L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT]Livro das Virtudes - Christos
Aller à la page Précédente  1, 2
 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Dim Aoû 14, 2022 1:28 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Capítulo XIV
    A Última Ceia e a traição de Daju


    A refeição ocorreu com muita alegria, pois todos os convidados ficaram felizes em comemorar o início da nova Igreja de Aristóteles. Mas notei que os olhos de Christos continham uma expressão estranha, cheia de tristeza e melancolia. Ele estava mais quieto que o costumeiro e, no entanto, a maioria de seus apóstolos não percebeu isso, ocupados como estavam com a paz e o amor.

    Entretanto, lhes digo que, quanto à mim, a atitude de Christos não poderia ter passado desapercebida. Assim, aproximei-me dele e perguntei: “Mestre, o que passa em sua mente? O que está errado?"

    Ele, então, me sussurrou: “Samoht, meu amigo mais novo, fiel entre os fiéis, não vês que Daju foi embora? Sem dúvida, conspirar contra mim? Esse pobre deve ter ser corrompido, mas ele cumpriu seu destino para que a profecia seja alcançada!”

    “Mas, finalmente, deixe esse tolo chorar no seu canto” respondi, “pois, se os romanos quisessem te levar, eles teriam feito isso! Mas todos eles foram embora!”

    E Christos, que sentia o fim se aproximar, olhou para mim com uma expressão perturbada, que ainda é capaz de me causar tremores na garganta no momento em que escrevo essas linhas.

    “Samoht,” ele me disse, “quando eu morrer, viaje pelo mundo e espalhe as boas novas como eu lhe pedi. E quando você for um homem velho, escreva minha história para que seja conhecida e ouvida. Lembre-se bem disso, pois não direi duas vezes... Bem... já posso ouvir os guardas chegarem.”

    E, de fato, o chão tremia sob o peso das sandálias dos legionários. As discussões, então, cessaram, dando lugar à um silêncio tenso. Um centurião e seus guardas entraram na sala. Ao lado do centurião estava Daju, e este último apontou para Christos com o dedo enquanto dizia: “É ele! É ele! O grande homem barbudo, aí, o grande! Tal qual um fósforo antes de ser aceso, pode-se dizer! Ele acabou de conspirar contra a ordem estabelecida."

    Então, os guardas avançaram contra Christos, empurrando todos os apóstolos que tentaram intervir. Um soldado me jogou no chão porque eu segurava firme a roupa do meu Messias. Por fim, eles o agarraram e o forçaram a sair da sala. Quando me levantei, agarrei a capa de um soldado, esperando fazê-lo cambalear, e o centurião ordenou também que eu fosse apreendido. Então, nós dois fomos levados pelas ruas para o Palácio do Procurador, Ponce.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Dim Aoû 14, 2022 1:40 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Dim Aoû 14, 2022 1:29 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Capítulo XV
    A Condenação à Crucificação


    Vocês entendem agora, meus queridos filhos, por que posso lhes contar o que ocorreu, então. Eu estava realmente naquele mesmo lugar, logo atrás de Christos. Meus olhos, meus ouvidos, de fato,todos os meus sentidos estavam alertas como em tempos de grande angústia.

    Tendo chegado ao escritório do Procurador, ele olhou para nós e nos questionou: “Qual de vocês é aquele que chama Christos?”

    Nós dois respondemos, sem exitação: “Sou eu, romano!”

    Sim, meus queridos filhos, amei eu tanto a Christos que preferi sofrer a punição dele em seu lugar e é por isso que tentei atrair as suspeitas sobre mim mesmo... mas minha sinceridade não me deixava enganar: Ponce não foi enganado, pois ele tinha à sua frente um homem grande e bonito e um jovem rebelde e triste. Assim, é natural que ele se dirigisse a Christos nestes termos: “Então, você é aquele que é chamado o Messias, o guia, o espelho da divindade? E você perturba a ordem da cidade?”

    “Você quem diz, seu bobo!” Christos respondeu.

