? Existe uma lacuna entre o que nos é dito e o que fazemos.
    Jean: Mas ... fique quieta, impudente. Nós não vamos cuidar de toda a miséria em nosso ducado! Eles têm dois braços, duas pernas, deixe-os ganhar seu salário, e então eles comerão.
    Maria: Pai, eu te amo e amo minha mãe, mas não posso ficar em nossa casa sem fazer nada, vamos ajudar os pobres, temos os meios, vamos levar-lhes roupas e pão.
    Jean: De jeito nenhum, nossa propriedade, nossa fortuna, devemos isso a meus pais e aos pais de sua mãe. Nunca aceitarei o que me pede.
    Helena: Jean, se você não se importa, eu acho que tenho algo a dizer. Creio que não podemos impedir nossa filha Maria de fazer o que ela quer e, como você disse há pouco, há bens nesta área que vêm da minha família. Vou dar a Marie a quantia de 15.000 cruzados, isto é muito pouco para aliviar a miséria, ela terá que fazer bom uso disso. Espero, meu querido marido, que você não se ofenda com isso, mas não quero mais ver a tristeza que pude ler nos olhos de Maria nos últimos dois anos.


    Assim, alguns dias depois, Maria partiu, carregando com seu pão, suas roupas e o dinheiro que sua mãe lhe havia dado. Ela havia se recusado a deixar que pessoas armadas a acompanhassem. A fim de não chamar a atenção, ela havia vestido roupas velhas.

    Ela sabia que tinha feito uma promessa, então foi à Vilanova, onde conheceu os dois vagabundos. No caminho, ela podia ver que a pobreza estava em toda parte, não era apenas nesta cidade que os pobres tinham que ser ajudados, mas em todo o reino, mesmo que seu pai pensasse o contrário.
    Após várias horas na estrada, ela se viu em Vilanova, teve que procurar os vagabundos, achou que seria impossível quando viu dezenas e dezenas de vagabundos por toda parte.
    Finalmente, ela encontrou a pousada onde havia passado uma noite dois anos antes. Ela fez a viagem e esperou, comendo um pedaço de pão. A noite caía quando ela viu 3 vagabundos chegando, um dos quais caminhava penosamente.
    Ela foi capaz de reconhecer aqueles que dois anos antes haviam falado com ela.

    Maria: Boa noite senhores, talvez se lembrem de mim...

    Marie duvidava, mas mesmo assim fizera a pergunta. A princípio os vagabundos a olharam surpresos, depois o mais velho falou.

    O velho vagabundo: Não foi você quem nos fez boas promessas?
    Maria: Eu sou a Maria, mas não volto com novas promessas, tenho dinheiro e um projeto. Então venha comigo para a pousada, vejo que vocês estão com fome, vamos comer um pão e tomar uma sopa enquanto eu explico minha ideia para vocês.


    A jovem andarilha ficou muito feliz por encontrar aqueles que haviam aquecido seu coração 2 anos antes, então, mesmo que o velho estivesse resmungando, ele continuou a carregá-lo e se dirigiu para a pousada. Uma vez lá, Maria pediu 4 sopas, carne e pão. Ela tinha alguns em sua bolsa, mas vendo a pousada ela adivinhou que mais alguns cruzados não fariam mal a este bom homem que não parecia muito rico.

    Maria: Eu voltei com alguns ecus, espero que possamos fazer roupas para as pessoas mais pobres. Você conhece algum tecelão que possa produzir rapidamente?
    O jovem vagabundo: Minha jovem, não sei se eles podem produzir rapidamente, mas uma coisa é certa: eles têm estoque. Há muita gente pobre em Vilanova, então eles não querem tanto, eles enviam para outros ducados.
    Maria: Muito bem, irei amanhã para ver alguns tecelões para que eles possam me fornecer calças, meias e camisas quentes. Talvez pudéssemos construir uma fábrica e, por uma pequena quantia, conseguir roupas para dar aos pobres. Vocês seriam meus funcionários.


    Ao ver o homem mais velho lutando para ficar de pé em suas pernas, Maria pensou que ele não seria capaz, então ela retomou.

    Maria olhando para o velho vagabundo: eu também precisarei de braços para dobrar o que será produzido, você provavelmente poderá me ajudar.

    No dia seguinte, Maria foi a um tecelão e comprou o necessário para uma centena de vagabundos, deu roupas adequadas aos três homens que conhecera e depois foi ao prefeito comprar uma casa antiga que ela reformaria com seus três amigos. Todos os dias ela lhes dava uma refeição na pousada, eles precisavam ter forças para trabalhar e ajudá-la em seu grande projeto.
    Após mais de um mês de discussões e negociações, Maria finalmente tinha uma pequena fábrica que podia empregar cinco pessoas.

    Maria falando com Thomas, o jovem vagabundo: Thomas, precisamos de ovelhas, para que possamos ter peles e lã. Talvez devêssemos comprar campos que produzissem para nossa tecelagem.
    Thomas: Senhora Maria, esta parece ser uma excelente idéia. Mas poucas pessoas serão capazes de responder à sua proposta, os animais são caros e você precisa de terra.
    Maria: Não se preocupe, eu irei ao secretário do Conde e comprarei o terreno e os animais para começar.
    Thomas: Senhora Maria, não sei quem a enviou aqui, mas a senhora está nos devolvendo nossa dignidade, nossa comida e nosso abrigo.


    Com o passar do tempo, Maria, que era muito observadora, após vários meses tinha reduzido o número de vagabundos nas ruas em mais da metade. Alguns trabalhavam na fábrica, outros criavam animais, alguns cultivavam para alimentar os animais.
    À noite, cada um tinha um salário de 15 a 20 cruzados, ainda não muito, mas ela tinha certeza de que iria aumentar.
    Ainda havia algumas pessoas pobres na rua e isto não combinava com Maria.

    Maria: Thomas, vamos comer em pouca quantidade por alguns dias, mas eu gostaria que compartilhássemos, no domingo, na missa, vou pedir ao pároco que faça um anúncio, prepare tantas calças e camisas quantas pudermos produzir nos 6 dias que nos restam.
    Thomas: Muito bem, Senhora Maria, mas o que você pretende fazer?
    Maria: É necessário que todos os pobres que ainda estão nas ruas tenham algo para vestir quando chegar o inverno, por isso vou pedir ao nosso bom pároco que faça um anúncio para que os vagabundos estejam presentes na quarta-feira seguinte. Duvido que todos os vagabundos venham à igreja naquele momento, mas eles terão que ser convidados, encontrarão lá conforto e verdadeira fé.


    Maria enviou Thomas para levar a mensagem e pediu ajuda a alguns dos antigos vagabundos que estavam cuidando de seus campos, o trigo estava crescendo, eles podiam deixá-lo por 24 horas para alcançarem aqueles que ainda estavam sem o mínimo para viver.
    No domingo, o pároco fez o anúncio e na quarta-feira muitos dos vagabundos se encontravam vestidos.
    Maria estava cansada, mas ela sabia que seu trabalho não havia terminado, ela tinha que obter mais fundos para que um hospício pudesse ser construído antes do início do inverno dentro de quatro meses. Ela decidiu voltar a sua propriedade.

    Quando ela chegou, sua mãe achou difícil reconhecê-la, ela não era mais a criança frágil que havia deixado para trás. Maria tinha mantido toda sua bondade, sua alegria de viver, seu desejo de ir em direção aos outros, de compreender, ela também era determinada e uma boa negociadora.
    Mesmo que seu pai não dissesse nada, ela pensou que perceberia alguma coisa, talvez seu pedido não fosse em vão.

    Maria: Pai, Mãe, eu vi a pobreza, eu sei que se respeitarmos os ensinamentos do Altíssimo, será possível para nós refreá-la. Você veria os velhos vagabundos, agora eles trabalham, lavam, vão à igreja, nem todos são tecelões, mas uma grande parte deles, comprei algumas terras, também temos trabalhadores que cultivam a terra e outros que cuidam dos animais.
    Entretanto, como você pode imaginar, ainda há vagabundos na rua, por isso venho humildemente pedir-lhe ajuda hoje. Sei que nosso patrimônio é rico e que ainda podemos dar para melhorar a vida dos vagabundos de Vilanova sem nos privarmos a nós mesmos, ou a vocês.
    Helena: Minha filha, estou tão feliz em vê-la novamente, rezo todos os dias para que Deus a traga de volta para nós. Não vou dizer que estou orgulhosa, isso seria um pecado de orgulho, mas respeito você pelo bem que faz ao seu redor, você que é minha paixão.
    Jean: Maria, nós já demos muito! [...] e eu estava convencido de que os vagabundos eram indivíduos vis que não queriam trabalhar, você parece ter vindo para me mostrar o contrário, então vamos responder favoravelmente ao seu pedido, mas você deve saber que esta será nossa última ajuda, eles terão então que se ajudar uns aos outros.

    Maria: Obrigada, meus queridos pais, fico feliz em saber que os vagabundos não terão mais frio, ou pelo menos que terão menos frio. Eu ficarei com vocês por três dias e depois terei que voltar para a estrada, o inverno chegará muito em breve!


    Foi assim que Maria pôde voltar à Vilanova com 20.000 cruzados.

    Ela foi ver o carpinteiro e se ofereceu para treinar e pagar mendigos com alguns cruzados, e fez o mesmo para todos os ofícios necessários para construir o hospício. Um total de 80 camas foram instaladas em duas alas, e 6 quartos também foram instalados para acomodar casais com filhos pequenos. Foi construída uma capela. Desta forma, todas as noites, uma missa poderia ser realizada para que todos pudessem pensar em dar graças ao Altíssimo. Quando chegou o inverno, o projeto foi concluído. Os vagabundos, que agora estavam quentes e ao menos comendo pão, gradualmente encontraram trabalho. Quando um vagabundo chegava à cidade de Vilanova, uma mão amiga estava lá sem que Maria tivesse que pedir aos vagabundos. Eles sabiam que no caminho para o trabalho alguém lhes havia oferecido uma mão, então eles fizeram o mesmo, mesmo que isso significasse ganhar um pouco menos naquele dia.

    A notícia espalhou-se muito rapidamente no reino, alguns vagabundos continuaram a se mover, então Maria foi chamada para outra cidade onde a miséria estava particularmente presente. Uma cidade que estava bem ao sul e que exigiria que ela viajasse por muitos dias.

    Maria achou difícil deixar aqueles que finalmente a haviam iluminado sobre sua missão.

    Marie: Sentirei sua falta Thomas, percorremos um longo caminho juntos, mas outros precisam de mim. Sei que você será capaz de ajudar e orientar. Se eu precisar de calças ou camisas, eu o informarei.

    Thomas: Maria, saber que você está longe será doloroso para nós, mas não podemos mantê-la de forma egoísta em Vilanova. Estaremos juntos nas missas, rezando ao Altíssimo por tudo o que ele nos der, e estamos certos de nos encontrar novamente em oração, na Amizade Aristotélica.


    No dia de sua partida, todos os antigos vagabundos vieram para saudar aquela que nunca esqueceriam.
    Assim, durante sua vida, Maria viajou pelo reino, respondendo a quatro pedidos de paróquias carentes. Foi enquanto trabalhava na construção do quinto hospício que Maria perdeu sua vida. Na época, ela tinha 32 anos de idade.

    Em 1224 ela foi canonizada por todo o trabalho que havia feito em favor dos pobres. Tendo favorecido o desenvolvimento da indústria de tecelagem, ela se tornou sua Santa Padroeira.

    O símbolo associado poderia ser a agulha

    A relíquia: Uma calça com um buraco na coxa esquerda. Diz-se que Maria adormeceu uma vez na igreja de Vilanova depois de um longo dia de trabalho. Com frio, ela se aproximou das velas e adormeceu, derrubando a base sobre a qual todas as velas foram colocadas. Não houve danos, mas as calças de Maria foram levemente queimadas. Esta relíquia é mantida na igreja que tomou seu nome: Templo de Santa Maria de Vilanova.

    Santa Padroeiro dos Tecelões.



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:43 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santa Maria Madalena, Padroeira dos Padeiros e Confeiteiros


    A VIDA DE MARIA MADALENA DE SAINTE BAUME (1266 - ?)



    I. A juventude de Maria Madalena

    Maria Madalena nasceu em 6 de junho de 1266 em Saint Maximin, na Provença, em um pequeno convento fora da cidade. Sua mãe, Irmã Maria Theresa, Intendente do Convento, estava encarregada de encomendar e receber alimentos para a comunidade de freiras.

    O nascimento de Maria Madalena no convento levantou muitas questões sobre a validade do voto de castidade de sua mãe, e muitas investigações foram realizadas, mas nenhuma evidência da culpa de ninguém foi encontrada. A Irmã Maria Theresa se defendeu dizendo que nunca havia tido um caso físico com o padeiro local, o único suspeito na história porque ele era o único homem que fazia entregas no convento: a irmã foi ilibada por falta de provas, mas a dúvida persistiu. O caso foi encerrado e foi decidido que a Irmã Maria Theresa criaria sua filha em segredo.

    A educação de Maria Madalena teve lugar nos meandros da pequena cozinha e do pequeno escritório administrativo onde sua mãe trabalhava. Aprender como administrar os alimentos, como utilizá-los corretamente e como compartilhá-los igualmente entre as irmãs foi sua principal ocupação durante os primeiros quinze anos de sua vida. Maria Madalena conhecia um número imensurável de receitas, desde salada de azeitona até bolo de figo e guisado de cabra, e fazia milagres quando se tratava de manter o controle das contas: ela era tão boa com números que sua mãe a colocava no comando total da administração sem dizer a ninguém mais.

    Maria Madalena a écrit:
    "Quando eu estava estudando as integralidades de truncagem inversa, eu gradualmente percebi que não era suficiente usar variáveis exponenciais para calcular os estoques de frutas do convento. Isto foi um verdadeiro avanço para mim!"


    2. O exílio de Maria Madalena

    Em seu décimo quinto aniversário, a pequena comunidade conventual tomou uma decisão sobre o futuro de Maria Madalena. Ela não podia se tornar uma de suas irmãs, o ciúme escondido por tantos anos contra Maria Teresa era tão forte que nenhuma delas jamais a aceitaria: por que ela deveria ser capaz de procriar e não elas? Portanto, foi tomada a decisão de banir a pobre garota do convento, pois ela não tinha ideia de tal ódio contra ela. As irmãs sentiram que aos quinze anos de idade e com seus conhecimentos úteis, a infeliz menina ficaria bem.

    Numa noite sem lua no verão de 1281, Maria Madalena foi conduzida para fora do convento por duas irmãs dispostas a isso. Ela fez um juramento prévio de nunca dizer a ninguém de onde tinha vindo e de nunca voltar ao convento sob pena de ser humilhada publicamente. As duas irmãs a levaram num burro para a costa da cordilheira de Sainte Baume e a deixaram numa curva da estrada com um pacote de mantimentos, depois, sem dizer uma palavra, voltaram ao convento.

    Maria Madalena a écrit:
    "O medo de enfrentar seu ódio é mais difícil de suportar do que seu próprio ódio."


    A primeira noite de Maria Madalena sozinha na beira do Maciço de Sainte-Baume foi longa e amarga. Mas no dia seguinte ela se recuperou e se dirigiu para o norte, o único destino aceitável se ela não quisesse se meter em problemas. Após alguns dias de caminhada, ela chegou à pequena aldeia de Correns. Ela falou com alguns moradores na taverna local que lhe disseram que o Senhor de Correns estava procurando um cozinheiro; ela foi para Fort Gibron onde o Senhor estava hospedado e sem nenhuma dificuldade conseguiu a direção das cozinhas: ela levou apenas alguns minutos para compor uma salada que excitou as papilas gustativas do Senhor, não lhe deixando nenhuma escolha quanto a quem contratar.



    3. O sucesso de Maria Madalena

    Sua juventude poderia ter sido uma desvantagem para ela, mas ela foi capaz de se adaptar e se integrar sem nenhum problema graças aos talentos culinários herdados de sua mãe: a fama de sua capacidade de preparar pratos suculentos para o Senhor do Forte e sua comitiva se espalhou como fogo selvagem e muitas pessoas curiosas chegaram a Correns esperando provar o que Maria Madalena preparava todos os dias.

    Seu mestre e senhor, feliz por ver tanta gente à sua porta, mas preocupado com o custo das festas que ele teve que organizar para aumentar seu prestígio, pediu a Maria Madalena que inventasse um bolo único que ela deveria fazer em grandes quantidades. Sua ideia foi criar uma iguaria local que seria conhecida em todos os reinos, na esperança de obter um lucro substancial.

    Maria Madalena, sendo a especialista em culinária que era, não demorou muito para encontrar o que seu mestre queria: fácil de fazer, econômico, mas requintado, tal era o pequeno bolo que ela inventou. Tinha forma de concha, de cor dourada e seu aroma surpreendia literalmente o paladar do Senhor do Correns. Começou a produção em massa e os consumidores gastronômicos se reuniram às portas do Fort Gibron, trazendo uma confortável renda financeira. O Senhor de Correns decidiu honrar sua serva e nomeou oficialmente este pequeno bolo « Madalena ».



