L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT]Livro das Hagiografias - Os Santos Antigos
Aller à la page Précédente  1, 2, 3, 4, 5  Suivante
 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:12 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Humberto, Padroeiro dos Hereges Arrependidos

    São Humberto nasceu na aldeia que mais tarde se tornou Rochechouart, há vários séculos, ou seja, numa época em que a Gália sabia muito pouco sobre o culto aristotélico e quando os missionários eram frequentemente ridicularizados por famílias pagãs que ainda preferiam adorar seus deuses ímpios.

    São Humberto foi criado em tal família. Seu pai era um soldado e sua mãe cozinhava para o chefe da aldeia, embora todos soubessem que ela tinha uma relação mais íntima do que profissional com o chefe. Seu pai fazia vista grossa, preferindo assegurar sua ascensão social em vez de afirmar sua honra. O clima da aldeia era assim, com festas de bebedeiras, inúmeras e variadas concubinas, e pecados de orgulho e luxúria se tornando habituais. Foi neste mundo de orgia e pecado que Humberto foi educado. Como adulto, ele agiu como todos os seus colegas e aprendeu a manusear armas, bem como a trabalhar no campo. Como adulto ele se casou com uma mulher frívola e orgulhosa que morreu logo após a união, cujo nome foi perdido pelo vento do tempo. Humberto criou galinhas e tudo estava bem até a chegada de um missionário aristotélico.

    A ímpia tribo recebeu o pobre missionário com uma surra, arrastando-o pela lama e infligindo-lhe muitos tormentos até sua morte, sob os olhos cheios de ódio dos pagãos. Este missionário, cujo nome não chegou até nós e que nunca mais voltou, foi mais tarde santificado com o nome de Desconhecido. O Altíssimo, testemunhando o grau de perversão de seus filhos, infligiu à tribo todas as pragas inimagináveis, e isto de forma consecutiva. Os campos não cresceram mais, os animais morreram, o tempo ficou terrível e todas as doenças, mesmo algumas desconhecidas, vieram para contaminar a vila e encher as valas comuns. Uma dessas doenças matou o chefe da tribo. Desesperados e famintos, mesmo à beira da fome, os pagãos nomearam Humberto como seu sucessor, reconhecendo sua boa aparência, mas também seu estatuto de bastardo do chefe anterior, embora isso não fosse verdade, mas Humberto estava perfeitamente feliz com isso. Entretanto, é provável que a verdadeira razão por trás desta nomeação tenha sido a esperança de se apossarem de uma das galinhas de Humberto, as únicas criaturas que pareciam ter sido poupadas das pragas divinas.

    Em sua primeira noite como chefe, Humberto se cercou de algumas belas pagãs. Entretanto, a ira de Deus caiu sobre elas e elas foram abatidas. Humberto estava aterrorizado, mas Deus falou com ele em um tom neutro.

    « Humberto, você deve respeitar e promover os mandamentos. Eu o escolhi para esta tarefa porque o pouco respeito que teus irmãos possuem, é você quem os inspira. »

    Hubert não ousava responder.

    « Humberto, sua missão, se você a aceitar, será converter todos esses pagãos que são seus seguidores. Para isso, proponho que você me apresente a eles como eles acharem conveniente, ou seja, sob a forma de comida. Você deve saber que eu criei este mundo, eu o controlo. Eu vos infligi todos estas pragas porque não tolerei que maltratassem um de meus filhos, vosso irmão, especialmente porque ele estava ali apenas para vos ensinar a santa e única verdade divina aristotélica. »

    Hubert, assustado, prometeu a si mesmo converter-se àquela religião que conhecia muito pouco. « Senhor, mas como posso cumprir esta tarefa? »

    « Caro Humberto, meu filho, você vai descobrir, criando um prato culinário, como a verdade aristotélica é única e verdadeira. Sugiro-lhe uma salada humilde e variada, um prato que representa nossa Igreja. Entretanto, você deve fazer a si mesmo uma das perguntas mais importantes: Cremosa ou Tradicional? »

    « Pai », Humberto decidira chamar o homem que acabara de chamá-lo de "Meu filho", « nada cresceu desde a punição. »

    « Filho, acredite em mim, seja aristotélico. Se realmente o for, tú verás vegetais até onde os olhos puderem alcançar. »

    Com isso, Deus voltou para o Sol, deixando Humberto perplexo.

    Humberto saiu e ficou surpreso ao ver centenas de vegetais em todos os lugares. Ele pegou alguns e foi para a cozinha. Ele preparara uma salada que parecia mais requintada, mas não sabia se deveria prepará-la com um molho cremoso ou tradicional, como o Altíssimo lhe havia pedido. O sol estava nascendo e Humberto não tinha solução. Assim, com uma salada incompleta, ele foi ao encontro dos habitantes. Ele lhes explicou seu sonho e todos compreenderam suas falhas e prometeram, como castigo final, expressar seu arrependimento sincero, comer apenas a salada abençoada pelo Altíssimo e preparada por Humberto. No entanto, a aldeia sofreu uma forte divergência entre os partidários de uma salada cremosa e aqueles que preferiam uma salada tradicional. Humberto, sem saber o que fazer, e em homenagem a sua nova fé no Altíssimo, propôs oferecer aos habitantes a oportunidade de escolher. Esta ideia agradou a todos, e toda a aldeia comeu esta deliciosa salada por vários meses durante seu jejum. Quanto a Humberto, ele nunca deixou de adorar o Altíssimo, assim como seus irmãos que o seguiram desta maneira. Logo a terra se tornou fértil novamente e as doenças desapareceram. O Altíssimo abençoou a aldeia de Rochechouart.

    Mais tarde, após a visita de vários missionários que foram bem recebidos na aldeia, Humberto decidiu fazer uma peregrinação à sede da nova primazia dos gauleses para pedir ao Bispo que o batizasse, o absolvesse de seus pecados anteriores e o ordenasse sacerdote, o que foi feito com grande devoção e orgulho para Humberto. Ele tomou o hábito, prometendo construir uma igreja em sua aldeia o mais rápido possível. Infelizmente, no caminho para casa, Humberto foi assaltado por ladrões cruéis que o mataram e o deixaram para trás, onde seu corpo foi devorado por necrófagos. Como relíquia, tudo o que restava eram as roupas que ele vestia antes da chegada do primaz,, que se perderam durante a construção da nova catedral.

    Tendo ouvido falar de seu último desejo, os habitantes de Rochechouart construíram uma igreja que nomearam em honra de Humberto. O Primaz criou então a paróquia de Rochechouart, que obteve seu primeiro pároco pouco tempo depois. Ele batizou oficialmente a maioria dos habitantes. Muitos anos mais tarde, a igreja se incendiou. Os paroquianos então construíram a igreja que Rochechouart ostenta hoje. A lenda local diz que um missionário trouxe os restos do corpo de Humberto, que ele encontrou numa estrada, e o trouxe de volta para ser enterrado sob a igreja. Embora nenhum corpo tenha sido encontrado sob a igreja em Rochechouart, numerosos escritos, na maioria relatos ou publicações, parecem provar que um corpo foi realmente trazido à aldeia por um missionário e apresentado como o de Humberto, vários elementos nos levam a crer que foi apenas o corpo de um mendigo, confundido com Humberto dadas as circunstâncias similares de sua morte. O referido missionário também foi santificado com o nome de São Desconhecido.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:24 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:12 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São João, Santo Mártir

    eng: saint John, ger: sankt Johan, esp: san Juan, ita: san Giovanni, lat: sanctus Ioannes, pol: Święty Jan, bul: Йоан 


    celebrado em 27 de dezembro e 24 de junho

    I - Sua vida com Christos 

    João, que fora encontrado por Christos quando ele saiu do deserto, sempre quis divulgar a palavra sagrada de Aristóteles, e quando Christos veio até ele, imediatamente abandonou tudo para seguí-lo.

    Ele não se tornou um de seus apóstolos, mas foi um daqueles poucos fiéis que, seguindo Christos e os apóstolos, recordaram sua palavra sagrada para aqueles que duvidaram ou retornaram ao pecado após a partida de Christos.

    Ele foi um dos discípulos mais apaixonados de Christos. Ele era o mais jovem de todos aqueles que o seguiram, inclusive os apóstolos. Ele fez um voto de castidade assim que encontrou Christos, cujas palavras ele bebeu, sempre procurando seu significado mais puro.
    Entre os povos, ele sempre foi o primeiro a iluminar a alma dos desorientados encontrados, trazendo-lhes os ensinamentos de Aristóteles e Christos e o último a ir embora.

    Christos finalmente o notou e lhe disse:
    - Por que você, o mais fiel e devoto dos meus seguidores, não concorda em se juntar à minha mesa e se tornar um apóstolo?"
    Lisonjeado, João olhou para ele, e então respondeu:
    - "Christos, seu papel e o dos apóstolos é o de iluminar os povos com a santa fé aristotélica". Você é como um farol que ilumina a escuridão. Mas às vezes, quando você parte, certos véus se levantam sobre mentes fracas. Se eu estiver ao seu lado, os povos não serão mais esclarecidos com a nossa passagem e os véus permanecerão."

    No entanto, ele veio para o lado de Christos no dia de sua morte e Christos, por sua vez, o fez jurar que cuidaria e protegeria sua mãe Maria como se fosse seu próprio filho.

    II - Sua vida após a morte de Christos

    Após a morte de Christos, João continuou a espalhar a fé aristotélica na Palestina e organizou o clero para salvaguardar seus ensinamentos.

    Perseguido pelos romanos, João decidiu ir para Éfeso.
    Durante a viagem, curou com suas orações os soldados de sua escolta que adoeceram de disenteria e, chegando à cidade, curou também com suas orações o filho de um notável, padecendo de "espírito impuro", o que lhe permitiu batizar toda a família.

    Ele não revelou a ninguém as confissões dos fiéis e por cada um dos pecados deles foi à floresta procurar ramos e gravetos que empilhou em um campo, dirigindo-se assim aos Efésios:
     
    "Esta pilha representa o perdão que Deus, por minha intercessão e suas confissões, concede a todos vocês diariamente. Ele te lembra que todos os dias você pode se perder, mas que ao se perder você se submete ao julgamento do Altíssimo, que perdoa mas não esquece." 

    Durante uma festa em homenagem à Deusa Ártemis, por quem os habitantes de Éfeso tinham grande reverência, João subiu a colina onde estava uma grande estátua da deusa e começou a repreender a multidão. Esta, furiosa, tentou apedrejá-lo, mas as pedras atingiram a estátua, que caiu sobre aqueles que insistiram em atirar pedras, se despedaçando. Então, quando João começou a rezar, a terra tremeu e engoliu os mais vingativos, mas depois que a multidão implorou a João e apelou à sua misericórdia, eles voltaram das profundezas da terra, venerando o Santo e pedindo pelo batismo.

    João foi então preso e levado ao templo de Artemis na frente de um oficial imperial que o acusou de magia negra e queria matá-lo. Ele começou a orar a Deus e o templo desabou, mas não prejudicou nenhuma vida humana.

    Conduzido na presença do Imperador, ele decidiu jogá-lo em água fervente.
    Justamente quando João estava prestes a morrer e já havia perdido a consciência, Christos lhe apareceu em sonho e lhe disse: 

    - "João, com a tua vida já iluminaste a verdadeira fé de muitos fiéis. Para fazer isso, você renunciou aos prazeres carnais e se ofereceu ao Altíssimo. Hoje, o Altíssimo me envia para lhe pedir que conclua seu trabalho." 
    - "Como?", indagou João. 
    - "Hoje você não morrerá porque esta é a vontade do Altíssimo. O imperador o libertará e você se juntará a Samoht em Éfeso para ajudá-lo em sua busca pela verdade sobre minha vida e os ensinamentos que devemos transmitir às gerações futuras." 
    Imediatamente, a água parou de ferver e o fogo que a alimentava se apagou diante dos olhos atônitos do imperador que libertou João.
    Ao mesmo tempo, um fogo idêntico ao que se apagara apareceu sob o amontoado de galhos, sem no entanto queimá-los. 

    Libertado, João foi para Éfeso e, chegando à cidade no dia 24 de junho ao anoitecer, passou diante do amontoado de galhos.
    Vendo as chamas, ele ficou surpreso e Christos apareceu para ele novamente:
     
    - "Quando Deus concede seu perdão, não há necessidade de relembrá-lo. Através deste mesmo fogo que deveria tirar sua vida, será lembrado a você, assim como aos efésios, que lembrar do perdão também é lembrar dos pecados. Neste dia, que separa a primavera do verão, é hora de esquecer" 

    Nesse momento, as chamas engoliram a pilha de madeira, com vários metros de altura.

    - "Se esses ramos ajudam os mais fracos a permanecer no caminho certo, continue empilhando-os, pois nada é absurdo se serve para preservar a fé; mas cabe a Deus esquecer e perdoar e cabe ao homem poder levar uma vida virtuosa sem ser ajudado. É por isso que vos peço que queimeis, todos os anos, no início do verão, os ramos que empilhais, para permitir que os homens progridam. 

    Nos anos seguintes, João ajudou Samoth em seu trabalho e perseverou na proteção da fé em Éfeso. A cada ano, ele queimava os galhos que havia empilhado e pedia aos efésios que perdoassem uns aos outros e mantivessem uma vida virtuosa para o próximo ano.

    No momento de sua morte, ele estava em um poço cavado, no qual ele desceu enquanto recitava orações a Deus. Assim que terminou sua oração, ele foi envolvido por uma luz tão ofuscante que ninguém conseguiu manter os olhos abertos.
    Depois que a luz desapareceu, o poço foi encontrado cheio de maná.

    III - Citações

    Citation:

    O que está escrito está escrito


    Citation:

    Amai-vos uns aos outros como eu vos amei


    Citation:

    Não há amor maior do que dar sua vida por seus amigos


    Citation:

    Quem procura salvar sua vida vai perdê-la


    Citation:

    Pare de julgar com base na aparência. Julgue com justiça.


    Citation:

    O vento sopra onde quer; você ouve a voz dele, mas não sabe de onde ele vem ou para onde vai.


    IV - Oração a São João 

    Ó glorioso João, que tão querido por Christos, mereceu o descanso de sua cabeça em seu peito sagrado,
    e foi, por ele e em seu lugar, dado como filho à sua mãe;
    ponha em meu coração um amor vivo pelo Altíssimo, Aristóteles e Christos.
    Interceda por mim junto ao Senhor para que eu,
    com o coração livre de qualquer afeição terrena,
    seja digno de estar sempre unido aqui embaixo,
    a Aristóteles e Christos, como um discípulo fiel,
    e ao Altíssimo, como filho devoto,
    permanecendo eternamente unido a eles no céu.
    Que assim seja.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:24 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:12 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de Santa Joana d'Arc

    Capítulo I: A Infância da Santa

    Foi no ano da graça de 1412, durante um doloroso mês de janeiro, que nasceu Joana, em Lorena em Domrémy. Esta pequena aldeia, cuja história caótica a tornou dependente de várias suseranias, estava localizada em ambos os lados do Rio Mosa, definindo assim a pertença a um ou outro Reino. Felizmente para o Reino da França, Joana d'Arc, filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, nasceu na costa ocidental de Barrois; colocando-a entre os franceses. Seus bisavós fugiram da invasão inglesa do Reino da França e se refugiaram no Sacro Império Romano, mas sua família sempre se manteve ligada às origens francesas.
    Joana nasceu, portanto, no dia 5 de janeiro, e diz-se que no momento de seu nascimento na curiosa casinha de forma incerta, a vil tempestade de neve que se abateu sobre a aldeia de repente se acalmou, e todas as ovelhas baliram em coro...

    Desde cedo, a criança mostrou uma doçura e amor incomparáveis, tanto pelas pessoas quanto pelos animais. Ela sabia como apaziguar as ovelhas durante o parto e conduzir os rebanhos ao pasto com uma facilidade especial. Mas Joana era, sobretudo, muito piedosa e virtuosa, tanto que passava por uma verdadeira devota, ainda virgem no dia do seu Décimo Terceiro aniversário, enquanto seus amigos da aldeia já estavam todos casados ​​ou noivos.

    Capítulo II: Quando a menina foi conduzida pelo Arcanjo Miguel ao Rei Levan II

    Foi em março de seu décimo terceiro ano que a criança ouviu a voz de Miguel, Arcanjo da Justiça, que lhe ordenou a libertar o Reino da França do jugo inglês. Nem a aparição nem a mensagem a surpreenderam, pois sua piedade só se igualava à sua inocência. Durante 4 anos meditou sobre estas palavras e em 1429, enquanto por toda a França se espalhava o boato de que o Reino seria libertado por uma jovem de Lorena, ela foi à Corte do Rei pedir-lhe uma audiência.

    O Rei, Levan II, hesitou por três dias, depois concordou em vê-la. Mas para ter certeza de que ela foi, de fato, enviada por Deus, ele a submeteu a um teste. Ele se disfarçou e se misturou com os outros cortesãos, pedindo a um deles que fingisse ser o rei. A jovem não caiu no armadilha e reconheceu o verdadeiro Rei. O Rei, então, se ajoelhou diante da jovem, chocando muitos cortesãos, e pediu que ela o perdoasse.