    “Escute,” disse Ponce, “desde que você chegou em Jerusalém, a cidade começou a caminhar mal. O pão está velho, os legumes estão secos, o peixe fede e a carne causa náuseas. Tudo isso porque, agora, as pessoas não querem fazer nada além de ouvi-lo. Além disso, você enfraquece o poder de Roma e nosso culto pagão, dizendo todas essas coisas estúpidas e ridículas sobre o amor, e todas essas coisas em que as pessoas não deveriam acreditar! Agora, acabei de receber uma reclamação do líder dos sacerdotes pagãos; parece que você comprou um frasco dele! Este é um belo problema!”

    Christos sorriu antes de responder: “Sim, eu sei. Seu Império parece uma roda sem tração. Cada mecanismo tem seu devido lugar desde o nascimento e realiza regularmente a tarefa para a qual foi criado. E você se beneficia disso controlando as pessoas e forçando-as a trabalhar por salários indecentes. No entanto, aqui estou eu, a pessoa que traz a verdade; não é de surpreender que eu o incomode... eu sei muito bem disso. Além disso: o primeiro que falar a verdade, será assassinado!"

    Ponce disse, então: “Porque você não aprova a escravidão? Mesmo quando é exercida sobre outros povos que não o seu?”

    “Não,” afirmou Christos, “a solidariedade deve ir além da simples estrutura da cidade! Somos todos humanos e somos criaturas de Deus. É por essa razão que tornar-se um vagabundo trabalhando na mina por menos de dezessete cruzados é uma vergonha, mesmo que venha de outra cidade. E suar por menos de dezoito cruzados, matando bezerro, vaca ou porco é um escândalo!”

    Ponce ficou aborrecido… Ele, então, declarou: “Christos, você será banido. Agora saia daqui. Próximo caso: Kramer versus Kramer. Ah, e não se esqueça de libertar Bar-Tabac, hoje é dia de anistia.”

    Então, Christos ficou surpreso com a frase e pronunciou as seguintes palavras: “Procurador! Você pode me banir, mas em qualquer cidade em que eu estiver, sempre agirei da mesma maneira e me tornarei o mesmo perigo para a plenitude dos impérios e das repúblicas que constituem o mundo.”

    Ponce ficou exasperado e respondeu: “Como você se considera tão sábio, e já que agora tenho azia, você será crucificado como os agitadores e, além disso, já que desperdiçou meu tempo e atrapalhou minha digestão, você será torturado. Você não deveria estar me procurando!”

    Então o Procurador notou minha presença e teve pena de mim em minha juventude, me vendo em lágrimas. Ele se virou para um dos seus guardas e disse-lhe: "Não me importo com este, apenas leve-o para fora!”

    Mas Christos me pegou pela manga e teve tempo de sussurrar em meu ouvido: “Meu corpo sofrerá mil torturas, mas é para que suas almas não precisem sofrer. Quando vocês orarem ao Altíssimo, consagrem o pão e o vinho da amizade, símbolos da minha carne e do meu sangue, para nunca esquecerem meu sacrifício por vocês. Prestem homenagens àqueles que, por sua virtude, serão um exemplo aos seus olhos do amor que é devido a Deus. Na verdade, não há mais bela homenagem á Deus do que amar sem nada a ganhar em troca.”

    Essas últimas palavras foram gritadas porque alguns guardas levaram Christos para a prisão, enquanto outros me agarraram para me jogar lá fora.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Dim Aoû 14, 2022 1:41 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Dim Aoû 14, 2022 1:29 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Capítulo XVI
    A sua Morte e a sua Elevação ao Paraíso


    Foi um momento atroz! Quando caí na rua, os guardas me chutaram e me espancaram, mas fiquei tão aborrecido com o que acabara de testemunhar que não senti a dureza das pedras da calçada nem as solas dos sapatos. A confiança de Christos me deu iluminação e, finalmente, aproveitei toda a vastidão da história desse homem.

    Levantei-me, chorando, e tropecei pelas ruas, sem saber mais para onde ir... Os espectadores me observaram com curiosidade, alguns com pena, outros se divertindo. Então, de repente, ouvi o som de uma trombeta romana... Instintivamente, me guiei até a origem do barulho e meus passos me levaram a um grande lugar.

    A tropa de legionários foi reunida em torno de Christos, com Ponce e o sumo sacerdote pagão à frente, a cavalo. Todos subiram, num trem lento, em direção à colina dos condenados... Uma multidão cada vez maior, cujo clamor encheu os becos e subiu em direção ao céu, os seguiu. Nada poderia impedir o comboio, nem mesmo os gritos de Natchiachia e os apóstolos...