    Maria Madalena a écrit:
    "Com o olhar que ele tem quando me olha, eu me pergunto o que ele faz com minhas Madalenas quando está sozinho." (de acordo com um guarda de cozinha)


    4. A decepção de Maria Madalena

    Cada vez mais pessoas vinham a Correns para descobrir a Madalena de Sainte-Baume. Maria Madalena nunca deixava sua cozinha porque tinha que cozinhar inúmeras Madalena com a ajuda de todos os meninos e meninas sob seu comando, ela tinha pouco descanso: os fogões do castelo não guardavam mais nenhum segredo para ela e seu sucesso era inegável. Mas a necessidade de reconhecimento de Maria Madalena e seu desejo de agradar aos outros não lhe trouxe sorte. De fato, como ela foi a única a conseguir fazer este bolo e como dependia da boa vontade de seu mestre, ela permanecera enclausurada por quase trinta anos na cozinha do Fort Gibron. Durante este período, ela nunca saiu, nunca teve o prazer de conhecer um único amante de Madalenas além de seu mestre que vinha para verificar a qualidade de seu trabalho, nunca voltou ao convento de Saint Maximin para mostrar às freiras do que ela tinha sido capaz sozinha, nunca mais viu sua mãe...

    O Senhor de Correns a écrit:
    "Maria Madalena está muito ocupada fazendo madalenas para você, mas tenha certeza de que assim que tiver tempo, ela lhe dará mais informações sobre sua vida."


    Suas preces ao Altíssimo e a Aristóteles nunca foram ouvidas durante esses longos trinta anos. Seu nome era conhecido por todos, mas ninguém a tinha visto, e aqueles que tinham visto seu rosto quando ela chegou em Correns não podiam dar detalhes, pois já havia tanto tempo que ela não aparecia ao ar livre. Começaram a circular rumores sobre ela, alguns pensavam, por exemplo, que Maria Madalena nunca tinha existido e que o Senhor dos Correntes era um feiticeiro que enfeitiçava os visitantes com seus bolos envenenados. Este rumor foi o que quebrou o isolamento de Maria Madalena. A reputação de seu mestre começava a custar-lhe caro, e a venda das madalenas começava a enfraquecer: todos queriam ver a mulher que as assava, e a atenção estava voltada apenas para ela e não mais para seus bolos e seu mestre. Assim, este último cedeu à pressão e organizou uma cerimônia de apresentação.

    5. A fuga de Maria Madalena

    Muitas pessoas vieram à cerimônia de apresentação de Maria Madalena em 12 de dezembro de 1311: o pátio do Fort Gibron estava lotado e a multidão transbordava por toda parte, invadindo cada canto de Correns. Maria Madalena teve grande dificuldade em superar seu medo de encontrar seus admiradores e passou a noite em oração para obter forças. Seu mestre tinha sentido seu medo, e tendo pensado em tudo o que rodeava seus próprios interesses, tinha colocado guardas fora da cozinha onde ela se deitava para impedi-la de fugir da cerimônia. Sem dúvida, ele deveria tê-la deixado escapar, pois no dia seguinte, quando ela viu a plateia na cerimônia, ela ficou dominada pelo pavor: todos eles eram obesos! Dos mais jovens aos mais velhos, homens e mulheres, ricos e pobres, todos tinham corpos deformados e gordurosos.

    Maria Madalena de repente percebeu que este fenômeno tinha sido causado por suas próprias deliciosas madalenas amanteigadas. Mas era tarde demais para voltar atrás, essas pessoas tinham comido tanto! Ela tomou conhecimento da situação e conseguiu escapar de Correns correndo com toda a energia que tinha. Com suas barrigas cheias de bolos, seus perseguidores abandonaram sua perseguição e Maria Madalena nunca mais foi vista.

    Gilbert Vésicule a écrit:
    "Se eu a pegasse, eu a faria comer meu brioche!" (ouvido no dia da fuga de Maria Madalena)


    6. O inquérito da Ordem Teutônica sobre Maria Madalena

    Cerca de cinquenta anos depois, membros da Ordem Teutônica ouviram a história e se interessaram muito. Após abrir uma investigação, interrogar os habitantes de Correns e consultar os arquivos do Fort Gidron, eles formaram uma opinião muito aristotélica sobre o que havia acontecido com a mulher desaparecida. Abandonada pelas freiras do convento onde nasceu, ela conseguiu, apesar de tudo, tornar-se conhecida em todos os reinos. Presa em sua cozinha por seu mestre, ela dedicou trinta longos anos a fornecer aos seus admiradores suntuosas madalenas, sacrificando sua própria vida. Ela viveu através de suas criações para trazer felicidade.



    Ela havia demonstrado amizade e abnegação ao dedicar-se a fazer seu famoso bolo, conservação ao encontrar uma maneira de subsistir, temperança ao aceitar sua condição e obedecer a seu mestre, justiça ao tentar fazer o maior número possível de madalenas para que todos pudessem ter alguma, prazer ao fazer o que ela gostava, ou seja, cozinhar, e convicção ao acreditar que fazer o que ela fazia faria do mundo um lugar melhor, e todo o tempo os admiradores das madalenas estavam pecando em excesso!

    O Senhor de Correns em primeiro lugar: egoísta porque ele pensava apenas em sua própria riqueza e invejoso porque ele levou todos os méritos de Maria Madalena. Mas os admiradores das madalenas também não eram inocentes: egoístas porque pensavam apenas nas madalenas e não em Maria Madalena, gananciosos porque se empanturravam nestes bolos e lascivos porque abusavam dos prazeres da carne.

    A punição foi geral: o Senhor de Correns perdeu sua única fonte de renda e prestígio e todos aqueles que abusaram das madalenas ficaram cheios de remorso e arrependimento. A pobre Maria Madalena, vendo as consequências desastrosas do abuso de sua criação, reagiu da maneira mais lógica ao fugir naquele dia. Mas ela não saiu sem deixar nada para trás: deve-se notar que ela havia conseguido teorizar matematicamente a técnica utilizada com sua batedeira para preparar a massa de madalena: v = (Im(f*)df/dx)/|f|², muitos foram os carpinteiros em todos os reinos que esculpiram esta fórmula em remos, ninguém sabe porque tinham que fazê-lo em um remo, mas o fizeram. No dia em que Maria Madalena fugiu de Fort Gibron, todos aqueles remos desapareceram e a fórmula foi esquecida por todos! Então, uns trinta anos depois, algumas pessoas começaram a testemunhar um fenômeno estranho: um remo aparecia à noite em sua casa (ao acaso), e a fórmula ainda estava gravada nele. Somente Aristóteles poderia ter lógica suficiente para entender este fenômeno, o Senhor quer que a madalena reapareça a fim de testar os humanos uma segunda vez?

    7. A Gruta de Maria Madalena



    Uma expedição foi, portanto, enviada em 24 de abril de 1362 para a área ao redor de Correns para encontrar onde Maria Madalena poderia ter ido se esconder. O maciço de Sainte-Baume foi revistado com um pente de dentes finos e depois de muitos meses de busca infrutífera, a expedição encontrou uma caverna isolada em uma discreta escarpa do maciço. No fundo da caverna, eles encontraram um esqueleto. Eles o analisaram longamente e conseguiram determinar que era o de uma mulher. Depois, escavando um pouco mais dentro da caverna, descobriram os restos de uma cozinha com moldes em forma de concha, exatamente idênticos aos mantidos na ala "Maria Madalena" do Museu Correns, bem como um remo com uma inscrição apagada nele. A dedução foi, portanto, fácil e unânime: eles estavam de fato de posse do corpo de Maria Madalena de Sainte-Baume!

    Já faz quase um século que os remos voltaram, os maiores matemáticos estão trabalhando no caso e tentando decifrar esta fórmula.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:44 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Martin


    Martinus (A quem chamamos Martin) nasceu por volta do ano 316 da Era Aristotélica da Fundação na província romana de Panônia. Seu pai se chamava Martinus e era um oficial sênior do Exército Imperial.
    Pouco ou nada se sabe sobre sua mãe, exceto que seu nome era Banetta e que ela era tão boa quanto o pão. Ela morreu quando o pequeno Martin tinha três anos de idade, deixando o pai em desespero.
    Os Martins eram uma família dedicada ao Império e praticavam a fé de seus antepassados adorando todos os tipos de deuses e até mesmo adorando o Imperador. Eles, portanto, viviam em pecado.
    As vezes eles entravam em contato com as comunidades aristotélicas locais, mas não entendiam nem os ritos nem a santa mensagem.
    Pai e filho viajaram então pela Europa Ocidental, mudando-se de cidade em cidade.

    A vida no exército

    Aos 15 anos de idade, Martinus mostrou um forte gosto pela profissão de armas e seu pai decidiu alistar seu filho como soldado na legião.
    Lá ele vivenciou a disciplina militar e a vida real de um soldado.
    Durante seu descanso militar, ele e outros legionários receberam um pequeno pedaço de terra para cultivar.
    Martin começou anexando as parcelas de terra de seus vizinhos, quer por vontade própria, quer pela força, dotou seu domínio de uma forte cerca de estacas e fez dele um santuário onde ninguém podia se aproximar sem arriscar sua ira.
    Sempre que alguém tentava perturbá-lo, ele saía como um louco e se defendia pé a pé contra os intrusos, por mais numerosos que fossem.
    Ele amava a guerra e qualquer um que cruzasse com sua espada deveria tomar cuidado!
    Ele participou de uma campanha contra os alemães pagãos e bárbaros, onde se distinguiu por sua coragem e pelo número de inimigos que matou com suas próprias mãos.
    Seu superior, Marcus Bonus Pistonnus, então lhe deu o posto de Circitor, um oficial subalterno encarregado de conduzir as rondas noturnas e inspecionar os guardas. Esta era uma posição de confiança, que raramente era dada aos jovens, pois Martinus tinha apenas vinte anos de idade.
    Atribuído à Gália, talvez por seu conhecimento de gaulês, foi durante uma dessas patrulhas noturnas que ele foi tocado pela graça numa noite de inverno em Amiens, em 338.
    Seu caminho se cruzou com um ancião que congelava na neve. Martin se aproxima dele, gentilmente. E Martin, o guerreiro, aquele que todos temiam, compreendeu. Ele entendeu que a amizade é mais forte do que qualquer outra coisa. Diante deste miserável ser resignado até a morte, ele se encheu de admiração.
    Ele se aproximou do velho homem, tirou a espada de sua bainha. Ele desamarrou seu manto e o cortou para compartilhá-lo. A partir de então, sua vida seria dedicada aos pobres e a Christos.
    Mas desta vez ele fora atormentado pelas incessantes incursões bárbaras.
    Em março de 354, Martinus participou da campanha no Reno contra o Alamans em Rauracum.
    Suas novas convicções religiosas o proibiram de derramar sangue e ele se recusou a lutar. Para provar que ele não era um covarde e que acreditava na proteção divina, ele se ofereceu para servir de escudo humano. Ele foi acorrentado e exposto ao inimigo e, por alguma razão inexplicável, os bárbaros imploraram a paz.
    No ano seguinte ele foi batizado na Páscoa e assim entrou na grande comunidade aristotélica.

    O Bispo de Tours

    Após 20 anos de serviço leal na legião, ele se aposentou e recebeu um pedaço de terra não muito longe de Tours na Gália.
    Muito rapidamente, muitos seguidores chegaram ao local, pois sua reputação o precedeu.
    Muitos anos se passaram.
    Em 370 em Tours, o Bispo do local tinha acabado de morrer. Os habitantes queriam escolher Martin, mas ele havia escolhido um caminho humilde e não aspirava o episcopado.
    Os habitantes, portanto, o raptaram e o proclamaram Bispo pela força em 4 de julho de 371 sem seu consentimento.
    Apesar de alguns golpes furiosos do Santo (seu caráter marcial era aparente na época) e o lançamento de pedras e outros objetos, o fervor popular não diminuiu. Pelo contrário, os objetos recebidos rapidamente se tornaram relíquias que foram recolhidas. Martin acabou se apresentando, acreditando que esta era, sem dúvida, a vontade de Deus.
    Ele passou o resto de sua vida viajando incansavelmente por sua diocese, constantemente convertendo os pagãos, que na época eram muito numerosos na região.
    Ele impôs a si mesmo uma vida de disciplina e organização de acordo com um ritual militar que nunca o deixaria: levantar-se em horários fixos, orações, refeições de mingau e um copo de água com vinagre.
    Ele reuniu alguns discípulos que o seguiram em suas viagens.

    Martin tinha o dom de curar? Certamente, senão como podemos explicar todos os milagres atribuídos a ele: diz-se que ele « curou paralíticos, possuídos, leprosos, ressuscitou crianças, fez mudos falarem, ele podia até curar à distância, ou através de um objeto que ele mesmo tocasse. Ele acalmava os animais furiosos e até granizos. »

    Um dia, ao ver alguns pescadores disputando peixes, ele explicou a seus discípulos que os demônios lutam pela alma dos fiéis na lua da mesma forma. As aves assim tomaram o nome do bispo.

    Exausto por esta vida de soldado de Deus, Martin morreu no final do outono, em 8 de novembro de 397, sobre um leito de cinzas conforme morrem homens santos. Disputado entre os habitantes de Poitiers e Tours, seu corpo foi roubado por estes últimos, que silenciosamente e com dificuldade os fizeram passar por uma janela da capela onde fora colocado, e rapidamente o levaram pelo rio até Tours onde está enterrado.
    Quando seu corpo passou por cima do Loire entre Poitiers e Tours, as flores começaram a florescer em novembro. Este fenômeno espantoso deu origem à expressão "O verão de São Martin"!

    Este fenômeno milagroso deu origem à expressão: "O verão de São Martin!"

    Símbolos Associados:

    Relíquias: O manto, aquele que ele compartilhou com um homem pobre no dia da Revelação, atualmente na Catedral de Tours.

    Itens relacionados: Coragem, força, compaixão.
    Primeiro missionário a difundir o aristotelismo na Gália.

    Citações:

    - As batalhas perdidas são muitas vezes resumidas em duas palavras: tarde demais
    - Eu amava demais a guerra
    - Eu nasci para compartilhar Amizade e não ódio
    - Quanto mais você compartilha, mais você possui
    - Compartilhei minha capa, todos vocês receberão!
    Nota relativa a esta última citação: foi pronunciada por Martin quando os fiéis quiseram torná-lo bispo pela força. Em seguida, houve uma chuva de objetos sobre eles. Mas é preciso entender que tudo isso é apenas uma parábola. Todos nós receberemos o Reino de Deus no Sol!



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:45 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Moderano


    São Moderano Bispo de Rennes
    Santo Padroeiro de Fornovo
    (? - 730 C.)


    1. São Moderano, um filho piedoso de Nobres

    Desde sua mais tenra infância, o amor pelo aprendizado de Moderano o levou a uma carreira eclesiástica.
    Ele era o mais novo de nove crianças. Seu pai já havia casado suas filhas com várias famílias nobres francesas e dois de seus irmãos haviam iniciado uma carreira militar enquanto os outros dois haviam escolhido a Via do Estado.
    Francisco, o mais velho, havia morrido em defesa de seu Condado. Richard, por outro lado, teve uma grande carreira militar e tornou-se primeiro Barão e depois Conde de Arnais, um Senhorio na região de Rennes que o Rei lhe deu por salvar sua vida em batalha.
    Richard, que tinha sido um homem íntegro, estava deslumbrado e inebriado por seu novo poder. Ele começou a violentar cortesãs e a aumentar os impostos. Ele esvaziou os bolsos dos fazendeiros e os estômagos dos camponeses pobres que já não conseguiam mais pagar as contas, pois o pouco que colhiam não lhes permitia sobreviver ao inverno, uma vez que os impostos eram cobrados.
    Moderano, vinte e cinco anos mais novo, viu-se um dia com seu pai no Castelo de Arnais.
    Desde o momento em que chegou até a noite, ele viu a vida solitária de seu irmão, vendo-o maltratar seus camponeses, apalpar cortesãs e agredir seus súditos. Seu coração chorava e ele não sabia como enfrentá-lo. Ele ainda era uma criança e não via como poderia convencer um adulto.
    Naquela noite ele foi dormir triste pelo comportamento de seu irmão e seu coração sangrava.
    Foi num sono agitado, como Flodoardo nos conta, que ele teve sua primeira visão. Ele se sentiu como se estivesse acordado por volta das cinco da manhã e uma luz suave descesse de uma janela. Quando ele abriu os olhos, viu a imagem de uma pessoa carregando uma pomba em uma mão, uma pessoa que mais tarde seria identificada como São Remígio. Flodoardo nos diz que Moderano tomou a visão como uma mensagem de paz que ele tinha que trazer para seu irmão e para o mundo. Ele entendeu que o amor ao Altíssimo era a única coisa que poderia salvar seu irmão. Pela manhã, ele o confrontou cara a cara, explicando que estava cedendo ao Sem Nome, que deveria amar o próximo se quisesse ser amado em troca e que em seu coração deveria amar o Altíssimo como Ele o amava. Seu irmão, em resposta, riu e empurrou o pequeno Moderano. Quando ele caiu, quebrou a perna esquerda e permaneceu coxo por toda a vida.
    Foi o contraste entre a vida solitária de seu filho Richard e o caráter gentil e a fé profunda de Moderano que convenceu Eugênio, seu pai, a dar seu filho mais novo à Igreja, fazendo-o estudar em um mosteiro a partir dos seis anos de idade.
    Inicialmente melancólico, o jovem Moderano aprendeu rapidamente as ciências da religião e especialmente a arte da oratória e da pregação.
    Aos quinze anos, ele já era o tesoureiro do mosteiro e aos dezessete, encarregado da biblioteca e do ensino aos noviços. Apaixonado por filosofia, ele encontrou um antigo manuscrito esquecido de Aristóteles. Tendo percebido a verdade de seus ensinamentos, ele transmitiu seus conhecimentos a seus jovens noviços e mandou copiar estes manuscritos incansavelmente, salvando assim parte do ensinamento do homem que ainda não era reconhecido como profeta.
    Sua oratória foi tão convincente que ele conseguiu, apesar das dificuldades, tocar as mentes dos mais infelizes. Sua vida era tão dedicada ao Altíssimo que muitas vezes os monges mais velhos, apegados a ideias antigas, sentiam em suas palavras um sopro de frescor e bondade divina e estavam convencidos. Assim, ele conseguiu fazer desta abadia um lugar de destaque no ensino aristotélico. Quando Moderano falava, parecia que as palavras vinham diretamente do Altíssimo e isto espalhou Fé e Amor dentro e fora do mosteiro. Esta conduta exemplar quando ele mal tinha vinte e um anos de idade lhe valeu um chamado das mais importantes autoridades da Igreja Francesa, que propôs que ele colocasse seus conhecimentos a serviço da Diocese de Rennes como Bispo.