    Levan II a écrit:

    "Quem sou eu para armar uma armadilha para uma jovem inocente, que vem me oferecer sua ajuda, enquanto ouço meu povo clamar a mim que ela é enviada por Deus?
    Estou coberto de vergonha."



    E Joana lhe respondeu:

    Joana a écrit:

    "Meu Senhor, foste escolhido por Deus para guiar o Reino e eu para entregá-lo, mas o Inominável assume muitas formas e não posso culpá-lo por tomar tais precauções.
    Quem sou eu para censurá-lo por proteger o bem mais precioso de seu povo, ou seja, seu Rei, você mesmo?"



    Levan II e Joana então conversaram por um longo tempo em particular. Então, ele confiou à ela um exército para libertar Orleans, então sitiada, pedindo-lhe que poupasse o inimigo sempre que tivesse a oportunidade, oferecendo-lhes rendição. Por sua vez, Joana respondeu que essa era sua intenção.

    A população recebeu com entusiasmo a jovem, vendo nela a esperança de dias melhores, a resposta às suas orações. Uma grande missa aconteceu e todos puderam ver sua devoção e sua pureza.


    (Joana d'Arc em Chinon)

    Capítulo III: Quando Joana se torna uma guerreira piedosa

    Juntamente com seus irmãos de armas, ela pode expulsar os ingleses da França! Ela usava uma armadura brilhante e uma bandeira branca com os emblemas do Rei Levan II. Chegada a Orleans, ela foi acolhida pelo clamor dos cidadãos e devolveu a coragem e a fé aos soldados. Enquanto seus capitães queriam atacar os sitiadores ingleses sem esperar, Joana colocou-se à frente das Forças Inglesas para negociar com o seu Comandante, chamado Conrado XIX, Duque de Sussex. Ela prometeu salvar sua vida, dele e de seus homens, se todos eles deixassem o Reino da França sem demora.

    Mas o homem olhou para a garota e respondeu-lhe nestes termos.

    Citation:

    "Quem é você, menina, para se atrever a falar assim comigo? Você que não passa de uma menina, uma plebeia, ousa se voltar contra mim, que sou nobre? Então você não sabe que a única força que existe neste mundo é a da violência? Minha família destruiu todos os seus inimigos, sem nenhuma moral, sem nenhum escrúpulo, nós saqueamos, roubamos, matamos e com isso obtivemos nossos títulos nobres. O que você possui? Quem é Você?
    Uma serva, que era pastora de ovelhas, e que agora está guardando outras ovelhas, mas de armadura. Volte para sua fazenda, menina, você não é digna de falar comigo.
    Você é apenas um urubu, enquanto eu sou um pavão.”



    A menina, que, guiada por seus sentimentos aristotélicos, quis mostrar caridade e compaixão para com os inimigos do Reino da França, compreendeu naquele momento por que Deus a havia conduzido até lá.

    Os exércitos ingleses viviam em pecado. Seus líderes haviam perdido de vista as virtudes aristotélicas, ávidos por bens materiais, ignorando os sábios preceitos de Aristóteles e Christos sobre a amizade aristotélica, considerando as mulheres inferiores aos homens, roubando, saqueando, tornaram-se escravos da besta sem nome.

    Então, Joana virou-se para seu exército, pegou o estandarte real e se lançou na batalha contra os ingleses.

    Aterrorizados com o entusiasmo da jovem, os ingleses foram derrotados, levantaram o cerco e fugiram.
    Joana perseguiu o exército inimigo, cumprindo o plano divino, e enquanto rumava para o norte, as pessoas que passavam cantavam:

    Citation:

    "Sainte Menehould ! Sainte Menehould !"





    Capítulo IV: A Coroação do Rei

    A cidade de Troyes, símbolo do tratado humilhante, também foi tomada. Finalmente chegou-se a Sainte Menehould em julho de 1429. A guarnição da Borgonha deixou a fortaleza e finalmente pode-se coroar o Delfim na presença de seu pai Levan II. Joana estava de pé perto do Altar representando o povo da França.
    Esta foi uma mensagem poderosa dirigida a todos: o Rei é forte e o Reino da França vencerá, aconteça o que acontecer, porque é apoiado e aprovado pelo Altíssimo!
    Com esta coroação, o Rei Levan II também reviveu a tradição dos primeiros Reis Francos, em que os reis tinham seus filhos coroados em vida para garantir a perenidade da dinastia e a continuidade da Monarquia Francesa. De fato, o Tratado de Troyes tornou-se obsoleto. E a França redescobriu seus verdadeiros líderes.

    Capítulo V: O Martírio

    Fortalecida por suas ações, Joana quis continuar. Ela insistiu em continuar a luta, mas desde a coroação, mais e mais capitães e cavalheiros começaram a invejá-la e retardar suas iniciativas. Impaciente, ela decidiu no final de agosto atacar Paris, mas nada havia sido preparado. Ela persistiu mesmo assim, mas infelizmente teve que desistir. Compienha, que abriu suas portas para Joana, foi sitiada pelos borgonheses. Vindo em seu auxílio, Joana foi feita prisioneira, não sem ter resistido corajosamente às lâminas inimigas. Entregue aos ingleses, estes a prenderam em Rouen para ser julgada.

    Durante seu julgamento, que durou três meses, ela foi interrogada com muita severidade, mas manteve-se firme, apesar de meses de confinamento nas prisões inglesas e suas condições de detenção extremamente duras. Conta-se que durante o sono, ela murmurou o nome de "Clarisse" e ouviu balidos...
    Uma vez que seus juízes não conseguiram encontrar uma acusação válida, ela foi condenada por heresia e feitiçaria, pois estava vestida como um homem. Eles também questionaram as vozes que ela ouviu, segundo eles, a criatura sem nome estava falando através dela. Ela foi, portanto, considerada uma herege!
    Ela foi queimada na antiga praça do mercado. E para que nada restasse de seu corpo, o cardeal inglês mandou queimar seus restos mortais mais duas vezes...

    O carrasco que ateou o fogo desmaiou e foi levado pelos companheiros, declarou mais tarde:

    Citation:

    "Eu vi de sua boca, com seu último suspiro, uma pomba levantar voo..."



    Então, mais tarde, um secretário do Rei da Inglaterra que testemunhou a cena declarou ao retornar a Londres:

    Citation:

    "Estamos perdidos; queimamos uma Santa!!"



    Joana tinha dado o impulso necessário para inverter o destino do conflito. Levan II, graças aos grandes capitães e negociações habilidosas, concluiu a libertação do país. Para acabar com a aliança anglo-borgonhesa, ele fez algumas concessões a Filipe, o Bom: algumas cidades nas fronteiras do Somme, os Condados de Mâcon e Auxerre, etc. O Tratado de Arras confirmou a reconciliação entre os Armagnacs e os Borgonheses em 1435.

    Capítulo VI: A Reabilitação

    Muitos anos depois de seu martírio, Joana ainda era vista oficialmente como uma herege, enquanto sua santidade estava fora de dúvida aos olhos do povo.

    Um dia, em maio de 1457, nos arredores de Rouen, o pastor Paulo Ochon foi em busca de uma de suas ovelhas perdidas.
    Ele descobriu que ela havia caído no Sena.
    O pastor tentou salvá-la, mas quase se afogou.

    Ao recuperar o fôlego, com o coração dilacerado ao ver sua amada ovelha ser levada pela corrente, viu uma menina toda vestida de branco sair da água, pegou a ovelha nos braços e a trouxe de volta para a praia, ao lado de seu pastor.

    O pastor perguntou seu nome, querendo agradecer, mas ela apenas respondeu que seu nome era Joana e desapareceu no ar.

    Muitos na aldeia pensaram que o bravo Paulo, um pouco bêbado, tivera uma alucinação, mas isso bastou para que um processo de reabilitação fosse aberto em Roma.
    Muitos testemunhos de milagres foram coletados, assim como em seus últimos momentos em sua cela e na fogueira com as testemunhas ainda vivas.
    Tendo os principais culpados do seu martírio morrido um após o outro, em menos de um ano após a sua morte, sob circunstâncias misteriosas, não puderam ser ouvidos, mas ainda havia elementos suficientes para permitir que o Tribunal Eclesiástico procedesse.

    Logo ficou evidente para o Tribunal Eclesiástico designado para rever o julgamento que Joana havia realizado inúmeros milagres para a população e que ela merecia, tanto por sua vida casta e piedosa quanto por seus atos, o estatuto de Santa.

    Assim a memória de Joana foi reabilitada e hoje é comemorada no dia 29 de fevereiro.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:24 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:13 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Jerônimo

    Jerônimo, embora nascido de pais aristotélicos, não foi batizado até 360, quando foi para Roma com seu irmão Bonosus para continuar seus estudos de Retórica e Filosofia. Ele estudou com Aelius Donatus, um excelente gramático. Jerônimo também aprendeu grego, embora ainda não tivesse a intenção de estudar os textos fundadores do aristotelismo.

    Ele foi muito influenciado pelo Conselho de Nicéia, que havia estabelecido a predominância de Christos "messias" sobre Aristóteles "simples profeta-anunciador". Ele considerava, como muitos crentes daquela época, o estudo de Aristóteles como uma perda de tempo, uma vez que sua profecia já havia sido cumprida.

    Depois de alguns anos em Roma, ele foi com Bonosus para a Gália, e se estabeleceu em Trier « na margem meio bárbara do Reno ». Foi aqui que ele iniciou sua viagem teológica e copiou muitos textos populares e religiosos encontrados durante suas viagens.
    Alguns de seus amigos o acompanharam quando, por volta de 373, ele partiu em uma viagem pela Trácia e Ásia Menor ao norte da Síria em busca dos vestígios deixados pelas primeiras tribos da humanidade.

    Em Antioquia, dois de seus companheiros morreram, e ele mesmo adoeceu várias vezes. Durante uma destas doenças (inverno 373 - 374) ele teve um sonho que o afastou dos estudos seculares e o entregou a Deus. Neste sonho, que ele reconta em uma de suas cartas, ele foi censurado por ser « Ciceroniano e não Aristotélico ». Ele parece ter desistido do estudo dos clássicos seculares por muito tempo depois deste sonho, e mergulhou nos escritos de Aristóteles e Spyosu.
    Ele então lecionou em Antioquia. Desejando viver como ascético e fazer penitência, ele passou algum tempo no deserto de Cálcis, sudoeste de Antioquia, conhecido como a « Tebaida da Síria », devido ao grande número de eremitas que lá viviam.

    Entretanto, seu trabalho nos textos de Aristóteles o fez ver as coisas de maneira diferente, e logo percebeu que o importante era viver para os outros e não fazer penitência o tempo todo, como os costumes herdados de Nicéia incitaram os crentes a fazer.
    Um dia, em uma reunião de teólogos, foi-lhe dito que suas posições provavelmente o afastariam do caminho de Christos, ele respondeu:

    Citation:

    Não importa que um determinado Doutor da Igreja tem sido quase heterodoxo desde o Conselho de Nicéia! Não nego que eles podem ser em certos temas. Mas o que importa é que eles interpretaram corretamente as Escrituras, explicaram as obscuridades dos profetas e revelaram os mistérios do Livro das Virtudes.



    Ao retornar a Antioquia, em 378 ou 379, ele foi ordenado pelo Bispo Paulinus. Pouco tempo depois ele foi a Constantinopla para continuar sua pesquisa, e foi graças a ele que Roma possui uma das mais ricas bibliotecas de textos originais do início de nossa história.
    Seu maior orgulho foi encontrar a versão original do Credo e ter escrito a primeira Hagiografia de Santo Olcovidius e trazê-la para Roma, onde permaneceu por três anos (382-385), em contato direto com o Papa Dâmaso e Chefe da Igreja de Roma.
    Convidado ao Concílio de 382, que foi convocado para pôr fim ao cisma de Antioquia, ele se fez indispensável para o papa. Entre outras coisas, ele se encarregou de revisar o texto da Pré-história, com base em um novo texto de Aristóteles que ele havia redescoberto. Este trabalho o ocupou por muitos anos, e foi seu mais importante trabalho, mas muito dele foi escondido porque desafiou o domínio de Christos, mostrando como Aristóteles era importante.

    No entanto, ele teve uma influência significativa durante seus três anos em Roma, sobretudo por seu zelo em defender o ascetismo
    A crítica feroz de Jerônimo ao clero regular e sua tentativa de impor Aristóteles como profeta de igual importância para Christos levou a uma crescente hostilidade por parte do clero e de seus seguidores. Pouco depois da morte de seu protetor Dâmaso (10 de dezembro de 384), Jerônimo deixou Roma.

    Em agosto de 385, ele voltou a Antioquia, acompanhado de seu irmão Paulinianus e de alguns amigos que estavam decididos a deixar sua comitiva patrícia e terminar seus dias na Terra Santa.
    Ele e seus amigos visitaram Jerusalém, Belém e os lugares santos da Galiléia, e depois foram para o Egito, onde viveram os grandes modelos da vida ascética. Em Alexandria, ele descobriu os textos de Mhour e entendeu que a vida não precisava ser feita de sofrimento para ser abençoada pelo Altíssimo; pelo contrário, a busca do prazer e da satisfação poderia ser muito mais benéfica do que a mortificação.
    Ele voltou aos textos de Aristóteles com um novo olhar, e destruiu suas últimas obras para mergulhar de novo em sua reescrita. Seu lema era agora uma frase de Oane: « Não procure a Deus no sofrimento, mas lembre-se de ter sofrido para não perdê-lo ».
    Compreendendo a necessidade de educar as pessoas para viver social e harmoniosamente, ele começou a escrever muitos textos para ajudar os pregadores a conseguir que os fiéis meditassem nos textos sobre a vida, e sobre o que eles conheciam: sua vida cotidiana.

    Vivendo graças aos meios fornecidos por seus nobres amigos, e aumentando constantemente o número de seus livros, ele escreveu incessantemente. Devemos a maior parte de seu trabalho a esses últimos trinta e quatro anos de sua existência.
    Na sequência de seus escritos contra os pelagianos¹, uma tropa de partidários destes últimos invadiu seu retiro, incendiou-o e obrigou Jerônimo a se refugiar em uma fortaleza próxima.

    Perseguido por numerosas facções sectárias da Igreja, e temendo que os seguidores de Christos destruíssem os textos de Aristóteles, ele confiou três envelopes de couro selados contendo os textos originais de Aristóteles, bem como o seu anel de bispo, a um de seus soldados amigos que deveria voltar para sua família em Monte Cassino.
    A data de sua morte nos é conhecida pela crônica de Próspero de Aquitânia. Seus restos mortais, primeiro enterrados em Jerusalém, foram depois transferidos, diz-se, para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.


    ¹ Pelágio, monge bretão considerado herético pela Igreja, nascido no século IV.
    Pelágio minimizou o papel da confissão e exaltou a primazia e eficácia do esforço pessoal na prática da virtude.
    Pelágio, que afirmava que o homem poderia, por sua própria vontade, abster-se do pecado, negou a necessidade de confissão e batismo.
    De fato, para o monge bretão, os humanos com livre arbítrio escolhem pecar e, portanto, não precisam ser perdoados depois, somente Deus é juiz e somente Ele pode, portanto, perdoar.
    Ele então prega uma regra de vida para torná-la "uma elite da virtude", mas sua intransigência e sua rigidez o levaram a esquecer o meio-termo e tornou-se tão extremista na busca da virtude que acabou afundando. recusando Roma e o clero como representantes do Criador.



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:25 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:13 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Justiniano, o primeiro

    O Império Romano do Ocidente caiu sob os golpes dos pagãos e a própria Roma, a sede dos sucessores de Tito, foi repetidamente saqueada. Os godos, uma tribo germânica que obedecia à doutrina do heresiarca Barius, agora governavam a península italiana. Seu líder era o orgulhoso e selvagem Dorothericus que nunca deixou de perseguir os aristotélicos ortodoxos.
    Enquanto isso, o Império Romano do Oriente, que se tornou o Império Bizantino, resistiu aos assaltos dos invasores e repeliu aqueles que tentaram forçar a passagem pela fronteira.

    Um nascimento obscuro

    Devido às perseguições na Península, um grupo de habitantes da cidade de Como, no norte do país, decidiu fugir e refugiar-se com os bizantinos e depois de ter escapado às patrulhas do heresiarca e ter enfrentado os perigos do mar, ele finalmente chegou à gloriosa Constantinopla, capital do Império.
    Entre todas essas pessoas estava uma pequena família composta por um jovem casal e seu bebê recém-nascido, além de um parente chamado Justino.
    O recém-nascido, enquanto isso, parecia ter suportado a jornada com bravura, a ponto de ser considerado favorecido por Deus; seu nome era Justiniano.
    Pouco depois de sua chegada, os pais encontraram um emprego modesto no Palácio Imperial enquanto Justino se alistou no exército onde lutou com sucesso.

