|
L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game 
|
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant |
Auteur |
Message |
Bads

Inscrit le: 17 Aoû 2009 Messages: 165 Localisation: Leiria,Condado deCoimbra,Reino de Portugal
|
Posté le: Lun Sep 07, 2009 12:41 am Sujet du message: Sobre as Capelas Nobiliares |
|
|
A Dama Bads Hélène de Miranda,baronesa de Alenquer dirige-se à sede da Igreja de Portugal, muito delapidada pelas aparências e a precisar de reparos urgentes, acompanhada por alguns pagens.
Bads vinha inquirir ao clero sobre as capelas e como se consagram e espera sair de lá com menos perguntas e mais respostas.
-Meus bons padres da Igreja, alguém me acode que a minha família precisa de uma capela para realizarmos as nossas cerimônias familiares.Entretanto,não sabemos bem o que fazer!!
E depois senta-se no banquinho trazido pelo seu pagem loiro esperando pacientemente, sim, que a paciência é uma virtude. _________________
 |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Lun Sep 07, 2009 12:51 am Sujet du message: |
|
|
Um acólito ao ver uma dama, toda aperaltada com aparos nobres, adentra logo na capela de Portugal até que se cruza com o prelado Dunpeal a fazer as suas rezas habituais pelo povo de Portugal. Enquanto explica o que viu a face do cardeal muda várias vezes até que se dirige, com o seu báculo, até à porta principal.
Ai és tu minha filha, o meu acólito tinha-me dito que era a nova modelo para o nosso pintor que está a redecorar a capela com a história da santa Galadrielle mas quando os meus olhos se fixaram na tua formosura percebi logo que se tinha equivocado.
Puxando um paninho para limpar a testa que o esforço tinha sido bastante com a excitação em ver os trabalhos da capela avançarem, resigna-se.
Então minha filha o que te traz por aqui? Por favor, acompanha-me. Pedirei a um acólito que nos prepare um cházinho especial de tília mas por favor, os teus pagens que carreguem os teus pertences porque os nossos meninos não podem carregar coisas pesadas. |
|
|
 |
Bads

Inscrit le: 17 Aoû 2009 Messages: 165 Localisation: Leiria,Condado deCoimbra,Reino de Portugal
|
Posté le: Mar Sep 08, 2009 6:45 am Sujet du message: |
|
|
A Baronesa de Alenquer sente a face ruborescer ao ouvir as palavras elogiosas do Cardeal que veio receber-la na porta principal. Em seguida, cumprimenta o clérigo respeitosamente.
Como estás, Vossa eminência?Sou Bads de Miranda, Baronesa de Alenquer e estou aqui em nome da Família Miranda para tratar sobre a construção e consagração de capelas nobiliares e creio que certamente vossa iluminada pessoa poderá ajudar-me. Diz Bads olhando para as obras da capela e ao mesmo tempo acompanhando os passos do Cardeal.
Aceitarei bastante agradecida o chá, seguramente ficarei mais calma, pois esse assunto está agastando a minha mente e de meus familiares. Espero que Jah nos conceda a graça de ter uma capela para realizarmos as nossas cerimônias familiares. _________________

Dernière édition par Bads le Mar Sep 08, 2009 8:08 am; édité 1 fois |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Mar Sep 08, 2009 6:56 am Sujet du message: |
|
|
A baronesa Bads provavelmente não devia ter conhecimento que a santa Galadrielle era famosa pela sua formosura, apelidada "a mais bela mulher à face da Terra" antes de morrer no martírio. Talvez tenha sido por esta razão que o prelado pediu ao seu acólito que preparasse um chá de camomila em vez de tília, para nutrir o Aristotelismo.
Esta filha trata-me por "estás" deve pensar que sou o amiguinho lá da terrinha. - mastigou. Sentai-vos minha filha, a sacristia não é rica nem opulenta, terá de se contentar com a modéstia dos nossos votos e a humildade no nosso parco saber.
Lá ajeitou a sua cadeira, descascada sem cor e com vários remendos vísiveis. Ninguém sabia muito porque a cadeira ainda sobrevivia, talvez o cardeal fosse um peso pluma.
Então minha filha, que se passa com a sua capela? Deseja uma para se confortar com Jah mesmo nas horas mais tardias ou longe das vistas dos seus plebeus? Que deseja saber?
Abre então o grande registo das capelas encontrando uma grande página em branco, na secção portuguesa, levantando o sobreolho de maneira por demais assustadora. |
|
|
 |
Bads