    2. A tentação da sombra e o Chamado de São Remígio

    Moderano, não se sentindo preparado para a tarefa, pediu ao Cardeal enviado pela Assembléia Episcopal que lhe desse tempo para estudar sua generosa proposta.
    De volta ao mosteiro, ele se fechou em sua cela e lá permaneceu por sessenta dias.
    Meditando e lendo os textos sagrados, o Livro das Virtudes e os Escritos de Aristóteles, Moderano pensava em como lidar com a situação quando, no nono dia, uma sombra apareceu na cela. A sombra parecia ser formada a partir do reflexo da lua em sua cama e estava diante dele.
    Moderano ficou petrificado quando a sombra falou:

    « Moderano, se não aceitares este cargo, farei de ti Abade do convento ».

    Moderano tomou em suas mãos seu rosário e rezou até o amanhecer. Quando ele olhou para cima, a sombra não estava mais em sua cela.

    No trigésimo terceiro dia, a sombra reapareceu, mas desta vez parecia que a lua estava refletindo sobre o genuflexório. Moderano pulou de medo: « O que você quer de mim novamente, sombra demoníaca? » e a sombra respondeu: « Moderano, você é um orador hábil, você tem uma inteligência aguçada e se você me seguir, o caminho para a fama será seu e da mesma forma uma posição como Cardeal! »

    Moderano para todas as respostas disse: « Minha fé pertence ao Altíssimo e ele escolherá meu caminho. Está em suas mãos misericordiosas se eu me tornarei um Cardeal ou apenas um pobre monge. » Ele começou a rezar novamente e a sombra desapareceu.

    No quinquagésimo oitavo dia, a sombra apareceu novamente.
    « Moderano, se você me seguir, eu lhe oferecerei as chaves da Igreja na Terra. Você dominará a fé e os fiéis serão seus súditos obedecendo a suas leis. Você vai me seguir? » Moderano respondeu: « A fé me domina e eu sou o servo de meus fiéis, eu guio suas almas para que elas possam salvar a minha. »
    Exausto com os ataques da fome e da sede, no quinquagésimo nono dia, enquanto os sinos tocavam a meia-noite, enquanto os outros monges se preparavam para rezar na igreja do mosteiro, Moderano adormeceu e teve um sonho premonitório.
    Moderano o contou em suas memórias, que foram encontradas após sua morte: « Minha fé enfraqueceu e eu adormeci em meu quinquagésimo nono dia de penitência e em meu sonho vi São Remígio, que sorriu para mim e me vestiu as vestes sacerdotais de um bispo. Quando acordei, depois de ter alimentado e regado meus restos mortais, não pude deixar de aceitar a proposta que me foi feita pelo Cardeal. »

    3. A preguiça do clero e a pregação de São Moderano

    Tendo aceito o cargo de Bispo, ele decidiu primeiro viajar através de sua Diocese.
    Ele viajou de norte a sul e de leste a oeste para verificar as ações dos párocos e de todos os seus subordinados. Ele viu que o clero estava sem fôlego, sem energia, muitas vezes incapaz de dar respostas ao povo, quase nunca presente na igreja e acima de tudo preocupado em encher seus próprios bolsos em vez de salvar as almas dos fiéis.
    Recordando sua visão, o propósito de sua missão tornou-se claro para ele. Moderano partiu novamente para a estrada, indo a todos os lugares, da menor aldeia à maior cidade de sua diocese, para pregar. Graças a sua grande habilidade oratória, muitos dos fiéis logo o ouviram e o admiraram ao se aproximarem da Igreja.
    Os padres ficaram impressionados com suas palavras e muitos o seguiram para aprender a pregar a Fé. Muitos entre as pessoas pediram para entrar no mosteiro e aqueles que eram muito velhos para fazê-lo tiveram as sagradas escrituras lidas para eles pelos clérigos.
    Depois de apenas dois anos, a Fé estava brilhando novamente em sua diocese e as igrejas estavam sempre cheias. Frequentemente era convidado a fazer homilias pelos párocos das pequenas igrejas do interior, o que preferia em detrimento dos convites dos abades dos grandes mosteiros. Ele sempre concordava em levar a palavra do Altíssimo aos fiéis.

    4. Moderano vai em peregrinação para agradecer ao Altíssimo

    Para agradecer ao Altíssimo, ele decidiu fazer uma peregrinação a Roma para honrar o túmulo do Apóstolo Titus. O Bispo Moderano deixou sua cidade e foi para o Sul da Itália. Depois do sonho que o levou a aceitar o cargo de Bispo, Moderano desenvolveu uma devoção particular a São Remígio, o conversor dos Francos, e decidiu fazer um desvio para Reims, a cidade onde o grande santo fora enterrado. Moderano parou para rezar ao Santo e agradecer-lhe, e o Arcebispo de Reims o reconheceu e perguntou a Moderano se ele queria levar algumas relíquias com ele para Roma. Moderano viu isto como um sinal divino e não pode deixar de aceitar a proposta de glorificar a São Remígio. Ele também concordou em fazer este favor ao Arcebispo que era muito velho para ir ele mesmo à Cidade Santa.
    Ao chegar ao Passo Cisa, ele parou para descansar e amarrou a relíquia de São Remígio aos galhos de uma árvore. No caminho de volta, ele esqueceu esta preciosa bagagem. Quando ele voltou para pegá-la, percebeu que não podia mais agarrar o galho, que se elevara inexplicavelmente. Percebendo que a força era inútil, o peregrino prometeu oferecer a relíquia, se pudesse pegá-la, à Igreja da cidade mais próxima, Fornovo. Com estas palavras o ramo baixou, permitindo que Moderano pegasse a relíquia, como um fruto sagrado.
    Foi assim que Fornovo, uma famosa cidade nas montanhas dos Apeninos Parmesãos, veio a ter alguns restos de São Remígio em sua Igreja. Além disso, o Bispo de Rennes, Moderano, foi nomeado pároco desta Igreja por Liuprando, Rei dos Lombardos.
    Moderano voltou para a França, mas não ficou lá. Voltando a Reims, para agradecer ao Arcebispo pelo presente que lhe havia confiado, ele doou simbolicamente a Igreja de Fornovo ao Capítulo da Catedral de Reims.
    Voltando a Rennes, um dia, durante as vésperas, enquanto estava absorto em oração, teve outra aparição de São Remígio que indicou o sul com sua mão. Moderano interpretou a aparição como a vontade do Santo de fazê-lo voltar à Itália para a igreja dedicada ao Santo. Ele renunciou ao cargo de bispo e teve um sucessor eleito.
    Ele então retornou a Fornovo, onde permaneceu até sua morte, que ocorreu alguns anos depois.
    Até hoje suas relíquias e seu corpo são guardados na igreja paroquial de Fornovo.

    5. Os últimos anos de Moderano em Fornovo

    Moderano passou os últimos anos de sua vida na tranquilidade da Igreja de Fornovo, perto do Passo Cisa.
    Mas ele não ficou de modo algum ocioso, e graças ao seu talento como orador ele conseguiu trazer a Fé para estas montanhas, e também transmitiu a mensagem de Aristóteles, tendo trazido cópias dos principais textos do grande filósofo. Graças às relíquias de São Remígio na igreja paroquial de Fornovo, ele conseguiu estabelecer uma peregrinação a esta igreja.
    A igreja tornou-se assim famosa nos Reinos em seu tempo. Isto fez de Fornovo um dos lugares de culto mais importantes em seu Ducado e um dos mercados mais importantes, permitindo o comércio entre o Ducado de Milão, a República de Gênova e o Ducado de Modena.
    Moderano morreu ajoelhado em oração extasiante diante das Relíquias do Santo, no dia vinte e dois de outubro de 730.


    Festa: em 22 de Outubro.
    Relíquias de São Moderano: Corpo do Santo e Vestes Episcopais



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:46 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Nicolau, Amigo das Crianças


    A infância e a adolescência

    Nicolau Dury-Damour nasceu em março de 955 em Achouffe, Ardenne, Diocese de Liège.

    Os Dury-Damours foram de pequena nobreza informal. Nicolau foi criado em um bom ambiente. Ele aprendeu a ler e a escrever. Sua frágil constituição não lhe permitia se destacar nos exercícios de combate, mas ele impressionou com seu domínio do grego e do latim. O padre da aldeia o obrigava a ler os textos sagrados. O pequeno Nicolau ficou fascinado por Aristóteles e Christos, e planejou seguir a Via da Igreja. Assim, ele entrou no Seminário em Liège.

    Foi lá que ele conheceu Genevieve. Ele se apaixonou loucamente por ela e foi confrontado com um dilema: sua fé ou seu amor. Se a mística aristotélica ainda o fascinava, a rigidez de certos professores o fazia duvidar da santidade daqueles que afirmavam ser seus professores. A notícia da morte de sua mãe foi um choque terrível para ele. Assim, Nicolau deixou o seminário antes de fazer seus votos para viver com Genevieve. Ambos permaneceram em Liège por alguns meses, Nicolau trabalhava como escritor público graças às instruções dos monges. Mas ele estava se sentido sufocado na cidade grande, sentindo falta das colinas de Ardenne. Eles decidem se juntar ao pai de Nicolau em Achouffe.

    O sofrimento

    A caminho de Achouffe com sua jovem esposa, Nicolau ficou sabendo que seu pai morrera. Este novo golpe foi duro, mas Nicolau conseguiu superar graças ao amor de Genevieve e, acima de tudo, à sua forte fé. Ele assumiu o negócio de seu pai, que incluía numerosas florestas, áreas de caça e uma mina de ardósia. A riqueza estava lá, assim como a felicidade quando Genevieve lhe deu dois bons filhos.

    Em setembro de 987, Genevieve retorna a Liège para ver sua família. Preso por seus negócios, Nicolau permaneceu em Achouffe. Duas semanas depois, ele ficou sabendo que sua esposa e dois filhos se afogaram no Rio Mosa quando o barco que os levava naufragou. Este foi o golpe fatal. Nicolau quase perdeu a cabeça, mas sua fé o salvou! Ele estava convencido de que sua esposa e filhos tomariam seu lugar à direita de Aristóteles. Assim, livre de todas as contingência terrena, ele deixou seus pertences e sua riqueza para trás e partiu. Naquele momento, seu rastro se perdeu.

    O Acidente

    A Lenda de São Nicolau, narrada por Francisco de Villeret, nos conta que no início do século XI, Nicolau viveu como padeiro em Rochefort. Ele não tinha nenhum prazer além de mimar e proteger as crianças, já que não tivera a oportunidade de ver seus próprios filhos crescerem. Nicolau foi logo elogiado unanimemente por sua bondade e simpatia, mas também por sua erudição, sua fé e sua devoção. Ele demonstrava generosidade ao doar conforme seus pobres meios. Mas o aristotelismo não estava firmemente enraizado em Rochefort, e Nicolau era considerado uma pessoa iluminada e ingênua. Mas ele não se importava, perdoava aqueles que o desprezavam e continuava a transbordar bondade e generosidade.

    Um dia, tentando proteger uma criança que havia roubado o carniceiro para comer, Nicolau fora esfaqueado. Ele fora levado para sua casa, mas permaneceu lá sozinho, agonizando. Na manhã seguinte, em um domingo na hora da missa, ele retornou à igreja. Sua ferida foi curada, sem cicatriz alguma. Ele caminhou pelo corredor, direto para o altar. Ele ajoelhou-se ali sem prestar a mínima atenção no padre e começou a rezar. Houve silêncio na igreja, ninguém ousava mover seus membros ou seus lábios. E depois de alguns minutos, Nicolau se levantou e saiu. Pela segunda vez em sua vida, sua fé lhe mostrara um novo caminho a seguir.

    O Apostolado

    Durante vários meses, Nicolau viajara pela região. Muitas lendas relatam curas de crianças doentes, mas também doações acima da média. Um dia ele chegou em Durbuy, às margens do Rio Ourthe. Ele reuniu as crianças sem dizer uma palavra. Ele abriu a pequena bolsa no ombro e começou a distribuir os biscoitos. A bolsa parecia muito pequena para alimentar tantas crianças. Mas, para surpresa de todos, ele não só tinha biscoitos suficientes, mas quando saiu sua bolsa ainda parecia cheia.

    Sua viagem levou Nicolau de volta a Liège. Pela primeira vez, ele visitou a sepultura de sua esposa e filhos. A lenda diz que choveu, mas Nicolau fora poupado pelas gotas. Ele retornou ao seminário e completou sua formação para se tornar padre. Ele foi ordenado padre em 15 de abril de 1018. Ele então retornou a Rochefort para se tornar o pároco.

    Durante três anos, Nicolau liderou a paróquia com gentileza e firmeza. Antes dele, os paroquianos praticavam mais por tradição do que por convicção. Mas diante de tal exemplo de bondade, generosidade e fervor, eles começaram a ter fé novamente! E Nicolau deu origem a uma série de vocações religiosas não apenas na aldeia, mas também nos arredores.

    A tradição

    Nicolau morreu em 6 de dezembro de 1021. Em Rochefort, houve uma grande comoção. Nicolau era amado e respeitado por todos. As crianças ficaram tão tristes por perderem um guia e um protetor tão grande que o aprendiz de padeiro da aldeia lhes ofereceu biscoitos de canela para tentar acalmar-lhes a tristeza.

    Desde aquele dia, todos os anos, na mesma data, o povo de Rochefort oferece bolos para as crianças. A tradição se espalhou rapidamente pelas aldeias vizinhas e por toda a região, desde a Flandres até a Alsácia. São Nicolau é considerado como o protetor das crianças.



Citation:



    A Lenda de São Nicolau

    Pergaminho original na Valônia, encontrado em Tournai

    Citation:

    Mi, Françwès di Vileret, mwinne di Djiblou, vout fé passer à tos mes frés et mes soûs del Aristotelicyinne eglijhe li messaedje ki shût.

    C'esteu e 1024 do trevén di Nosse Mwaîsse. Li pere abé m'avau evoyî èn Ardene, là k'il aveu on messaedje por li on soçon dins li vî payis d'Ardene, do costé del Rotche. Adon vo-mi-la so les vôyes, d'abôrd do Conté du Nameûr et padri Moûze su les daegn do Prince-Evêque di Lidje, et roter tt å long do djoû, et di catchî ene måjhone awou-s ki les djins volenut bén d'mi po nût.

    Dji rote insi ût' djoûs, et vo-mi-la dilé Rotchefoirt. Come c'est-st ene foirt bele veye, dji tûze ki dj'î poreu dmeurer sacwants djoûs, po m'rapåjhî. Dji mouxhe dins ene auberje, boes ene bîre et cminçe à causer avou les djins. I n'sont nén djondus, i veyenut bén ki dji so-st on ome d'eglijhe. Afon i m'causenut di leu curé.