    A Divina Providência

    Justiniano cresceu e se tornou um jovem brilhante, inteligente e sábio. Apesar de seu nascimento obscuro, ele falava latim e grego perfeitamente bem e era admirado por todos.
    Foi então que uma jovem também moradora de Constantinopla, conhecida por sua devassidão e cujo nome era Teodora, sentiu o desejo de ver quem era esse menino, então foi ao seu encontro. Ao vê-lo, ela se dirigiu a ele com arrogância e disse: “Eu ouvi muito sobre você e muitos elogios foram cantados a seu respeito, mas você não parece digno de tal fama”.

    Sorrindo, Justiniano respondeu calmamente: "Tem razão, Theodora, pois minha aparência é vazia: não sou nada mais que uma criatura, criada por Deus, uma alma encerrada em meu corpo. Ignoro o destino que me espera, mas um sonho revelou um grande futuro, digno de ser vivido em Seu nome. Nesse sonho, Theodora, você se sentou à minha direita."

    Assim que ele acabou de falar, ela inclinou a cabeça, como se de repente se curvasse sob alguma invisível vontade divina e, deixando seus hábitos passados, ela se redimiu e se casou com o jovem.

    Enquanto isso, a sorte continuou a sorrir para Justiniano, bem como para sua família, uma vez que, após a morte do Imperador, Justino foi conduzido à cabeça do Império.
    Justino era um homem muito forte e corajoso, e um excelente comandante, mas ele não sabia nada de política e teologia; portanto, cabia a Justiniano, cônsul eleito, compensar suas deficiências: com grande sabedoria, ele administrava assuntos públicos e empreendeva várias missões diplomáticas com estados vizinhos.
    Ele também era um fervoroso aristotélico e tomou medidas sérias para limitar heresias e heterodoxias.

    Alguns anos depois, finalmente, Justino pereceu e Justiniano tornou-se Imperador Romano.

    A Revolta

    A chegada ao poder, em Bizâncio, de um aristotélico ortodoxo de origem italiana alarmou Lotila, sucessor de Dorothericus no trono dos godos.
    Então ele enviou agentes pelo território imperial para espalhar o boato de que Justiniano era um traidor e pretendia ceder o Império aos Phartos, inimigos históricos dos romanos bizantinos.

    A multidão de Constantinopolitanos, furiosa com isso, atacou o Palácio Imperial. Os conselheiros já exortavam o Imperador a fugir, mas ele se recusou. Acompanhado por Theodora, ele foi até a sacada que se abria no fórum, onde estava a multidão que gritava; em uma mão, o Imperador segurava uma espada, na outra um mapa. Assim que ele levantou as mãos, a população ficou em silêncio. No silêncio, ele começou a falar:

    "Em verdade vos digo: Deus me conferiu autoridade para que eu possa proteger a Igreja, fundada por Christos, em todo o Império Romano. Já podeis ver um sinal claro disso"

    De fato, uma auréola de luz apareceu na cabeça do Basileu¹, a espada ardia com fogo branco puro e o mapa brilhava com mil luzes.
    Assim, o povo renovou sua fé em seu imperador, esquecendo sua decepção e se preparando para a guerra.

    Guerra e Leis

    Justiniano não havia esquecido a traição dos godos e não podia mais tolerar os hereges que saquearam seu país natal, a Itália. Além disso, depois de ter preparado um exército do qual nomeou Belisário como Comandante, foi à guerra e, em pouco tempo, conquistou a África que tomou aos vândalos, aliados dos godos e heterodoxos como eles, depois derrotou Lotila, restaurando, depois de um longo período, o domínio romano na Península.

    Enquanto isso, auxiliado pelos maiores legisladores de seu tempo, ele criou um códice de leis que restabeleceu a Ordem Divina na Terra e que atribuiu o controle do mundo aristotélico ao legítimo Imperador Romano, o Basileu.

    Final

    Um dia Theodora adoeceu e, após uma breve agonia, ela morreu.
    Justiniano, tomado pela dor, adoeceu e, apesar da ajuda dos maiores médicos do Império, logo esteve perto da morte. Pouco antes de morrer, com uma voz trêmula, ele pronunciou seus últimos desejos:

    "Quero que meus restos mortais sejam enterrados perto de Como, a cidade onde nasci, para que eu possa protegê-los do mal. Nunca se esqueçam de seguir as leis do meu Codex e respeitar meus sucessores, senhores de Constantinopla."

    Dito isto, ele morreu e sua alma deixou seu corpo e ascendeu ao céu solar.
    Seus súditos lhe deram um funeral solene e trouxeram o corpo de volta para Como, onde ergueram um mausoléu em sua homenagem. No final da cerimônia, quando o caixão estava prestes a ser colocado no edifício, um milagre ocorreu: todas as árvores próximas à estrutura, como se estivessem de luto, se curvaram e choraram lágrimas de resina. Depois de muitos anos, o túmulo foi abandonado e coberto pelas plantas silvestres que, segundo se diz, ainda o escondem hoje, até o retorno, um dia, de um legítimo imperador romano.

    Santo Padroeiro de Como, na Itália.
    Protetor dos Governadores, Imperadores e dos Legisladores
    Relíquias: a Espada Imperial (Como) e o Mapa do Império (Constantinopla)

    ¹ Basileu (Βασιλεύς) — a palavra grega para "soberano" que, de início, era utilizada para identificar qualquer rei nas regiões helenófonas no Império Romano. Era também usada em relação aos imperadores do Império Sassânida.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:25 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:13 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Latuin, Santo Padroeiro e Protetor do Ducado de Alençon

    Santo Padroeiro e Protetor do Ducado de Alençon

    Vida de São Latuin


    Não sabemos a data exata do nascimento de São Latuin, mas sabemos que ele nasceu na segunda metade do século IV, na região do Lácio, no seio de uma grande família. Seu pai era um artesão. Ele ingressou cedo nas ordens e distinguiu-se por sua inteligência mas, sobretudo, por sua bondade. Homem de grande caridade, estava sempre pronto a ajudar os outros e nisso era muito virtuoso. Perto de Bonifácio I, que se tornou papa em 418, aconselhou o Soberano Pontífice por muito tempo antes de ser nomeado para uma importante missão.

    Naqueles tempos conturbados, muitas regiões ainda estavam nas mãos dos pagãos e os povos foram enganados em crenças ímpias desviando suas almas da Luz. Grandes homens foram então enviados por todo o mundo para levar a palavra divina e iluminar a alma dos ignorantes, revelando-lhes a Verdade. São Latuin foi enviado para o norte da Gália, acima das regiões recentemente convertidas por São Martinho de Tours ou São Juliano do Mans.

    Ele se estabeleceu primeiramente na cidade de Sées. Na presença deste homem, portador de novas crenças, a população local, em primeiro lugar, mostrou-se incrédula. No entanto, ele conseguiu reunir alguns grupos de pessoas e algumas aldeias da região, mas logo a incompreensão dos moradores deu lugar à raiva e à violência contra o que eles não entendiam. Então San Latuin e seus seguidores foram perseguidos e se retiraram para o campo. Lá ele construiu um oratório onde a pequena comunidade viveu e cresceu gradualmente.

    Logo vieram pessoas de toda a região e até de muito longe para conhecê-lo, porque havia rumores de que ele curava os doentes. Sem pedir nada, São Latuin acolheu homens, mulheres e crianças que sofriam de doenças incuráveis ​​e cuidou deles. Muitas vezes as pessoas curadas dessa maneira se juntavam à sua comunidade e a ampliavam. Mas outros voltaram para suas casas, divulgando e provando ao mundo os milagres de São Latuin. Vemos, assim, crianças surdas voltando para suas famílias e apreciando música e ruídos como qualquer outra pessoa; homens, feridos em batalha e tendo perdido o movimento das pernas, retornando caminhando naturalmente entre os seus, ou mesmo mulheres com lepra, recuperando a pele saudável e livre de doenças.

    A fama desse homem simples que vivia recluso em seu oratório com sua pequena comunidade e que fazia milagres chamou a atenção do governador da cidade de Sées de onde havia sido expulso com violência. Sua esposa, grávida e carregando seu primeiro filho, sofria de uma rara doença de pele que a condenava, assim como o herdeiro do governador que carregava dentro dela. Ele a levou para São Latuin e implorou ao homem que curasse sua esposa e salvasse seu filho. Poucos dias depois, a mulher do governador voltou a Sées, completamente curada, sem marcas ou sequelas da doença na pele, e trazia nos braços o filho do governador, em perfeita saúde, nascido no oratório.

    São Latuin foi elogiado e, por sua graça, o governador se converteu, assim como sua família e toda a cidade, e em gratidão pelos dons concedidos pelo Altíssimo a São Latuin, uma Catedral foi construída. Foi assim que São Latuin se tornou o primeiro Bispo de Sées. Exerceu essa função por muitos anos, estendendo sua influência e a religião nas regiões vizinhas e sempre realizando milagres tratando os doentes de Alençon, Sées e seus arredores e muito rapidamente, todas as cidades do atual Ducado de Alençon se tornaram aristotélicas.

    São Latuin morreu tranquilamente durante o sono, no meio da noite. Ele foi levado ao Paraíso Solar por anjos e manteve seu corpo terrestre. De manhã, só foram encontradas suas roupas, suas sandálias, bem como sua mitra e báculo, que se tornaram relíquias do Santo, assim como a primeira pedra da Catedral que ele havia abençoado e na qual sua mão estava estampada.

    Citações de São Latuin

    « Toda doença é uma confissão do corpo. » Ele disse ao povo de Sées para explicar que eles estavam doentes por causa de sua rejeição da verdadeira fé.

    « A alma da tua alma é a fé. » Ele ensinou aqueles que o seguiram depois de ter sido expulso pelos habitantes de Sées, que se tornaram violentos com medo do que não entendiam.

    « O mundo nasceu do amor do Altíssimo, é sustentado pelo amor dos homens, vai para o amor e entra no amor. » Disse à mulher do governador de Sées antes de a tratar e ajudá-la a dar à luz o seu filho.

    Relíquias de São Latuin

    As relíquias de São Latuin são mantidas em várias igrejas do Ducado de Alençon. Todos os anos, no dia 20 de junho, são retiradas e expostas à vista dos fiéis e se reúnem na catedral, dedicada ao Santo Padroeiro do Ducado, dando origem a uma missa solene e à festa religiosa mais importante do ano.

    A Catedral de São Latuin de Alençon abriga em sua cripta o túmulo do Santo, mas também, como relíquias, o seu báculo e a sua mitra. Embora o túmulo esteja vazio, é um local de meditação para todos os Alençonnais.
    A Igreja de Verneuil preserva um frasco de água, abençoado por São Latuin, cujas propriedades curativas são excepcionais.
    A Igreja de Mortagne mantém como relíquia as sandálias do santo.
    A Igreja de Argentan contém uma pedra onde a mão de São Latuin é desenhada, bem como um traje que lhe pertencia.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:26 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:14 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Lázaro de Autun, Santo Patrono dos Jogadores de Soule

    A Hagiografia de São Lázaro foi escrita pelos habitantes da aldeia de Autun e deu o nome à sua catedral.

    I - Suas Origens

    Lázaro nasceu, segundo a tradição, em 31 de agosto de 1058, em Constantinopla (filho ilegítimo de um pai comerciante de abóboras e melões espanhóis e de uma mãe moura que morreu no parto, depois de ser atropelada por um colosso idiota chamado Jona Lomu). Durante seus primeiros anos, o pequeno Lázaro acompanhou seu pai que infelizmente foi assassinado, atropelado por bandidos no caminho de volta para Languedoc, sua terra natal. No encalço de vários grupos de saqueadores de dinheiro, perdeu-se o rastro de Lázaro por um tempo. Mas obviamente sua primeira infância foi muito dura e lhe ensinou a resistência física que o tornaria famoso na vida adulta. Salvo pelo Marechal Búlgaro quando os bandidos foram presos, ele foi enviado para o Reino da França, eis que o pequeno Lázaro apenas repetia "Jo soc DEL Llengadoc" ("Eu venho de Languedoc").

    II - Retorno à Béziers

    Ele, portanto, reapareceu oficialmente em Béziers, em Languedoc, em 1071, quando ainda era criança. Ele foi confiado a um padre local, que cuidava dos órfãos e de uma pequena equipe de Soule local. Embora sua juventude entre bandidos o tivesse ensinado a agir com modos não aristotélicos, assim que ele foi exposto a um ambiente saudável, o jovem Lázaro imediatamente provou seu espírito puro ao recuperar, muito rapidamente, as regras de vida saudável e um senso moral altamente desenvolvido. Conta-se que durante uma dessas viagens à floresta, Lázaro teria recuperado um homem quase morto com um corpo desproporcional e o teria trazido de volta a Béziers, carregando-o nas costas por uma dúzia de quilômetros. O homem foi salvo. Acontece que este último era um famoso jogador de soule que, para agradecer a Lázaro, o colocou sob sua asa e o levou para jogar com ele em Autun.

    A vida de Lázaro, então, muda completamente: Imediatamente, Lázaro se revela um jogador excepcional. Seu físico (ele já tinha quase a constituição e a força de um adulto) e sua resistência fizeram dele o craque do time, apesar de sua pouca idade.

    III - A Revelação

    Então, é a revelação: De acordo com suas próprias palavras "um Arcanjo apareceu para mim depois de uma disputa sangrenta durante uma partida de Soule". A partir de então, Lázaro cultivou simultaneamente o caminho religioso e uma fantástica carreira no Soule. Suas nomeações como Sacerdote na Catedral de Autun e Capitão da Equipe de Soule de Autun, aos 20 anos, lhe renderam o apelido de « Padre Soulard », daí alguma confusão. Lázaro, portanto, dividiu seu tempo e energia entre a fé que pregava na Catedral de Autun e os conselhos que dá nos campos de jogos.

    Um clérigo incansável, ele fez o seu melhor para guiar todos os crentes duvidosos ao Caminho Divino. Reza a lenda que ele contratou o árbitro como diácono para que ele assobiasse nos ouvidos dos paroquianos que adormecessem durante sua missa. Um incansável jogador de Soule, passou a dar sermões no meio de uma partida, destacando o Soule como fator de singularidade e ajuda mútua dentro de sua paróquia.

    Seus sermões eram de tal força que se diz que alguns fiéis saíram da Catedral em plena forma. Alguns escritos afirmam: « Padre Lazzaro evocava em nós o amor ao próximo e o respeito pelos outros, naqueles momentos brilhava com enorme calor e doçura. Olhando de perto, foi possível vê-lo erguer-se alguns metros acima do solo para dominar a assembleia dos fiéis ».

    Capitão treinador da equipe de Autun, ele fazia com que sua equipe passasse por um treinamento draconiano. Uma de suas sessões favoritas era correr a caminho do moinho de água do rio próximo. “Excelente exercício de equilíbrio e força”. A conhecida ordem do treinador Lázaro, "Todos à roda!", deu origem ao boato de que o nome atual do rio de Autun, o Arroux, tem, portanto, como origem o chamado de São Lázaro!

    Esse treinamento de ferro resultou no domínio incomparável da equipe de Autun em toda a capitania de Lázaro. As equipas concorrentes, exaustas pelas derrotas e pelos golpes recebidos, acabaram por dizer que os jogos em Autun pareciam funerais, mas que com um padre em campo podiam confessar mais facilmente para recuperar as forças. Daí o apelido da equipe de Autun, em vigor hoje: os Coveiros!

    IV - Sua Morte

    Aos 33 anos, uma má jogada preparada há muito tempo pela única equipa capaz de resistir durante dois minutos, e com a cumplicidade do árbitro, o matou. Seu corpo foi completamente despedaçado por jogadores felizes por finalmente conseguirem livrar deste maldito capitão.

    Seu corpo foi colocado em uma pequena capela e ali, durante a noite, apareceu um estranho brilho em forma de alma, visível a todos os habitantes de Autun e para os jogadores adversários que permaneceram na taverna para comemorar sua vitória. Não havia dúvida que fora uma visita esportiva divina. O brilho flutuou do campo próximo ao terreno (onde mais tarde foi decidido que Lázaro seria enterrado, tornando-se assim o futuro cemitério) até a câmara mortuária. Mas esse brilho trouxe Lázaro de volta à vida e, para surpresa de todos, em sua melhor forma, pronto para retomar a partida vencida por trapaças.

    Este trigésimo terceiro ano, no entanto, seria fatal para Lázaro: A taça de Soule (tantas vezes conquistada) tinha naturalmente encontrado o seu lugar na catedral de Autun. Lázaro cuidou para remover cada grão de poeira que veio cobri-lo. Na noite daquele fatal 29 de fevereiro de 1091, um capitão de um time derrotado, cansado de não "conquistar" a taça, entrou discretamente na catedral, com o objetivo de roubar o famoso troféu.

    Pego em flagrante, uma luta terrível ocorreu. O ladrão acertou Lázaro na cabeça com o precioso troféu, depois abandonou Lázaro à sua sorte, morrendo no chão da nave da catedral.
    Foram chamados os mais brilhantes médicos que, contudo, não foram capazes de impedir sua morte alguns dias depois. O ladrão, fugindo, abandonou a arma do crime, na qual foi encontrado o sangue de Lázaro. Suas últimas palavras foram, segundo a tradição:

    « Vamos crianças! »

    Até hoje, essas poucas gotas de sangue são preservadas em um pequeno frasco em exposição no lugar do antigo troféu.
    Há quem diga que algumas gotas desse sangue foram colocadas na conhecida bebida entre os Coveiros: o Licor de Cenoura, e que tem permitido tantas vitórias aos jogadores de Soule desta cidade!