|
Posté le: Sam Sep 12, 2009 5:06 pm Sujet du message: |
|
|
Bads,com ar meio aborrecido,chega até a decrépita sacristia que está totalmente entregue as teias de aranha e as baratas e com muito nojo procura sentar-se numa bolorenta e desgastada cadeira,mas antes pede que um de seus pajens limpem um pouco da poeira para que esta não estrague o rico tecido de seu vestido.Começa reparar no estado de degradação do ambiente e percebe uma ratazana debaixo da mitra do cardeal e um pouco assustada se pergunta:Como alguém pode pensar em Jah num ambiente como esse? Que santo homem é o cardeal. Realmente faz votos de pobreza.
Em seguida, Bads começa reparar na aparência débil do cardeal e nota uns tremeliques nas mãos dele e pensa que Dunpeal já gozou de melhor saúde outrora. Depois começa a olhar as desgastadas sandálias de couro que se podiam ver as grandes e amareladas unhas dos pés calejados e cheio de joanetes do cardeal. Por Jah, este homem devia ser canonizado!Um santo na pobreza, um santo!
Um acólito serve o chá para baronesa numa xícara suja e lascada. Ela, mesmo com certo asco aceita e bebe um pouco para ser gentil com o esforçado ajudante, mas logo abandona xícara em cima de uma bandeja que está numa mesinha descascada e cheia de cupins.
Então, retornando o olhar para o Iluminado Cardeal, Bads começa a explicar o motivo de sua visita.
Vossa eminência, estou aqui diante de vossa presença para solicitar a construção e consagração de uma capela nobiliar para distinta família Miranda. Gostaríamos de saber do clero, quais são os requisitos para obter essa dádiva, pois após de uma longa conversa com todos os meus familiares e o patriarca pensamos em ter uma capela para ficarmos mais próximos de Jah e seus ensinamentos e assim dessa maneira, aumentar e difundir a nossa fé Aristotélica.
Então, vossa Eminência, o que é necessário para dar inicio ao processo de criação da Capela Nobiliar da Família Miranda?Pergunta a baronesa, sem se importar com as expressões do Cardeal.
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Lun Sep 14, 2009 11:07 pm Sujet du message: |
|
|
O livro dos registos, meio bolorento, espalhou o pó acumulado de vários anos sem ser importunado quando foi fechado bruscamente pelo prelado ao ouvir o pedido da nobre Bads. Já estava o acólito com o seu espanador a limpar o pó quando Dunpeal puxa de um novo tomo, Regras para as Capelas Nobilares.
Minha filha, que boas novas são estas. Em pouco tempo recebi o primeiro pedido e o meu coração se aquece ao saber que mais famílias nobres peticionam por um lugar sagrado para se recolherem em meditação e celebrar as suas cerimónias em privado.
Enquanto falava procurava a página certa com as instruções mais básicas. Depois do capítulo que discutia a qualidade do mármore a ser utilizado e logo antes do capítulo intitulado "Aparos do capelão" encontrou o que procurava. Estava tudo em grego mas não teve qualquer problemas em traduzir.
Ora, aqui está, segundo estas regras para iniciar o processo de reconhecimento de uma capela nobilar o nobre tem de fazer chegar ao bispo, cuja jurisdição abarca as suas terras, indicação do nome da capela preferido, a localização da capela [1. em que terras e 2. atalho do sub-fórum] e quem é o nobre ocupante. - limpa então as suas lunetas, algum do pó lá se depositou e continua - O bispo saberá então guiar no resto do processo. É isto que procuras minha filha? |
|
|
 |
Quelfescity

