L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography - St. Andre

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Sam Nov 07, 2020 4:48 am    Sujet du message: [PT] Hagiography - St. Andre Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de Santo André, o Protocleto





    I - A infância e a juventude

    André nasceu em Betsaida, 6 anos antes da chegada de Christos, em uma família humilde. Seu pai era um pescador, uma atividade ao qual André se dedicou com sucesso lhe permitiu desenvolver uma inteligência notável. O menino passou toda a sua juventude próximo ao lago de sua região natal, crescendo em sabedoria e gentileza, calorosamente cercado pelas falsas crenças em múltiplos deuses.

    As vezes, e cada vez mais com o passar do tempo, seu coração questionava, sem verbalizar, sua fé nesses deuses dos quais ele instintivamente duvidava. Para André, eles eram a representação humana dos seres divinos, construídos sobre o modelo dos homens; não sendo, portanto, exemplos de virtudes.

    Um dia ele ouviu falar de eventos milagrosos ocorrendo na Judéia, onde parecia ter nascido um profeta. Infelizmente, ele foi forçado a permanecer nas margens do lago.


    II - O Apelo

    André, agora adulto, estava pescando, como sempre, na companhia do irmão Simon e de outros amigos.
    Foi então que um estranho vestido com trapos se aproximou do lago. Sua aparência parecia inspirada: ele parecia um homem santo, mas sem os ricos ornamentos de seda e as pedras preciosas que normalmente adornavam os sacerdotes.

    Quem é este homem?, André se perguntou quando este último se dirigiu a ele gentilmente.

    Pescador, como vai sua pesca?

    Nada mal!, respondeu André sem muita convicção, concentrado em seu trabalho.

    Seu irmão e amigos o chamaram para continuar seu trabalho.

    Mas o desconhecido olhou para ele com gentileza e, insistentemente, disse:

    Pescador, aqui você está vivendo momentos monótonos... Sua vida aqui é um desperdício. Estou olhando para você há alguns dias e vejo em você um destino maior. Esta manhã, o Altíssimo me inspirou: você não gostaria de deixar este lago para se tornar um missionário? Siga-me e você encontrará outros homens, consagre sua vida para Deus.
    Eu sou Thanos. Eu vivi com o Profeta Christos, e venho trazer-lhes sua palavra, que é a palavra do Único Deus.


    André sentiu seu coração se agitar e, embora o futuro representasse para ele algo desconhecido, foi com uma certeza nunca antes sentida que ele contou com firmeza aos seus amigos e irmão:

    Eu Seguirei Thanos e oferecerei a minha vida ao Único Deus!

    Thanou sorriu e perguntou:

    Qual é o seu nome?

    André , ele respondeu.

    Então, a partir de hoje, seu nome será André Protocleto, porque tú és o primeiro a quem eu compartilho a minha Santa Missão!

    André abraçou o Apóstolo e correu em direção ao seu irmão e amigos, que o observavam para tentar entender o que estava acontecendo, a fim de anunciar-lhes, de forma simples:

    Encontrei o meu caminho, sinto o chamado do Altíssimo.

    Ele correu para casa para recolher seus pertences e dizer Adeus a sua família, seguindo então em companhia do Apóstolo Thanos, sem qualquer remorso.
    Eles partiram ao amanhecer, depois que Thanos o batizou nas margens do lago. Depois disso, todo pecador gostava de visitar o local exato onde André foi abençoado, tendo em vista que, naquele local, os peixes passaram a ser maiores e mais numerosos.

    III - A separação e escravidão

    Ao longo do caminho, Thanos, maravilhado com a inteligência de seu discípulo, ensinou a André a mensagem de Aristóteles e de Christos. Um humilde pescador que podia desvendar tão sutilmente os mistérios do Altíssimo foi certamente um de seus dons!