    São Lázaro é o Santo Padroeiro do Soule, dos Melões Espanhóis e dos dias 29 de Fevereiro.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:28 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:15 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Luís, Rei da França

    Escrito por um coletivo aristotélico, ao redor da fiel Sabóia

    Citation:

      « O que se segue foi e é a verdade. Como provado por testemunhas bem informadas que deram testemunho de seu conhecimento, ou por visão ou audição, e conforme é consistente pela tradição e reputação. »



    Luis IX nasceu em Poissy, em 25 de abril de 1214. Ele era filho de Luis VIII, o Leão e de Branca de Castela. Aos doze anos de idade, ele confidenciou a seu pai: « Pai, quero ter minhas próprias experiências e aprender sobre a natureza da criação, farei uma viagem aos países do Oriente. » Seu pai, acreditando que o pequeno Luis queria se tornar um herege da Igreja Oriental, teve uma síncope. Mas não, ele já estava sonhando com uma nova cruzada. E assim foi o destino de Luis IX.

    No ano seguinte, o pequeno Luis ainda era Rei sem ter o poder. Ele foi, obviamente, sequestrado na primeira oportunidade. Seus guardas o defenderam o máximo que puderam, mas sendo superados em número, só puderam se esconder na floresta e esperar por reforços. Quando Paris, bem longe, recebeu a notícia, toda a cidade se lançou em defesa do jovem rei, que eles trouxeram de volta em triunfo.

    Ele era o rei do povo, e assim durante toda sua vida, ele tornaria a França maior do que ela jamais voltaria a ser em toda sua história.

    Aos quatorze anos de idade ele foi enviado para o campo, no Maine. Sua mãe tinha construído uma abadia onde o pequeno Luis passaria seus verões. Foi lá que foram plantadas as primeiras plantações de milho, que vinte anos depois foram trazidas de volta do Oriente por Luis. Durante muito tempo, foi chamado de trigo da Índia, pois o rei o recebeu como presente do imperador mongol que disse ter recebido da Índia. Quando a verdadeira origem da primeira semente (Mosento) foi descoberta, foi decidido chamá-la de milho. Foi Levan, neto de Carlos, neto de Luis, quem lhe deu seu nome definitivo em 1434.

    Suas raízes aristotélicas

    Citation:

      « A luz do Oriente se espalhou sobre mim pela graça de Aristóteles e me chamou de volta dos mortos. »



    Ao longo de sua vida, a palavra foi muito importante para Luis IX. Ele gostava de citar exemplos e anedotas que lhe permitiam reforçar sua fé. Algumas de suas frases mais famosas sobreviveram a ele: « não faça ao seu próximo o que você faria à sua mãe » (como sabemos, Luís IX sofreu toda a sua vida com o jugo de uma mãe rigorosa), ou a famosa « Quando o fruto está maduro, é hora de jogá-lo no herege ». Foi, portanto, através das palavras do Rei que emergiu sua profunda fé. Luís IX encarnou o ideal do Grande Homem, ao mesmo tempo piedoso, corajoso, bom, inteligente e sábio, um homem que defende a fé aristotélica com sua coragem.

    Da abadia fundada por Branca, onde passava os verões, Luis também manteve seu ar franciscano. Assim, como eles, sua palavra era moral e didática, como os pregadores de quem ele se cercava. Essa palavra transmitia um ensinamento moral e religioso e muitas vezes visava fortalecer a fé do interlocutor.

    Ele tem fama de curar feridas e de ser caridoso com os pobres: seu tempo foi marcado por sua grande devoção aos sofrimentos que afetavam os mais pobres e os doentes, incluindo os leprosos. Nunca, por outro lado, ele foi capaz de curar a Provença de seu sotaque.

    No segundo ano de seu Reinado (1238), ele sinalizou sua piedosa vontade de ir até Sens, para receber a Coroa de espinhos de Christos, que acabara de ser adquirida pelos venezianos através de Balduíno. Ele mesmo a levaria com a cabeça e os pés descalços do Bosque de Vincennes até Notre-Dame; e daí até a capela que ele construíra em seu palácio, conhecida como Santa Capela, onde fora colocada.

    Sua formação jurídica e teológica

    Ele fundou várias instituições úteis, como o Hôtel-Dieu de Pontoise, Compienha, Vernon e o hospício Quinze-Vingts, para abrigar trezentos cegos pertencentes às classes pobres.

    Luís IX soube na Síria que os eruditos dos príncipes orientais copiavam livros e dirigiam uma universidade aberta a todos os outros teólogos; seguiu este exemplo, encomendando os exemplares dos livros nos mosteiros e mantendo estes preciosos exemplares numa sala junto à Santa Capela, dando origem às primeiras universidades. Ele costumava ir lá para descansar do trabalho do governo.

    Entre outras coisas, ele restaurou às abadias e catedrais sua autoridade sobre a administração dos assuntos religiosos e os deveres de nomear seu clero. No entanto, ele sempre exigia que eles fossem devidamente treinados, e exigia um diploma teológico para clérigos de alto cargo.

    Ele liderou duas Cruzadas. Na primeira, em agosto de 1248, embarcou para o Egito. Mas ele foi subitamente capturado em Mansourah. Ele retornará em 1254 após quatro anos em prisões sírias.

    Apesar do fracasso da Sétima Cruzada, Luís IX decidiu se preparar para a Oitava Cruzada. Ele partiu em 2 de julho de 1270. Cartago rendeu-se em 17 de julho. Luís IX então decidiu esperar por reforços de seu irmão Carlos de Anjou. Mas a praga devastou seu exército e ele morreu no mês seguinte, quando seu irmão havia acabado de chegar.

    Desde que Luis morreu de peste, foi um milagre que seu filho e nora, que o seguiam ao seu lado, não tenham sido infectados. Filipe foi proclamado Rei da França sob o nome de « Filipe III, o Ousado ».

    Sua concepção de justiça

    Citation:

      « Os servos, como nós, pertencem a Christos e não devem mais serem considerados escravos. Em um Reino Aristotélico não devemos esquecer que eles são nossos irmãos e libertá-los se eles mostrarem que são capazes de serem bons camponeses. Pois ninguém pode ser julgado pelo seu estatuto, mas pela vida que ele constrói. E como construir uma vida se você é escravo de um de seus irmãos?
      Eu lhe digo, a escravidão deve desaparecer, mas seria um crime abandoná-los até que eles estejam prontos.
      »



    Ele viaja incessantemente por seus Estados para ouvir todas as reclamações; muitas vezes era visto no verão administrando ele mesmo a justiça, fosse no jardim de seu Palácio ou no Bosque de Vincennes, sob uma grande árvore. Diz-se também que mais de uma vez, maçãs (e além disso damascos, frutas que ele gostava particularmente) caíram em sua cabeça. No entanto, nada além de “bastardos averroístas” passava por sua mente. Luis IX poderia ter se tornado um grande homem da ciência ou da gastronomia, mas preferiu permanecer para sempre um grande homem da Igreja, calmo e comedido.

    Ele fez campanha pela justiça e modernizou a administração. Ele rastreou os abusos de oficiais de justiça e senescais fundando o que mais tarde se tornou o Tribunal de Contas. Luis IX também promoveu a criação do Parlamento. Os Parlamentos que Luis IX construiu, inicialmente estabeleceram os condados reais que existem ainda hoje. Impulsionado por esse espírito de ordem e justiça que o animava constantemente, manteve seu reino calmo por muito tempo, e fez todos os esforços para restaurar a paz na Europa, então perturbada pelos cismas Rei do Sacro Império. Ele se ofereceu várias vezes como mediador; e se não conseguiu fazer-se ouvir, ao menos obteve a estima e a confiança daqueles que suas palavras e seu exemplo não conseguiram desarmar.

    Seu serviço para a prosperidade do Reino

    Ele reuniu, assim, o maior império aristotélico da história contemporânea da França, aliando-se aos ingleses, espanhóis e piemonteses. Ele também solidificou, pela primeira vez, a perdida Languedoc da forças heréticas, que já se perdera, no momento em que esta hagiografia fora escrita. Em 1258, Luis IX fixou, com o Rei Jaime I de Aragão, as fronteiras do Sul do Reino. Em 1259, em Paris, ele assinou um Tratado de Paz com a Inglaterra, encerrando assim a primeira "Guerra dos Cem Anos" entre os dois países.

    A obra de Luis IX levou a um considerável desenvolvimento do poder real. Ele também unificou a moeda.

    Finalmente, devemos a fundação da Sorbonne à sua generosidade. A França estava tão calma sob suas sábias leis quanto a Europa estava agitada;
    Ele envidou todos os esforços para restabelecer a harmonia entre os estados aristotélicos, e os tratados com seus vizinhos sempre visavam preservar a paz e a fé.



    Testemunho de amizade e piedade:

    Citation:

      « Assim como Deus morreu por todo o seu povo, assim também colocou o bom Rei São Luís, seu corpo em perigo e aventura de morte para o povo de seu reino. »

      Joinville




    Citation:

      « Luis IX parecia um príncipe destinado a reformar a Europa, se ela pudesse ser reformada; ele tornou a França triunfante e alerta, e ele foi o modelo do povo em tudo. Sua piedade, que era a de um eremita, não o privou dos Verdes Reais; sua liberalidade não tirou nada de uma economia sábia; ele soube conciliar uma política profunda com uma justiça exata; e talvez seja o único soberano merecedor desse elogio. Prudente e firme no conselho, destemido na batalha sem se deixar levar, compassivo como se sempre tivesse sido infeliz, dificilmente é dado ao homem levar a virtude tão longe. »

      O devoto "o terrível"




    Citation:

      « Alto e bem construído, ele tinha um rosto angelical. Ele era aberto, amigável e alegre, mas humilde e reservado.
      Ele observava a medida exata nas coisas do mundo; excetuando sua piedade, exagerada e reduzida ao mais estrito sentido do fanatismo. Ele seguia regras monásticas muito rígidas, levantando-se à noite para participar dos cultos e reuniões matinais e participando de todos os outros cultos. Ele estava ainda mais disposto a participar de sermões; ele queria que todos ao seu redor participassem dessas atividades, e ele gostava de pregar, era frequentemente disciplinado por seus monges, e em sua vida essa devoção insana foi muitas vezes severamente julgada. Com extrema humildade, teria até pensado em abdicar para se juntar à milícia das ordens mendicantes. No entanto, sua gentileza não impediu a energia. »

      o monge italiano Salimbene






Citation:



    ...

    De 1245 a 1254, São Luis liderou uma grande cruzada no território de Languedoc. Ao final, solidificou Languedoc contra forças heréticas. Ele estava, no entanto, ciente de que esta terra era atormentada pela heresia, apesar da vitória. No caminho de volta a Paris, ele parou perto de um lago para montar acampamento e passar a noite. Depois de festejar bastante com seus soldados, o Santo Rei, portanto, foi descansar em um sono profundo. Foi neste momento que o Arcanjo Miguel lhe apareceu em sonho. Ele então lhe diz:

    « Luis, acorde, abra os olhos. A vitória que você acabou de conquistar com sangue e fogo já está ameaçada. »

    Então ele lhe mostrou o que estava prestes a acontecer e disse:

    « Devemos proteger esta terra da heresia e espalhar a mensagem de Christos. Vá, levante-se e ore ao teu Criador. »

    Luís acordou. Já estava em plena luz do dia. Ele se dirigiu para uma pequena aldeia de Languedoc, há alguns quilômetros de distância, chamada Le Puy. Ele entrou na pequena capela da aldeia e rezou com estas palavras:

    «Entrego-me a ti, o Criador de todas as coisas.
    Tu que confiaste a terra ao homem para te servir,
    Ajuda-me a ser a coroa de espinhos que mantém o herege afastado da nossa terra,
    Ajuda-me a proteger a terra de Languedoc da sombra da criatura sem nome,
    Que a nossa terra não sofra como sofreu Christos,
    Que seja desta vez que os nossos espinhos perfurem o coração dos vossos inimigos.
    »

    Ele então partiu e voltou para Paris. O destino da fé em Languedoc o perturbou.

    Quatro anos depois, ele estava prestes a sair para assinar o Tratado de Corbeil, que definia as fronteiras do Sul de seu Reino. Poucos dias antes de partir, dirigiu-se à Santa Capela do seu palácio para rezar. Passando pela coroa de espinhos que ele mesmo trouxe há 20 anos, ele se lembrou de sua oração em Le Puy. Tudo parecia iluminar-se para ele. Ele teve que levar a coroa de espinhos para Le Puy para que ela protegesse Languedoc da heresia.

    Desde aquele dia, a coroa de espinhos de Christos ocupa um lugar privilegiado na Capela de Le Puy, que desde então se tornou uma charmosa igrejinha. De lá, ela cuida de Languedoc, mesmo que não possa impedir o retorno da heresia.

    ...

    Cardeal Izaac de Béarn, dito "Nolivos", História da Igreja, 1453


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:29 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:15 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de Santa Lídia

    Infância e perseguição.

    Lidia nasceu em Chipre, na Ásia Menor, em meados do século III depois de Christos. Filha de uma família rica convertida ao aristotelismo por quase um século, ela cresceu escondendo sua fé.

    Lidia, uma aristotélica convicta, rezava em segredo. Ela tinha como seus ensinamentos apenas as histórias dos apóstolos de Christos contadas por sua avó, pois ela não tinha livros. Os textos escritos eram proibidos por seu pai, que temia que os soldados viessem descobri-los.
    Naquela época, o imperador Numeriano perseguiu e torturou os aristotélicos. Em um sonho que ele costumava ter em sua juventude, ele viu um aristotélico roubar sua popularidade. Seu ódio era imenso: ele não hesitava em queimar medalhas de batismos aristotélicos e, uma vez vermelhas, pressioná-las contra a testa dos supostos aristotélicos antes de matá-los.

    Sua vida, sua morte

    Já adulta, Lidia tornou-se uma médica de renome em sua comunidade. Embora ela estivesse em contato com a Família Real e com as famílias ricas da cidade, ela ainda praticava sua religião em segredo.
    Um dia, enquanto cuidava dos pobres em um prédio que havia alugado para esse fim, ela foi parada por soldados que lhe disseram que o imperador a havia convocado ao seu palácio.
    O filho de Numeriano estava com febre alta há várias semanas. Nenhum médico da Corte conseguiu encontrar um remédio, então ele resolveu apelar para Lidia, tendo ouvido os milagres que ela havia realizado entre os necessitados.

    Três dias depois, graças aos cuidados que ela dedicou a ele, o filho do Imperador estava de pé. Numeriano não acreditava em milagres e ficou intrigado com essa mulher que conseguiu, em três dias, o que seus próprios médicos não conseguiram em várias semanas. Ele, portanto, insistiu em mantê-la consigo por mais alguns dias, oficialmente para agradecê-la dando-lhe o título de Médica Imperial, extraoficialmente para que o procônsul pudesse espioná-la a fim de saber o segredo de sua medicina.

    Uma noite, enquanto o Procônsul estava espionando Lidia, ele a viu orando e a ouviu louvando Christos e seus apóstolos em voz baixa.
    Quando isso foi revelado ao Imperador, sua reação foi imediata: ele ficou furioso por uma mulher aristotélica ter se alojado sob seu teto e comeu em seus talheres, ele a prendeu e a executou. Dizem que ele pegou a medalha aristotélica encontrada com Lidia e a aqueceu para depois pressioná-la contra a testa dela com tanta força que ninguém conseguiu tirá-la de seu corpo.

    A repercussão

    Vários dias após este evento, Numeriano foi acometido da mesma febre que seu filho. Os médicos nenhuma solução sobre como conduzí-lo à recuperação, mas todos puderam ver que, dia após dia, uma marca circular com uma cruz no meio se formava na testa do imperador.
    Lá fora, a situação era diferente: os pobres não podiam receber cuidados gratuitos como Lidia lhes dava e morriam às centenas. Seus cadáveres empilhados na cidade, para desespero dos mercadores e citadinos que protestavam em frente ao Conselho Imperial e exigiam que o Imperador fornecesse um médico voluntário para os pobres e abrisse um prédio reservado para eles, como Lidia havia feito.
    Numeriano, arrependido por ter mandado matar a única que poderia curá-lo e envergonhado de ver uma medalha aristotélica desenhada em sua testa, compreendeu ao ver as demandas do povo que ele mesmo era o protagonista de seu pesadelo premonitório: assassinando Lidia, ele a torná-la mais popular do que ele.
    Numeriano reabriu o prédio onde Lidia recebia os pobres e instalou vários médicos lá, sem qualquer custo. Ele autorizou a prática do culto aristotélico e fez com que o restos mortais de Lidia, bem como vários pergaminhos contando sua vida, fossem levados para Roma, onde residia o Chefe Supremo da Igreja.

