L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography - St. Bernard

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Jan 05, 2021 11:23 pm    Sujet du message: [PT] Hagiography - St. Bernard Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Bernardo


    A vida muito edificante, inspiradora e piedosa de São Bernardo, fundador da Ordem Cisterciense (também chamada "Ordo Cisterciensis"), Santo Padroeiro das Cruzadas e dos Cavaleiros de Deus.

    Seus primórdios

    Bernardo nasceu em Dijon, no ano de 1090, de um pai que foi um cavaleiro influente na Corte do Duque de Borgonha e de uma mãe de devoção sem limites pertencente à alta nobreza. Seu pai, Tecelino, era um homem de antiga e legítima cavalaria, fiel servo de Deus e estrito observador da justiça. Ele passou sua juventude com seus muitos irmãos e irmãs recebendo toda a bondade que dois pais podem dar a seus filhos. Mais tarde, ele teve acesso à melhor e mais religiosa educação possível. Ele aprendeu as línguas modernas, assim como as antigas, foi iniciado na ciência política e nas artes de guerra. Ele aprendeu a apreciar a arte e desenvolveu uma forte retórica, que lhe seria de grande utilidade mais tarde.

    Neste ínterim, sua mãe teve um sonho muito estranho, que predisse o futuro da criança. Ela sonhou que estava dando à luz a um leão rugindo, grande e forte; seu corpo inteiro era dourado, exceto por suas costas, que eram brancas.
    Assustada com este sonho, ela foi consultar um religioso que, recebendo naquele momento o dom da profecia através de Oane, a quem o Altíssimo disse: "A língua dos leões será tingida com o sangue dos inimigos da criação". Então ele respondeu a esta mulher que estava abalada pelo medo e pela ansiedade: "Não tenhas medo, tú és a mãe de um grande e nobre leão, que será o guardião da casa de Deus e que fará com que estrondosos rugidos sejam ouvidos às suas portas, contra os inimigos da fé. Pois ele será um pregador notável e, como um leão divino com sua língua reparadora, curará muitas feridas da alma".

    A mulher, para dar glória a Deus, decidiu construir uma igreja em Dijon que, mais tarde, passaria do clero secular para o clero regular, sob os cuidados de São Bernardo. Bernardo, por sua vez, havia conquistado a reputação de orador hábil e de aluno dedicado. Diz-se até que graças à sua audácia, ele conseguiu permanecer casto, apesar das vis lisonjas das meninas cativadas por seu físico. Foi por volta de seu vigésimo aniversário que Bernardo decidiu se retirar do mundo; e em pouco tempo ele conseguiu compartilhar suas opiniões com todos os seus irmãos, alguns parentes e também alguns amigos.

    Neste primeiro apostolado, seu poder de persuasão foi tal que, apesar de sua juventude, ele logo se tornou, como dizem as biografias, "o terror das mães e esposas"; amigos temiam vê-lo se aproximar. Já havia algo de extraordinário nisso, e certamente, seria insuficiente para atribuir-lhe o poder do gênio no sentido laico da palavra, a fim de explicar tal influência. Não há necessidade de reconhecer a ação da graça divina que, penetrando de alguma forma em toda a pessoa do apóstolo e brilhando através de sua abundância, comunicou através dele como através de um canal, seguindo a comparação que ele mesmo empregaria mais tarde ao aplicá-la ao profeta Aristóteles, e que também pode, em maior ou menor grau, ser aplicada a todos os santos.

    Algum tempo depois, Bernard escolheu o caminho religioso e ingressou na Ordem Cisterciense, recentemente fundada por uma cisão com os dominicanos, agora desaparecidos. Seu talento como pregador inigualável foi imediatamente reconhecido dentro da ordem cisterciense. A Ordem Cisterciense rapidamente aumentou em importância à medida que Bernardo convenceu os fiéis de todas as origens a se unirem à vida monástica. Obviamente, ele obteve um lugar no Capítulo, onde propôs a fundação de uma abadia filial cisterciense em sua Borgonha natal: "A Abadia de La Bussière sur Ouche".

    Enquanto as multidões permaneceram atentas as palavras daquele que se fez entender, e aprenderam com temor sobre os hereges e cismáticos, daquele que se tornaria o primeiro abade de La Bussière, organizando-se com a nobreza local. O primeiro a responder ao chamado sagrado de Bernardo foi o Barão de Sombernon, que propôs um de seus senhorios, localizado perto de Dijon, para fundar ali a Abadia. Bernardo aceitou imediatamente e abençoou o Barão no decorrer de uma missa celebrada no referido senhorio, que contou com a presença de muitos dos fiéis de Borgonha que foram imediatamente seduzidos pelas grandes palavras de Bernardo, que se tornou então o primeiro abade de La Bussière assim que o trabalho foi concluído. A Abadia de La Bussière se estabeleceu rapidamente na Borgonha e a abertura de uma escola dentro da própria abadia contribuiu muito para sua fama e também para ensinar o aristotelismo aos fiéis borgonheses. Assim que abriu, e graças à fama de seu abade, vários nobres vieram visitar as instalações da abadia para seu retiro. Esta proximidade com os grandes políticos da época permitiu que Bernardo se tornasse cada vez mais influente.