    E Thanos lhe ensinou tudo o que podia, de modo que Andrew tornou-se o equivalente a um sacerdote de nosso tempo, e ninguém podia afastá-lo da verdadeira fé.
    Somente os dias de amizade e cooperação entre os dois homens terminaram abruptamente.
    De fato, pouco antes de chegar a uma cidade da região, os dois homens foram emboscados. Os bandidos os separaram e levaram André, o mais forte dos dois, para vendê-lo como escravo no porto.
    Foi um comerciante grego de Patras, Teognosto, que o comprou e o embarcou ao amanhecer do dia, para servir como cozinheiro em um navio para uma tripulação inteira.
    A partir deste dia, ele nunca mais viu Thanos.

    IV - A Tempestade e o primeiro milagre

    André, seguindo os preceitos de Thanos, nunca reclamou do próprio destino, tampouco amaldiçoou o momento que mudou seu próprio destino. Ele rezou por muito tempo, desde que o Todo-Poderoso o permitisse. Um dia, uma grande tempestade varreu o mar e os ventos. Tornou-se evidente que o casco do barco do Teognosto, abalado pelas ondas, corria o risco de ser esmagado. O desespero tomou conta da tripulação. André, então, levantou sua voz e começou a rezar a Aristóteles e Christos pela salvação de toda a tripulação. A estas palavras e vendo o rosto iluminado de André, todos os marinheiros o seguiram em sua oração. De repente, milagrosamente, o mar se acalmou, o sol apareceu... Teognosto, impressionado com este milagre, ordenou a libertação imediata de André e dirigiu-lhe algumas palavras:

    Saudações, grande mágico. Mas diga-me, quem são os seus deuses que são tão poderosos para pararem a tempestade?

    André respondeu: Pagão, só existe um Deus. Ele é superior à todos, superior aos elementos, e hoje vocês testemunharam um julgamento de Sua misericórdia. Vocês rezaram em seu nome e ele os salvou. Mostrem sua gratidão a Ele e escutem Sua Palavra

    Seguindo estas palavras, André realizou seu primeiro ato como sacerdote, sendo-lhe pedido para converter todos os membros da tripulação da galera. Ele acabou se tornando amigo de Teognosto, que o queria como guardião dos seus filhos.

    V - A Comunidade e as novas viagens

    Em Patras, a cidade natal de Teognosto, André assumiu plenamente seu papel de guardião, mostrando àquelas crianças a luz da verdadeira fé. Ele se esforçou para difundir a doutrina de Aristóteles. Com a ajuda de Teognosto, André formou uma comunidade grande e bem organizada, baseada nos princípios da generosidade e da partilha. Ele foi então recompensado por seus esforços pelo próprio Papa S. Titus que, ao tomar conhecimento de suas ações, enviou-lhe uma carta cheia de gratidão, afirmando que ele era um pilar da futura Igreja.
    Quando Titus enviou sua famosa carta a Linus, Linus herdou sua mensagem e descobriu a lista dos fiéis em quem ele podia confiar.

    Hagiografia do Apóstolo São Titus, Primeiro entre os Apóstolos, I Papa da Igreja

      Titus:
      Estou escrevendo estas linhas da minha prisão, porque acho que minha missão está chegando ao fim.

      Estou escrevendo para você Linus, meu amigo, porque quero que você continue, depois de mim, o que nosso Salvador Christos começou na Judeia e pelo que ele morreu como mártir.

      Não sei o que aconteceu com os outros apóstolos e vos encarrego de encontrá-los e de organizar a difusão da fé e a formação dos nossos sacerdotes. Não ceda à tentação das armas, mas procure não morrer desnecessariamente como mártir, porque a vida é um presente precioso que Nosso Criador nos deu.

      A Igreja deve se tornar uma sociedade visível, que se reconhecerá por quatro traços característicos: Ela deve ser una, santa, aristotélica e apostólica.

      O elo que nos liga a quintessência divina para nos manter próximos do Criador só existe por Sua vontade e através de Christos e de seus apóstolos. Pois, foi para nós que esse vínculo foi fornecido pela primeira vez; e continuará será transmitido, pelo efeito da infinita caridade de Deus, para aqueles que permanecerem fiéis à mensagem dos profetas.A mensagem divina, transmitida pelos profetas, deve ser guardada e defendida pelos bispos por nós ordenados, para que seja impossível para a Igreja de Christos errar e descumprir o dogma.