    Diz-se que Numeriano foi curado de sua febre e que a marca em sua testa desapareceu logo depois. Sabe-se também que várias curas milagrosas aconteceram no prédio destinado aos pobres.

    Símbolo e relíquia

    Santo Padroeiro dos Médicos e daqueles da Via Medicina.
    Cripta com textos e restos descobertos em (?)
    Seu dia de festa é 17 de abril, quando a marca da medalha apareceu na testa do imperador.


    Escrito a partir de textos turcos e latinos descobertos em uma cripta abaixo da Praça de Aristóteles por cidadãos romanos encarregados das canalizações.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:29 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:15 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Malo



    Malo (em bretão Maloù) é um dos sete santos fundadores da Bretanha. Seu nome está associado a Saint-Malo, onde viveu. Ele é frequentemente retratado com um barco. Ele é comemorado no dia 15 de novembro.


    I - O Nascimento Galês de Malo

    Malo nasceu no ano 502 no País de Gales, seu pai, Gwent, era Rei do País de mesmo nome. A esposa do rei, Derwala, há muito estéril, quando ela estava em seu sexagésimo sexto ano, finalmente lhe dera um herdeiro. Malo nasceu no Mosteiro de Llancarvan. Naquela mesma noite, trinta e três outras mulheres, da comitiva de Derwala, também deram à luz a trinta e três meninos. O Abade do Mosteiro, Brendan, batizou os recém-nascidos e tornou-se padrinho de Malo.

    II - A Juventude de Malo

    Malo era muito piedoso. Enquanto seus amigos brincavam na praia, ele preferia retirar-se para um lugar isolado para rezar em solidão. Seu deleite era a oração, que ele só interrompia para se dedicar aos seus livros. Assim que começou a aprender latim, ele manteve o Livro das Virtudes sempre à vista. Ele foi ordenado alguns anos mais tarde. Um dia, enquanto orava, ele foi subitamente levado pela idéia de ir para a Armórica para se tornar um missionário.

    III - A Armórica

    Malo recebeu a benção de seu padrinho Brendan e partiu com os irmãos para o mar. Ele teria atracado em Alet. Construído na foz do Rance, Alet era então um centro de alguma importância. A atual paróquia de Saint-Servan fora anexada a ela, e o local original ainda hoje é chamado de Cidade. A fé que havia sido pregada lá antes havia diminuído muito após as invasões dos bárbaros. Além disso, ainda existiam pagãos. Malo começou a trabalhar e começou por cercar a cidade com um cinturão de pequenos mosteiros que confiou aos seus companheiros. Não muito longe dele, aliás, se estabeleceram outros monges que já eram reconhecidos na Armórica, eram eles Brieuc, Samson e Tugdual.

    IV - Adesão ao Episcopado

    O brilho da piedade de Malo, como sua eloquência e suas virtudes eminentes, rapidamente espalharam sua fama. Mas Malo não era Bispo, o bispado de Alet ficou vago devido a morte do titular. O povo e o clero solicitaram ao Rei do país de Dumnônia, Judicaël, para forçar Malo a aceitar a sucessão. O Rei o chamou ao seu Palácio. Ao chegar, Malo entregou um possuído por um exorcismo, o que aumentou ainda mais sua reputação. Malo foi em peregrinação ao túmulo de São Martinho em Tours. Lá ele recebeu a consagração episcopal antes de retornar a Alepo. Por muitos anos ele lutou para erradicar os vícios, exemplificando a virtude ao seu rebanho antes de pregá-la. Diz-se que ele normalmente ia à igreja para o serviço noturno, cerca de nove ou dez horas da noite até a manhã, jejuando todos os dias e continuamente se abstendo de carne. Cuidando de não perder nenhum momento, mostrou-se uma incansável caridade para com os doentes, para com os pobres, sendo também hospitaleiro para com os estranhos. Um detalhe que tem seu valor humano: ele adorava flores e gostava de cultivá-las com as mãos.

    V - O Trabalho da Chuva

    Por um momento, Malo ficou gravemente doente, tanto que pensaram que ele fosse morrer. As pessoas estavam tristes porque ele sempre fora rápido em defender seus seguidores contra a loucura da Senhora Anastraina que se divertia torturando seus súditos, tomando o que eles tinham e os movendo de fazenda em fazenda. À medida que a obra da Senhora progredia, a terra tornava-se seca e estéril, homens e animais morreram de doenças. Malo enquanto isso, estava se preparando para morrer, ele resolveu deixar este mundo, triste por ver os males que dominavam seus fiéis. Enquanto ele estava confessando uma última vez, ele se resignou a este futuro que ele achou muito infeliz. Na noite seguinte, enquanto dormia, teve um sonho em que se viu rezando em sua Catedral quando uma voz lhe disse "Se ficares, o teu povo será salvo". Ele só lembrava que neste sonho ele simplesmente acenava com a cabeça em concordância.
    Pela manhã, quando acordou, ele estava curado, até mesmo capaz de se levantar e caminhar, e nesse mesmo dia celebrou sua primeira missa. Logo após deixar a igreja, uma longa chuva começou a cair, tornando a terra fértil novamente. Seu retorno foi visto como um milagre e a Senhora Anastraina morreu algum tempo depois, libertando seus seguidores para sempre.

    VI - A raiva de Malo

    Enquanto Malo havia retornado por algum tempo de Tours, um senhor local chamado Mael Morrigan pecou por seu comportamento, ele era casado com Camille, a ladra. Malo então chegou ao seu castelo, que estava localizado em uma pequena ilha, dizendo-lhe:

    « Mael Morrigan, foi-me dito que seu comportamento está cheio de pecado, aterrorizando até mesmo as pessoas que vivem em seu feudo, você deve confessar e fazer penitência. »

    O Senhor não deixou de responder.

    « Eu sou um grande senhor, já lutei muito mais guerras do que você, portanto não tenho que ouvir os padres! Além disso, destruí a igreja e expulsei os clérigos do meu feudo, vocês não virão mais para corromper meus soldados com suas mensagens de amor que ninguém quer saber! Se seu Deus é realmente poderoso, deixe-o tomar meu castelo! »

    Malo anunciou então ao Senhor.

    « Seja como for, amanhã seu castelo não existirá mais. »

    Na noite seguinte, uma enorme tempestade surgiu, causando ondas cada vez mais fortes sobre o castelo, que o destruiu. O senhor que havia escapado bem a tempo só pôde ver as ruínas de seu castelo pela manhã. Malo voltou para vê-lo e o Senhor lhe disse.

    « Portanto, seu Deus é poderoso, então eu me colocarei ao seu serviço. »

    Assim, o Senhor se uniu a uma abadia e nunca mais foi citado. O feudo foi dado a Malo, que reconstruiu a igreja, e os camponeses agradeceram-lhe dando-lhe um saco de trigo a cada colheita, que Malo apressou-se a transformar em pão para dar aos pobres de sua Diocese.

    Malo morreu pacificamente após muitos anos entre seu rebanho, e através de seu exemplo de piedade, a cidade de Alet seria denominada Saint-Malo.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:29 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:16 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Marcos, Padroeiro da Sereníssima República e dos Navegantes

    Nascimento e infância

    Marcos nasceu em Corcira (Corfu) no início do século I d.C. em uma modesta família de agricultores, mas que nunca o deixaram querer por nada. Uma criança intuitiva e animada, ele foi educado desde cedo nos ensinamentos de Aristóteles, mas sua energia o levou a se concentrar mais em atividades físicas e brincadeiras.
    Ele cresceu como uma criança vagabunda e pestilenta: suas brincadeiras eram conhecidas em toda a aldeia, e sua inteligência era usada para inventar brincadeiras e truques de todos os tipos contra os aldeões: Ele ficou famoso na época em que arrombou a porta da casa do prefeito à noite, com o próprio prefeito e toda sua família lá dentro.

    A Visão e a Juventude

    Conta-se que aos 17 anos, enquanto estava numa adega onde, após uma longa prova de produtos locais, teve uma visão.
    Uma senhora idosa de rosto sereno, olhos profundos como oceanos, cercada por uma luz brilhante e segurando um cajado dourado na mão, apareceu-lhe e disse-lhe:

    « Eu sou o Arcanjo Rafaela, o que estás fazendo aqui? »

    « euh... Eu não estava bebendo *hips* »

    « seus irmãos estão esperando por você » continuou o Arcanjo sem prestar atenção às suas palavras

    « veleje para a nova Oanilone e junte-se aos que esperam por você » após o que ela pousou o cajado na cabeça do jovem e ele desmaiou

    Quando voltou a si, Marcos não tinha certeza se seu sonho era apenas um sonho ou uma verdadeira visão, mas a terrível dor de cabeça que o dominava era um sinal tangível de que o Arcanjo realmente a havia atingido na cabeça e que, portanto, a visão era real.

    Muito abalado com o evento, ele decidiu seguir as instruções e depois partiu para Roma. Ele deixou sua aldeia e embarcou em um navio com destino a Otranto.

    Durante a travessia, Marcos, tendo superado as primeiras dificuldades graças a sua energia e juventude, começou a desfrutar de seu papel de marinheiro, no qual ele se sentia bastante confortável apesar de ser um iniciante. Sua impetuosidade bem dirigida deu bons frutos e isso deixou o jovem orgulhoso.

    Uma vez em Otranto, Marcos se viu impressionado pela realidade de uma grande cidade e um grande porto onde convergiam multidões de todas as partes do Mediterrâneo. Entusiasmado por esta atmosfera tão distante da de sua aldeia, ele começou a frequentar as pousadas do porto e, por seu espírito impetuoso de arruaceiro, fez amizade com gangues de jovens repugnantes dedicados à embriaguez e aos pequenos delitos, que floresceram em um grande porto como o de Otranto.

    Logo sua desenvoltura como um jovem atrevido o levou a juntar-se a uma tripulação de bandidos do mar. Marcos não estava interessado nas mercadorias que eles tomavam dos navios que visavam, o que o entusiasmava na vida do pirata era a aventura, o perigo e a ação, assim como a vida no mar, pela qual ele se tornava cada vez mais apaixonado.

    A conversão e o período romano

    Entre agressões, fugas e ações ousadas, a carreira de Marcos como pirata durou alguns anos: até ser capturado pelas forças imperiais romanas e preso em Brindisi.
    O impacto com a prisão foi um choque para o jovem que só naquela conjuntura percebeu a gravidade de seus atos de banditismo.
    A dura vida na prisão e o contato com pessoas miseráveis e abandonadas abriram seus olhos para seus atos, e abriram seu coração para a verdade do Altíssimo.
    Os anos de prisão o mudaram profundamente e o Marcos que saiu das prisões romanas era profundamente diferente daquele que entrou nela.

    Após os anos de prisão, renascido na verdadeira fé aristotélia, Marcos decidiu finalmente chegar a Roma, como lhe fora indicado pelo Arcanjo Rafaela na visão, e se juntar à comunidade aristotéélica. Finalmente, ele chegou em Roma, onde se juntou à comunidade liderada por Titus e Samoth.
    Mais tarde, o jovem conquistou a confiança dos apóstolos, pois em uma de suas cartas de Roma, Titus, saudando os aristotélicos da Ásia Menor, também envia saudações de Marcos; ele também se tornou seu fiel colaborador tanto que foi preso com ele e testemunhou seu martírio sendo um dos nove salvos de seu sacrifício.

    Pregação e Martírio

    Após a morte de Titus, Samoth o enviou para converter o norte da Itália. Ele chegou em Aquileia, que se tornou sua primeira base de pregação e, posteriormente, se tornou seu primeiro Bispo Patriarca.

    Marcos fez muitas viagens de pregação nos territórios circunvizinhos a que chegou por mar, retomando assim o seu grande amor pela navegação e colocando-o ao serviço da causa aristotélica. Ele próprio se definia como « Marinheiro do Altíssimo ».

    Durante uma de suas viagens foi surpreendido por uma tempestade, desembarcando na Ilha Rialtine (o primeiro núcleo da futura Veneza), onde adormeceu e sonhou com um anjo que o saudava: « Pax tibi Marce » e o encorajava a continuar em seu trabalho, prometendo-lhe que naquelas ilhas dormiria esperando o fim dos tempos.

    Marcos dedicou-se a pregar ao longo das costas do Adriático Oriental fazendo muitos seguidores, o que provocou a aversão das autoridades.

    Finalmente em Durrës ele foi preso pelo Marechal Imperial e torturado para forçá-lo a abjurar, mas ele recusou. O Marechal, então, decidiu torná-lo uma vítima de jogos de circo. Marcos foi levado ao anfiteatro onde leões ferozes foram levados. Então, ele se ajoelhou no centro da arena e começou a orar. Os leões, então, milagrosamente se acalmaram e não o atacaram. O Marechal, por sua vez, furioso, entrou na arena com sua espada em mãos para matar Marcos, mas ele deu apenas alguns passos até que os leões saltassem sobre ele e o despedaçassem.

    Marcos foi levado de volta à prisão, mas o boato do milagre ocorrido se espalhou causando muitas conversões e semeando inquietação; as autoridades, para evitar problemas, decidiram então levá-lo em segredo para a beira-mar onde foi enterrado até o pescoço esperando a maré alta e então, quando teve certeza de que apenas os afogados podiam vê-lo, disse:

    « Seja um marinheiro até que o mar te liberte ».

    Seu corpo foi recuperado por alguns moradores de Durrës que abraçaram a Verdadeira Fé após o prodígio dos leões, e o enterraram nos arredores da cidade. Seu sepultamento tornou-se um local de culto e peregrinação e, posteriormente, uma igreja foi construída no local.

    O milagre do leão alado e a fundação de Veneza

    Em 452 a Cidade de Aquileia foi sitiada por Átila e muitos fiéis se reuniram em oração na Catedral. Após longos dias de meditação, alguns deixaram a Catedral acreditando que a oração não os salvaria. Para aqueles que permaneceram, provando sua fé, um leão alado apareceu entre as abóbadas da Catedral e lhes disse:

    « A paz está convosco. Marcos os protege e os guia como ele fazia em vida. Vocês demonstraram a vossa Fé: a única salvação. »

    O leão os levou para fora da cidade envoltos em uma névoa que os escondeu dos olhos dos inimigos.
    Depois de alguns dias, eles chegaram às Ilhas Rialtines. Então, o leão falou novamente:

    « Não lamentem a antiga glória de Aquileia. Uma maior surgirá aqui, sob a marca do leão. »

    Aqui, de fato, seria formado o primeiro núcleo a partir do qual Veneza surgiria.

    A Relíquia

    Em 828, dois mercadores venezianos roubaram os restos mortais e os levaram para Veneza onde, para guardá-los, foi construída uma pequena capela que mais tarde foi substituída pela Basílica.

    Patrono:

    Dos Navegantes, da Sereníssima República de Veneza, da Cidade de Veneza, da Cidade de Aquileia.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:30 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:16 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de Santa Maria de Vilanova, Padroeira dos Tecelões

    Ela nasceu em Paris, em 1180, de um pai que era juiz real e uma mãe que era uma tecelã muito devota.

    Seu pai tinha grandes ambições para ela, já que ela estava em um mundo acadêmico. A jovem Maria cresceu por muitos anos na propriedade sem estar sujeita à miséria externa que predominava. Seu pai não queria que ela visse esses horrores, sua mãe tentava explicar, mas foi obrigava a aceitar as escolhas do homem com quem ela era casada.
    Quando ela tinha 13 anos, a família foi convidada para o casamento de Thomas de Lalène e Jeanne Duchat.
    O pai não podia recusar o convite, mas ele havia dado ordens para que nada pudesse ser visto de dentro da carruagem. Pequenas cortinas haviam sido colocadas para este fim.
    Maria tentava olhar, mas seu pai a chamava à ordem, perguntando-lhe o que achava do livro que ela havia tirado da biblioteca da família.
    Aconteceu que uma roda na carruagem quebrou, o cocheiro ficou muito envergonhado e o pai ficou furioso. A mãe de Maria, como sempre, cuidava de sua filha. Depois de várias horas o cocheiro teve que enfrentar os fatos: eles não poderiam continuar a viagem naquela noite. Eles teriam que encontrar uma pousada para dormir, pois era inverno e a noite cairia rapidamente.
    Jean de Mont de Soie estava furioso, sua esposa e filha teriam que dormir em uma pousada que ele não conhecia, em contato com as pessoas inferiores.
    O cocheiro foi à procura de uma estalagem e, depois de ter percorrido a cidade, voltou envergonhado e anunciou que havia um quarto, mas numa estalagem onde a maioria dos vagabundos ficavam.
    Jean fez inúmeras recomendações para sua filha, entre abaixar os olhos e não olhar em volta; mas como qualquer criança depois de alguns segundos, Maria levantou a cabeça.

    O que ela viu a aterrorizava: homens e mulheres tentando se manter quentes abraçando-se, sem nada nas costas enquanto o frio apertava. Uma mãe estava segurando um bebê e o embalando contra ela, infelizmente até mesmo Maria, que era muito jovem, percebeu que o bebê não estava mais vivo, a vida o havia deixado.
    Ela parou e começou a fazer uma pergunta.