|
Posté le: Mar Sep 15, 2009 5:30 pm Sujet du message: |
|
|
De longe Quelfescity que passava por ali, observa o Senhor Cardeal a falar com uma lindíssima Senhora, e pensa
Que estará ela pedindo, talvez obter algumas graças para a sua família.
E reza a Jah para que lhe conceda aquilo que a Bela Senhora está pedindo com tanta convicção e tanta força de vontade. Isto se for do agrado de Jah e para o bem do seu rebanho. _________________
 |
|
|
 |
Bads

|
Posté le: Sam Sep 19, 2009 8:37 pm Sujet du message: |
|
|
Ao ouvir as palavras do cardeal,Bads chama o seu pajem loiro.
-Mathieu,faça a gentileza de trazer aquele documento sobre a família Miranda?
Mathieu prontamente procura o documento e com uma vênia o entrega nas mãos da baronesa.Bads agradece o favor e mostra o documento ao Cardeal.
V.E,eis aqui os dados da família Miranda:
Citation: | Ocupante: Dom Lfvrot de Miranda,Conde de Guimarães (o patriarca da Família)
Capelão: Dom Lfvrot de Miranda
Localização: dentro dos limites das terras do patriarca da familia, ou seja,em Guimarães.
|
O problema V.E Dunpeal e que ainda eu e meus familiares não chegamos ao consenso quanto ao nome da capela.Pois, mesmo ela se localizando em Guimarães,gostariamos que ela tivesse um nome que representasse Miranda,nossa cidade materna e que emprestou o seu belo nome para nomear tão distinta familia.
Será vossa iluminada pessoa poderia dar uma opinião sobre o assunto?Afinal és um a pessoa tão sábia,talvez tenha algo em mente que possa ajudar a escolher um bom e santo nome. _________________
 |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Sam Sep 19, 2009 10:15 pm Sujet du message: |
|
|
O prelado ao ver Quelfescity aproximar-se e mostrar interesse faz um gesto ao seu acólito que logo aparece com uma cadeira e a dispõe ao seu lado.
Aproxima-te meu filho Quelfescity, a estrada da tua educação aristotélica já começou. Aproxima-te e atenta estas palavras.
Depois vira-se para a baronesa Bads e prossegue a entrevista, fazendo sinal ao seu acólito que recebe o documento com os dados da família MIranda e coçando a cabeça tentando pensar em possíveis nomes para a capela.
Minha filha, o nome é muito importante pois tem uma carga simbólica muito importante. Lembro que como a capela é ocupada apenas por um nobre deve ser algo importante para o mesmo. Se, como patriarca, deseja reflectir a sua família no título também é possível. Por exemplo, Capela de Guimarães, Capela Miranda de Guimarães. - depois puxa do seu livrinho "dicas para nomes de capelas, 3ª edição" e abre-o na letra M - ou, para a povoação de Miranda, em sua representação já que não podem usar o nome poderia ser algo do género Capela Miranda do Douro, Capela das Águas Vivas, Capela Sandim ou Capela da Pruoba. Que vos parece?
E continua a desfolhar o seu livrinho ao descobrir que na letra N havia várias sugestões para Nisa. |
|
|
 |
Bads