    Com Christos, eles levaram outros dois, também condenados, à execução pública; estes foram nomeados Black e Decker. Esses criminosos seriam esquartejados.

    A escalada foi dolorosa e cansativa, especialmente neste dia quente e pesado. O sol iluminava a natureza e a cidade, cobrindo-a com uma camada de desconforto e de tensão. Mas isso não impediu a multidão de se reunir e de chorar pela morte iminente de alguém à quem haviam acabado de começar a amar.

    Ponce e o sumo sacerdote pagão, que não estavam cansados porque estavam à cavalo, logo chegaram ao topo da colina. Vendo a multidão se reunindo, eles decidiram que o castigo de Christos, por ter perturbado a ordem da cidade e ter pregado contra a crença dos sacerdotes ímpios, seria exemplar.

    Christos foi açoitado por mais de uma hora pelos guardas, mas nenhum grito escapou de sua boca. Ele suportou os piores sofrimentos de forma calma e serena.

    Então, os torturadores zombaram de sua fé e insultaram à Deus, na esperança de desencadear sua raiva. Mas ele nunca lhes respondeu, mesmo quando o cingiram com cordas, que apertaram com roldanas de acordo com os desejos do sumo sacerdote.

    Christos permaneceu preso diante da crueldade desses homens, sozinho em seu sofrimento e tristeza, mas sustentado pela fé em Deus. Seu rosto nunca esteva tão bonito quanto naquele momento. Sua angústia havia passado e permaneceu em suas feições apenas as expressões de um profundo amor e de uma grande paz interior.

    Os romanos e os pagãos, portanto, decidiram assim passar a punições mais sérias. Eles ordenaram, então, que a crucificação ocorresse.

    Christos foi pregado em uma grande cruz de madeira que depois içaram na colina. E Christos foi encontrado lá, acima de tudo, dominando os outros humanos... Como um cordeiro, ele fora sacrificado no altar da ordem estabelecida porque questionou a sociedade da época e seus falsos valores.

    Christos morreu após horas de agonia... agonia durante à qual ele orou ao Altíssimo e observou os homens que estavam abaixo de si. Somente à noite, quando o ar estava fresco e o céu escureceu, ele morreu com um suspiro.

    Então, do céu, um grande raio de luz atravessou as nuvens escuras e ameaçadoras e criou uma auréola no corpo de Christos. Sem fazer com que essa auréola desaparecesse da vista, os céus começaram a trovejar e, de repente, relâmpagos aterrorizantes atingiram a terra como se fossem puni-la por permitir que esse crime atroz fosse perpetrado... Em uma explosão terrível de violência dos elementos, uma grande chuva começou a cair, expulsando os romanos da colina dos condenados e encharcando o chão, como se fosse lavá-lo do sangue de Christos; aquele sangue que logo vimos pingando do monte, misturado com o dos outros dois homens condenados, o suor e as lágrimas.

    Mas depois de um tempo, a natureza se acalmou, a chuva cessou, os raios pararam, o trovões silenciaram e as nuvens se afastaram, dominadas pelo crescente raio de luz que agora inundava a colina.

    Foi então que vimos uma nuvem de anjos celestes aparecer nessa auréola divina. Todos desceram dos céus com graça, voando acima da eminência. Eles pegaram o corpo do Messias, guia e espelho da divindade, e o içaram aos céus, levando-o ao trono de Deus.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Dim Aoû 14, 2022 1:41 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Dim Aoû 14, 2022 1:29 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    O Epílogo

    Aqui, meus amigos, meus filhos, meus irmãos, entreguei à vocês minhas lembranças da vida desse grande e surpreendente homem. Se eu não contei tudo, é que, quando comecei a escrever essas memórias, tive medo de que a morte não me permitisse concluí-las. Hoje estou tranquilizado e, talvez, se o Altíssimo me der vida, poderei lhe ensinar mais sobre Christos e o que aconteceu com seus apóstolos.