    « Pai, por que... »

    Antes que ela pudesse continuar, ela já tinha ouvido seu pai ordenando que ela ficasse quieta, puxando-a para que ela acelerasse o passo e chegassem à pousada o mais rápido possível.

    « Esses vagabundos só precisam trabalhar, minha filha, para que eles tenham o que vestir, não podemos cuidar dessas pessoas, elas devem se cuidar sozinhas. »

    A família adentrou no albuergue onde alguns gritavam: "vivas", outros estendiam as mãos e alguns permaneciam um canto sem se mexer, sem dar nenhum sinal de vida, sem dúvida pensando que esse era o seu destino.
    Maria tentava discutir com sua mãe enquanto seu pai amaldiçoava sua carruagem e seu cocheiro.

    Maria: Mãe, por que estes homens e mulheres não têm algo para mantê-los aquecidos como nós?
    Helena: Minha filha, até agora seu pai quis protegê-la desta miséria. Ele queria que você crescesse sem pensar nisso.
    Maria: Proteger-me, mãe? Então eles são perigosos, são eles que irão para a lua como você me ensinou?
    Helena: Não, Maria, eles não são perigosos e o fato de estarem nus não significa que eles não irão para o sol.
    Maria: Mas por que então?
    Helena: Minha filha, você deve saber que em nosso reino há homens e mulheres que perdem suas vidas todos os dias, às vezes porque têm fome, às vezes porque o inverno é rigoroso.
    Maria: Mãe, você quer dizer que desde que nasci, homens e mulheres perderam suas vidas, não porque eram velhos ou doentes, mas porque não tinham o que comer ou roupas para vesti e que ninguém lhes deu roupas, apesar de termos muitas roupas em nossas terras?
    Helena: Sim, minha filha, é o destino que eles têm que partam assim.
    Maria: Mãe, eu não acho que deva ser assim. Você não me ensinou que temos que compartilhar? Que precisamos dividir? Mãe, o que está acontecendo? Você não parece se atrever a falar!


    A discussão terminou ali, como o pai de Maria estava ficando mais uma vez irritado, a mãe tentou acalmá-lo. O cocheiro tinha conseguido encontrar os mantimentos necessários para que todos pudessem comer e dormir quentinhos. A noite caiu.
    Maria, que estava descobrindo finalmente o mundo e a miséria, decidiu sair, ela atravessou a janela de seu quarto que ficava no andar térreo. Ela não ousava imaginar se seu pai sabia, mas ela queria entender, visitar. Ela tinha a impressão de que a verdade tinha sido escondida dela desde o seu nascimento.

    Enquanto andava, ela notou alguns vagabundos que tinham acendido uma pequena fogueira, mas até ela estava com frio.
    Ela se aproximou deles e perguntou.

    Maria: Olá, você é pobre, certo? mas por que você não trabalha? Você teria assim o suficiente para comer e se vestir.
    Um vagabundo que parecia muito velho: Mas independente de quem é da classe alta, devemos dizer Duquesa? Eu pensava que pelo menos a rua era para nós, mas já havia pensado que eles viriam.
    Maria respondendo ao velho vagabundo: Não consigo entender o que você está dizendo, só queria poder entender, para que pudéssemos ajudá-lo, tenho alguma roupa e também temos comida no castelo.
    Uma vagabunda mais jovem: Você, Duquesa, não deveria andar pelas ruas, especialmente porque parece ser bem jovem. Estamos com fome e com frio, mas não matamos. Há alguns que decidiram se tornar bandidos, esses são perigosos, especialmente para alguém de sua categoria, porque você parece vir de uma família rica.
    Maria: Vejam, senhores, eu tirei algumas roupas do meu baú, não muitas ou meu pai descobriria, assim vocês podem dar um vestido às suas filhas, está muito frio. Você poderia comprar pão e roupas se fosse trabalhar.
    O jovem vagabundo: Às vezes trabalhamos, mas não é fácil encontrar trabalho no campo, às vezes somos solicitados a trabalhar com muita força, mas não temos força suficiente para isso, por isso não temos trabalho ou raramente temos. Às vezes nos pedem para calcular bem, para garantir que o rendimento seja bom, mas eu não aprendi, senhorita. Portanto, também não temos o trabalho. Assim, às vezes comemos um pouco de milho, às vezes nada e isso nos torna ainda menos fortes.
    Eu lhes asseguro que se eu pudesse ficar de pé sobre minhas pernas, eu sairia para plantar um campo e ganharia minha renda. Eu perdi minha esposa há dois meses, houve uma grande constipação, ela tossiu muito, teve febre e depois faleceu.


    Maria teve uma iluminação ao ouvir tudo o que lhe foi explicado. Não precisava mais ser assim.

    Maria: Entendo que, se você está sozinho, não pode fazer muito. Mas se nós o ajudarmos, se o ajudarmos um pouco, então você recuperará suas forças, poderá trabalhar e então, com seu salário, comprará roupas. Tenho que deixá-los, mas prometo que voltarei, vocês podem me dizer onde estamos?
    O jovem vagabundo: Você está em Vilanova. Se todos aqueles que passam por aqui não nos olhassem com tanto desprezo. Só com suas palavras você acabou de aquecer meu coração, é uma pena que minha esposa, que eu tanto amava, não esteja mais conosco.
    O velho vagabundo: Eu lhe digo, você irá embora e nos esquecerá como todos os que não cumprem suas promessas.


    Maria não entendia, porque havia sido ensinada a fazer o bem, a amar, a compartilhar, a dar sem esperar nada em troca. Ela deixou os dois vagabundos, prometendo voltar em breve.

    Dois anos se passaram, Maria não era mais a mesma desde aquela data e seu pai estava bem ciente disso para sua grande consternação e raiva.
    Uma manhã, quando a missa estava prestes a ser realizada na capela da família, Maria foi ver seus pais na pequena sala azul.

    Maria: Pai, Mãe, preciso falar com vocês.
    Jean: Estamos ouvindo você, minha filha.
    Maria: Pai, Mãe, desde que nasci estou com vocês, vivendo em uma região onde tudo é maravilhoso, mas não sou feliz.
    Jean: Você não está feliz, sua ingrata!
    Helena: Jean, deixe nossa filha falar, em nome de nosso amor, de nossa união.
    O marido resmungou entre seus lábios, mas deixou Maria continuar.
    Maria: Todos os domingos vamos a missa, eu ouço as leituras, nos dizem para compartilhar, para estender a mão, para sermos humildes, para amar nosso próximo na amizade aristotélica, e mesmo assim eu tenho visto miséria. Eu tento lhes falar sobre isso, mas vocês não querem ouvir. Pai, percebes que por nosso comportamento não respeitamos o que ouvimos no domingo? Existe uma lacuna entre o que nos é dito e o que fazemos.
    Jean: Mas ... fique quieta, impudente. Nós não vamos cuidar de toda a miséria em nosso ducado! Eles têm dois braços, duas pernas, deixe-os ganhar seu salário, e então eles comerão.
    Maria: Pai, eu te amo e amo minha mãe, mas não posso ficar em nossa casa sem fazer nada, vamos ajudar os pobres, temos os meios, vamos levar-lhes roupas e pão.
    Jean: De jeito nenhum, nossa propriedade, nossa fortuna, devemos isso a meus pais e aos pais de sua mãe. Nunca aceitarei o que me pede.
    Helena: Jean, se você não se importa, eu acho que tenho algo a dizer. Creio que não podemos impedir nossa filha Maria de fazer o que ela quer e, como você disse há pouco, há bens nesta área que vêm da minha família. Vou dar a Marie a quantia de 15.000 cruzados, isto é muito pouco para aliviar a miséria, ela terá que fazer bom uso disso. Espero, meu querido marido, que você não se ofenda com isso, mas não quero mais ver a tristeza que pude ler nos olhos de Maria nos últimos dois anos.


    Assim, alguns dias depois, Maria partiu, carregando com seu pão, suas roupas e o dinheiro que sua mãe lhe havia dado. Ela havia se recusado a deixar que pessoas armadas a acompanhassem. A fim de não chamar a atenção, ela havia vestido roupas velhas.

    Ela sabia que tinha feito uma promessa, então foi à Vilanova, onde conheceu os dois vagabundos. No caminho, ela podia ver que a pobreza estava em toda parte, não era apenas nesta cidade que os pobres tinham que ser ajudados, mas em todo o reino, mesmo que seu pai pensasse o contrário.
    Após várias horas na estrada, ela se viu em Vilanova, teve que procurar os vagabundos, achou que seria impossível quando viu dezenas e dezenas de vagabundos por toda parte.
    Finalmente, ela encontrou a pousada onde havia passado uma noite dois anos antes. Ela fez a viagem e esperou, comendo um pedaço de pão. A noite caía quando ela viu 3 vagabundos chegando, um dos quais caminhava penosamente.
    Ela foi capaz de reconhecer aqueles que dois anos antes haviam falado com ela.

    Maria: Boa noite senhores, talvez se lembrem de mim...

    Marie duvidava, mas mesmo assim fizera a pergunta. A princípio os vagabundos a olharam surpresos, depois o mais velho falou.

    O velho vagabundo: Não foi você quem nos fez boas promessas?
    Maria: Eu sou a Maria, mas não volto com novas promessas, tenho dinheiro e um projeto. Então venha comigo para a pousada, vejo que vocês estão com fome, vamos comer um pão e tomar uma sopa enquanto eu explico minha ideia para vocês.


    A jovem andarilha ficou muito feliz por encontrar aqueles que haviam aquecido seu coração 2 anos antes, então, mesmo que o velho estivesse resmungando, ele continuou a carregá-lo e se dirigiu para a pousada. Uma vez lá, Maria pediu 4 sopas, carne e pão. Ela tinha alguns em sua bolsa, mas vendo a pousada ela adivinhou que mais alguns cruzados não fariam mal a este bom homem que não parecia muito rico.

    Maria: Eu voltei com alguns ecus, espero que possamos fazer roupas para as pessoas mais pobres. Você conhece algum tecelão que possa produzir rapidamente?
    O jovem vagabundo: Minha jovem, não sei se eles podem produzir rapidamente, mas uma coisa é certa: eles têm estoque. Há muita gente pobre em Vilanova, então eles não querem tanto, eles enviam para outros ducados.
    Maria: Muito bem, irei amanhã para ver alguns tecelões para que eles possam me fornecer calças, meias e camisas quentes. Talvez pudéssemos construir uma fábrica e, por uma pequena quantia, conseguir roupas para dar aos pobres. Vocês seriam meus funcionários.


    Ao ver o homem mais velho lutando para ficar de pé em suas pernas, Maria pensou que ele não seria capaz, então ela retomou.

    Maria olhando para o velho vagabundo: eu também precisarei de braços para dobrar o que será produzido, você provavelmente poderá me ajudar.

    No dia seguinte, Maria foi a um tecelão e comprou o necessário para uma centena de vagabundos, deu roupas adequadas aos três homens que conhecera e depois foi ao prefeito comprar uma casa antiga que ela reformaria com seus três amigos. Todos os dias ela lhes dava uma refeição na pousada, eles precisavam ter forças para trabalhar e ajudá-la em seu grande projeto.
    Após mais de um mês de discussões e negociações, Maria finalmente tinha uma pequena fábrica que podia empregar cinco pessoas.

    Maria falando com Thomas, o jovem vagabundo: Thomas, precisamos de ovelhas, para que possamos ter peles e lã. Talvez devêssemos comprar campos que produzissem para nossa tecelagem.
    Thomas: Senhora Maria, esta parece ser uma excelente idéia. Mas poucas pessoas serão capazes de responder à sua proposta, os animais são caros e você precisa de terra.
    Maria: Não se preocupe, eu irei ao secretário do Conde e comprarei o terreno e os animais para começar.
    Thomas: Senhora Maria, não sei quem a enviou aqui, mas a senhora está nos devolvendo nossa dignidade, nossa comida e nosso abrigo.


    Com o passar do tempo, Maria, que era muito observadora, após vários meses tinha reduzido o número de vagabundos nas ruas em mais da metade. Alguns trabalhavam na fábrica, outros criavam animais, alguns cultivavam para alimentar os animais.
    À noite, cada um tinha um salário de 15 a 20 cruzados, ainda não muito, mas ela tinha certeza de que iria aumentar.
    Ainda havia algumas pessoas pobres na rua e isto não combinava com Maria.

    Maria: Thomas, vamos comer em pouca quantidade por alguns dias, mas eu gostaria que compartilhássemos, no domingo, na missa, vou pedir ao pároco que faça um anúncio, prepare tantas calças e camisas quantas pudermos produzir nos 6 dias que nos restam.
    Thomas: Muito bem, Senhora Maria, mas o que você pretende fazer?
    Maria: É necessário que todos os pobres que ainda estão nas ruas tenham algo para vestir quando chegar o inverno, por isso vou pedir ao nosso bom pároco que faça um anúncio para que os vagabundos estejam presentes na quarta-feira seguinte. Duvido que todos os vagabundos venham à igreja naquele momento, mas eles terão que ser convidados, encontrarão lá conforto e verdadeira fé.


    Maria enviou Thomas para levar a mensagem e pediu ajuda a alguns dos antigos vagabundos que estavam cuidando de seus campos, o trigo estava crescendo, eles podiam deixá-lo por 24 horas para alcançarem aqueles que ainda estavam sem o mínimo para viver.
    No domingo, o pároco fez o anúncio e na quarta-feira muitos dos vagabundos se encontravam vestidos.
    Maria estava cansada, mas ela sabia que seu trabalho não havia terminado, ela tinha que obter mais fundos para que um hospício pudesse ser construído antes do início do inverno dentro de quatro meses. Ela decidiu voltar a sua propriedade.

    Quando ela chegou, sua mãe achou difícil reconhecê-la, ela não era mais a criança frágil que havia deixado para trás. Maria tinha mantido toda sua bondade, sua alegria de viver, seu desejo de ir em direção aos outros, de compreender, ela também era determinada e uma boa negociadora.
    Mesmo que seu pai não dissesse nada, ela pensou que perceberia alguma coisa, talvez seu pedido não fosse em vão.

    Maria: Pai, Mãe, eu vi a pobreza, eu sei que se respeitarmos os ensinamentos do Altíssimo, será possível para nós refreá-la. Você veria os velhos vagabundos, agora eles trabalham, lavam, vão à igreja, nem todos são tecelões, mas uma grande parte deles, comprei algumas terras, também temos trabalhadores que cultivam a terra e outros que cuidam dos animais.
    Entretanto, como você pode imaginar, ainda há vagabundos na rua, por isso venho humildemente pedir-lhe ajuda hoje. Sei que nosso patrimônio é rico e que ainda podemos dar para melhorar a vida dos vagabundos de Vilanova sem nos privarmos a nós mesmos, ou a vocês.
    Helena: Minha filha, estou tão feliz em vê-la novamente, rezo todos os dias para que Deus a traga de volta para nós. Não vou dizer que estou orgulhosa, isso seria um pecado de orgulho, mas respeito você pelo bem que faz ao seu redor, você que é minha paixão.
    Jean: Maria, nós já demos muito! [...] e eu estava convencido de que os vagabundos eram indivíduos vis que não queriam trabalhar, você parece ter vindo para me mostrar o contrário, então vamos responder favoravelmente ao seu pedido, mas você deve saber que esta será nossa última ajuda, eles terão então que se ajudar uns aos outros.

    Maria: Obrigada, meus queridos pais, fico feliz em saber que os vagabundos não terão mais frio, ou pelo menos que terão menos frio. Eu ficarei com vocês por três dias e depois terei que voltar para a estrada, o inverno chegará muito em breve!


    Foi assim que Maria pôde voltar à Vilanova com 20.000 cruzados.

    Ela foi ver o carpinteiro e se ofereceu para treinar e pagar mendigos com alguns cruzados, e fez o mesmo para todos os ofícios necessários para construir o hospício. Um total de 80 camas foram instaladas em duas alas, e 6 quartos também foram instalados para acomodar casais com filhos pequenos. Foi construída uma capela. Desta forma, todas as noites, uma missa poderia ser realizada para que todos pudessem pensar em dar graças ao Altíssimo. Quando chegou o inverno, o projeto foi concluído. Os vagabundos, que agora estavam quentes e ao menos comendo pão, gradualmente encontraram trabalho. Quando um vagabundo chegava à cidade de Vilanova, uma mão amiga estava lá sem que Maria tivesse que pedir aos vagabundos. Eles sabiam que no caminho para o trabalho alguém lhes havia oferecido uma mão, então eles fizeram o mesmo, mesmo que isso significasse ganhar um pouco menos naquele dia.

    A notícia espalhou-se muito rapidamente no reino, alguns vagabundos continuaram a se mover, então Maria foi chamada para outra cidade onde a miséria estava particularmente presente. Uma cidade que estava bem ao sul e que exigiria que ela viajasse por muitos dias.

    Maria achou difícil deixar aqueles que finalmente a haviam iluminado sobre sua missão.