|
Posté le: Mar Sep 29, 2009 10:24 pm Sujet du message: |
|
|
A Baronesa escuta atentamente as opcções do Cardeal,mas nenhum dos nomes agrada aos ouvidos exigentes da nobre dama.
Então,D.Bads fecha os olhos e pede a Jah um momento de inspiração para que Ele a iluminasse e enviasse um sinal nesse momento tão importante para ela e sua familia.
Absorta em suas fervorosas preces a Jah,Bads não repara a presença de um acólito que aparece de súbito na porta da sacristia e se assusta com a presença dele.
O acólito fica envergonhado e pede desculpa a nobre dama por ter entrado tão repentinamente na sacristia,cumprimenta Quelfescity e avisa ao Cardeal que a modelo que iria posar como Santa Galadrielle para o pintor não poderá vir, pois está muito doente.
A Baronesa de Alenquer ao ouvir de sem querer o aviso do acólito levanta-se num impulso da desgastada cadeira e fica empolgada com uma provável epifania de Jah.
-Minhas sinceras desculpas,V.E Dunpeal,mas não pude deixar de ouvir o aviso de seu fiel acólito.Pobre moça,que Jah a cure logo! Mas por ouvir falar novamente em Santa Galadrielle,será que eu posso homenagea-la nomeando a capela da minha família de Capela de Santa Galadrielle?(Santa Galadrielle do Douro,Santa Galadrielle de Miranda).
Pois acredito que foi um sinal de Jah,pois desde o ínicio de minha visita a Roma que escuto o nome dessa miraculosa Santa.O que achas V.E?
Para mim, o nome soa perfeito e certamente meus familiares me apoiarão, e será uma bela homenagem a Santa Galadrielle que guia os meus passos nessa jornada de fé de solicitação da capela nobiliar. _________________
 |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Mer Sep 30, 2009 3:05 am Sujet du message: |
|
|
O prelado responde rapidamente antes que Bads mudasse de ideias.
Sim minha filha, parece-me uma boa opção e não antevejo impedimentos.
E respira fundo esperando as outras questões da nobre. |
|
|
 |
Bads

|
Posté le: Mer Oct 07, 2009 6:15 am Sujet du message: |
|
|
Bads muito feliz com aceitação do nome da Capela,beija as mãos do Cardeal com forma de agradecimento .
Obrigada, V.E Dunpeal,não imaginas o quanto que eu estou feliz! Finalmente, eu e minha família poderemos servir melhor a Jah!
Agora,pelo que já me disseste,acredito que a continuação do processo de reconhecimento da capela nobilar ficará nas mãos do bispo da jurisdição responsável por Guimarães, ou seja, nas mãos do Reverendo Monsenhor Voronwe de Merlin (Arcebispo de Braga),não é isso?
Onde posso encontrar-me com ele para uma reunião? Será que hoje ainda é possível? Indaga a Baronesa de Alenquer a reparar na luz do sol que transpassa as vidraças encardidas da sacristia. _________________
 |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Mer Oct 07, 2009 8:31 am Sujet du message: |
|
|
O acólito trazia pela segunda vez outro jarrinho de porcelana verde cheio de chá cujo aroma banhava a sala. Enche a chávena do prelado e lhe passa. Dunpeal inspira bem fundo o aroma e bebe...ou tenta beber o chá que está muito quente.
Minha filha, a paciência é uma virtude e eu estou sempre a ser testado. Ora agora é necessário que Monsenhor Voronwe consagre a capela e faça chegar os documentos necessários à Congregação para a Difusão da Fé. Vou mandar o acólito averiguar se Monsenhor Voronwe está na sacristia e se cá pode vir.
Faz então um sinal gestual e o acólito enche a chávena da baronesa Bads, pousa o jarrinho e segue caminho até à sacristia não antes de fazer uma vénia a ambos e pedir licença. |
|
|
 |
Voronwe
|
Posté le: Lun Oct 12, 2009 9:37 pm Sujet du message: |
|
|
Monsenhor Voronwe bate à porta e entra.
- Mandou chamar Vossa Eminência? Dama Bads como está Vossa Graça? Não me diga que a Capela dos Miranda já está construída? _________________ OOC:Por favor apaguem esta conta. Personagem erradicado.
Please delete this account. Character eradicated.
S'il vous plaît supprimer ce compte. Personnage éradiquée. |
|
|
 |
Dunpeal

|
Posté le: Lun Oct 12, 2009 10:57 pm Sujet du message: |
|
|
O prelado Dunpeal permanece sentado esboaçando um leve sorriso ao ver Monsenhor Voronwe e instrui o acólito a fechar a pesada porta de carvalho com um gesto da sua mão para ambos os lados.
Monsenhor Voronwe, que Jah nos proteja! A baronesa Bads esteve a questionar-me sobre como reconhecer uma capela nobilar e estive a explicar-lhe o procedimento correcto. O próximo passo é acerto de detalhes com o meu irmão e iniciar a cerimónia de consagração.
Após uma pausa breve bebe um pouco de chá, de camomila! |
|
|
 |
|
|
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum
|
|