L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

Reflexão
Aller à la page 1, 2  Suivante
 
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Alegnasea



Inscrit le: 28 Aoû 2009
Messages: 184
Localisation: Setúbal

MessagePosté le: Jeu Déc 30, 2010 5:36 pm    Sujet du message: Reflexão Répondre en citant

Final do ano, um bom momento para analisar o que foi realizado e verificar o resultado das ações...
Confesso que, na minha opinião, em comparação à atividade do ano passado, 1458 deixa a desejar.
Realizei um "balanço", com o pouco conhecimento que tenho, penso que os irmãos mais experientes possam corrigir e/ou esclarecer se estas observações são pertinentes:
Arrow Perdas significativas, Dunpeal e Voronwe, não conheci o segundo, mas sempre admirei o trabalho e dedicação de Dunpeal.
Arrow Desinteresse pela Via Religiosa, a ver pela baixa afluência às aulas da via na Universidade (de Lisboa, como exemplo, não tenho acesso às outras).
Arrow Falta de atividade e colaboração efetiva da Igreja Aristotélica no RP, basta ver que a missa dominical que está sendo realizada na Catedral está parada por falta de fiéis...
Arrow Pouca procura pela Catequese, que deveria ser a base para todo fiel que pretenda assim ser chamado...
Arrow Sacerdotes que simplesmente não realizam missas! Não justificam, não avisam, simplesmente não celebram e fim!

Bem, trata-se de uma crise, ou de um prenúncio de crise. Não acredito que isso possa reverter-se por si, são necessárias atitudes, mas quais?
Desconheço até onde podemos chegar, mas deixo algumas sugestões:
Arrow Divulgação dos Textos Sagrados, tão belos! Em Lisboa na mensagem da Igreja costumava colocar excertos, e recebi alguns correios de apoio, vindos de visitantes e lisboetas.
Arrow Participação efetiva na mentoria, que é um problema antigo e conhecido de todos o atual esvaziamento do Reino. Há instituições e iniciativas, por exemplos cito o MANM (Mentores e Amigos dos Novos Moradores), o Portal dos Peregrinos ( http://www.reinodeportugal.webs.com/ ) e a Ordem Acadêmica de Portalegre ( http://academia.rr.xooit.fr/index.php ). O apoio e uma participação maior da IA poderia ser de grande auxílio.
Arrow Campanhas de divulgação, por exemplo, 1459 poderia ser o ano da divulgação e estudo públicos do Capítulo I do Livro da Criação...
Arrow Verificação da possibilidade de ser a Catequese obrigatória para receber sacramentos, se não o Baptismo, ao menos para o Casamento e para que se possa ser padrinho de batismo e casamento.

Estes pontos que submeto à vossa apreciação são oriundos das observações que fiz, não pretendo aqui nada além de contribuir.

Apriveito a oportunidade para desejar a todos um excelente ano novo, que venha com a Paz, o progresso e, por que não, a alegria que todos merecemos!

Um bem haja

Alê
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Jeu Déc 30, 2010 7:28 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Visto que agora existe uma catequese para os fieis, acho que durante a catequese poderiam acontecer outras cerimónias, o fiel ia aumentando o nível da catequese e haveria várias cerimónias(como na vida real).

E nós aqui poderíamos planear festas, apesar da haver pouca adesão na Catedral é uma altura em que as pessoas tiram férias e viajam, logo entram em retiro no jogo, o próprio primaz postou no dia 26 e hoje dia 30 ainda não postou mais, o que não enriquece também muito o RP, não houve divulgação pública da missa, deveríamos fazer missas festivas mas com divulgação, combinadas/preparadas, e claro nós como clérigos deveríamos participar activamente nessas actividades, eu normalmente não exploro o fórum, como muitos, e se não fosses tu a falar dessa missa eu nunca saberia dela. Tudo têm de ser preparado e anunciado, para ter uma grande afluência.
_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
DuqueZezere



Inscrit le: 09 Oct 2008
Messages: 2691
Localisation: [PT] Évora, Portugal

MessagePosté le: Ven Déc 31, 2010 7:24 pm    Sujet du message: Répondre en citant

O Primaz entra e senta-se.
Quando vê que ficaram a olhar para ele diz:


- Continuem, continuem.
Que estou a gostar de ouvir.