    Mi-n ome esteu boledji. Cou ki veyeu l'pus voltî, c'est les bea grands sorires des valets et des båsheles cwand lzeus dner des neujes. On l'lomeu Nicolas, mins gn'a nelu ki cnecheu si vray no d'famile. On djoû, il wê on valet qui rote foû do botike do boutchî, et l'ôte ki rote padri lî. I mlouche foû di s'botike, atraper li valet et dminder å boutchî çou ki n'va nén. Li valet aveu scroté on boket d'tripe. Et li botchî esteu presse à les saetchî foû del panse do valet ses tripes ! Nicolas, ki sé bén ki l'valet est d'one pwinneuse famile, sins nole rujhe mins sins nole manôye, saye di ritnu li botchî po l'valet endaler. Et adon c'est li ki prind li côtea do botchi dins l'pinse.

    Tote li nût, on tûze ki va moru, tot seul dins måjhone, là ki vikeu tot seul. Mins li lindmwin, åzès matines, im pouxhe à l'eglijhe, petant di santè ! Si frakes est co dismetouwe do cotea, mins so s'panse, pu rén, nén ddja ene skernache. I s'a ascropou padvint l'åté, a priyî et adon il a endalé. Dins les moes k'on shûvu, les djins do viyaedje on bråmint ojhou des fåves so on Nicolas, là k'i veyeu voltî les djonnes et lzeu dner des boles. On djoû, il a rivnu, il aveu sti diskà Lidje et divnu curé ! Li vî curé li a layi s'plaece.

    Trwes ans pus tård, Nicolas a moru. C'esteu li 6 di décimbe. Dispus ci djoû là, les djins do viyaedjes donenut åzès djonnes des boles li 6 di décembes, po si sovnu di Nicolas. Et cite uzance-là cmince à prinde dins les viyaedjes avår-là.


    Tradução:

    Citation:
    Eu, Francisco de Villeret, monge de Gembloux¹, desejo transmitir a todos os meus irmãos e irmãs da Igreja Aristotélica a seguinte mensagem:

    Foi em 1024 da Era de Nosso Senhor. O abade me enviou para Ardenne porque tinha uma mensagem para um de seus amigos no velho país das Ardenas, perto de La Roche. Então aqui estou eu nas estradas, primeiro no Condado de Namur e depois, através do Rio Mosa, nas terras do Príncipe-Bispo de Liège, andando durante todo o dia, e procurando uma casa onde as pessoas me aceitem para passar a noite.

    Caminhei assim a um bom ritmo durante oito dias, e aqui estou eu nas proximidades de Rochefort. Como é uma cidade muito bonita, pensei que poderia ficar lá por alguns dias, para descansar. Entrei em uma pousada, bebi uma cerveja e comecei a falar com o povo. Eles não são loucos, eles podem ver que eu sou um homem da Igreja. Então eles falam comigo sobre seu padre.

    Este homem era um padeiro. O que ele mais gostava eram os grandes e belos sorrisos dos meninos e meninas quando lhes dava nós². Ele se chamava Nicolau, mas ninguém sabia seu verdadeiro sobrenome. Um dia ele viu um menino correndo para fora do açougue, e o carniceiro correndo atrás dele. Ele saiu da oficina, pegou o garoto e perguntou ao carniceiro o que estava acontecendo. O menino tinha roubado uma salsicha e o carniceiro estava prestes a arrancar as entranhas do menino³. Nicolau, que sabia que o menino era de uma família miserável, sem qualquer problema, mas sem dinheiro, tentou deter o carniceiro para que o menino fugisse. Assim, acabou sendo ele quem levou a facada do carniceiro no estômago.

    Durante toda a noite, as pessoas pensavam que ele morreria, sozinho em sua casa, porque ele vivia sozinho. Mas no dia seguinte, pela manhã, ele entrou na igreja, novo como uma margarida! Suas roupas ainda estavam rasgadas pela faca, mas em sua barriga não havia mais nada, nem mesmo uma cicatriz. Ele se agachou no altar, rezou e depois foi embora. Nos meses seguintes, as pessoas da aldeia ouviram muitas histórias sobre um Nicolau, que amava crianças e lhes dava pequenos bolos. Um dia, ele voltou, tinha ido para Liège e se tornara um padre! O velho padre o deixou tomar seu lugar.

    Três anos mais tarde, Nicolau morreu. Isso foi em 6 de dezembro. Desde aquele dia, as pessoas da aldeia dão bolos aos jovens no dia 6 de dezembro, para lembrar Nicolau. E este costume começou a se espalhar para as aldeias vizinhas.


    Notas:
    ¹ Gembloux é uma cidade nos "territórios romanos" do Ducado de Brabant, a poucos quilômetros de minha cidade natal. É uma abadia poderosa e um pequeno condado autônomo.
    ² os "nós" são uma massa em forma de nó.
    ³ há um jogo de palavras com "tripes" que é difícil de traduzir em francês



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:48 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Nicômaco, Filho de Aristóteles e Padroeiro dos Aleijados


    I - O mito do pai

    Enquanto Aristóteles, viajava de cidade em cidade pregando incansavelmente a mensagem do Altíssimo, Nicômaco era visto por muitos como pouco mais do que uma erva daninha, pois era difícil e presunçoso assumir o papel de filho do Profeta. Muitos apontavam para ele com curiosidade e os sussurros que o acompanharam só reforçaram a dificuldade do filho em ter uma infância normal.

    Além disso, nenhum tutor teve a coragem ou a audácia de substituir o pai viajante, portanto, até os dez anos de idade, a criança não recebeu mais educação do que de alguns mendigos que vagabundearam perto de casa.

    Ansioso pelo amor paternal, Nicômaco aprenderia tudo o que pudesse sobre os contos lendários de seu pai Aristóteles. Mas em vez de saciar sua sede pela compreensão de seu pai, eles o deixavam muitas vezes se sentindo vazio e cheio de perguntas e era como se ele estivesse olhando para um poço sem fundo, com pensamentos indo de mal a pior e seu pai ficando mais distante. O que seu pai estava fazendo?

    Então um dia Aristóteles voltou: ele era frágil, um gigante com pés de barro, sobrecarregado de cansaço e quase quebrado. Ele tinha sessenta anos de idade.

    Nicômaco estava estupefato; como poderia este frágil homem fraco ser seu pai, como poderia o profeta ser tão fraco, este homem frágil que todos amavam, mas ele mesmo era visto como uma erva daninha. Foi então que ele desenvolveu ressentimento em relação a seu pai, o herói.

    Agora o filho tornou-se lacônico e cínico; todas as perguntas que ele havia desenvolvido anteriormente não eram feitas, ele as guardava para si mesmo, pois não mais buscava os afetos de seu pai.

    II - Aprendendo sobre os preceitos de Aristóteles

    Então, um dia, a notícia da morte de Alexandre se espalhou como um tufão. Conseqüentemente, muitos bêbados rudes do conselho, por muito tempo hesitantes em caluniar Aristóteles, começaram a ameaçá-lo abertamente por mudar a ordem estabelecida da cidade e encher as mentes das pessoas com profecias perigosas.

    Inesperadamente para Nicômaco, Aristóteles o pegou pelo ombro, entregou-lhe uma grande bebida enquanto ria alto, brindou os copos e disse: "Não se preocupe meu filho, é melhor morrer numa purga hipócrita do que viver para sempre cercado por hipócritas".

    Muitas vezes é em tempos de adversidade que os laços mais profundos são atingidos, e foi durante esse tempo que o Pai e o Filho se reconciliaram. Aristóteles tentou compensar os anos de ausência ensinando e expressando todo o seu conhecimento moral, para que seu filho, com quem ele agora contava, pudesse ter um verdadeiro conhecimento da moral e ser sustentado pela fé de seu pai.

    Indo ao âmago dos conceitos, Aristóteles o ensinou a olhar além das Aparências, a buscar o Justo, que pode estar escondido pela decência e pelo decoro, a Amizade sem medo da solidão, a Verdade, a Humildade despojada de orgulho e lhe permitiu analisar que virtudes extremas podem se tornar malignas:

    « Muitas vezes, a conservação não é mais o que parece ou o que se pretende ser. O camponês acumula para um futuro difícil e eterno prêmio, esconde tesouros debaixo do ganso, enterra-o debaixo da nádega esquerda com sua esposa, mas logo ele tem um segundo campo, que deve ser suficiente para servi-lo, mas então ele se torna um artesão e então cobiça o apartamento opulento da cidade; sem nunca tocar na natureza fictícia de sua insegurança.

    Basicamente radiante, ou seja, cheio de rabanetes aplicados em pedra, tal é a marca de seu sucesso terreno, mas nunca lhe diga que ele está pecando por ganância.
    »

    É claro que muitas vezes ele evocava profecia e era possível ver o brilho em seus olhos quando ele o fazia. Esse brilho também foi transferido para Nicômaco.

    Nicômaco absorveu tudo com entusiasmo e prazer.

    Chegou um dia em que, exausto de uma vida sobrehumana, o profeta contou com a força de seu filho e foi este último quem transcreveu as óticas da metafísica e, de memória, toda a educação moral que Aristóteles lhe havia transmitido sob o título de Ethica Nicomachea ou Ética a Nicômaco.

    Nicômaco tentou intervir, mas teve seus olhos arrancados e a casa foi incendiada, forçando a família a deixar Atenas para Chalcis.

    Seu pai, tentando consolá-lo, costumava dizer-lhe « em ciclopédia, Œdipe reina supremo » o que significa mais ou menos, no reino dos caolhos, os cegos são reis.

    III - A partilha dos preceitos

    Aristóteles, expulso de Atenas, havia se estabelecido com seu filho Nicomachus e sua neta Poseidonia em Chalcis. Foi lá que ele soube que Seleuco, ex-general de Alexandre, tinha acabado de ter um filho. Assim, ele convidou Seleuco a apresentar-lhe seu filho Antíoco, pois ele tinha grandes revelações a fazer.
    Em antecipação a esta vinda, Aristóteles preparou seu filho Nicômaco para a grande missão de sua vida: tornar-se o tutor de Antíoco.
    Nicômaco, portanto, partiu com Seleuco, levando consigo todos os escritos de seu pai e instruções precisas para a educação do jovem Antíoco.

    Foi pouco tempo depois que Nicômaco soube da morte de seu Pai, o Grande Aristóteles. Sua dor era bem real, mas ele sabia que tinha uma missão a cumprir e fez todo o possível para garantir que os ensinamentos de seu pai fossem transmitidos ao maior número possível de pessoas.

    Durante a juventude de Antíoco, ele retomou todos os escritos de seu pai e os compilou em um livro que ele chamou de "Sobre o Deus Único e seus Mandamentos".
    Então, quando a criança tinha quinze anos, ele confiou este livro a Antíoco, bem como o envelope lacrado que Aristóteles havia escrito para a criança.
    Neste mesmo ano 305 A.C., o Pai de Antíoco tornara-se Rei.

    Nicômaco continuou a educação do jovem Antíoco em Selêucia, a nova capital do Império Seleucida, que ouvia com grande atenção seu mentor e cuja fé cresceu a cada dia.

    Ele também saía frequentemente para o campo ao redor de Seleucia para espalhar os ensinamentos de seu pai.

    Um dia, enquanto explicava a um aldeão que deveria rodear-se de amigos próximos, ele descobriu um "bordel" onde muitas mulheres estavam vendendo seus corpos sem modéstia, embora ele não pudesse vê-las, as obscenidades que ouvia eram suficientes para fazê-lo entender o que estava acontecendo.
    O horror passou pelo rosto do filho do profeta. E ele não conseguiu não intervir, deixou-se dominar por sua fé e declarou em sua voz transbordante de fervor:

    « Que vergonha para vocês, homens, que se desviam para o pecado! O pecado da carne! Suplico-lhes que parem! Em nome de Nosso Deus! »

    Os olhos fechados de Nicômaco adicionaram profundidade ao seu discurso, e os homens cessaram seus atos degradantes e se vestiram, envergonhados. As palavras do filho de Aristóteles haviam atingido o coração deles, e todos eles se aproximaram dele, perguntando:

    « Será que Ele nos perdoará? »

    Ele lhes respondeu que seriam necessárias boas ações para redimir a devassidão em que viviam. Ele os convidou a segui-lo em sua trajetória, ensinando-lhes o que seu pai lhe havia ensinado, e que eles, por sua vez, ensinariam onde parassem.

    Nicômaco morreu em 289 aC. O ensinamento de seu Pai, que ele havia começado a transmitir à nobreza selêucida e ao povo, logo daria frutos, pois em seu leito de morte Nicômaco ouviu seu discípulo Antíoco prometer-lhe que em breve criaria uma verdadeira Igreja que espalharia a verdadeiro fé como ensinada por Aristóteles.

    Humilde e distante da vaidade do mundo, tudo o que ele realizou foi guiado pela convicção e beleza da ação, e assim o empreendimento titânico que Nicômaco realizou, ninguém jamais elogiou, ele permaneceu para sempre ignorado pela história e negligenciado pelos louros.

    Citações célebres:

    "A beleza deste mundo não é nada comparada com a daquele que nos espera!"
    "O sofrimento que um homem suporta o torna mais forte! E sua fé é fortalecida."


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 08, 2022 8:49 pm; édité 2 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:56 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos antigos
    Hagiografia da Santa Nitouche



    Santa Nitouche encara os Bogomilos

    A Igreja Aristotélica emergiu do sacrifício de Christos. Mas outros fiéis, os santos mártires, deram as suas vidas pela fé que lhes havia sido revelada por Aristóteles e Christos. Um deles foi a Santa Nitouche, a Imaculada, vítima da barbaridade do temível Abadom, apelidado de forma justa por "o flagelo".

    À medida que a fé aristotélica ia-se espalhando por todo o mundo, uma seita chamada "Bogomilos" fervilhava por entre os Balcãs. Maltrataram os crentes da verdadeira fé e queimaram as suas igrejas. À frente deles estava Abadom, o flagelo, um guia espiritual cuja loucura raramente haveria sido igualada desde então.

    Christos foi o segundo e último humano a transmitir a palavra de Deus aos seus contemporâneos. A força da sua fé era tal que se espalhou pelos corpos e almas das pessoas que o rodearam. Os aleijados ergueram-se e os doentes curaram-se para escutarem o seu sermão.

    Mas, onde quer que fossem, os Bogomilos pregavam que Christos, a quem chamavam de Jeshua Cristo, era de facto a encarnação de Deus dentro de um invólucro de carne, o corpo humano. Assim sendo, segundo eles, foi Deus que desceu à terra para pregar a Sua palavra e que morreu sacrificado no altar do pecado humano.

    Abadom e os seus discípulos acreditavam convictamente que foi Christos quem cruzou Jerusalém, ressuscitando os mortos e andando sobre a água. Como, segundo eles, Christos era Deus, consideraram dispensável a ideia que tivesse havido uma primeira revelação e que, por isso, objetavam a posição de profeta conferida a Aristóteles.

    Nitouche, uma jovem íntegra, era camponesa numa quinta de milho e prefeita da maravilhosa vila de Sarajevo. Morava ainda na herdade da família e estava noiva de Igor de Zagreb, um humilde comerciante croata que a amava muito. Quando Abadom e os seus discípulos pararam junto à propriedade dos pais da santa, tentaram converter todos os presentes. Mas a Nitouche, os seus pais e seu noivo Igor eram verdadeiros crentes. Fiéis à Igreja Aristotélica, recusaram qualquer compromisso com aqueles hereges.

    Santa Nitouche questionou-lhes: "Porque é que Deus se teria limitado ao interior de um corpo humano, quando Ele é Todo-Poderoso, infinito e eterno?"

    Perguntou também: "Porque é que Deus transmitiu a Sua própria mensagem quando Ele a havia confiado anteriormente a um ser humano, na pessoa do profeta Aristóteles?"

    Por fim, indagou: "Se Deus de facto encarnou, porque é que Ele se permitiria a ser martirizado e morto, quando Ele é imortal e Todo-Poderoso?".

    Os hereges, como os animais da Criação, não conseguiram responder a essas perguntas. Ferviam de raiva perante tanta fé. Então, presumivelmente encorajados pela Criatura Sem Nome, os Bogomilos a perseguiram, à sua família e o seu noivo. Fizeram-nos sofrer com crueldade, explodindo em pecados pelos quais estavam já submersos.

    Sofrendo todas as torturas possíveis e inimagináveis ​​por aqueles demónios, Santa Nitouche morreu como mártir. Agrediram-na com brutalidade. A violência foi tal que nenhum ser humano poderia jamais suportar. Os gritos de dor dos pais e do noivo ecoaram por entre os berros dos Bogomilos.

    Mas a Santa Nitouche não disse uma palavra sequer. No seu coração, orou a Deus para lhes perdoar a perversão. Eles não estavam conscientes dos seus atos porque foram corrompidos pelo pecado através da Criatura Sem Nome. Apenas uma única lágrima escorreu pelo seu rosto quando os monstros preparavam-se para dar os últimos golpes no corpo moribundo.

    Mas Deus não permitiu que a fé dela fosse desprezada daquela maneira. A lua apareceu no céu ocultando a luz do sol. Quando a Santa Nitouche morreu, uma penumbra demoníaca surgiu para enviar os hereges do mundo para o limbo, num espetáculo orquestral de gritos de terror. Somente o corpo sem vida da santa permaneceu iluminado com a luz dos justos, o ternurento calor do sol.