      É preciso também afastar todas as outras sociedades que usurpam o nome da Igreja. Pois, guiados pelo espírito da heresia ou da criatura sem nome, entregam-se a erros perniciosos, tanto na doutrina como nos costumes.
      De qualquer forma, o caminho será longo, mas vi em um sonho que você virá a Roma para concluir a construção do que se tornará o coração da nossa sociedade de fiéis para a palavra que nos foi ensinada pelo próprio messias.

      Conto com você, meu amigo, para continuar a caminhada que realizei com Kyrene, Calandra, Adonia, Helena, Ofélia, Uriana, Thanos, Paulos, Nikolos, Samoht e até mesmo com o infiel Daju...

      O portador desta mensagem também lhe entregará um molho de chaves, uma das quais abre a cripta onde nos encontramos em segredo; ele pode guiá-lo e protegê-lo, mas seja discreto, pois nossos inimigos tentam nos fazer desaparecer. Na cripta você encontrará também sete portas, cada uma aberta por uma das chaves que lhe enviei; atrás da sétima porta está uma lista dos nossos crentes mais devotos; com eles você poderá realizar nosso trabalho.

    André estava nessa lista, e mais tarde, Linus o nomeou Bispo da nova Diocese de Patras.

    Então, um dia, um barco atracado em Patras trouxe alguns homens do Leste à procura de André. Quando o conheceram, o comandante disse:

    André, nós somos sármatas. Durante nossas diversas viagens, ouvimos falar dos seus milagres, de sua sabedoria e lhe pedimos que aceite nosso convite para educar nosso povo de acordo com os princípios do Deus a quem você reza!

    Surpreendido e feliz com a ideia de trazer mais ovelhas perdidas sob a proteção do Altíssimo, André se despediu da Comunidade, de seu fiel amigo e das crianças de quem cuidava. Theophilactus, filho de Teognosto, o acompanhou em sua viagem. Mais tarde, ele se tornou um incansável assistente de André.

    VI - Nas terras sarmacianas

    André e Theophilactus se dedicaram à pregação naquelas terras bárbaras, onde os homens viviam na ignorância e na dureza. Eles ensinaram justiça, generosidade, temperança e todas as outras virtudes de Aristóteles. Eles também fundaram várias comunidades, formando as primeiras bases das Igrejas Orientais.
    Então um dia, os poderosos e impiedosos senhores locais decidiram prender André com a intenção de executá-lo com o argumento de que ele estava denegrindo seus deuses. Então o povo, espontaneamente e sem medo, fizeram grandes procissões até a prisão onde ele foi preso. Mas em vão, pois o tirano permaneceu firme em sua determinação de condená-lo. Então, uma noite, uma grande luz passou pela cela de André e um formoso alado libertou o prisioneiro e o levou para uma pequena capela construída graças à generosidade da população. Quando o tirano soube deste milagre, ele correu, armado dos pés até a cabeça, junto com seus capangas para matar André. No entanto, o bispo esperava por ele calmo e sorridente, vestindo uma túnica branca.

    Irmão, veja como o Altíssimo me protegeu. Eu não temo as armas do homem. Arrependam-se de suas ações e aceitem o perdão de Nosso Pai por todos vocês. Seus pecados cegam você, e suas ações não são outra coisa senão a inspiração doentia da besta sem nome.

    Ele parecia apertar a mão do tirano: seus acólitos, num silêncio prodigioso, ficaram sem palavras. De repente, o tirano deixou cair sua espada, mergulhando no chão:

    É verdade, ouço esta voz em minha cabeça, a voz da morte. Ajude-me, por favor!

    E assim, André venceu seu primeiro duelo com a criatura sem nome. Em reconhecimento, o agora ex-tirano construiu uma magnífica catedral e fez do bispo seu braço direito. Nada poderia impedir a conversão de toda a Europa.

