L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] Hagiography - St. Bertrand de l'Isle

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Mar Jan 05, 2021 11:24 pm    Sujet du message: [PT] Hagiography - St. Bertrand de l'Isle Répondre en citant



Citation:



    Os Santos Antigos
    Hagiografia de São Bertrando de l'Isle


    Capítulo 1 - A infância e a juventude de Bertrando de l'Isle

    Bertrand era filho de Aton, senhor de L'Isle em Gasconha, e de Gervaise, assim neto do Conde de Toulouse, Guillaume Taillefer. Nascido na nobreza, Bertrando foi educado com todos os jovens nobres de seu tempo, nos confrontos armados e foi nomeado Cavaleiro. Como um jovem cavaleiro, ele viajou com alguns homens sob seu comando. Crente fervoroso, ele fez frequentes paradas em mosteiros e abadias. No decorrer de cada uma delas, ele rezava e lia. Ele descobriu assim textos desconhecidos ou esquecidos, entre os quais os escritos do profeta Aristóteles, os de São Gregório de Nazianzo e Santo Origenes ou o famoso sermão de Nedjaef, que ele seria mais tarde o primeiro a ensinar. Esta juventude feita de erudição e viagem transformou o homem, que não mais carregava armas e se tornou diácono e, depois, capelão do Exército. Sua vocação nasceu durante este período, do qual ele diria mais tarde: "Viajar obriga o homem a abrir-se ao mundo e assim a criação se torna moldada sobre o homem. É altamente desejável que os jovens se ponham a caminho com intenções virtuosas, é a melhor educação que eles podem receber."

    Capítulo 2 - Um bispo atento às necessidades de seus fiéis, que participa da vida da cidade

    De volta à Toulouse, foi-lhe prometido um futuro de prestígio entre a nobreza, mas o jovem Bertrando de L'Isle fez outra escolha e pediu ao Bispo de Toulouse, Izarn, a admissão no Capítulo da Catedral. Ele optou assim por espalhar a Fé em vez do Sangue. Ele pregou e leu repetidas vezes. Perto do povo e de suas preocupações, ele era amado por muitos. A reputação do jovem cônego rapidamente se espalhou além das fronteiras de Toulouse e com a morte de seu bispo, Auger em 1083, o clero e o povo vieram para propor-lhe o episcopado. Vendo isto como um sinal divino, ele aceitou e uniu-se ao país de Comminges. Assim, o novo pastor dos fiéis Commingeanos não perdeu o interesse pelos problemas diários de seu rebanho, especialmente em uma época em que as más colheitas, secas, epidemias e fome eram comuns. Ele se preocupava com a alimentação de seu rebanho e atento ao seu bem-estar material. Assim, ele abençoou as armadilhas de um caçador, encheu as redes de um pescador no Neste, em outro vale ele faz uma nogueira estéril produtiva. Depois, atravessando um campo cultivado, ele libertou as mulheres camponesas de sua árdua tarefa, lavrando a colheita de uma vez por todas, finalmente, entrando numa pousada, ele encheu de vinho o barril do estalajadeiro.

    Ele se dedicou a revitalizar a cidade antiga e levantar suas ruínas, a atrair uma população jovem e dinâmica, a incentivar o câmbio e a circulação das diversas moedas, e a fazer justiça. A cidade inteira identificada com o bispo ao ponto de levar seu nome, assim como uma noiva leva o nome de seu marido. Ao longo de sua vida, Bertrando nunca deixou de pregar que o homem sábio deve participar da vida da cidade, revelando, àqueles que o escutariam, o Sonho da Cidade Ideal de Aristóteles.

    Capítulo 3 - Bertrando, o bispo dos viajantes

    A diocese de Comminges era extensa e atravessava muitos vales. Bertrando, que era um homem robusto, viajava incansavelmente, indo de aldeia em aldeia, de vale em vale. Ele não gostava de viajar sozinho. Assim, ele gostava de se juntar a grupos de viajantes que conhecia durante uma visita a uma taberna ou ao mercado. Ele seguiu à risca as recomendações que São Gregório de Nazianzo fez a Athenas e as ensinou a seus companheiros de viagem.
    Durante suas viagens, ele sempre compartilhava uma refeição com seus companheiros de viagem. Ele sempre recitava a mesma oração antes de comer:

      Ó Altíssimo,
      Tu que nos da a oportunidade de compartilhar esta refeição.
      Abençoe aqueles que a compartilham e conceda-lhes a tua proteção divina.
      Fortalece-nos com os ensinamentos de Aristóteles e Christos.
      Faça da Sabedoria e da Amizade nossos companheiros de viagem.
      Permita que as reuniões que teremos sejam realizadas
      Sob o sinal de Partilha e Caridade.
      Amém


    Capítulo 4 - Bertrando, o bispo dos bandidos

    Amado, respeitado e popular, o Bispo de Comminges era frequentemente consultado em caso de disputa. Muitos bandidos foram, portanto, submetidos a seu julgamento. O primeiro deles foi Jodel, ele havia roubado pessoas ricas no caminho para Tarbes. O criminoso foi, portanto, levado perante o bispo. Diz-se que o bispo falou da seguinte maneira:

      - Venha me informar para que eu possa julgar este homem. Qual é o seu nome?
      - Jodel!
      - Por que você está aqui?
      - Porque eu roubei aquele homem.
      - Por que você fez isso?
      - Não tenho o suficiente para comer, a vida é cara e aquele homem tem tanto dinheiro que não sabe o que fazer com ele.
      - Eu entendo, mas esta atitude não lhe trará nada de bom, na melhor das hipóteses, um pouco de dinheiro, mas também um monte de problemas.
      - Devolva a este homem o que você tirou dele, reze e venha me ver todos os dias, farei meu melhor para encontrar um emprego para você.