E dá ordens a um acólito ali perto para apontar tudo o que vai sendo dito.
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Ven Déc 31, 2010 10:55 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Monsenhor Rafael ao ver o primaz a entrar e sentar, senta-se também e espera que o primaz dê ideias ou opiniões pois ele é o primaz de Portugal.
_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
DuqueZezere



Inscrit le: 09 Oct 2008
Messages: 2691
Localisation: [PT] Évora, Portugal

MessagePosté le: Ven Jan 07, 2011 12:40 am    Sujet du message: Répondre en citant

Mais ninguém tm sugestões a fazer?
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
Luznik



Inscrit le: 23 Oct 2008
Messages: 473
Localisation: [PT] Setubal - Portugal

MessagePosté le: Ven Jan 07, 2011 2:03 am    Sujet du message: Répondre en citant

Concordo com a ideia que foi avançada de :

Citation:
Verificação da possibilidade de ser a Catequese obrigatória para receber sacramentos, se não o Baptismo, ao menos para o Casamento e para que se possa ser padrinho de batismo e casamento.



Acaba por trazer mais participação e dinamismo para a Igreja e para os Fieis.


Preparar Missas ou cerimonias religiosas ao longo do ano relativas a determinados Santos ou acontecimentos relevantes podia igualmente trazer diversidade e aderencia a nossa Igreja.
_________________

Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Monsterguid



Inscrit le: 21 Juil 2009
Messages: 1248
Localisation: [PT] Porto, Condado do Porto

MessagePosté le: Ven Jan 07, 2011 2:51 am    Sujet du message: Répondre en citant

-Concordo com as palavras de Sua Eminência e as propostas anteriores. Todo incentivo aos fiéis, nosso principal enfoque dentro de nossa missão, deve ser aplaudido e trabalhado.
_________________
- His Excellency, Guido Henrique de Albuquerque
- Count of Vilar Maior (Portugal)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Ven Jan 07, 2011 3:43 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Sua Eminância para o acontecimento dessas celebrações cada paróquia/(arqui)diocese e também a catedral do reino podia escolher um Santo, mas normalmente o nome do Santo de cada paróquia é o nome da paróquia.
_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Sam Jan 22, 2011 10:45 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Visto que o tópico morreu deve ser a falta de interesse...
Estive a ler isto e pensei em elaborar um plano de ideias que deverão ser aplicadas este ano.
Problemas:

Citation:
Arrow Para começar á falta de interesse da parte dos clérigos, se formos a ver raro o clérigo que vêm ao fórum de Roma.

Arrow Pouco interesse e colaboração dos fieis pela igreja.

Arrow Falta de assiduidade da parte dos Sacerdotes.

Arrow Pouca procura pela Catequese.

Arrow Pouca adesão á Via Religiosa.

Arrow Falta de RP.


Sugestões:

Citation:
Arrow Apelo/chamada geral dos clérigos.

Arrow Iniciativas a nível nacional para chamar a atenção dos fieis.

Arrow Sanções aos Sacerdotes.

Arrow Catequese obrigatória para qualquer celebração depois do baptismo.

Arrow Divulgação da catequese pelos Sacerdotes e (arce)bispos.

Arrow Realização de festas da catequese. A catequese será dividida em várias partes e no fim de cada parte, juntam-se um número de finalistas dessa parte e faz-se uma celebração.

Arrow Deveria haver uma acção a nível geral de incentivar as pessoas a seguirem a via igreja.

Arrow Deveria ser escolhido um santo para cada paróquia e um dia, e seria sempre feita uma grande festa, onde todos os fieis e não fieis eram chamados a aderir.

Arrow Aumentar a formação dos clérigos, tentado explorar ao máximo o dogma.

_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Sam Jan 22, 2011 11:24 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Boas sugestões, mas a catequese já não esta a ser tratado ?

Dos santos é uma boa ideia, podemos começar pelos os clérigos que faleceram, começamos a nomear-los.

Das missas pode-se arranjar RP para o dia do Pai, é a data que se celebra missa depois a Pascoa.