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Mer Juin 10, 2020 12:03 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Noel


    Suas origens

    Bisneto de um homem corajoso que seguiu Christos durante sua vida, Nicolau Noel nasceu em uma carroça puxada, diz-se, por veados treinados por seu pai.
    Naquela época não havia registros e não sabemos o local exato ou a data de seu nascimento, mas sabemos que foi durante um inverno particularmente rigoroso.

    Noël quase não viveu além da puberdade porque sofreu muito ao nascer, e até esteve em estado de morte várias vezes. Entretanto, cada vez que ele voltava à vida, ao contrário da pessoa comum, ele voltava melhor do que nunca.
    No entanto, todos os anos no solstício de inverno ele parecia morrer por cinco dias e cinco noites, mas embora seu corpo fosse velado, alguns afirmavam tê-lo visto em lugares diferentes, oferecendo pão aos mais pobres, fogo aos que não tinham nenhum, e até mesmo um simples brinquedo às crianças tristes.

    Sua vida

    Aos 15 anos de idade, quando nunca havia estudado, ele contou a história de Christos, que seu bisavô havia passado para seu avô, que por sua vez a havia passado para seus filhos e netos.
    O pároco o convidava regularmente para assistir à missa e o fazia seu diácono. Logo todos se surpreenderam com sua erudição, sua simplicidade, seu amor pelos outros e seu conhecimento intuitivo do dogma aristotélico.

    Um dia, quando indagado sobre as razões de seus problemas de saúde no inverno, ele respondeu:

    Eu o chamaria de um presente de Deus e não de um problema, porque cada vez que me aproximo da morte aprendo com Christos e Aristóteles, porque nosso Criador nos dá todas as respostas a todas as perguntas para que possamos ver nossas vidas sob uma nova luz, e para que possamos nos julgar antes de sermos julgados.
    Em princípio, quando voltamos à vida, deixamos este conhecimento e algumas de nossas forças, mas Deus fez o contrário por mim, penso que, embora eu mantenha apenas uma resposta, sem escolher qual, não perco toda a minha visita aos Santos.


    É claro que ninguém realmente o levou a sério, e talvez não o tenha levado a sério, mas todas as pessoas se lembraram que ele era um estudioso e um homem de sabedoria, bem como de bondade.

    Ao longo do ano ele deu metade de seu tempo para ajudar os infelizes, não necessariamente os pobres, mas aqueles a quem ele chamou de infelizes.

    Quando perguntado por que ele ajudou tanto ricos como pobres, ele gostava de responder com frases que ele mesmo disse ter recebido de Aristóteles:
    « Os talentos dos ricos não substituem o talento de ser feliz ».
    « Ser cheio de talentos não compra felicidade »
    « vivemos com talento, mas não levamos nossos talentos para o túmulo »

    Nem todos entendiam, pois há muito tempo o talento não era mais uma moeda comum...

    Quando ele tinha cerca de 35 anos, foi nomeado Bispo e continuou sua vida da mesma forma, ajudando aqueles que precisavam de ajuda, qualquer que fosse sua posição social, ele era conhecido por ter sempre a palavra ou o dom que era necessário para fazer as pessoas mais infelizes felizes.
    E a cada solstício de inverno ele parecia morrer, mas cada vez 3 ou 4 dias depois ele voltava mais forte do que nunca e organizava uma missa por volta da meia-noite onde contava uma nova história.
    Um ano anunciou que, dada a sua grande idade, tinha quase 90 anos, o que já é um milagre, estava desistindo do cargo e faria, sozinho, uma última peregrinação. Claro que todos queriam dissuadi-lo, mas ele prometeu que voltaria no dia 25 de dezembro e que, de qualquer forma, seria necessário abençoar este dia especialmente porque ele havia aprendido com os próprios Christos e Aristóteles, que era o dia em que três deles nasceram, Aristóteles nasceu ao meio-dia e Christos à meia-noite e ele justo no meio, às seis horas.

    A lenda

    O Papai Natal, como seus seguidores continuaram a chamá-lo, partiu e retornou ao seu povo no dia 6 de dezembro seguinte.
    Ele respondeu a poucas perguntas sobre esta peregrinação, mas havia trazido de volta duas carroças. Uma foi preenchida com troncos, e a outra com pão.
    Ele mandou distribuir o pão e a madeira para os mais pobres, e quando a distribuição terminou, ele mandou as carroças para os mais ricos, que foram convidados a deixarem um presente.
    Em 24 de dezembro, o Bispo Noel realizou duas missas, uma ao meio-dia em homenagem a Aristóteles e outra à meia-noite em homenagem a Christos, e depois foi para a sacristia e nunca mais foi visto novamente.

    Todos os camponeses, desde os mais religiosos até os mais incrédulos, passaram a noite procurando por ele, e só ao amanhecer, já exaustos, voltaram para casa.
    Foi então que a lenda foi registrada como um milagre, pois cada casa, sem exceção, tinha sua lareira acesa e presentes aos pés da chaminé.

    Desde aquela época, diz-se que todos os anos, em dezembro, ele vem às casas para dar um pouco de felicidade. Diz-se até que às vezes Christos e Aristóteles o acompanham diretamente...[/i]


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:23 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santo Olcovidius


    Santo Olcovidius (106-138) - Santo e Mártir

    I - Une enfance très pieuse.

    Olcovidius nasceu em uma família aristotélica romana. Ele foi, portanto, educado muito cedo na fé. Seu pai, um homem chamado Lucius, foi convertido aos vinte anos de idade por incentivo de sua futura esposa Camélia. Ele era o único filho deles. Eles não eram uma família rica, mas tinham o suficiente para viver e eram cidadãos romanos. Eles viviam em Roma, mas quando o jovem Olcovidius tinha seis anos de idade, a perseguição do Imperador os obrigou a refugiar-se em Óstia, a poucos quilômetros de distância. Ali Olcovidius cresceu e sua fé cresceu com ele graças às visitas quase diárias que fez ao diácono Falco, que lhe ensinou a sabedoria de Aristóteles e os feitos sagrados de Christos.

    II - Um adolescente com talento para as artes, sonhando em dedicar toda sua vida ao amor de Deus.

    Seus pais, querendo abrir sua mente, deram-lhe a ler Sêneca ou Ovídio, assim como Aristóteles e Platão, o que o confundiu por um tempo, mas algumas idéias finalmente tomaram conta das outras. Ele também foi capacitado para a pintura e a música, onde mostrou um talento particular em seu instrumento: a harpa, que permaneceu sua principal distração até o final. A partir dos quinze anos, ele dedicou cada vez mais tempo à oração, e até começou a escrever algumas, a mais famosa das quais é o Credo da Igreja Aristotélica, composta aos dezessete anos de idade em 123. Foi também nesta idade que ele anunciou sua vocação a seus pais: seu desejo de dedicar sua vida a Deus e de ensinar seu amor aos pagãos. Ele também decidiu, para grande consternação de seus pais que não teriam descendentes, permanecer celibatário para pertencer somente a Deus e não ter nenhum vínculo terreno, pois já sabia que sua missão o levaria ao sofrimento e à morte no auge de sua vida.

    III - Sua vida como homem: um diácono a serviço dos humildes, um pregador da fé até o martírio.

    Aos 21 anos de idade, o diácono Falco morreu de uma doença que nenhum médico poderia ter curado: a fadiga, o cansaço de tentar convencer os ímpios a mudar suas vidas e fugir de suas perseguições. O jovem permaneceu ao seu lado até o final e recebeu suas últimas palavras: "Meu Filho, meu Amigo, perdoe os homens". O que quer que eles façam a você por causa de sua fé, perdoe-os de novo e de novo...".

    No funeral do velho homem nas catacumbas, o então Bispo de Roma perguntou à comunidade de crentes quem eles queriam como seu novo pastor. Aclamaram unanimemente Olcovidius e o Bispo, satisfeito com esta escolha, ordenou-lhe imediatamente.

    Depois disso, Olcovidius continuou a escrever salmos, mas também escreveu textos mais polêmicos contra aqueles que perseguiam os aristotélicos, contra aqueles que se recusavam a abrir seus corações à verdadeira fé, e também contra aqueles que egoisticamente viviam sua fé acreditando que eram salvos porque haviam recebido o batismo. Mas sempre em seus escritos ele exortou Deus e seus irmãos a terem piedade dos pecadores. Deus porque criou homens imperfeitos demais para serem dignos Dele e de seus irmãos porque "é preciso olhar a farpa no próprio olho antes da farpa no olho do vizinho".

    O jovem diácono quis dar um exemplo para seu rebanho. Assim, ele viveu humildemente, comendo apenas duas vezes ao dia e jejuando aos domingos. Ele não era rico, mas sua porta estava sempre aberta para os mendigos rejeitados da cidade ou para os doentes cujo sofrimento ninguém queria aliviar. Ele também percorreu as estradas ao redor de Roma e Ostia, levando seu bastão, e visitou os vilarejos e aldeias da região rural latina. Lá ele encontrou camponeses pobres e escravos e lhes explicou a Verdade, pois acreditava que era necessário abrir as mentes e os corações de todos os homens para que a espécie de Oane pudesse ser salva. Os pobres o escutavam e, embora a maioria deles permanecesse apegada ao paganismo, um pequeno vislumbre de luz havia sido aceso em seus corações.

    Entretanto, sua fé e sua pregação intransigente não lhe trouxeram apenas amigos. Muitos notáveis ricos, alguns deles aristotélicos, juraram que ele iria morrer. Assim, no dia 14 de fevereiro de 138, um cavalariço veio para prendê-lo em sua casa com seus parentes e amigos.

    IV - Um martírio de fé.

    Juntos eles foram julgados perante o flâmine, o sacerdote do culto de Augusto. Ele lhes pediu que renunciassem à sua fé e que jurassem por Júpiter, o rei de seus falsos ídolos de ouro e mármore. Os amigos de Olcovidius foram os primeiros, alguns juraram e foram liberados, outros se recusaram a abjurar sua fé santa, e foram condenados à morte. Foi então a vez de Olcovidius ser interrogado. O flâmine, inspirado pela criatura sem nome, disse-lhe para provocá-lo: « Jurai, tu que dizes que és diácono do teu deus do amor como dizes, e não morrerás. Ele não gostaria que morresses, se ele é amor. E se dizes viver em amizade com aqueles que acabaram de ser julgados e são inocentes, junte-se a eles e viva agradavelmente com eles, desfrutando dos bens que os deuses colocaram à nossa disposição. Salve-se! » Olcovidius parecia cair, mas apenas por um momento. Por um momento, parecia que ele cederia à tentação, mas ele subiu ainda mais alto.

    « Sim », respondeu o santo diácono, inspirado pelo Altíssimo, « alguns dos meus amigos estão salvos! E que pena que outros fizeram a escolha errada... Sim, reconheço com eles o meu erro... Meu erro que foi não gritar ainda mais alto na face do mundo:

    Creio em Deus, o Altíssimo Todo-Poderoso,
    Criador do Céu e da Terra
    Do Inferno e do Paraíso,
    Juiz da nossa alma na hora da morte.

    E em Aristóteles, seu profeta,
    O filho de Nicômaco e de Phaetis,
    Enviado para ensinar a sabedoria
    E as leis divinas do Universo aos homens perdidos.

    Eu também creio em Christos,
    Nascido de Maria e de José.
    Que dedicou sua vida para nos mostrar o caminho do Paraíso.
    Assim, depois de ter sofrido sob Pôncio,
    Morreu em martírio para nos salvar.
    Entrou para o Sol onde Aristóteles o esperava à direita do Altíssimo.

    Eu acredito na Ação Divina;
    Na Santa Igreja Aristotélica Romana, Una e Indivisível;
    Na Comunhão dos Santos;
    Na remissão dos pecados
    Na Vida Eterna.

    Ao dizer isto, seu rosto se iluminava como se estivesse iluminado por dentro. Seus amigos que haviam traído sua fé por medo da morte compreenderam o que era a verdadeira morte e assumiram o Credo com ele. Os soldados os venceram, mas eles não se calaram. Eles cantaram louvores mesmo quando seus carcereiros os escoltavam a todos de volta para suas infames masmorras.

    Na manhã de 20 de fevereiro, enquanto chovia em Roma, eles foram levados para a arena e lá foram entregues aos leões, com exceção de Olcovidius. Este último teve que suportar a visão de seus parentes e amigos sendo devorados, e finalmente ele também foi entregue.

    Então ele foi para o centro da arena e, ajoelhado, começou a rezar, entregando sua vida a Deus. Os leões circularam ao seu redor, mas não o tocaram. Ele se levantou e gritou: « Meu Deus, o Pai de todos os homens, perdoa teus filhos e envia-lhes a fé! » Estas foram as últimas palavras que ele disse nesta vida, pois Deus não queria que ele sofresse, então ele lhe deu a morte.
    Depois a chuva parou e o céu brilhou como em meados de junho. Um raio de sol brilhava ainda mais no rosto do homem que não havia traído sua fé.

    Na arena, onde um minuto antes da multidão ainda gritava "Morte!", havia um silêncio maravilhoso. E, finalmente, canções do nada ressoaram, acompanhando a alma de um homem justo até o Sol.

    Entre aqueles que viram este milagre, muitos se interessaram pela Palavra transmitida por Aristóteles e Christos. A comunidade dos fiéis em Óstia foi ampliada por muitos convertidos.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:25 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santo Orígenes, Padroeiro dos Seminaristas


    Capítulo I - A Juventude de Orígenes



    1 Orígenes nasceu em Alexandria 185 anos após o nascimento de Christos.

    2 Seu pai, Leônidas, sendo um aristotélico, a criança teve a rara sorte de crescer em uma atmosfera impregnada pelos ensinamentos da Igreja Aristotélica.

    3 Ele recebeu suas primeiras lições de seu pai e aprendeu com ele a meditar sobre as Sagradas Escrituras. Ele foi imediatamente cativado por suas leituras, e seu zelo e entusiasmo logo se mostraram iguais à sua inteligência. Quando o padre de Alexandria o conheceu, a pedido de Leônidas, ficou tão impressionado com o conhecimento e domínio dos textos sagrados pela criança que o batizou aos 12 anos de idade.

    4 Alguns anos mais tarde, o Imperador Severo decidiu perseguir o aristotelismo e seus membros. Orígenes viu seu pai ser preso, torturado e executado. Este trágico evento deixou uma profunda marca em sua mente.

    5 Ele então conheceu Porcinia, uma mulher rica da cidade que se ofereceu para apoiá-lo financeiramente em troca de seus favores. Orígenes, que tinha outras idéias em mente, rejeitou-a. Esta última, que queria se vingar, caiu num cocho de porco e morreu pouco depois de uma violenta dor de estômago.

    6 Em vez de todos os bens deste mundo, o jovem preferiu a pureza da fé e acima de tudo o respeito pela amizade aristotélica, que exige que cada homem se preocupe com o destino dos outros com empatia, caridade, ajuda mútua e amor ao próximo.

    7 Alguns o criticaram pela falta de reciprocidade em suas relações com outros porque ele dava muito e recebia pouco em troca. A estes ele respondeu:

    8 "Certamente não recebo uma fortuna em minhas relações com os outros, mas o que não ganho em óbolos, ganho em amor pelo meu próximo. Todos aqueles que são indigentes e que eu ajudo a me devolvem cem vezes pela amizade que me proporcionam. Minha recompensa final não está aqui na Terra, mas no Paraíso Solar."

    9 E de fato, sua maior virtude era a generosidade. A fim de ajudar os mais pobres, ele financiou a distribuição gratuita de pão e roupas, abriu sua porta para aqueles que não tinham teto sobre suas cabeças, e um dia Orígenes foi visto até mesmo a fazer talvez o sacrifício mais difícil para um amigo: ele tinha uma grande biblioteca contendo manuscritos, muitos dos quais lindamente escritos, e a fim de ajudar seu amigo que tinha perdido tudo quando sua casa ardeu, ele os vendeu e recebeu uma grande soma de dinheiro em troca desses tesouros, que ele deu a seu amigo.

    10 Sua vida, em troca de sua generosidade, era muito simples: ele se vestia sem luxo, comia o que precisava para viver, nunca se alimentava demais e dormia em uma simples cama de palha com um único cobertor.

    11 Alguns pensavam que Orígenes negava o prazer, ou seja, a capacidade do homem de trabalhar para criar as condições para sua própria felicidade.