    Todos os dias o homem ia ver o bispo. Ele rezava com ele e trabalhava na igreja. Ele reembolsou o dinheiro devido ao homem que havia sido roubado, mas continuou a ir à reunião diária com o bispo. Após cerca de um ano, o bispo o convidou para comer, e durante a refeição, os dois homens tiveram esta conversa:

      - Como você está se sentindo, Jodel?
      - Muito bem, muito bem. Graças a você, Monsenhor.
      - Obrigado. Você é o único responsável por sua mudança com a ajuda do Altíssimo.
      - Sim, mas sua presença perto de mim é essencial para mim.
      - Essa presença é o que chamamos de amizade. A amizade é a maior das riquezas, se for sincera e verdadeira. Ela deve ser vivida plenamente a ponto de torná-la o seu próprio ponto fraco, como dizia o Santíssimo Gregório.

    A refeição continuou e como os homens estavam prestes a se separar, Bertrando disse a seu amigo:

      - Jodel, vá. Pegue a estrada, seus pecados serão perdoados. Não transgrida mais. Volte para me ver se você quiser e nunca esqueça o que viveu aqui.
      - Monsenhor, eu não transgredirei mais. Agradeço-lhe por seu perdão. Quero saber mais sobre os escritos sagrados ao seu lado.
      - Não sou eu quem perdoa você, mas o Altíssimo. Ele perdoa aqueles que renunciam aos vícios para buscar a virtude. Você quer estudar as escrituras. Isso é mérito seu. Depois vá, pegue a estrada para St. Liziers, junte-se a Muret e finalmente à Toulouse. Vá para o seminário por mim e estude. Trabalhe também. Compartilhe com todos que você encontrar e dê algo para os pobres que você encontrar. Se você não tiver nada de material que possa dar, então dê seu mais belo olhar, sua mais doce palavra.


    Com estas palavras, Jodel pegou a estrada. Diz-se que muitos bandidos vieram então à Comminges, para conhecer o bispo Bertrando e o perdão. Tanto que a cidade foi apelidada de cidade dos bandidos. Quanto a Jodel, ele estudou e tornou-se um excelente conhecedor das escrituras, ensinando, por sua vez, no seminário de Toulouse.

    Capítulo 5 - O Fim da Vida Terrestre e o Patronato

    O Bispo de Comminges levou, assim, uma vida piedosa, voltada para os outros e para a amizade. À medida que envelhecia, suas forças o abandonavam cada vez mais a cada dia. Ele passava mais e mais tempo em sua catedral rezando. Ele não dormia mais, passando suas noites rezando ao Altíssimo.
    Numa bela manhã de domingo, o sineiro entrou na catedral e encontrou o bispo ajoelhado no coro, seu coração não mais batia, mas seu rosto brilhava radiante, sorridente e relaxado. Não havia dúvida: Bertrando, Bispo de Comminges, havia se dirigido ao Paraíso Solar.

    Mais tarde, São Bertrando de Comminges tornou-se o santo padroeiro da cidade da qual era Bispo. Ele é também um dos santos padroeiros do Condado de Armagnac e Comminges e o santo padroeiro de Comminges. Finalmente, por causa de seu estudo da vida de São Gregório de Nazianzo, ele é um dos santos menores da Ordem Gregoriana, que o considera o primeiro Gregoriano da história.

    Citações Célebres

    • Reze ao Altíssimo e viva sua fé na amizade verdadeira e cotidiana.

    • As únicas armas são os ensinamentos de Aristóteles e Christos. Abaixe sua espada e escudo, escute os Profetas e reze ao Altíssimo, é assim que você vencerá.

    • Não há bandidos que não mereçam perdão por seus crimes, não há um único homem na Terra que possa julgá-los; somente Deus pode.

    Relíquias

    • Seu sarcófago é mantido na Igreja Paroquial de São Bertrando de Comminges.

    • A bengala que o Santo tinha esculpido com o lema de São Gregório de Nazianzo "Cada um tem sua fraqueza; a minha é a amizade" é mantida na cripta do Mosteiro Gregoriano de Argentat.

    Preces à São Bertrando de Comminges

      Oração dos Commingeses

      O São Bertrando,
      Com seu coração tão grande
      Proteja seus amigos
      Plante as mudas
      Cultive bons grãos
      Dê-nos um bom pão
      Conceda-nos sua proteção
      E seu imenso perdão
      Abençoe os Commingenses
      Faça-os viver na alegria.
      Amém.

      Oração dos Viajantes

      O São Bertrando,
      Mantenha-nos afastados dos ladrões
      Acompanhe-nos na estrada
      Nos mantenha a salvo da rotina
      Faça de nossa viagem
      Um presságio feliz
      Amém.

      Oração dos Bandidos

      Bertrando padroeiro dos bandidos
      Seu perdão é grande
      Guia para a virtude
      Nossas almas perdidas
      Ensina-nos a Amizade
      Faça-nos aprender as virtudes
      Faz-nos novos homens
      Fiéis ao Altíssimo.
      Amém.

      Oração dos Gregorianos à São Bertrando

      Ó São Bertrando
      Cuja Fé foi grande
      Primeiro fiel de São Gregório
      Ilumina-nos no escuro
      Traga-nos esperança.
      Coloque no coração de nossas vidas a Amizade,
      Partilha e Caridade.
      Amém.

    Festa: 06 de Outubro


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com