    Marie: Sentirei sua falta Thomas, percorremos um longo caminho juntos, mas outros precisam de mim. Sei que você será capaz de ajudar e orientar. Se eu precisar de calças ou camisas, eu o informarei.

    Thomas: Maria, saber que você está longe será doloroso para nós, mas não podemos mantê-la de forma egoísta em Vilanova. Estaremos juntos nas missas, rezando ao Altíssimo por tudo o que ele nos der, e estamos certos de nos encontrar novamente em oração, na Amizade Aristotélica.


    No dia de sua partida, todos os antigos vagabundos vieram para saudar aquela que nunca esqueceriam.
    Assim, durante sua vida, Maria viajou pelo reino, respondendo a quatro pedidos de paróquias carentes. Foi enquanto trabalhava na construção do quinto hospício que Maria perdeu sua vida. Na época, ela tinha 32 anos de idade.

    Em 1224 ela foi canonizada por todo o trabalho que havia feito em favor dos pobres. Tendo favorecido o desenvolvimento da indústria de tecelagem, ela se tornou sua Santa Padroeira.

    O símbolo associado poderia ser a agulha

    A relíquia: Uma calça com um buraco na coxa esquerda. Diz-se que Maria adormeceu uma vez na igreja de Vilanova depois de um longo dia de trabalho. Com frio, ela se aproximou das velas e adormeceu, derrubando a base sobre a qual todas as velas foram colocadas. Não houve danos, mas as calças de Maria foram levemente queimadas. Esta relíquia é mantida na igreja que tomou seu nome: Templo de Santa Maria de Vilanova.

    Santa Padroeiro dos Tecelões.



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:30 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:16 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de Santa Maria Madalena, Padroeira dos Padeiros e Confeiteiros

    A VIDA DE MARIA MADALENA DE SAINTE BAUME (1266 - ?)



    I. A juventude de Maria Madalena

    Maria Madalena nasceu em 6 de junho de 1266 em Saint Maximin, na Provença, em um pequeno convento fora da cidade. Sua mãe, Irmã Maria Theresa, Intendente do Convento, estava encarregada de encomendar e receber alimentos para a comunidade de freiras.

    O nascimento de Maria Madalena no convento levantou muitas questões sobre a validade do voto de castidade de sua mãe, e muitas investigações foram realizadas, mas nenhuma evidência da culpa de ninguém foi encontrada. A Irmã Maria Theresa se defendeu dizendo que nunca havia tido um caso físico com o padeiro local, o único suspeito na história porque ele era o único homem que fazia entregas no convento: a irmã foi ilibada por falta de provas, mas a dúvida persistiu. O caso foi encerrado e foi decidido que a Irmã Maria Theresa criaria sua filha em segredo.

    A educação de Maria Madalena teve lugar nos meandros da pequena cozinha e do pequeno escritório administrativo onde sua mãe trabalhava. Aprender como administrar os alimentos, como utilizá-los corretamente e como compartilhá-los igualmente entre as irmãs foi sua principal ocupação durante os primeiros quinze anos de sua vida. Maria Madalena conhecia um número imensurável de receitas, desde salada de azeitona até bolo de figo e guisado de cabra, e fazia milagres quando se tratava de manter o controle das contas: ela era tão boa com números que sua mãe a colocava no comando total da administração sem dizer a ninguém mais.

    Maria Madalena a écrit:
    "Quando eu estava estudando as integralidades de truncagem inversa, eu gradualmente percebi que não era suficiente usar variáveis exponenciais para calcular os estoques de frutas do convento. Isto foi um verdadeiro avanço para mim!"


    2. O exílio de Maria Madalena

    Em seu décimo quinto aniversário, a pequena comunidade conventual tomou uma decisão sobre o futuro de Maria Madalena. Ela não podia se tornar uma de suas irmãs, o ciúme escondido por tantos anos contra Maria Teresa era tão forte que nenhuma delas jamais a aceitaria: por que ela deveria ser capaz de procriar e não elas? Portanto, foi tomada a decisão de banir a pobre garota do convento, pois ela não tinha ideia de tal ódio contra ela. As irmãs sentiram que aos quinze anos de idade e com seus conhecimentos úteis, a infeliz menina ficaria bem.

    Numa noite sem lua no verão de 1281, Maria Madalena foi conduzida para fora do convento por duas irmãs dispostas a isso. Ela fez um juramento prévio de nunca dizer a ninguém de onde tinha vindo e de nunca voltar ao convento sob pena de ser humilhada publicamente. As duas irmãs a levaram num burro para a costa da cordilheira de Sainte Baume e a deixaram numa curva da estrada com um pacote de mantimentos, depois, sem dizer uma palavra, voltaram ao convento.

    Maria Madalena a écrit:
    "O medo de enfrentar seu ódio é mais difícil de suportar do que seu próprio ódio."


    A primeira noite de Maria Madalena sozinha na beira do Maciço de Sainte-Baume foi longa e amarga. Mas no dia seguinte ela se recuperou e se dirigiu para o norte, o único destino aceitável se ela não quisesse se meter em problemas. Após alguns dias de caminhada, ela chegou à pequena aldeia de Correns. Ela falou com alguns moradores na taverna local que lhe disseram que o Senhor de Correns estava procurando um cozinheiro; ela foi para Fort Gibron onde o Senhor estava hospedado e sem nenhuma dificuldade conseguiu a direção das cozinhas: ela levou apenas alguns minutos para compor uma salada que excitou as papilas gustativas do Senhor, não lhe deixando nenhuma escolha quanto a quem contratar.



    3. O sucesso de Maria Madalena

    Sua juventude poderia ter sido uma desvantagem para ela, mas ela foi capaz de se adaptar e se integrar sem nenhum problema graças aos talentos culinários herdados de sua mãe: a fama de sua capacidade de preparar pratos suculentos para o Senhor do Forte e sua comitiva se espalhou como fogo selvagem e muitas pessoas curiosas chegaram a Correns esperando provar o que Maria Madalena preparava todos os dias.

    Seu mestre e senhor, feliz por ver tanta gente à sua porta, mas preocupado com o custo das festas que ele teve que organizar para aumentar seu prestígio, pediu a Maria Madalena que inventasse um bolo único que ela deveria fazer em grandes quantidades. Sua ideia foi criar uma iguaria local que seria conhecida em todos os reinos, na esperança de obter um lucro substancial.

    Maria Madalena, sendo a especialista em culinária que era, não demorou muito para encontrar o que seu mestre queria: fácil de fazer, econômico, mas requintado, tal era o pequeno bolo que ela inventou. Tinha forma de concha, de cor dourada e seu aroma surpreendia literalmente o paladar do Senhor do Correns. Começou a produção em massa e os consumidores gastronômicos se reuniram às portas do Fort Gibron, trazendo uma confortável renda financeira. O Senhor de Correns decidiu honrar sua serva e nomeou oficialmente este pequeno bolo « Madalena ».



    Maria Madalena a écrit:
    "Com o olhar que ele tem quando me olha, eu me pergunto o que ele faz com minhas Madalenas quando está sozinho." (de acordo com um guarda de cozinha)


    4. A decepção de Maria Madalena

    Cada vez mais pessoas vinham a Correns para descobrir a Madalena de Sainte-Baume. Maria Madalena nunca deixava sua cozinha porque tinha que cozinhar inúmeras Madalena com a ajuda de todos os meninos e meninas sob seu comando, ela tinha pouco descanso: os fogões do castelo não guardavam mais nenhum segredo para ela e seu sucesso era inegável. Mas a necessidade de reconhecimento de Maria Madalena e seu desejo de agradar aos outros não lhe trouxe sorte. De fato, como ela foi a única a conseguir fazer este bolo e como dependia da boa vontade de seu mestre, ela permanecera enclausurada por quase trinta anos na cozinha do Fort Gibron. Durante este período, ela nunca saiu, nunca teve o prazer de conhecer um único amante de Madalenas além de seu mestre que vinha para verificar a qualidade de seu trabalho, nunca voltou ao convento de Saint Maximin para mostrar às freiras do que ela tinha sido capaz sozinha, nunca mais viu sua mãe...

    O Senhor de Correns a écrit:
    "Maria Madalena está muito ocupada fazendo madalenas para você, mas tenha certeza de que assim que tiver tempo, ela lhe dará mais informações sobre sua vida."


    Suas preces ao Altíssimo e a Aristóteles nunca foram ouvidas durante esses longos trinta anos. Seu nome era conhecido por todos, mas ninguém a tinha visto, e aqueles que tinham visto seu rosto quando ela chegou em Correns não podiam dar detalhes, pois já havia tanto tempo que ela não aparecia ao ar livre. Começaram a circular rumores sobre ela, alguns pensavam, por exemplo, que Maria Madalena nunca tinha existido e que o Senhor dos Correntes era um feiticeiro que enfeitiçava os visitantes com seus bolos envenenados. Este rumor foi o que quebrou o isolamento de Maria Madalena. A reputação de seu mestre começava a custar-lhe caro, e a venda das madalenas começava a enfraquecer: todos queriam ver a mulher que as assava, e a atenção estava voltada apenas para ela e não mais para seus bolos e seu mestre. Assim, este último cedeu à pressão e organizou uma cerimônia de apresentação.

    5. A fuga de Maria Madalena

    Muitas pessoas vieram à cerimônia de apresentação de Maria Madalena em 12 de dezembro de 1311: o pátio do Fort Gibron estava lotado e a multidão transbordava por toda parte, invadindo cada canto de Correns. Maria Madalena teve grande dificuldade em superar seu medo de encontrar seus admiradores e passou a noite em oração para obter forças. Seu mestre tinha sentido seu medo, e tendo pensado em tudo o que rodeava seus próprios interesses, tinha colocado guardas fora da cozinha onde ela se deitava para impedi-la de fugir da cerimônia. Sem dúvida, ele deveria tê-la deixado escapar, pois no dia seguinte, quando ela viu a plateia na cerimônia, ela ficou dominada pelo pavor: todos eles eram obesos! Dos mais jovens aos mais velhos, homens e mulheres, ricos e pobres, todos tinham corpos deformados e gordurosos.

    Maria Madalena de repente percebeu que este fenômeno tinha sido causado por suas próprias deliciosas madalenas amanteigadas. Mas era tarde demais para voltar atrás, essas pessoas tinham comido tanto! Ela tomou conhecimento da situação e conseguiu escapar de Correns correndo com toda a energia que tinha. Com suas barrigas cheias de bolos, seus perseguidores abandonaram sua perseguição e Maria Madalena nunca mais foi vista.

    Gilbert Vésicule a écrit:
    "Se eu a pegasse, eu a faria comer meu brioche!" (ouvido no dia da fuga de Maria Madalena)


    6. O inquérito da Ordem Teutônica sobre Maria Madalena

    Cerca de cinquenta anos depois, membros da Ordem Teutônica ouviram a história e se interessaram muito. Após abrir uma investigação, interrogar os habitantes de Correns e consultar os arquivos do Fort Gidron, eles formaram uma opinião muito aristotélica sobre o que havia acontecido com a mulher desaparecida. Abandonada pelas freiras do convento onde nasceu, ela conseguiu, apesar de tudo, tornar-se conhecida em todos os reinos. Presa em sua cozinha por seu mestre, ela dedicou trinta longos anos a fornecer aos seus admiradores suntuosas madalenas, sacrificando sua própria vida. Ela viveu através de suas criações para trazer felicidade.



    Ela havia demonstrado amizade e abnegação ao dedicar-se a fazer seu famoso bolo, conservação ao encontrar uma maneira de subsistir, temperança ao aceitar sua condição e obedecer a seu mestre, justiça ao tentar fazer o maior número possível de madalenas para que todos pudessem ter alguma, prazer ao fazer o que ela gostava, ou seja, cozinhar, e convicção ao acreditar que fazer o que ela fazia faria do mundo um lugar melhor, e todo o tempo os admiradores das madalenas estavam pecando em excesso!

    O Senhor de Correns em primeiro lugar: egoísta porque ele pensava apenas em sua própria riqueza e invejoso porque ele levou todos os méritos de Maria Madalena. Mas os admiradores das madalenas também não eram inocentes: egoístas porque pensavam apenas nas madalenas e não em Maria Madalena, gananciosos porque se empanturravam nestes bolos e lascivos porque abusavam dos prazeres da carne.

    A punição foi geral: o Senhor de Correns perdeu sua única fonte de renda e prestígio e todos aqueles que abusaram das madalenas ficaram cheios de remorso e arrependimento. A pobre Maria Madalena, vendo as consequências desastrosas do abuso de sua criação, reagiu da maneira mais lógica ao fugir naquele dia. Mas ela não saiu sem deixar nada para trás: deve-se notar que ela havia conseguido teorizar matematicamente a técnica utilizada com sua batedeira para preparar a massa de madalena: v = (Im(f*)df/dx)/|f|², muitos foram os carpinteiros em todos os reinos que esculpiram esta fórmula em remos, ninguém sabe porque tinham que fazê-lo em um remo, mas o fizeram. No dia em que Maria Madalena fugiu de Fort Gibron, todos aqueles remos desapareceram e a fórmula foi esquecida por todos! Então, uns trinta anos depois, algumas pessoas começaram a testemunhar um fenômeno estranho: um remo aparecia à noite em sua casa (ao acaso), e a fórmula ainda estava gravada nele. Somente Aristóteles poderia ter lógica suficiente para entender este fenômeno, o Senhor quer que a madalena reapareça a fim de testar os humanos uma segunda vez?

    7. A Gruta de Maria Madalena



    Uma expedição foi, portanto, enviada em 24 de abril de 1362 para a área ao redor de Correns para encontrar onde Maria Madalena poderia ter ido se esconder. O maciço de Sainte-Baume foi revistado com um pente de dentes finos e depois de muitos meses de busca infrutífera, a expedição encontrou uma caverna isolada em uma discreta escarpa do maciço. No fundo da caverna, eles encontraram um esqueleto. Eles o analisaram longamente e conseguiram determinar que era o de uma mulher. Depois, escavando um pouco mais dentro da caverna, descobriram os restos de uma cozinha com moldes em forma de concha, exatamente idênticos aos mantidos na ala "Maria Madalena" do Museu Correns, bem como um remo com uma inscrição apagada nele. A dedução foi, portanto, fácil e unânime: eles estavam de fato de posse do corpo de Maria Madalena de Sainte-Baume!

    Já faz quase um século que os remos voltaram, os maiores matemáticos estão trabalhando no caso e tentando decifrar esta fórmula.


_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:30 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:17 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Martin (coragem, força, compaixão)

    Martinus (A quem chamamos Martin) nasceu por volta do ano 316 da Era Aristotélica da Fundação na província romana de Panônia. Seu pai se chamava Martinus e era um oficial sênior do Exército Imperial.
    Pouco ou nada se sabe sobre sua mãe, exceto que seu nome era Banetta e que ela era tão boa quanto o pão. Ela morreu quando o pequeno Martin tinha três anos de idade, deixando o pai em desespero.
    Os Martins eram uma família dedicada ao Império e praticavam a fé de seus antepassados adorando todos os tipos de deuses e até mesmo adorando o Imperador. Eles, portanto, viviam em pecado.
    As vezes eles entravam em contato com as comunidades aristotélicas locais, mas não entendiam nem os ritos nem a santa mensagem.
    Pai e filho viajaram então pela Europa Ocidental, mudando-se de cidade em cidade.

    A vida no exército

    Aos 15 anos de idade, Martinus mostrou um forte gosto pela profissão de armas e seu pai decidiu alistar seu filho como soldado na legião.
    Lá ele vivenciou a disciplina militar e a vida real de um soldado.
    Durante seu descanso militar, ele e outros legionários receberam um pequeno pedaço de terra para cultivar.
    Martin começou anexando as parcelas de terra de seus vizinhos, quer por vontade própria, quer pela força, dotou seu domínio de uma forte cerca de estacas e fez dele um santuário onde ninguém podia se aproximar sem arriscar sua ira.
    Sempre que alguém tentava perturbá-lo, ele saía como um louco e se defendia pé a pé contra os intrusos, por mais numerosos que fossem.
    Ele amava a guerra e qualquer um que cruzasse com sua espada deveria tomar cuidado!
    Ele participou de uma campanha contra os alemães pagãos e bárbaros, onde se distinguiu por sua coragem e pelo número de inimigos que matou com suas próprias mãos.
    Seu superior, Marcus Bonus Pistonnus, então lhe deu o posto de Circitor, um oficial subalterno encarregado de conduzir as rondas noturnas e inspecionar os guardas. Esta era uma posição de confiança, que raramente era dada aos jovens, pois Martinus tinha apenas vinte anos de idade.
    Atribuído à Gália, talvez por seu conhecimento de gaulês, foi durante uma dessas patrulhas noturnas que ele foi tocado pela graça numa noite de inverno em Amiens, em 338.
    Seu caminho se cruzou com um ancião que congelava na neve. Martin se aproxima dele, gentilmente. E Martin, o guerreiro, aquele que todos temiam, compreendeu. Ele entendeu que a amizade é mais forte do que qualquer outra coisa. Diante deste miserável ser resignado até a morte, ele se encheu de admiração.
    Ele se aproximou do velho homem, tirou a espada de sua bainha. Ele desamarrou seu manto e o cortou para compartilhá-lo. A partir de então, sua vida seria dedicada aos pobres e a Christos.
    Mas desta vez ele fora atormentado pelas incessantes incursões bárbaras.
    Em março de 354, Martinus participou da campanha no Reno contra o Alamans em Rauracum.
    Suas novas convicções religiosas o proibiram de derramar sangue e ele se recusou a lutar. Para provar que ele não era um covarde e que acreditava na proteção divina, ele se ofereceu para servir de escudo humano. Ele foi acorrentado e exposto ao inimigo e, por alguma razão inexplicável, os bárbaros imploraram a paz.
    No ano seguinte ele foi batizado na Páscoa e assim entrou na grande comunidade aristotélica.