    12 A estes ele respondeu:

    13 "Meu gosto pela vida está mais presente do que nunca, de modo algum sou passivo e espiritualmente deprimido, pelo contrário, sou o mais feliz dos homens. Vivendo simplesmente e dando aos outros o que não preciso para viver, posso aproveitar ao máximo meu tempo para estudar as Sagradas Escrituras, nada me distrai do que é a essência de minha vida e meu prazer, ou seja, o aprofundamento de minha Fé. Portanto, separar-me de bens materiais não essenciais à minha sobrevivência não é nada comparado a tudo o que posso trazer ao meu próximo pela minha generosidade. Como Spyosu escreveu em Acédia, "O primeiro pecado foi assim involuntariamente descoberto pelos seres humanos. Mais tarde foi chamado de acedia. Consistia em se afastar do amor divino, em se abandonar à vida material enquanto negligenciava a vida espiritual, em se preocupar com o presente sem ter em mente aquilo para o qual Deus nos havia projetado." Recuso a Acedia, para mim o essencial está na vida espiritual, e é distanciando-me da tentação dos bens materiais que me aproximo de Deus e de sua vontade."

    Capítulo II - Orígenes Professor de Teologia

    1 Foi então que o Bispo de Alexandria, Demetrius, conheceu Orígenes. Deslumbrado com o conhecimento do jovem, ele o colocou à frente da Escola Catequética em Alexandria.

    2 E foi uma visão admirável ver este jovem, quase uma criança, ensinando aos catecúmenos e neófitos a doutrina aristotélica.

    3 A reputação de Orígenes logo se espalhou para além dos círculos aristotélicos. Logo, pagãos e pessoas que há muito se afastaram da fé afluíram às suas aulas, e até mesmo hereges às vezes frequentavam suas aulas, tentando não ser vistos.
    A escola viveu então um período de fama sem precedentes: tão grande era a multidão de ouvintes que foi necessário dividir os cursos: Orígenes manteve a instrução dos mais avançados para si mesmo.

    4 O número de conversões era então muito numeroso.

    5 Aos estudantes, que às vezes se entregavam à preguiça na leitura das Sagradas Escrituras, disse ele:

    6 "Suponhamos que alguém queira adquirir uma habilidade ou uma arte, como a carpintaria ou a medicina, para possuí-la completamente, nunca pode acontecer de ser ignorante ao adormecer e instruído ao acordar. É treinando por muito tempo pelos ensinamentos recebidos e pelos exercícios, depois pela prática diária de sua arte que ele aprenderá razoavelmente sobre ela e que guardará em si o conhecimento de sua disciplina; mas se não a exercita e se deixa de aplicá-la, só se lembrará de alguns elementos, depois menos ainda, e assim por diante... Depois de muito tempo, tudo se perde no esquecimento e desaparece completamente de sua memória.
    Pensemos agora nisso para aqueles, como você, que se dedicaram ao conhecimento e sabedoria de Deus, cuja ciência e prática superam incomparavelmente todas as outras disciplinas, é pelo estudo diário das Sagradas Escrituras, um trabalho permanente que você poderá, no final do seu caminho, contemplar a glória de Deus, os mistérios então sendo revelados a você."


    7 Sob o pontificado de Zéfiro, Orígenes veio a Roma, conheceu o Papa pouco antes de uma tempestade o levar de sua varanda e o fazer cair no pátio da Basílica de Roma...

    8 Ele então viajou muito, especialmente pela Palestina, depois voltou para Alexandria.

    9 Foi então, ao que parece, que ele tornou conhecido o homem que doravante seria para ele o mais generoso dos protetores e o mais fiel dos amigos. Pactolus tinha uma fé que era manchada pelos preceitos valentinianos: Mas a eloquência, a aprendizagem e a piedade de Orígenes o levaram de volta ao aristotelismo; e a partir daí ele não acreditou que pudesse fazer melhor uso de sua fortuna do que colocá-la à disposição do mestre que lhe havia mostrado a luz da verdade; graças a ele, Orígenes tinha a seu serviço mais de sete tacógrafos que escreviam sob seu ditado e se revezavam em horários fixos; ele tinha nada menos do que sete copistas, assim como moças treinadas em caligrafia. É fácil compreender a importância de todos esses assistentes e a preciosa ajuda que deram a Orígenes na composição e distribuição de suas obras.

    10 O professor que, até então, havia dado o melhor de suas forças ao ensino oral, começou a escrever: a partir deste período frutífero datam suas grandes obras sobre os textos e a interpretação dos Livros Sagrados. Ele escreveu mais de 6.000 obras durante sua vida. Estes escritos são principalmente comentários sobre as Sagradas Escrituras e tratados teológicos.

    Capítulo III - Orígenes torna-se Padre




    1 Em 230, Orígenes retornou à Palestina e seu amigo, o Bispo de Cesaréia, o elevou ao sacerdócio.

    2 Orígenes então se estabeleceu permanentemente em Cesaréia: abriu uma nova escola e retomou o ensino lá; ao mesmo tempo, ele começou a pregar assiduamente.

    3 Enquanto discípulos entusiastas se aglomeravam em sua cátedra de todos os lados, enquanto ele continuava a escrever lentamente seus comentários, os simples fiéis vinham à sua igreja para ouvir suas explicações familiares das Escrituras, e ele adorava se humilhar para apresentar-lhes as grandes lições dos livros divinos.

    4 Nunca antes Orígenes havia demonstrado a plenitude de sua inteligência e a plenitude de sua fé, como fez durante seus anos em Cesaréia.

    5 A reputação do mestre era tal que ele se tornou o representante mais autoritário da fé no Oriente.

    6 Duas vezes foi chamado para ir à Arábia, a fim de assumir a defesa da ortodoxia aristotélica: primeiro, no tempo de Gordiano, quando o bispo de Bostra, Detritus, ensinava abertamente doutrinas monárquicas; depois, durante o reinado de Filipe, o Árabe, quando os hereges anônimos perturbaram a Igreja ao professar uma aniquilação temporária da alma entre a morte e a ressurreição.
    Ele teve, a cada vez, a felicidade de confundir seus adversários e trazê-los de volta à verdade.

    7 Regularmente, Orígenes deixava sua escola e fazia um retiro espiritual para estar mais perto de Deus. Uma vez que ele se foi por mais tempo do que o habitual, seus seguidores em Cesaréia reclamaram com ele e o repreenderam por sua longa ausência. Em seu sermão, ele lhes diz o seguinte:

    8 "Christos nos disse: "Não esqueça que cada homem tem sua individualidade, cada homem tem seu próprio relacionamento com Deus e com a natureza. Portanto, para não esquecer isso, e a fim de encontrar em si mesmo os recursos necessários para a reflexão, agrada a Deus que cada um possa se retirar de tempos em tempos, além da cidade, a fim de encontrar-se em oração e calma, quietude e concentração do espírito." É essencial que cada um de vocês se afaste de sua vida cotidiana em algum momento para se aproximar de Deus. Pergunte-se: Quando foi a última vez que realmente levei tempo para refletir sobre mim mesmo, para me aproximar de Deus, longe de todas as contingências diárias? Pense sobre isso. A oração diária é essencial, mas não suficiente. É necessário que cada um de nós possa, de tempos em tempos, esquecer nossa vida cotidiana e se abandonar à reflexão sem constrangimentos externos. Este retiro espiritual é essencial; você sempre voltará mais forte."

    Capítulo IV - Orígenes Mártir




    1 Em 248, Orígenes foi elevado à categoria de Bispo de Tiro, e se estabeleceu naquela cidade.

    2 Mas foi no ano 250 que ocorreu o teste mais formidável do aristotelismo até hoje.

    3 O Imperador Deche decidiu destruir a Igreja Aristotélica e forçou editais de perseguição em todos os lugares.

    4 Orígenes não podia ser esquecido. Desde o martírio de seu pai, ele estava pronto para sofrer o mesmo destino por sua fé.

    5 O carrasco fez então todos os esforços para torturá-lo o mais violentamente possível, enquanto o mantinha vivo. Mas a cada vez, ele se desapontava...
    Orígenes suportou correntes, torturas em seu corpo, torturas de ferro, aprisionamento nas profundezas das masmorras; durante vários dias até foi trancado em um barril cheio de água; depois foi ameaçado de fogo; suportou corajosamente tudo o que o carrasco ainda lhe infligia... pois, seguindo o exemplo de Christos, permaneceu sem gritos nem lágrimas, sustentado em seu martírio pela fé em Deus.

    6 Orígenes sobreviveu, recuperou sua liberdade, mas, exausto por esta terrível provação, morreu pouco tempo depois. Pouco antes de morrer, disse ele:

    7 "Meu caminho na Terra termina aqui, agora vou me juntar a Aristóteles e Christos, para continuá-lo ao sol..."

    8 Foi em Tiro, em 253, que ele entregou sua bela alma a Deus e foi enterrado na Catedral, onde sua tumba foi visitada por séculos.




Hagiografia produzida em 1153 por Alexandre de Flavigny
Abade de Flavigny-sur-Ozerain


Foi em 1150 que Alexandre de Flavigny, Abade de Flavigny, em sua viagem para a Terra Santa, passou por Tiro. Ali, no meio das ruínas da Catedral, ele descobriu o túmulo de Orígenes, do qual ele trouxe de volta relíquias. Ele também descobriu, escondido em uma cripta, numerosos livros que ele trouxe para a Abadia de Flavigny em 1153.
Desde então, a Abadia de Flavigny-sur-Ozerain tem dedicado sua atividade à divulgação dos escritos de São Orígenes.

Finalmente, é por sua incansável atividade como professor de Teologia e sua paixão por ensinar os Textos Sagrados que ele é reconhecido como o Santo Padroeiro dos Seminaristas.

_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:26 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santo Orrus Ferrus, Padroeiro dos Mineradores




    O homem finalmente terminou sua jornada. Levou quinze dias a cavalo para chegar a Dacia. Sua Santidade tinha sido claro…. O funcionário se lembrava perfeitamente de suas palavras...

      *Caro amigo, você está indo para Dacia. Fui informado de certos fatos que merecem ser investigados. Diz-se que um homem é venerado como santo e adorado pela população. Por isso, peço-lhe que verifique os fatos e que tome as medidas necessárias se achar que seria de seu interesse iniciar um procedimento de canonização. Caso contrário, seu dever será pôr um fim a este pseudo culto que desonraria nossa Comunidade. *


    Veritus chegou em Györ e iniciou sua inspeção. Algumas semanas depois, ele enviou uma carta para a pessoa certa.

    Citation:

    Vossa Santidade,

    Perdoe-me por não lhe ter dado nenhuma notícia desde minha chegada. Não tenho dúvidas de que você entenderá por que, após ler o seguinte.

    Cheguei em Györ no dia 12 de agosto do ano 205. O destino me fez chegar no dia da missa. Fui lá e qual foi a minha surpresa ao não ver nenhum fiel na capela. Minha surpresa foi ainda maior quando vi uma cidade deserta de todas as pessoas. Eu vagueava pela paróquia me perguntando se não estava sujeito a alucinações quando fui atraído por alguns cânticos distantes. Ao seguir estas canções, deparei-me com um bosque e meu olhar caiu sobre a entrada de uma mina. Centenas de pessoas estavam se ajoelhando, cantando e elogiando nosso Altíssimo. Na frente deles, o padre da aldeia estava celebrando o culto. A missa prosseguiu normalmente, no mais perfeito respeito de nossos valores. Ao final dos trabalhos, o padre pediu para rezar a um certo Orrus Ferrus. O fervor da congregação me tocou até o âmago do meu ser. Nunca antes tal emoção teve tal efeito sobre mim.
    Quando a missa terminou, fui ver o clérigo e perguntei por que ele tinha tanta paixão por Orrus Ferrus. Não havia nada que eu soubesse que permitisse que este homem fosse celebrado como santo.
    A história e os fatos que me foram contados me fizeram mudar de idéia. Portanto, proponho a você iniciar um procedimento de canonização para este homem.

    Seu nascimento e sua infância:

    Orrus Ferrus nasceu no ano 150, na estrada para Györ. Seus pais eram de poucos recursos. Era do conhecimento geral que eles enriqueciam através de pequenos furtos, roubos, extorsão e chantagem. Seus únicos modelos e exemplos foram vagabundos e bandidos. É desnecessário dizer que sua infância foi dedicada a seguir a palavra da besta sem nome. Seus pais viram nele apenas uma mão extra para ajudá-los em suas más ações. Analfabeto, criado sem nenhum amor, com ódio ao próximo e ganância, Orrus Ferrus seguiu os passos da besta sem nome.

    Seu renascimento

    Um dia, Orrus Ferrus e seus pais atacaram um grupo de viajantes e os resgataram. Assim que começaram, os guardas chegaram. Os pais de Orrus só conseguiram escapar abandonando seu filho. Sem a intervenção de um viajante que afirmava ser um discípulo de Helena, a criança teria morrido sob os golpes da vingança popular. Não havia um dia sem que este homem fosse vê-lo para ensinar-lhe virtudes, leitura e aritmética. Orrus, ainda traumatizado pelo abandono de seus pais, gradualmente baixou a guarda e aceitou o amor que o estranho lhe dava, sem compensação.

      O discípulo: Olá querido amigo, hoje não venho para lhe ensinar o que sei, mas para dizer adeus... É hora de partir.
      Orrus Ferrus: Meu julgamento é amanhã e eu estava contando com você para provar que eu tinha mudado. Eu queria que você testemunhasse minha sinceridade.
      O discípulo: O que lhe ensinei será suficiente para defendê-lo durante seu julgamento. Mas saiba de uma coisa, ouça seu coração e fale com sinceridade ou arrisque voltar ao caminho da besta sem nome. Qualquer homem que pede perdão demonstra uma mudança. Mostre quem você é e eles vão te entender.


    O julgamento

    Todos os homens e mulheres da paróquia se reuniram neste dia de julgamento. Orrus entrou no tribunal para gritos e insultos.
    O promotor pediu calma e lançou sua acusação após vários depoimentos: banimento após 5 anos de prisão.
    O juiz chamou Orrus para falar pela última vez….
    Lembrando as últimas palavras de seu amigo, ele se levantou...

      Minha culpa é indescritível. Eu não peço clemência. Fui criado na ignorância e seguindo os preceitos da besta sem nome. Sucumbi ao caminho fácil, aquele que permite a cada um de nós encontrar atalhos para ganhar dinheiro, não amar o próximo, não fazer um esforço para compreendê-lo, esses atalhos que geram má fé, ciúme, orgulho...
      Qualquer que seja minha dor, eu a mereço. Eu gostaria apenas de pedir perdão ao nosso Altíssimo e a vocês, a quem eu fiz infeliz. Peço-lhe o direito de arrepender-se, de ajudar esta paróquia que mal tratei.
      O promotor pede que eu seja punido e banido. Aceito isto, mas peço que me seja permitido mostrar que sou capaz de servir esta comunidade. Faça de mim um servidor desta comunidade.


    A assembléia estava silenciosa, incrédula, espantada, estupefata ou simplesmente atenta a tal confissão...
    O juiz se levantou e deu seu julgamento.


      Bem, assim seja. Eu o escutei, mas também escutei seu benfeitor. Eu os condeno a trabalhar em nossa mina por um período de dois anos e depois vocês podem ficar em nossa querida cidade.
      Depois com um olhar cético...
      E o futuro nos dirá se fizemos bem


    O primeiro milagre: o Altíssimo protege Orrus e os mineradores

    Orrus Ferrus trabalhou com a maior dedicação todos os dias. Ninguém poderia criticar seu trabalho. Ele até se tornou o minerador com maior rendimento. A cidade estava ficando cada vez mais rica. Durante esses dois anos, ele havia se endurecido. Sua força era tão admirada que os mais jovens vieram trabalhar ao seu lado para se fortalecerem e se afirmarem dentro da cidade. Tornou-se até mesmo um ritual. Tinha se tornado óbvio que para se tornar um cidadão pleno, era preciso ir e trabalhar na mina. Sua virtude não era mais questionável. Todos os domingos ele ia rezar ao Altíssimo durante a missa do pároco.
    Um dia, o primeiro notável da paróquia veio vê-lo e disse:

      Sabes que dia é hoje? Não é este o dia em que eu posso lhe conceder sua liberdade? O dia em que eu posso fazer de ti um cidadão? Neste dia em que finalmente lhe digo que seu arrependimento foi sincero e que todos concordamos em perdoar-lhe e aceitá-lo entre nós?


    Orrus Ferrus não escondeu sua emoção e recebeu estas palavras com orgulho. Os paroquianos não hesitaram em contratá-lo em seus campos e oficinas. Ele estava prestes a se tornar um artesão quando o sino da capela tocou. A mina havia desmoronado e os mineradores não conseguiam sair. Orrus correu para dentro e viu os danos. Todos estavam desesperados e a esperança de vê-los vivos de novo estava diminuindo a cada hora.
    Orrus ajoelhou-se e rezou apesar daqueles que disseram que o tempo era inadequado.


      A multidão: É melhor escavar para salvar nossos amigos.

      Num tom firme e determinado...

      Orrus: Afastem-se. Fujam.


    O céu escureceu e apareceu uma tempestade de violência rara. De repente, grandes raios de luz atingiram a entrada da mina. Durante uma hora, a tempestade enviou toda sua fúria para dentro da mina. Ninguém podia ver o que estava acontecendo.
    E então, tal como havia aparecido, a tempestade desapareceu e um raio de luz brilhou dentro da mina. A entrada estava agora livre e aqueles que testemunharam o milagre viram os mineradores enterrados vivos ressurgirem ilesos.
    Percebendo o que havia acontecido, todos se voltaram para Orrus. Ele havia permanecido orando. Ele não havia se mexido e apenas o estado de suas roupas mostrava o que havia acontecido.