    Lembrem-se especialmente da mensagem dele... vivam como ele viveu, porque ele é um exemplo a ser seguido. Ele mesmo me disse várias vezes: "Que todos os homens e mulheres sigam o caminho que eu lhes apresentei, e Deus recompensará os justos quando Ele realizar seu julgamento."

    Eu teria tantas coisas para dizer, tantas histórias para contar sobre Christos, suas palavras, provérbios, alegorias. Vou transcrevê-los um dia, se encontrar tempo e força para isso... mas, infelizmente, a vida passa como uma estrela cadente, e o tempo nos leva tão rapidamente à velhice que nem percebemos.

    Assim, direi que ocupei minha existência para transmitir as boas novas à todas as cidades, todas as repúblicas, todos os impérios. Viajei, estudei, conheci, rezei e tentei, tanto quanto possível, preencher meus dias com amor e amizade, virtude e perdão. Essa foi a chave da minha felicidade.

    Eu mereço o paraíso? Eu não sei, porque apenas o Altíssimo pode decidir isso. Em todo o caso, minha vida terrestre foi bela e maravilhosa e agradeço a cada dia ao Altíssimo por me dar uma alma.

    Que meus escritos sejam uma prova para vocês, meus amigos! Isto é o que vocês herdarão de mim e que eu vos dou como um adeus. Cuidem deles e os compartilhem com outras pessoas, divulguem-nos e espalhem-nos onde puderem.

    Ah! Acho difícil terminar e deixá-los, porque não consigo me afastar dessa doce atmosfera mística que me abraça toda vez que lembro da minha juventude... mas agora meus olhos estão cansados, a luz tremeluzente da minha vela não é mais suficiente para clarear meu pergaminho... minha caneta cai dos meus dedos doloridos...

    E a noite invade meu quarto, deixando-me sozinho, pensativo, banhado pela suave luz clara da lua.

    Samoht, 87 anos depois de Christos.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Dim Aoû 14, 2022 1:42 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Dim Aoû 14, 2022 1:30 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    As 21 Logions de Christos

    Aqui estão depositadas as sentenças de Christos, o Sábio, ensinadas por Samoht e transmitidas a nós para geração após geração.

    Logion 1: “Só existe nobreza na alma, e é no seu coração que você deve ser nobre. Mas saiba que, mesmo assim, você estará vulnerável, porque a nobreza costuma ser prejudicada pela mesquinhez.”

    Logion 2: Os discípulos disseram a Christos: "Mestre, estes párias não nos trazem nada, e Aristóteles nos adverte contra aqueles que fogem da cidade!”
    Christos respondeu-lhes: "Discípulos! Vivam para os outros em vez de esperarem que outros vivam por vós. Cabe à cidade acolher os marginalizados, não aos marginalizados ajudar a cidade."

    Logion 3: Os discípulos perguntaram a Christos: "Mestre, depois que o Altíssimo escolheu Aristóteles para nos ensinar, por que é necessário que agora, ele o escolha para fazer o mesmo? A mensagem de Aristóteles não estava completa? "
    Então Christos respondeu: "Meus amigos, a alma é composta de duas partes: compreensão e conhecimento. Aristóteles veio para vos trazer compreensão, eu vim para vos trazer conhecimento. Entre mim e Aristóteles reside a diferença entre convencer e persuadir."

    Logion 4: Por vezes, quando confrontados com os argumentos metafísicos que liam de Aristóteles, os discípulos por vezes desanimavam. Então, eles perguntaram: "Mestre, qual é, para você, o propósito essencial da razão?" E Christos respondeu: "A fé nos leva à verdade. Mas, para a compreendermos, é necessário que usemos a razão. "

    Logion 5: E Christos disse: "Tanto a razão como o misticismo nos permitem compreender Deus, sendo cada um deles encontrado em cada um de nós". Cabe, então, a si encontrar o caminho para o Altíssimo, inspirando-se na razão de Aristóteles e no meu misticismo."

    Logion 6: Mas Christos nos advertiu: “A razão sem a concordância do coração é como uma concha vazia. A essência está perdida, e Deus transcende a discordância de ambos.”

    Logion 7: Christos disse: “O amor que sentimos por nossos pais não se assemelha ao que dedicamos a nossos cônjuges nem à amizade que oferecemos aos nossos amigos. Esse amor é encontrado sempre e sem dúvida entre os dois, de um para o outro. Assim, Deus deve ser amado.”