    O Bispo de Tours

    Após 20 anos de serviço leal na legião, ele se aposentou e recebeu um pedaço de terra não muito longe de Tours na Gália.
    Muito rapidamente, muitos seguidores chegaram ao local, pois sua reputação o precedeu.
    Muitos anos se passaram.
    Em 370 em Tours, o Bispo do local tinha acabado de morrer. Os habitantes queriam escolher Martin, mas ele havia escolhido um caminho humilde e não aspirava o episcopado.
    Os habitantes, portanto, o raptaram e o proclamaram Bispo pela força em 4 de julho de 371 sem seu consentimento.
    Apesar de alguns golpes furiosos do Santo (seu caráter marcial era aparente na época) e o lançamento de pedras e outros objetos, o fervor popular não diminuiu. Pelo contrário, os objetos recebidos rapidamente se tornaram relíquias que foram recolhidas. Martin acabou se apresentando, acreditando que esta era, sem dúvida, a vontade de Deus.
    Ele passou o resto de sua vida viajando incansavelmente por sua diocese, constantemente convertendo os pagãos, que na época eram muito numerosos na região.
    Ele impôs a si mesmo uma vida de disciplina e organização de acordo com um ritual militar que nunca o deixaria: levantar-se em horários fixos, orações, refeições de mingau e um copo de água com vinagre.
    Ele reuniu alguns discípulos que o seguiram em suas viagens.

    Martin tinha o dom de curar? Certamente, senão como podemos explicar todos os milagres atribuídos a ele: diz-se que ele « curou paralíticos, possuídos, leprosos, ressuscitou crianças, fez mudos falarem, ele podia até curar à distância, ou através de um objeto que ele mesmo tocasse. Ele acalmava os animais furiosos e até granizos. »

    Um dia, ao ver alguns pescadores disputando peixes, ele explicou a seus discípulos que os demônios lutam pela alma dos fiéis na lua da mesma forma. As aves assim tomaram o nome do bispo.

    Exausto por esta vida de soldado de Deus, Martin morreu no final do outono, em 8 de novembro de 397, sobre um leito de cinzas conforme morrem homens santos. Disputado entre os habitantes de Poitiers e Tours, seu corpo foi roubado por estes últimos, que silenciosamente e com dificuldade os fizeram passar por uma janela da capela onde fora colocado, e rapidamente o levaram pelo rio até Tours onde está enterrado.
    Quando seu corpo passou por cima do Loire entre Poitiers e Tours, as flores começaram a florescer em novembro. Este fenômeno espantoso deu origem à expressão "O verão de São Martin"!

    Este fenômeno milagroso deu origem à expressão: "O verão de São Martin!"

    Símbolos Associados:

    Relíquias: O manto, aquele que ele compartilhou com um homem pobre no dia da Revelação, atualmente na Catedral de Tours.

    Itens relacionados: Coragem, força, compaixão.
    Primeiro missionário a difundir o aristotelismo na Gália.

    Citações:

    - As batalhas perdidas são muitas vezes resumidas em duas palavras: tarde demais
    - Eu amava demais a guerra
    - Eu nasci para compartilhar Amizade e não ódio
    - Quanto mais você compartilha, mais você possui
    - Compartilhei minha capa, todos vocês receberão!
    Nota relativa a esta última citação: foi pronunciada por Martin quando os fiéis quiseram torná-lo bispo pela força. Em seguida, houve uma chuva de objetos sobre eles. Mas é preciso entender que tudo isso é apenas uma parábola. Todos nós receberemos o Reino de Deus no Sol!



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:31 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Adonnis
Cardinal
Cardinal


Inscrit le: 19 Jan 2018
Messages: 4683
Localisation: Monte Real/Leiria - Palazzo Taverna/Roma

MessagePosté le: Lun Aoû 15, 2022 2:17 am    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:


    Hagiografia de São Moderano

    São Moderano Bispo de Rennes
    Santo Padroeiro de Fornovo
    (? - 730 C.)


    1. São Moderano, um filho piedoso de Nobres

    Desde sua mais tenra infância, o amor pelo aprendizado de Moderano o levou a uma carreira eclesiástica.
    Ele era o mais novo de nove crianças. Seu pai já havia casado suas filhas com várias famílias nobres francesas e dois de seus irmãos haviam iniciado uma carreira militar enquanto os outros dois haviam escolhido a Via do Estado.
    Francisco, o mais velho, havia morrido em defesa de seu Condado. Richard, por outro lado, teve uma grande carreira militar e tornou-se primeiro Barão e depois Conde de Arnais, um Senhorio na região de Rennes que o Rei lhe deu por salvar sua vida em batalha.
    Richard, que tinha sido um homem íntegro, estava deslumbrado e inebriado por seu novo poder. Ele começou a violentar cortesãs e a aumentar os impostos. Ele esvaziou os bolsos dos fazendeiros e os estômagos dos camponeses pobres que já não conseguiam mais pagar as contas, pois o pouco que colhiam não lhes permitia sobreviver ao inverno, uma vez que os impostos eram cobrados.
    Moderano, vinte e cinco anos mais novo, viu-se um dia com seu pai no Castelo de Arnais.
    Desde o momento em que chegou até a noite, ele viu a vida solitária de seu irmão, vendo-o maltratar seus camponeses, apalpar cortesãs e agredir seus súditos. Seu coração chorava e ele não sabia como enfrentá-lo. Ele ainda era uma criança e não via como poderia convencer um adulto.
    Naquela noite ele foi dormir triste pelo comportamento de seu irmão e seu coração sangrava.
    Foi num sono agitado, como Flodoardo nos conta, que ele teve sua primeira visão. Ele se sentiu como se estivesse acordado por volta das cinco da manhã e uma luz suave descesse de uma janela. Quando ele abriu os olhos, viu a imagem de uma pessoa carregando uma pomba em uma mão, uma pessoa que mais tarde seria identificada como São Remígio. Flodoardo nos diz que Moderano tomou a visão como uma mensagem de paz que ele tinha que trazer para seu irmão e para o mundo. Ele entendeu que o amor ao Altíssimo era a única coisa que poderia salvar seu irmão. Pela manhã, ele o confrontou cara a cara, explicando que estava cedendo ao Sem Nome, que deveria amar o próximo se quisesse ser amado em troca e que em seu coração deveria amar o Altíssimo como Ele o amava. Seu irmão, em resposta, riu e empurrou o pequeno Moderano. Quando ele caiu, quebrou a perna esquerda e permaneceu coxo por toda a vida.
    Foi o contraste entre a vida solitária de seu filho Richard e o caráter gentil e a fé profunda de Moderano que convenceu Eugênio, seu pai, a dar seu filho mais novo à Igreja, fazendo-o estudar em um mosteiro a partir dos seis anos de idade.
    Inicialmente melancólico, o jovem Moderano aprendeu rapidamente as ciências da religião e especialmente a arte da oratória e da pregação.
    Aos quinze anos, ele já era o tesoureiro do mosteiro e aos dezessete, encarregado da biblioteca e do ensino aos noviços. Apaixonado por filosofia, ele encontrou um antigo manuscrito esquecido de Aristóteles. Tendo percebido a verdade de seus ensinamentos, ele transmitiu seus conhecimentos a seus jovens noviços e mandou copiar estes manuscritos incansavelmente, salvando assim parte do ensinamento do homem que ainda não era reconhecido como profeta.
    Sua oratória foi tão convincente que ele conseguiu, apesar das dificuldades, tocar as mentes dos mais infelizes. Sua vida era tão dedicada ao Altíssimo que muitas vezes os monges mais velhos, apegados a ideias antigas, sentiam em suas palavras um sopro de frescor e bondade divina e estavam convencidos. Assim, ele conseguiu fazer desta abadia um lugar de destaque no ensino aristotélico. Quando Moderano falava, parecia que as palavras vinham diretamente do Altíssimo e isto espalhou Fé e Amor dentro e fora do mosteiro. Esta conduta exemplar quando ele mal tinha vinte e um anos de idade lhe valeu um chamado das mais importantes autoridades da Igreja Francesa, que propôs que ele colocasse seus conhecimentos a serviço da Diocese de Rennes como Bispo.

    2. A tentação da sombra e o Chamado de São Remígio

    Moderano, não se sentindo preparado para a tarefa, pediu ao Cardeal enviado pela Assembléia Episcopal que lhe desse tempo para estudar sua generosa proposta.
    De volta ao mosteiro, ele se fechou em sua cela e lá permaneceu por sessenta dias.
    Meditando e lendo os textos sagrados, o Livro das Virtudes e os Escritos de Aristóteles, Moderano pensava em como lidar com a situação quando, no nono dia, uma sombra apareceu na cela. A sombra parecia ser formada a partir do reflexo da lua em sua cama e estava diante dele.
    Moderano ficou petrificado quando a sombra falou:

    « Moderano, se não aceitares este cargo, farei de ti Abade do convento ».

    Moderano tomou em suas mãos seu rosário e rezou até o amanhecer. Quando ele olhou para cima, a sombra não estava mais em sua cela.

    No trigésimo terceiro dia, a sombra reapareceu, mas desta vez parecia que a lua estava refletindo sobre o genuflexório. Moderano pulou de medo: « O que você quer de mim novamente, sombra demoníaca? » e a sombra respondeu: « Moderano, você é um orador hábil, você tem uma inteligência aguçada e se você me seguir, o caminho para a fama será seu e da mesma forma uma posição como Cardeal! »

    Moderano para todas as respostas disse: « Minha fé pertence ao Altíssimo e ele escolherá meu caminho. Está em suas mãos misericordiosas se eu me tornarei um Cardeal ou apenas um pobre monge. » Ele começou a rezar novamente e a sombra desapareceu.

    No quinquagésimo oitavo dia, a sombra apareceu novamente.
    « Moderano, se você me seguir, eu lhe oferecerei as chaves da Igreja na Terra. Você dominará a fé e os fiéis serão seus súditos obedecendo a suas leis. Você vai me seguir? » Moderano respondeu: « A fé me domina e eu sou o servo de meus fiéis, eu guio suas almas para que elas possam salvar a minha. »
    Exausto com os ataques da fome e da sede, no quinquagésimo nono dia, enquanto os sinos tocavam a meia-noite, enquanto os outros monges se preparavam para rezar na igreja do mosteiro, Moderano adormeceu e teve um sonho premonitório.
    Moderano o contou em suas memórias, que foram encontradas após sua morte: « Minha fé enfraqueceu e eu adormeci em meu quinquagésimo nono dia de penitência e em meu sonho vi São Remígio, que sorriu para mim e me vestiu as vestes sacerdotais de um bispo. Quando acordei, depois de ter alimentado e regado meus restos mortais, não pude deixar de aceitar a proposta que me foi feita pelo Cardeal. »

    3. A preguiça do clero e a pregação de São Moderano

    Tendo aceito o cargo de Bispo, ele decidiu primeiro viajar através de sua Diocese.
    Ele viajou de norte a sul e de leste a oeste para verificar as ações dos párocos e de todos os seus subordinados. Ele viu que o clero estava sem fôlego, sem energia, muitas vezes incapaz de dar respostas ao povo, quase nunca presente na igreja e acima de tudo preocupado em encher seus próprios bolsos em vez de salvar as almas dos fiéis.
    Recordando sua visão, o propósito de sua missão tornou-se claro para ele. Moderano partiu novamente para a estrada, indo a todos os lugares, da menor aldeia à maior cidade de sua diocese, para pregar. Graças a sua grande habilidade oratória, muitos dos fiéis logo o ouviram e o admiraram ao se aproximarem da Igreja.
    Os padres ficaram impressionados com suas palavras e muitos o seguiram para aprender a pregar a Fé. Muitos entre as pessoas pediram para entrar no mosteiro e aqueles que eram muito velhos para fazê-lo tiveram as sagradas escrituras lidas para eles pelos clérigos.
    Depois de apenas dois anos, a Fé estava brilhando novamente em sua diocese e as igrejas estavam sempre cheias. Frequentemente era convidado a fazer homilias pelos párocos das pequenas igrejas do interior, o que preferia em detrimento dos convites dos abades dos grandes mosteiros. Ele sempre concordava em levar a palavra do Altíssimo aos fiéis.

    4. Moderano vai em peregrinação para agradecer ao Altíssimo

    Para agradecer ao Altíssimo, ele decidiu fazer uma peregrinação a Roma para honrar o túmulo do Apóstolo Titus. O Bispo Moderano deixou sua cidade e foi para o Sul da Itália. Depois do sonho que o levou a aceitar o cargo de Bispo, Moderano desenvolveu uma devoção particular a São Remígio, o conversor dos Francos, e decidiu fazer um desvio para Reims, a cidade onde o grande santo fora enterrado. Moderano parou para rezar ao Santo e agradecer-lhe, e o Arcebispo de Reims o reconheceu e perguntou a Moderano se ele queria levar algumas relíquias com ele para Roma. Moderano viu isto como um sinal divino e não pode deixar de aceitar a proposta de glorificar a São Remígio. Ele também concordou em fazer este favor ao Arcebispo que era muito velho para ir ele mesmo à Cidade Santa.
    Ao chegar ao Passo Cisa, ele parou para descansar e amarrou a relíquia de São Remígio aos galhos de uma árvore. No caminho de volta, ele esqueceu esta preciosa bagagem. Quando ele voltou para pegá-la, percebeu que não podia mais agarrar o galho, que se elevara inexplicavelmente. Percebendo que a força era inútil, o peregrino prometeu oferecer a relíquia, se pudesse pegá-la, à Igreja da cidade mais próxima, Fornovo. Com estas palavras o ramo baixou, permitindo que Moderano pegasse a relíquia, como um fruto sagrado.
    Foi assim que Fornovo, uma famosa cidade nas montanhas dos Apeninos Parmesãos, veio a ter alguns restos de São Remígio em sua Igreja. Além disso, o Bispo de Rennes, Moderano, foi nomeado pároco desta Igreja por Liuprando, Rei dos Lombardos.
    Moderano voltou para a França, mas não ficou lá. Voltando a Reims, para agradecer ao Arcebispo pelo presente que lhe havia confiado, ele doou simbolicamente a Igreja de Fornovo ao Capítulo da Catedral de Reims.
    Voltando a Rennes, um dia, durante as vésperas, enquanto estava absorto em oração, teve outra aparição de São Remígio que indicou o sul com sua mão. Moderano interpretou a aparição como a vontade do Santo de fazê-lo voltar à Itália para a igreja dedicada ao Santo. Ele renunciou ao cargo de bispo e teve um sucessor eleito.
    Ele então retornou a Fornovo, onde permaneceu até sua morte, que ocorreu alguns anos depois.
    Até hoje suas relíquias e seu corpo são guardados na igreja paroquial de Fornovo.

    5. Os últimos anos de Moderano em Fornovo

    Moderano passou os últimos anos de sua vida na tranquilidade da Igreja de Fornovo, perto do Passo Cisa.
    Mas ele não ficou de modo algum ocioso, e graças ao seu talento como orador ele conseguiu trazer a Fé para estas montanhas, e também transmitiu a mensagem de Aristóteles, tendo trazido cópias dos principais textos do grande filósofo. Graças às relíquias de São Remígio na igreja paroquial de Fornovo, ele conseguiu estabelecer uma peregrinação a esta igreja.
    A igreja tornou-se assim famosa nos Reinos em seu tempo. Isto fez de Fornovo um dos lugares de culto mais importantes em seu Ducado e um dos mercados mais importantes, permitindo o comércio entre o Ducado de Milão, a República de Gênova e o Ducado de Modena.
    Moderano morreu ajoelhado em oração extasiante diante das Relíquias do Santo, no dia vinte e dois de outubro de 730.


    Festa: em 22 de Outubro.
    Relíquias de São Moderano: Corpo do Santo e Vestes Episcopais



_________________

------Sancti Valentini Victoriarum Cardinalis Episcopus - Altus Commissarius Apostolicus - Cardinalis Sacri Collegii Decanus
---Gubernator Latii - Primas Portugaliae - Archiepiscopus Metropolita Bracarensis - Episcopus Sine Cura Lamecensis et Ostiensis


Dernière édition par Adonnis le Lun Aoû 15, 2022 3:31 am; édité 1 fois
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Le Dogme - The Dogma Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page Précédente  1, 2, 3, 4, 5  Suivante
Page 3 sur 5

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com