    O segundo milagre: um destino

    Naquela noite, Orrus Ferrus continuou a preparar sua oficina quando os sinos tocaram pela segunda vez.

    A oficina, onde todas as ferramentas dos mineradores eram armazenadas, estava em chamas. Nada poderia ser feito para salvar o abrigo, e todos se perguntavam com o que poderiam chegar à mina no dia seguinte.
    Orrus ficou petrificado e descontente com a visão. Ele ficou a noite toda meditando. Ao amanhecer, ele viu uma aparição...


      O Arcanjo Miguel: Você sabe que a teimosia pode levá-lo a viver uma vida que não é destinada a você.
      Orrus Ferrus: Quem está falando comigo? Além disso, a obstinação permite que grandes homens movimentem montanhas como sinal de progresso.
      O Arcanjo Miguel: Porque persistes em não ler os sinais do nosso Criador? Não confunda obstinação com perseverança. Aqui, estás a seguir teimosamente um caminho que o Altíssimo não pretendia para ti.
      Orrus Ferrus: Que sinais? Qual caminho? E por que não serei livre para agir de acordo com meu próprio livre arbítrio?
      O Arcanjo Miguel: Permanecerás cego por muito tempo? Não consegues ver o óbvio? É verdade que o homem tem livre arbítrio, mas é seu dever curvar-se à vontade do Nosso Protetor, o Nosso Guia. É da natureza dos grandes homens ouvir o que realmente se é.
      Orrus Ferrus: Não entendo nada... E além disso, quem é você?
      O Arcanjo Miguel aparecendo para Orrus: Eu sou o Arcanjo São Miguel. O Altíssimo não quer vê-lo como artesão ou mesmo agricultor. Cada minerador na terra, em todos os momentos, precisará de alguém para cuidar deles. Seu destino está escrito, e nada deve atrapalhar este projeto. Se você ler em você saberá que é o seu destino.


    Então desaparecendo, o arcanjo levantou o dedo e, com um único gesto, destruiu dez grandes árvores. Com um segundo gesto, fez aparecer uma centena de cabos e tudo o que era necessário para repor o estoque de ferramentas essenciais aos mineradores.

    No dia seguinte, Orrus desceu para a mina. Ninguém se atreveu a fazer perguntas, mas o olhar determinado de Orrus tranquilizou a todos. Ele só vai dizer uma coisa sobre essa decisão.


      « É da natureza de cada homem edificar-se na mina.
      É dever de todo homem contribuir para a prosperidade de sua paróquia.
      É a vontade do Altíssimo que todos os homens, quaisquer que sejam suas condições, se reúnam para o bem comum »


    O pároco, que estava presente, convidou-o a vir à igreja no dia seguinte, o que o menor aceitou, sem conhecer os motivos do religioso.
    O padre explicou que havia ficado maravilhado com sua fé e, sorrindo, ofereceu-lhe seu lugar. Orrus ficou surpreso e lisonjeado. Esta não foi a maior recompensa por sua devoção? Então, após agradecer ao clérigo, ele rejeitou a proposta, agradecendo-lhe a confiança. O padre não quis ficar por aí, e perguntou-lhe sobre sua recusa. Orrus não queria deixar a mina como o Altíssimo parecia estar pedindo. Então o clérigo teve uma idéia: fazer deste homem seu acólito, nomeando-o diácono. A proposta foi aceita e concretizada por uma cerimônia muito grande, tanto pelo número de pessoas presentes quanto pelo fervor que emanou.

    Terceiro Milagre: A Revelação

    Orrus tinha acabado de comemorar seu 45º aniversário. Sua força e seu desempenho não enfraqueceram, muito pelo contrário.
    Ele conquistou a admiração de todos. Foi-se o tempo em que todos queriam linchá-lo. A partir de agora ele foi reconhecido por sua fé, sua abnegação, seu altruísmo. Tornou-se um exemplo para os jovens, para os futuros cidadãos, para os notáveis...
    Um dia ocorreu um terremoto. Os mineradores queriam correr para fora, mas tudo ameaçava desmoronar. Então Orrus interveio e impediu que as grandes pedras caíssem, permitindo que os outros escapassem. Infelizmente para Orrus, ele não conseguiu sair. Os mineradores resgatados cavaram para encontrá-lo. Durou 40 dias e 40 noites. Orrus foi finalmente entregue. Muito fraco e cego, morreu nos braços do clérigo…

    Os notáveis, vendo Orrus morto, decidiram que de agora em diante, somente pessoas arrependidas e vagabundos iriam para as minas.
    Foi realizada uma assembléia para ratificar esta decisão quando Orrus apareceu diante dos olhos de todos.


      « O que vocês estão fazendo? A mina é um negócio de todos. Cada um de nós, homens, mulheres, vagabundos, eruditos, notáveis, soldados... Todos nós devemos contribuir para a saúde econômica da cidade. É dever de todos ir à mina regularmente. Suas decisões devem glorificar os mineradores. Todos eles são unidos e diferentes. Eles são a cidade. »


    É com estas palavras que encerro a minha história. Sei que não é nosso costume canonizar um diácono, mas é óbvio que Orrus Ferrus merece tal distinção. Sua Fé, sua devoção são inigualáveis ​​e estou convencido de que este é o desígnio de Nosso Altíssimo. Não pode ser de outra forma.

    Com toda a minha amizade aristotélica.

    Veritus, seu humilde servo.



    O que a sequência de eventos nos diz

    • Veritus juntou-se a Roma e à Congregação do Santo Ofício. O Cardeal pôde então acompanhar a investigação e fazer com que ela tomasse um rumo favorável.
    • Orrus Ferrus foi canonizado e tornou-se o Santo Padroeiro dos Mineradores e...
    • A mina de Györ nunca mais desmoronou...


    Relíquia:

    • A picareta e a pá do Santo.


    Culto ao Santo:

    • Peregrinação a Györ, onde uma Catedral foi erguida no local onde Orrus viu o Arcanjo.



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:27 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Paterno de Vannes




    A vida de São Paterno

    Ainda hoje, pouco se sabe sobre a infância de Paterno, o primeiro pároco de Vannes. Os cronistas romanos relatam que este galês, com sua fé fervorosa, teve, desde muito cedo, o desejo de levar a palavra de Deus à grande massa de pagãos na Gália.

    De fato, naquela época, a Igreja Aristotélica estava começando a criar raízes neste imenso território. Paterno, que havia acabado de ser ordenado diácono, seguiu seus superiores até Tourraine, a nova arquidiocese romana na Gália.
    Paterno não é nem um intelectual nem um amante dos prazeres; ele foi um pregador excepcional que investiu em edificar a população com o Dogma da Igreja Aristotélica. Ele falava com as pessoas sobre os problemas que elas enfrentavam, e era cada vez mais amado.

    Mas a igreja estava crescendo, e assim, em 465, um conselho de 6 bispos presidido pelo Arcebispo Metropolitano Perpetuus, reuniu-se em Vannes para delimitar os limites de uma nova paróquia do Vêneto...

    E Paterno, o jovem Paterno, é escolhido por unanimidade nesta ocasião. Paterno não era bretão, mas com suas raízes celtas galesas, ele estava pronto para o diálogo com essas populações das quais nada sabia.

    O ministério paroquial de Paterno foi difícil devido aos conflitos latentes entre os partidários de uma fé local fortemente inspirada pela tradição celta e os partidários dos ritos padronizados vindos de Roma. Estas tensões foram agravadas por uma onda de imigração de bretões da Grã-Bretanha que só agravou a situação.

    Assim, quando assumiu o controle de sua paróquia, Paterno ficou surpreso de não ver ninguém em sua primeira missa dominical. Ele tinha construído sua igreja, embora muito pequena, e tinha recebido um caloroso acolhimento dos venezianos, agora chamados de Vannetais. Muitos deles tinham ouvido falar de Aristóteles e Christos, e seguiram seus ensinamentos. Paterno ficou contente de ter tantos paroquianos devotos, mas logo descobriu que cada um rezava a seu modo, reunia-se para celebrar Christos, e nenhum deles seguia o caminho da igreja aristotélica ou parecia interessado no sacerdócio.

    « Padre, eles disseram veja, a palavra de Aristóteles só tem valor na prática!
    Seus ritos, suas preces tão áridas e seus dogmas tão complicados são inúteis! Temos a melhor maneira de celebrar a Deus.
    » Isso muitas vezes envolvia dar tapas uns nos outros na taverna enquanto se gabavam de serem membros de um grupo ou outro.

    E eles continuavam a lutar entre si, assolando a paróquia de Vannes.

    Paterno ficou cada vez mais triste ao ver uma comunidade tão desunida de crentes, especialmente porque cada grupo étnico reivindicava o culto original da Igreja de Christos e Aristóteles em cada conflito.

    Um dia, ele reuniu as duas tribos opostas em sua igreja: o chefe dos britânicos, Gwendoc'h, e o chefe dos galeses, Lodwic, estavam presentes

    Ele lhes disse: « Irmãos, eu vos reuni aqui hoje para rezar pela paz em nossa terra.
    Nós também, Padre, queremos paz em nossa terra! disseram Gwendoc'h e Lodwic.
    Portanto, oremos a Aristóteles para nos guiar no caminho da Virtude, e a Christos para nos guiar no caminho da Caridade.

    - Mas Padre, isso não pode ser,
    disse Gwendoc'h: os galeses não têm caridade para com nossas mulheres, a quem roubam para escravizá-las, e matam seus prisioneiros.

    - Mas Padre, isso não pode ser,
    disse Lodwig, os britânicos não têm virtude, têm várias esposas e durante o Samhain, eles se comportam de forma vergonhosa.

    - Vocês realmente querem paz?
    Paterno então perguntou. Vocês realmente acreditam em Deus, o criador, Aristóteles e Christos?

    - Sim, nós acreditamos,
    disseram os dois

    -Então obedeçam à Igreja Aristotélica, ela vos ensinará caridade e virtude, e finalmente poderemos viver em paz no país de Vannes.
    Paterno, então, rezou uma missa na qual ele usou todo seu talento de pregador para falar da amizade aristotélica entre os povos.


    Cada um dos dois chefes voltou para sua casa, descontentes por terem sido repreendidos. Mas a cada domingo, Paterno via seus seguidores virem em número cada vez maior à sua igreja, onde ele pregava a paz. As pequenas pessoas, cuja sabedoria era maior, tinham encontrado o caminho da virtude. Mais tarde, eles se autodenominaram o povo bretão, apagando assim as diferenças que haviam sido a fonte de tantos conflitos.

    Tanto Lodwic como Gwendoc'h queriam permanecer chefes de suas tribos e celebrar suas próprias missas a fim de manterem sua autoridade sobre seus povos. Eles viram muito mal essa popularidade crescente, especialmente porque Paterno realizou muitos casamentos mistos, e instarva homens e mulheres a se recusarem a pegar em armas. Os chefes tribais chegaram a um acordo e o forçaram a renunciar e ir para o exílio. Ele se retirou para uma ermida fora de sua paróquia, onde morreu em 15 de abril de 475, abandonado por todos.

    Ele costumava dizer aos Venetas que permaneciam fiéis a ele e vinham visitá-lo:

    Paterno a écrit:

      Quando seu inimigo lhe acertar no nariz, cante uma canção. Deus fará chover sobre aqueles que cantam com um soco no nariz.



    Paterno a écrit:

      Se mil vezes estendeste a mão ao teu inimigo, e se mil vezes ele cuspiu nela, tenta mil e uma vezes: ele não terá mais saliva.



    Um século depois, uma seca implacável provocou tal fome que os paroquianos de Vannes, sem saber a que santo recorrer, se lembraram de Paterno. Sabiam que esta praga era um castigo divino por tê-lo maltratado e esquecido. Por conseguinte, pediram a Paterno que lhes concedesse chuva, em troca da construção de uma igreja que se tornaria um lugar de peregrinação pela unidade da Bretanha. As suas preces foram atendidas e a chuva caiu. Ainda hoje, em 15 de Abril, celebra-se a festa de São Paterno, e reza-se por paz entre os povos e pela clemência dos céus.

    Como qualquer clérigo moderado que se preze, São Paterno nunca foi totalmente apreciado pelos poderosos. Denegrido tanto pelos franceses como pelos bretões, pelas suas ações pacificadoras e pelas suas tentativas de conciliação entre as duas populações que lutavam pelos mesmos territórios, ele conseguiu no entanto levar a Bretanha a uma transição de identidade, apresentando-a como uma terra de asilo, de acolhimento e de multiculturalismo. Onde só havia povoados da Cornualha e do País de Gales numa terra virgem, São Paterno pregou uma Bretanha unida, a cultura bretã, e finalmente estabeleceu o início da identidade bretã tal como a conhecemos hoje.

    As relíquias de São Paterno

    Quatro séculos mais tarde, em 919, quando os criminosos normandos invadiram as costas bretãs e francesas, devastando tudo no seu caminho, a igreja onde Paterno fora sepultado foi incendiada. As relíquias de Paterno foram salvas das chamas e das mãos bárbaras por paroquianos devotos e levadas, muitos anos mais tarde, para a Abadia Franciscana de Bruz.

    Algumas delas foram trazidas de volta no final do século XII por um valente cavaleiro, mas isso é outra história. No momento em que se escreve, as relíquias de São Paterno podem ser admiradas e rezadas na Igreja de Vannes.

    São Paterno é um dos sete pilares do Tro-breizh, como primeiro Bispo de Vannes e Fundador da Igreja na Bretanha.

    Por estas duas razões, Vannes é uma parada importante na peregrinação bretã.
    Paterno é celebrado em 15 de Abril; um segundo festival em 21 de Maio comemora a transferência das suas relíquias.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:35 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:57 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Patrício, Padroeiro da Irlanda





    Seu nascimento e seus primeiros anos

    São Patrício nasceu no ano de 415 no norte da Inglaterra, perto da fronteira com a Irlanda. Seu pai era diácono e sua mãe era uma simples camponesa.
    De sua mãe, ele adquiriu humildade e de seu pai, grande coragem depois de testemunhar a violência dos pagãos contra sua evangelização para convertê-los à fé e na então selvagem região do norte. Apesar disso, seu pai teve muito sucesso e conseguiu cumprir seus deveres para com a Igreja, sua família e sua cidade, sem descuidar de nenhum deles. Patrício estava orgulhoso de seu pai e queria seguir seus passos, mas infelizmente um bando de traficantes de escravos o capturou.

    Escravidão

    Quando ele tinha 16 anos, um grupo de celtas o levou e ao povo de sua cidade e os fez escravos para trabalhar nos campos da Irlanda. Ele foi escravizado durante 6 anos, testemunhando em primeira mão as atrocidades e perversidades a que os irlandeses eram submetidos, porém não mais cruéis do que sua própria escravidão.
    Foi durante este tempo que Patrício aperfeiçoou seu pensamento e desenvolveu suas maiores idéias para acabar com a miséria do povo.
    Um dia, enquanto ele lia um sermão do livro de seu pai, um trevo caiu de seu casaco e pousou na página, cada folha apontando para três palavras em especial. Uma folha sublinhou a palavra Deus, outra folha a palavra Aristóteles e a terceira, Christos. Patrício via isto como um sinal e uma forma de converter os pagãos. Estes pagãos adoravam o trevo porque o consideravam um símbolo de sorte. Agora Patrício tinha uma idéia de como relacioná-la com sua fé. Fechando o livro, ele o apertou com força para que a página fosse impregnada com a cor verde do trevo. A idéia de Patrício foi colorir todas as suas obras desta maneira, com um trevo cercado por Deus, Christos e Aristóteles.
    Ele também percebeu que o trevo o havia inspirado a refletir sobre a vida de seu pai a serviço da igreja, da família e da comunidade.

    Patrício acabou fugindo. Uma noite ele sonhou que um barco estava esperando para levá-lo embora. Enquanto conduzia seu rebanho por uma praia na manhã seguinte, ele encontrou um velho que se ofereceu para levá-lo à Gália. Levando nada além de seu manto verde (como o trevo), uma vara branca que ele usava para guiar os rebanhos de ovelhas, algumas sementes de trevo e um sino de pastor, Patrício embarcou no barco e seguiu para a Gália.

    Sua estadia na Gália

    Patrício passou muito tempo em vários mosteiros. Estas estadias foram frustrantes para Patrício, pois ele era um homem de ação, preferindo aprender pelo exemplo e ouvir enquanto trabalhava em vez de sentar-se e ler.
    Enquanto pensava que seu pai lhe havia dado uma educação muito boa, ele percebeu que o norte da Inglaterra e a Irlanda estavam muito longe dos centros culturais de Roma e da Gália e que seus conhecimentos estavam desatualizados. As pessoas vagaram tanto desde a queda de Oanylone, e foi tão fácil para elas serem vítimas de falsas sugestões. Nenhum dos descendentes de Noam havia peregrinado na Irlanda, portanto, a centelha da verdadeira fé não havia chegado à ilha distante. Assim, ele aprendeu muito com seu exílio.