    VII - Retorno a Patras, depois à Itália

    André, que estava ficando mais velho, estava se sentindo cada vez mais cansado. Entretanto, sua jornada terrena ainda não havia terminado. Uma mensagem de seu amigo Teognosto o convenceu a retornar a Patras. Ele deixou a liderança da comunidade para Theophilatus, ordenando-lhe bispo e partiu para a Grécia. Após uma longa jornada, quando ele chegou, todos se apressaram em recebê-lo. A comunidade tinha prosperado e crescido e o veneravam como um santo. O outro filho de Teognosto, Teodoro, foi ordenado e também se tornou bispo. André decidiu, então, retirar-se para um eremitério distante, para cuidar de seu espírito. Mas um novo pedido chegou até ele e apesar do trabalho sempre crescente, ele foi para Sarzana na Itália, onde muitas perseguições aconteceram. Seu último ato o levou em direção ao caminho do martírio.

    VIII - O Martírio

    Após atracar em Ravenna, André terminou a viagem por terra até Sarzana, onde as pessoas saudaram sua chegada com elogios e grinaldas.

    Irmãos e irmãs, disse o Bispo. Venho para libertá-los da tortura e para lhes trazer a palavra do Altíssimo. Mas lembrem-se, eu não estou aqui para derrubar os poderosos, estou aqui para ajudá-los a lutar contra sua ignorância e seus pecados!

    Andre foi preso e levado pelo Procurador Imperial antes mesmo que a multidão pudesse reagir.

    Então você é o líder desses rebeldes, que zombam dos deuses e se recusam a adorar o Imperador! ele gritou, enquanto cuspia na túnica branca de André.

    André respondeu: Eu trago verdade e paz. Você não busca nada além de tumulto, guerra e sangue para servir apenas suas ambições e o desejo de seus sacerdotes covardes! Preste atenção em mim, e mantenha-se longe da influência do mal!

    Mas desta vez, os ouvidos do Procurador permaneceram fechados e ele riu para ele. O povo piedoso de Sarzana e toda a região vieram prestar homenagens ao homem santo, como havia acontecido em Sarmazia. O Procurador começou a se preocupar com a ordem pública e baniu toda a população que se reunia dos portões da cidade. Em seguida, ele se apressou para pronunciar a sentença contra André, condenando-o à crucificação. Na véspera da execução, André começou a rezar a Deus para tirar o medo de sua mente e lhe dar a coragem de se apresentar como um verdadeiro mártir da Fé. Ele rezou para que sua morte servisse para selar seu testemunho e seus longos anos de serviço e divulgação das palavras de Aristóteles e Christos.

    No dia da crucificação, André pediu que sua cruz fosse erguida na forma de um X, porque não se achou digno de ser crucificado da mesma forma que o Profeta. E foi na frente de todos os cidadãos em lágrimas que o bispo morreu, sob um céu nublado.

    O Procurador que havia sido abalado pela dúvida durante toda a noite viu sua resposta quando uma luz brilhante brilhou através das nuvens e iluminou o pobre corpo crucificado. Uma pomba pousou na cabeça de André e colocou uma pena branca e uma espinha de peixe sobre ela. O Procurador, como se tivesse sido atingido, caiu de joelhos e declarou:

    Eu estava cego!" Ele era verdadeiramente um homem santo!

    Ele então ordenou que o corpo fosse enterrado no próprio local, onde André foi nomeado como Santo Padroeiro, e sobre o qual foi construída uma magnífica Catedral.

    Relíquias: o corpo do santo, a cruz do mártir, a carta de São Tito.
    Dia do Santo Patrono: 30 de Novembro, em comemoração ao Mártir.
    Frases:
    • Os bispos devem ser como os pescadores: humildes, muito industriosos, e devem saber onde lançar o anzol.
    • Não há terra que não esteja pronta para a mensagem de Deus.
    • Abra seus olhos! Não é você quem está agindo, mas a criatura sem nome que tomou conta de você!



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com