    A Abadía de La Bussière sur Ouche.

    Sua fama entre as autoridades locais seculares e religiosas logo alcançou os muros da capital dos Papas, onde ele acabou sendo convidado. Em Roma, ele desfrutou das bibliotecas para sua educação e conheceu as figuras religiosas mais proeminentes da época. Ele convenceu vários com seu discurso da boa fé da ordem cisterciense, que se tornou conhecida em Roma. No entanto, a abadia convocou seu abade para outras tarefas. De volta à La Bussière, Bernardo começou a estabelecer relações diplomáticas com as novas ordens militares e religiosas que haviam sido criadas na sequência da redescoberta dos ensinamentos de Kyrene. Os mais fortes para responder ao chamado do abade foram os Cavaleiros de uma Ordem Militar Romana, que ainda hoje estão profundamente enraizados na Abadia de La Bussière, onde contribuíram em particular para a criação da escola que ainda hoje torna La Bussière famosa.

    Seu compromisso Militar-Religioso

    Esta aproximação com os cavaleiros, um mundo que ele já conhecia bem graças a seu pai, o levou a decidir fundar um braço armado à serviço da Igreja. Ele realizou uma grande quantidade de pesquisas teológicas que resultaram em numerosos escritos, como seu famoso ensaio: A santa e justificada violência, uma referência teológica para todos os cavaleiros de Deus.

    A Santa e Justificada Violência (trecho) a écrit:
    Estas palavras de São Bernardo sobre "os Cavaleiros de Deus" lembram a todo aristotélico que a vida é uma batalha liderada por Deus, cujo resultado é certo, mas vem a um preço que deve ser pago com orgulho: o dom de nossas vidas. (...) Pois ele não carrega a espada sem razão: ele é o executor da vontade divina, seja para punir os malfeitores ou para glorificar o bem.


    Quando o Papa Honório II, mais tarde, convocou um Conselho sobre o tema das ordens religiosas, Bernardo se envolveu fortemente na pregação do reconhecimento de várias dessas ordens. Ele fez grande uso de sua influência e, quase simultaneamente, se tornou a figura de proa deste Conselho. Ele convenceu os Reis da França e de Roma (o Sacro Imperador Germânico), bem como a Sua Santidade, de que a fundação desses grupos de fiéis lutando em nome de Deus estava correta. Entretanto, Bernardo era um homem de paz e escreveu um esboço das regras para as Ordens Militares-Religiosas, conciliando o estado monástico e o ideal cavalheiresco, lançando as bases do que mais tarde se tornaria a Congregação Romana dos Santos Exércitos. Ainda dentro do Conselho, Bernardo foi confrontado por Abelardo, um teólogo obscuro, mas influente, convencido da pequenez do homem, mas igualmente ortodoxo, a quem Bernardo perguntou:

    Citation:
    É assim que os segredos de Deus são trazidos à luz e as perguntas mais altas são lançadas ao vento?


    No final deste conselho, Bernardo tentou convencer os recém reconhecidos Cavaleiros de Deus a ir e reconquistar a Terra Santa. Na Páscoa aristotélica, Bernardo pregou uma cruzada na cidade de Vézelay, enquadrando-a em um ideal de paz e unidade. No Natal, ele pregou na Espira. Ele também interveio em Mainz, em um ato misericordioso de bondade, para evitar o massacre de espinozistas por fanáticos doutrinados pelos poderes seculares. Admirado por todos, muitos o seguiram nas estradas para a Terra Santa para ali realizar uma cruzada sob sua santa direção.

    Citation:
    Que aqueles que cometem injustiça sejam expulsos da cidade do Senhor, aqueles que se esforçam para roubar as riquezas inestimáveis que Jerusalém guarda para o povo aristotélico, aqueles que querem manchar os Lugares Santos e apropriar-se dos Santuários de Deus. Que as espadas dos fiéis sejam desembainhadas sobre as cabeças dos inimigos, para destruírem qualquer um que se levante contra a fé de Deus, que as nações não se perguntem: onde está Deus?


    Ao longo do caminho, os Cavaleiros de Deus encontraram muitos peregrinos e fiéis que se juntaram a eles. Primeiro, eles atravessaram a Dalmácia e chegaram à Grécia, onde se separaram em busca dos lugares santos mencionados na Vida de Aristóteles, antes da reforma. Atravessaram a Tessalônica onde foram recebidos com indiferença e finalmente chegaram aos portões de Constantinopla, onde os aristotélicos do Oriente lhes ofereceram sua hospitalidade como se fossem seus irmãos, apesar de serem uma religião diferente. Os cavaleiros continuaram suas rotas através dos vales e planícies da Anatólia, antes de finalmente alcançarem os portões de Antióquia, onde fizeram o cerco, com o apoio de alguns aristotélicos locais, fiéis a verdadeira fé.