    Logion 8: Por vezes, os discípulos comiam a comida que os seus anfitriões lhes serviam. Depois deitavam-se nas camas confortáveis que lhes eram oferecidas. Finalmente, no dia seguinte, eles serviam a esses mesmos anfitriões prestando-lhes serviço. Mas Christos perguntou: "Comemos para viver, dormimos para viver, trabalhamos para viver... mas para que é que vivemos?”

    Logion 9: Por vezes Christos aconselhava-nos: "Se para ti a vida não tem sentido, então ama a vida mais do que o sentido da vida. Não espere até morrer para compreender que está a passar a sua vida. Lembre-se: Nós não nascemos apenas para morrer, nascemos para viver.”

    Logion 10: E em relação à atitude a ter em relação à vida cotidiana, Christos afirmou: "Não esperes nada mais da vida. Não sejam como os indiferentes, mas como aqueles que sabem que, à cada momento, tudo lhes é dado infinitamente."

    Logion 11: E quando perguntaram a Christos como se podia encontrar a felicidade, o profeta respondeu: "A felicidade está nas coisas simples, não no raciocínio complicado que torna as pessoas infelizes. Pois como podemos estar felizes quando nos interrogamos sobre os mistérios que Deus tornou tão complexos que só os compreenderemos quando estivermos no sol?"

    Logion 12: “A luz do sol dissipará nossos medos, nossas dúvidas, nossas preocupações, nossas perguntas, nossos ódios e nossas tristezas. Seu calor removerá de nós todo o desconforto e frio.”

    Logion 13: Sobre o amor, Christos às vezes dizia: "O amor é uma criança boêmia, que nunca, nunca conheceu uma lei." Um dia, um de seus discípulos, apaixonado por uma bela camponesa, foi rejeitado por ela... então Christos diz: "O amor é um filho desejado, que nunca, nunca conheceu uma lei.”

    Logion 14: Aos incrédulos que vieram contradizê-lo, Christos respondeu: "Acreditem em Deus, porque, além de Deus e da religião, não há verdade, não há valores, não há significado; nada existe além de Deus". Por outro lado, a sua existência é livre, por isso acreditem nele e deixem de fadigar-me.”

    Logion 15: Aos homens que lutavam, disse Christos: "Mas vocês amar-se-ão uns aos outros, em nome de Deus!"

    Logion 16: Quando ele falou sobre a vida, Christos ficou empolgado: “Densidade das densidades, tudo é apenas densidade”, ou: “Um homem vale mais do que tudo o que ele fez, seja bom ou ruim” ou: “A vida vale qualquer coisa, qualquer coisa; mas, eu, quando seguro nas minhas mãos ofuscadas as duas pequenas mãos do meu amigo, então não digo nada, nada vale uma vida!”

    Logion 17: Quando a Criatura Sem Nome e seus partidários usam a força, quem deixa de lutar é cúmplice deles. Quando o Bem enfrenta o Mal, todos os habitantes da Cidade devem se unir para destruir esse Mal.

    Logion 18: Para aqueles a quem o Altíssimo parecia inacessível, mesmo depois dos argumentos de Aristóteles, Christos disse: "Para se aproximar de Deus e da compreensão do universo, a arte é para si um meio mais seguro do que a razão ou a filosofia. Imaginem um corpo em decomposição, intestinos em decomposição, olhos engolidos pela carniça, carne desfeita em pedaços... e digam à si próprios que este corpo foi capaz de amar, pensar, sentir, fazer amor, chorar... mas também de compor músicas, pintar afrescos, escrever poemas... tantas obras que ainda hoje podemos desfrutar."

    Logion 19: Christos disse: "Se você se perguntar: 'Quem sou eu? de onde venho? para onde vou? Então pode responder a si próprio: eu sou eu, venho da minha casa e para lá vou voltar."

    Logion 20: E, muitas vezes, na posição vertical como um palito de fósforo, Christos nos confidenciou: "No coração dos reprimidos, às vezes, reside nossa coerência."

    Logion 21: “Desconfie de crenças erradas, meus amigos ... pois os hereges são como formigas; eles sempre retornam.”


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page Précédente  1, 2
Page 2 sur 2

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com