    Enquanto estava na Gália, Patrício teve uma visão de um homem que vinha até ele. O homem carregava um trevo e um uísque irlandês. Ele estava segurando uma carta intitulada "A Voz da Irlanda". Depois de beber o uísque, Patrício pôde ouvir os sons e as vozes do povo da Irlanda chamando-o: "Venha e ande entre nós, Patrício, precisamos de você." Isto estimulou Patrício a agir. Ele começou a escrever livros com estampas de trevo em relevo, que ele usava para espalhar a fé na Irlanda. Ele tinha um manto que dava a aparência de ter sido fabricado com trevos. Esta foi uma de suas idéias para confundir os pagãos. Como um pastor, ele usava um manto verde para se misturar com a grama para que as ovelhas pudessem descansar em paz, pois não havia cores brilhantes para assustá-las. Ele foi a Roma e conheceu o Papa Leão. O Santo Padre viu que ele era sincero em suas convicções e o nomeou missionário na Irlanda em 458. Ao mesmo tempo, ele foi consagrado Bispo.

    Seu retorno à Irlanda

    Em seu retorno à Irlanda, Patrício começou a pregar diariamente a vida de Aristóteles e Christos. Ele contava muitas histórias para as pessoas depois de seu trabalho no campo, e na maioria das vezes ele ajudava as pessoas com seu trabalho e contava histórias para manter seus ânimos elevados. Enquanto caminhava, seu sino tocava, como um pastor que conduzia o rebanho do Senhor. Mas ele não teve muito sucesso. Ele foi apenas ouvido e tolerado porque se podia ver pelo seu manto, sua pessoa e seu sino que ele não significava nenhum mal para o povo.

    Um dia, enquanto ele pregava em um recinto ao ar livre onde fazia muito frio por causa da proximidade do mar, ele foi atacado por um bando de pagãos. Estes pagãos usavam o símbolo de uma cobra em seus mantos e escudos. Eles pertenciam a um dos maiores clãs pagãos da Irlanda. Eles eram descendentes de colonos que vieram de Oanylone no passado, colonos que haviam testemunhado a morte de muitos de seus parentes e amigos nas mãos de cobras que eram abundantes nas terras por onde passaram para chegar à Irlanda. Então estes colonos sonharam, durante muitas noites, que uma cobra estava chegando e que todos eles estavam morrendo por causa de suas mordidas. Mas quando chegaram à Irlanda, as cobras tinham desaparecido. Não entendendo este mistério, eles acreditaram que a cobra era um deus e começaram a adorá-la.

    Um dia, quando os pagãos se aproximaram dele, Patrício levou seu cajado branco, levantou-o para eles e começou a contar a história da vida de Christos. Naquele momento, o sol apareceu por trás das nuvens e brilhou diretamente sobre elas. Patrício estava falando tão alto e batendo no chão com tanta força enquanto cantava que muitos deles ficaram hipnotizados. Os movimentos do bastão criaram tantas vibrações que, auxiliados por eles e pelo sol, um grande pedaço de gelo se rompeu, levando muitos deles com ele. Os outros fugiram do país e logo a história da fuga das Serpentes se tornou conhecida de todos.

    Após as pessoas terem ouvido falar do evento, foi mais fácil para ele convertê-las. Ele ordenou muitos Padres, dividiu o país em Dioceses, realizou muitos Concílios, fundou vários Mosteiros e continuamente exortava seu povo a demonstrar a maior devoção a Aristóteles, a Christos e a Deus.
    Onde quer que ele plantasse seu cajado, aparecia um freixo, que formaria a base dos jardins dos mosteiros e igrejas. Em todos os lugares as pessoas procuravam o som de seu sino e ficavam ansiosas para ouvi-lo espalhar a verdade.

    O veneno da serpente

    Em suas peregrinações pela Irlanda, Patrício às vezes se deparava com fortalezas de pagãos. Nestes lugares, eles celebraram suas crenças bebendo as cervejas e uísques mais fortes, mais encorpados e amargos. Eles chamavam essas bebidas de « veneno da serpente ». Qualquer pessoa que conseguisse beber, era aceita pela hierarquia e recebia altos cargos. Muitos tentavam bebê-lo, mas a maioria o cuspia, com olhos lacrimejantes e nariz escorrendo, como se tivessem sido mordidos por uma cobra.
    Patrício entraria nestas fortalezas e ofereceria ao líder pagão local um concurso de bebida. Quem quer que pudesse beber mais « veneno da serpente », seria o vencedor. Patrício fez uma pausa, rezou a Christos, a Aristóteles e a Deus, abençoou a bebida e depois se propôs a beber mais do que os pagãos. Patrício ainda bebia quando o chefe local estava deitado no chão, desmaiado, às vezes até morto. As testemunhas desses duelos ficaram fascinadas. Eles começaram a acreditar que ao abençoar o veneno da cobra como Patrício havia feito, eles também podiam beber mais.
    Mas antes de deixá-los, Patrício fez com que todas as garrafas e frascos fossem recolhidos e incendiados, destruindo toda a bebida. É por isso que as cervejas e os uísques irlandeses são os melhores do mundo hoje.

    É também por isso que os irlandeses abençoam suas bebidas antes de bebê-las.

    Sua Morte

    Patrício sobreviveu à todos os duelos com os pagãos. Seu cajado de freixo e seu sino lhe deram tanto coragem quanto força. Seu manto de trevos o fez ser aceito por todos como um deles. Ele morreu no Condado de Down em 17 de março de 493. A cidade foi renomeada Downpatrick em sua homenagem.

    Relíquias

    Embora, infelizmente, seu manto de trevos tenha desaparecido há muito tempo, algumas relíquias ainda existem, notadamente seu cajado de freixo em seu túmulo em Downpatrick e seu sino em Killkenny, onde ele teve a visão do navio.

    Dois textos também sobreviveram. O primeiro relata as batalhas com os adoradores de serpentes pagãos. O outro fala da criação das igrejas e da importância de Christos.

    Citações Famosas

    Citation:
      Para cada pétala de um trevo
      Há um sinal em seu caminho:
      Christos, Aristóteles, e Deus
      Para hoje e todos os dias.


    Citation:
      Não siga a serpente
      Pois ele é falsa,
      Siga a Christos
      pois ele nos abraçou.


    Patrocínio: Pastores, Pregadores, Cervejeiros, Irlanda
    Festa: 17 de março



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:36 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Juin 09, 2020 11:58 pm    Sujet du message: Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Paulo Aureliano, dito Pol de Léon





    Paulo Aureliano (em Bretão Paol Aorelian) é o Padroeiro da cidade de Saint-Pol-de-Léon (Kastell Paol), e um dos sete santos fundadores da Bretanha. Ele é normalmente representado com um pequeno dragão, como uma piada e uma referência ao episódio do Dragão da Ilha de Batz. Sua história, tal como foi escrita quando da sua morte por um monge amigo seu, é dada abaixo:

    Na hora da morte de meu amigo Pol de Léon, esta pena pode consolar meu triste coração. Ele foi um grande homem, certamente, que me salvou de muitos males, e se algo ainda pode aliviar meu sofrimento, é a memória dele.

    Nascimento e Juventude

    Paulo Aureliano - como foi chamado ao nascer - nasceu por volta de 490 na Ilha da Bretanha. Filho de um guerreiro e o mais velho de uma grande família, ele estava destinado a uma carreira nas armas. Desde cedo, porém, ele mostrou um gosto incomum pelo estudo e pela religião. Ele concordou apenas em lutar contra um jovem cão desordeiro, apropriadamente chamado Dragão, que assaltava as casas e aterrorizava a vizinhança. Na inocência da juventude, ele acreditava que se podia combater um animal opondo-se aos conselhos de Christos. Mais tarde, Pol me disse várias vezes o quanto eu o lembrava daquela besta, não só pelo meu nome, mas pelo meu comportamento. Devo dizer que ele estava certo.

    O pai de Pol, consciente do comportamento de seu filho, riu no início e lhe deu uma boa repreensão, pois os animais não devem ser tratados como homens; mas ele também viu que a criança tinha muito a dar, e concordou em confiar sua educação a um mosteiro. Ele não poderia ter feito melhor.

    Educação e primeiros passos como clérigo

    Pol pôde assim dedicar-se em completa paz ao estudo dos textos sagrados e à prática da virtude. Entre seus colegas estudantes estavam Sansão, Brieuc e Malo, e ele formou uma sólida amizade com eles, que mais tarde daria muitos frutos.

    Ao tornar-se adulto, ele expressou o desejo de fundar um pequeno mosteiro longe de tudo, com apenas dois ou três irmãos para companhia. Seu superior, no entanto, que o conhecia bem e conhecia seu gosto pela solidão, o advertiu contra isso. Ele lhe mostrou claramente que seu projeto se parecia com um eremitério: uma vida isolada não é boa para os homens. Pol Aureliano cedeu à solidez desta razão. Ainda ontem, após uma vida inteira de boas ações, ele ainda associava seu antigo mestre às suas orações e agradecia por tê-lo impedido de cometer seu erro.

    A partida para a Bretanha, a barragem

    Ele nunca adquiriu o gosto por honrarias. Um dia, julgando sua missão cumprida, ele se recusou a vestir o verde dos bispos e insistiu com o Rei para que fosse liberado de seu cargo. Ele desejava juntar-se a um grupo de Padres que partiam para a Armorica, e continuar sua missão lá. Marc'h relutantemente concedeu-lhe permissão. Assim, Pol dirigiu-se à costa e, enquanto esperava o navio, permaneceu por uma semana no mosteiro onde sua irmã era abadessa. Ele aproveitou este tempo para que as freiras construíssem um dique para proteger o prédio ameaçado pelas águas. Foi um tempo muito curto, de fato, para um trabalho tão grande e sólido, e fiquei surpreso com este feito quando Pol me falou sobre ele. Mas ele sorriu modestamente, e me lembrou que com a ajuda de Deus as coisas mais incríveis podem ser realizadas.

    Tendo chegado à Ilha de Ouessant de barco, os viajantes construíram ali um pequeno oratório para que o Altíssimo não fosse esquecido nesta terra pobre e escassamente povoada. Mas Pol Aureliano lembrou-se dos conselhos de seu antigo superior, e viu que eles não deveriam permanecer mais nesta solidão. Ele deixou um de seus companheiros no local com os habitantes, e os outros zarparam novamente. O segundo desembarque ocorreu na costa de León, em uma pequena aldeia cujo nome foi perdido. Eles construíram ali uma igreja. É esta aldeia que agora é comumente chamada de Vila de Pol, em homenagem ao homem muito virtuoso que foi seu pároco.

    O Sino

    Durante a construção da igreja, Pol Aureliano foi visitado por pescadores, que trouxeram um grande peixe pescado na costa para o almoço dos trabalhadores. Eles ficaram surpresos ao encontrar um pequeno sino na barriga do peixe. Paulo Aureliano se inclinou para examiná-lo e sorriu:

      « Este sino, disse aos pescadores, me parece muito semelhante aos que o Rei Marc'h tinha, e que eram usados para chamar os convidados para jantar. Quando lhe pedi que me desse um, como sinal de amizade, quando eu o deixei, ele recusou. Aqui está, ou então é uma coincidência significativa, e eu os convido a todos a compartilhar nossa refeição. »

    Não sei o que ele quis dizer com essa palavra, ou mesmo se faltou um sino no jantar do Rei Marc'h naquela noite, mas sei que Pol teria convidado os pescadores para comer com ele, mesmo sem esse evento.

    O Senhor da Ilha de Batz

    Na Ilha de Batz havia um senhor mal amado, grande e forte, e tão voraz que podia devorar um boi inteiro em uma só refeição. Pelo menos foi o que eles disseram. Dizia-se também que ele, voluntariamente, perfurava qualquer um que se colocasse em seu caminho, cruel como ele era, irritado, orgulhoso e ciumento de sua riqueza e de seu pobre poder. Na verdade, ele merecia bem seu apelido de « dragão ». Tenho vergonha de dizê-lo; pois esse Senhor era eu, e ninguém se atrevia a me confrontar.

    Pol ousou. Contra o conselho do povo de Léon, ele se apresentou sozinho e desarmado ao Dragão da Ilha de Batz. Surpreso por sua audácia, e seguro de minha força, deixei-o entrar. O que este simples homem, usando uma estola como espada e um livro como escudo, poderia fazer contra mim, que poderia tê-lo matado com as próprias mãos? Na verdade, ele poderia fazer muita coisa.

    Não sei quanto tempo ele conversou comigo. Esquecemos, creio eu, de comer e beber. Quando saímos, meu povo se desviou ao passar, não do medo, mas do espanto; pois eu segui este homem magro e simples obedientemente, e usei sua estola em volta do meu pescoço. E enquanto caminhava pelo meu domínio, meus olhos se abriram para todo o mal que eu havia causado. Pol me levou ao rochedo mais ao norte da ilha e, no meu desejo mais profundo, me batizou. Eu queria deixar Batz e segui-lo, mas ele me proibiu. Eu tinha muitas coisas a fazer, disse ele, antes que eu pudesse escolher meu caminho, pois eu tinha muito a corrigir. Assim, fiquei e construí um mosteiro com base em seus conselhos.

    O secular e o regular

    Ele também ainda não estava vivendo a vida que teria escolhido para si mesmo, apesar de merecê-la muito mais do que eu. Ele dizia com frequência: a hora ainda não chegou. Com a ajuda de seus velhos amigos Sansão, Brieuc e Malo, assim como de um certo Tudy que ele conheceu, Pol Aureliano resolveu espalhar uma fé sólida na região, e fazer isso pregando e agindo para o bem de todos. Assim, eles se espalharam pelos quatro cantos do país.

    Mas embora ele tivesse se livrado de sua inclinação para a solidão, o desejo de uma vida monástica não o havia deixado. Quando viu que o edifício estava indo bem e encontrou alguém para cuidar da Igreja em sua cidade, ele se retirou para o Mosteiro de Batz, onde eu logo me juntei a ele.

    Minha vela está se apagando, e o dia está raiando, enquanto eu termino esta história de meu guia e amigo. Já sei que ele não escolherá voltar: sua vida foi plena. Ouço nossos irmãos monges rindo, murmurando que o velho dragão vigiará seu conquistador por mais seis dias, e eu rirei com eles, se puder, em homenagem. E quando chegar a hora, eu os aconselharei a enterrar os restos mortais de Pol não aqui em Batz, mas na cidade que ele amava. Acredito que é isso que ele teria desejado.[/i]

    Redigido por Dragão, monge da Ilha de Batz, no ano 594, e traduzido pela Irmã Elisabeth Kermorial em agosto do ano 1461

    Apêndice

    Foi considerado apropriado mencionar o episódio da barragem que Pol Aureliano havia construído para as freiras, pouco antes de sua partida da Grã-Bretanha. Em uma carta dirigida a seu santo irmão, a irmã de Pol, Abadessa Sicofolla, escreveu:

      Sabes, querido irmão, que ainda rimos da palavra da nossa irmã Gwenna: « Nós não fazemos as moças trabalharem » ? Ela mesma ri dela, e repete com frequência que estavas certo em contradizê-la, e em nos associar a esta obra milagrosa. Ele faz seu trabalho maravilhosamente. De fato, as mulheres às vezes precisam ser lembradas de que são tão boas quanto os homens. Louvado seja Christos, por fazê-lo.

    Também vale a pena reproduzir algumas palavras de uma carta que Pol recebeu do Rei Marc'h, logo após o episódio do sino, que confirma a suposição de Dragão:
      Foi errado da minha parte, meu amigo, recusar-lhe o último presente que você pediu. Eu estava muito zangado para vê-lo partir, e peço desculpas. Além disso, o Altíssimo me castigou, ao que parece, pois agora falta um sino para o meu serviço.

    As fontes ainda relatam esta palavra de Pol, dirigida de acordo com alguns à freira que se recusou a construir o dique, e de acordo com outros ao Dragão da Ilha de Batz que desejava segui-lo logo após sua conversão:
      « Nem sempre fazemos o que queremos, bem, o que, no final. »


    Relíquias: o sino de Marc'h, guardado na Igreja de Saint-Pol-de-Léon, assim como a estola colocada ao redor do pescoço de Dragão, guardada no Mosteiro de Batz.

    Festa: 12 de março.

    Temas de pregação:
    - Dever e Conveniência Pessoal
    - a Recusa de Eremitério
    - a Redenção dos Ímpios, seguindo o exemplo de Dragão


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Sam Aoû 13, 2022 11:38 pm; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> Igreja de Portugal - L'Église de Portugal - Church of the Kingdom of Portugal -> Biblioteca da Igreja de Portugal Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page Précédente  1, 2, 3, 4, 5  Suivante
Page 3 sur 5

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com