    São Bernardo de La Bussière pregando a cruzada.



    Pouco depois, encorajados e animados por sua fé, as Cruzadas lançaram um assalto às paredes da Antióquia. Os Averroistas que controlavam a povoação naquela época eram mais numerosos que os membros Cruzados, mas lutaram com pouco ardor e convicção, enquanto os Cruzados pareciam inesgotáveis. Diante do ardor de suas tropas, Bernardo começou, como se quisesse provar algo a alguém:

    Citation:
    Eles vivem sem ter nada de próprio, nem mesmo a sua própria vontade. Vestidos com simplicidade e cobertos de poeira, seus rostos queimados pelo calor do sol, seus olhos ferozes e severos. Com a proximidade do combate, armam-se com a fé, por dentro, e com as armas, por fora; suas armas são seu único adorno; usam-nas corajosamente no maior dos perigos, sem temer o número ou a força dos bárbaros: toda sua confiança está no Deus dos Exércitos; e lutando por Sua Causa, buscam uma vitória segura ou uma morte santa e honrosa. Este é o tipo de vida em que podemos esperar a morte sem medo, desejá-la com alegria e recebê-la com segurança!


    A luta continuou e o sangue infiel foi derramado sobre a terra santa, mas Bernard estava convencido de que esta era a vontade de Deus. Finalmente, após meses de intensas batalhas, Jerusalém tornou-se novamente aristotélica, pondo um fim à reconquista da Terra Santa. Os Cruzados recolheram várias relíquias, ergueram inúmeros fortes e dividiram a Terra Santa em numerosos condados que foram divididos precisamente de acordo com o mérito que teriam demonstrado durante a Cruzada. Ao mesmo tempo, os reinos aristotélicos ocidentais haviam preparado uma grande frota graças à qual alguns cruzados, incluindo Bernard, puderam retornar a suas casas.

    Seu Apostolado

    Sem se comprometer com os caprichos dos Papas e dos Príncipes, São Bernardo também foi um pregador formidável, um escritor de alto nível, um asceta exigente e um dos místicos mais motivados.

    Muito mais tarde, Bernardo foi convidado a mediar entre dois Papas que afirmavam ter ganho as eleições no Conclave, Inocentius II e Anacleto, respectivamente. Bernardo mediou a favor de Inocêncio II, e graças a esses talentos de diplomatas experientes, convenceu o Rei da França e o Imperador, assim como muitas cidades italianas que inicialmente eram a favor de Anacleto. Depois deste último episódio, São Bernardo, Abade de La Bussière de Ouche, na Borgonha, retirou-se para sua abadia com seus irmãos cistercienses.

    São Bernardo passou seus últimos anos em La Bussière, continuando seus estudos nas mais diversas áreas, como a cozinha, bem como o cultivo da terra, nos jardins da Abadia. Ele se questionou muito sobre a vida e sobre a fé; e lamentou o que não pôde alcançar em sua vida, rezando para que seu sucessor fosse capaz de fazer isso...

    Bernardo foi uma parte decisiva em todas as controvérsias de seu tempo, mas ele era um homem da Igreja e não um teólogo, embora lhe tenha sido concedido o título de Doutor da Igreja. Sua doutrina, assim como seus atos, reflete as inspirações de natureza mística e contemplativa, mas ele se irritava rapidamente contra qualquer coisa que pudesse alarmar ou distrair a devoção; não apenas contra todas as heresias, mas contra todas as iniquidades. São Bernardo não foi o fundador da Ordem Cisterciense, mas sua força motriz, sua maior glória: a figura mais notável do desenvolvimento prodigioso da ascensão dos cistercienses, estes monges brancos que renovaram profundamente - e de forma duradoura - a vida religiosa do Ocidente.

    Denunciando a desorientação das outras ordens religiosas, ele não deixou de criticar a corrupção dos preceitos da regra de São Bento: comida abundante, coquetéis, hábitos e modos de vida principescos, partes de muitos mosteiros, como sua decoração, pinturas ou esculturas que evocam mensagens doutrinárias, que são úteis para os fiéis, mas não para o monge.

    São Bernardo a écrit:
    Ó vaidade das vaidades, mais tola que vaidosa: as paredes de sua Igreja brilham, enquanto tudo falta aos seus pobres. Para não mencionar a imensa elevação de seus oratórios, seu comprimento excessivo, sua largura excessiva, sua decoração suntuosa e suas pinturas exuberantes, cujo efeito é atrair a atenção dos fiéis e diminuir o recolhimento.


    Bernardo de La Bussière deu seu último suspiro em um dia frio, de janeiro de 1153, depois de ter recebido a unção. Ele deixou para trás mais de 160 monges no recém criado mosteiro de Noirlac, enquanto a nova família cisterciense já conta com cerca de 350 mosteiros. Suas relíquias, constituídas por sua batina, sua armadura, sua mitra e seu báculo, assim como seu corpo, repousam na Abadia de La Bussière.




_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com