L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography - St. Brieuc

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Jan 05, 2021 11:25 pm    Sujet du message: [PT] Hagiography - St. Brieuc Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Brieuc


    Brieuc (em Bretão: Brieg) é um dos sete santos fundadores da Bretanha. Seu nome está associado a Saint-Brieuc, onde fundou um mosteiro. Ele é frequentemente retratado com lobos que ele treinou uma noite.

    I. Um nascimento e uma juventude em Gales:

    Brieuc nasceu no início do século V, no País de Gales. Seu pai, Cerpus, e sua mãe, Eldrude, eram nobres e ricos.
    A criança cresceu em tamanho e virtude com o irmão Hamelin, um monge a serviço de seus país, que queria que ele lhe transmitisse seus conhecimentos, assegurando sua educação.

    Seu rosto era puro e sereno como um céu de primavera. Em vez de imitar a leveza e o descuido das crianças de sua idade, ele permaneceu perto de sua mãe, praticando o desenho com sua mãozinha sobre tábuas, linhas ainda imperfeitas.
    Entretanto, a jovem criança logo ficaria separada de sua família.

    Quando ele era mais velho, preparou-se para se juntar ao amigo do irmão Hamelin, Germain, em Paris, para estudar. A criança saiu sob a guarda de alguns servos fiéis e atravessou os mares para chegar à França.

    II. Estudos em Paris

    Brieuc tinha apenas dez anos de idade quando cruzou o limiar do mosteiro de Germain. Dotado pelo Altíssimo com as melhores qualidades de inteligência, a criança fez rápidos progressos em seus estudos. Ele levou apenas alguns meses para assimilar os elementos da língua latina, e em cinco meses ele aprendeu de cor todo o saltério, para que ele pudesse cantar em coro os louvores divinos com os religiosos.

    Muito rapidamente Germain transformou Brieuc em um verdadeiro mestre ao transmitir seus conhecimentos. Sua caridade para com os pobres era inesgotável, ele lhes dava tudo o que possuía e não podia encontrá-los sem lhes deixar algo. Ele gostava de compartilhar sua refeição com eles à noite ou de dar os legumes que o monastério produzia.

    Quando tinha vinte e quatro anos, foi ordenado sacerdote por Germain. Algum tempo depois, ele teve um sonho em que voltou ao País de Gales para pregar e espalhar a fé dentro de sua pátria. O jovem padre partiu então com um companheiro.

    III. Retorno à Gales

    A grande fé do jovem fez dele um excelente pregador que fez várias viagens pelo País de Gales. A fé aristotélica logo floresceu. No lugar dos templos pagãos surgiram igrejas e mosteiros, santuários de oração e mortificação, de onde o louvor divino subiu ardentemente em direção ao céu.

    IV. Partida para Armórica

    Em uma noite de primavera, ele estava dormindo levemente em uma capela quando teve um sonho: "A Armórica". Ele precisava pregar a boa palavra lá sem demora, então ele não hesitou e partiu com cento e sessenta e oito monges.
    Finalmente, a religiosa escolta, após uma feliz navegação, chegou ao porto de Ack, de onde prosseguiu por terra até o rio Jaudy, em Tréguier.

    Eles foram muito bem recebidos pelos habitantes da região, que ajudaram Brieuc a construir um mosteiro em Landebaëron. Enquanto isso, um mensageiro trouxe a dolorosa notícia de que uma peste cruel estava devastando a terra dos Coriticianos que, aterrorizados, clamavam pela presença e orações do pregador. Brieuc, comovido com compaixão, apressou-se em ir consolá-los, deixando seu sobrinho, Tugdual, à frente do mosteiro.

    Brieuc voltou então para sua família no País de Gales, também afetado pela doença, para consolar os galeses com sua presença. Algum tempo se passou e seu desejo de retornar à Bretanha se tornou cada vez mais forte.

    V. Chegada do Brieuc na foz do Rio Gouet

    Em seu retorno à Bretanha, Brieuc encontrou um mosteiro florescente graças à sábia direção de Tugdual. Portanto, ele resolveu não mudar nada desta situação.

    Escolhendo então oitenta e quatro religiosos, ele se despediu de seu sobrinho e depois de ter seguido ao longo da costa até o porto de Cesson, desembarcou na foz do Gouet. Havia uma floresta e um vale regado por uma fonte abundante que ainda hoje existe. O mestre e seus discípulos, sentados à beira da água para descansar, foram avistados por um escudeiro do Conde Riwall, Príncipe da Dumnônia. O Conde decidiu então conhecer o pregador galês e ofereceu-lhe hospitalidade.

    Brieuc seguiu em frente com sua escolta de religiosos. Aconteceu que o príncipe era de sua família, que tinha vindo do exterior e tinha fundado um pequeno Reino na Armórica. Após ter agradecido ao Altíssimo por este feliz reunião, Riwall deu-lhe seu casarão localizado em um lugar que foi chamado de "Champ du Rouvre" com todas as propriedades que dependiam dele para torná-lo um mosteiro. Esta foi a origem da cidade de Saint-Brieuc.

    Aos pés do mosteiro, no vale silencioso onde corria uma fonte clara, Brieuc construiu uma capela. Este pequeno santuário foi mais tarde chamado "Chapelle Saint-Brieuc". Quando, cansado de seu trabalho e de seus afazeres apostólicos, ele voltou para o meio de seus irmãos, ele nunca esqueceu de ir rezar na capela do vale. Muitas vezes ele vinha para lá para passar longas horas em oração e meditação.

    Uma noite, quando Brieuc voltou da visita a um prédio de seu mosteiro, ele estava cercado por uma matilha de lobos famintos e ameaçadores, prontos para se atirar sobre os bois puxando sua carroça. O santo impassível, levantou uma mão e imediatamente os lobos se curvaram diante dele, como se pedissem misericórdia. Ele os manteve sob controle até o início da manhã, quando os emigrantes que acabavam de chegar do País de Gales passaram por ali. Vendo ali um sinal do Altíssimo, eles imediatamente pediram o batismo. Depois de mandar os lobos partirem, Brieuc ensinou o livro das Virtudes durante os sete dias a esses poucos compatriotas que tinham acabado de chegar em Armórica e depois ele os batizou no oitavo dia.

    Foi nesta data que a graça do Paraíso Solar foi concedida a Brieuc por causa de sua vida dedicada ao Altíssimo e seus atos piedosos, tornando-o um grande servo da Igreja.

    Sua morte permaneceu famosa porque ele se deitou em sua pobre cama e morreu em paz no ano 502. Foi assim que o homem que permaneceu simples ao longo de sua vida, amigo de todos os próximos e dos pobres, se uniu ao Altíssimo. Durante sua vida, ele permaneceu para os Briochins e Bretões um exemplo de piedade a ser seguido.

    Ele é comemorado no dia primeiro de maio.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com