A chamada geral, é a melhor ideia Wink
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Sam Jan 22, 2011 11:55 pm    Sujet du message: Répondre en citant

thegold a écrit:
Arrow Boas sugestões, mas a catequese já não esta a ser tratado ?

Isso não sei, estive a dar uma volta pelo seminário e não há anúncios novos, as informações estão desactualizadas, teremos de esperar que o reitor nos informe sobre isso.

thegold a écrit:
Arrow Dos santos é uma boa ideia, podemos começar pelos os clérigos que faleceram, começamos a nomear-los.

O problema é que nem todos os clérigos podem ser santos, o único que acho que pode e merece ser santo é o Monsenhor Voronwe de Merlin Bragança.

thegold a écrit:
Arrow Das missas pode-se arranjar RP para o dia do Pai, é a data que se celebra missa depois a Pascoa.

O dia do Pai? Não percebi essa sobre o dia do Pai.

thegold a écrit:
Arrow A chamada geral, é a melhor ideia Wink

Ah, problema da chamada geral, os registos não estão actualizados nem as listas que por aí andam, por isso é um pouco difícil ser feita essa chamada geral, só se os (arce)bispos se responsabilizarem por chamar os clérigos das suas (arqui)dioceses ou então o primaz.
_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
thegold



Inscrit le: 25 Juil 2009
Messages: 1090
Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves

MessagePosté le: Dim Jan 23, 2011 1:19 am    Sujet du message: Répondre en citant

SL no dia do Pai celebra-se missa, dia de São José pai de jesus, acho que poderíamos pegar num RP a maneira
_________________
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Sylarnash



Inscrit le: 16 Oct 2010
Messages: 1533
Localisation: Rome

MessagePosté le: Dim Jan 23, 2011 1:54 am    Sujet du message: Répondre en citant

Não tentando desprezar as ideias apresentadas aqui por vossas excelências, mas acho que deveríamos nos debruçar inicialmente pela ideias da catequese com pequenas festas, como a Festa da Palavra, quando o fiel se torna efectivamente "fiel" ao receber a palavra de Jah, ou aquando da Festa do Baptismo que poderia ser uma "iniciação" para o baptismo tendo como lugar principal o interior da igreja, introduzindo assim a necessidade da componente Igreja e Povo de forma a conhecer mais de perto a Casa de Jah.

HRP: Muitas outras festas poderia ser realizadas tendo como base as festas realizadas na catequese cristã, eu como Catequista já reformado a quase 2 anos, não me lembro muito bem de todas, mas existe a Festa do Pai-Nosso, a Festa da Palavra, a Festa... Varias que me escapam Embarassed mas que com um pouco de pesquisa extra poderiam ser adaptadas a religião de Jah. /HRP
_________________
His Beatitude and Eminence, Sylarnash Manuel de Albuquerque
Portuguese Cardinal National Elector | Portuguese Prefect of Inquisition | Apostolic Nuncio of Portugal

Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
jordano



Inscrit le: 06 Déc 2009
Messages: 155
Localisation: [PT] Porto

MessagePosté le: Dim Jan 23, 2011 2:28 am    Sujet du message: Répondre en citant

quase todas propostas louváveis , só não concordo muito com a de incentivação maciça de niveis 2 a escolherem a via religiosa pois penso isto ser uma escolha pessoal , não podendo ser interferida por outras pessoas pois se a própria pessoa não estiver decidida depois quando for um teólogo não poderá mais voltar atrás entende irmão Rafael?
_________________

créditos Bads.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé MSN Messenger
Senhordeleiria



Inscrit le: 23 Nov 2008
Messages: 615
Localisation: [PT] Lisboa, Portugal

MessagePosté le: Dim Jan 23, 2011 3:17 am    Sujet du message: Répondre en citant

jordano a écrit:
quase todas propostas louváveis , só não concordo muito com a de incentivação maciça de niveis 2 a escolherem a via religiosa pois penso isto ser uma escolha pessoal , não podendo ser interferida por outras pessoas pois se a própria pessoa não estiver decidida depois quando for um teólogo não poderá mais voltar atrás entende irmão Rafael?


Claro que entendo, mas o meu objectivo não é obrigar as pessoas, mas sim mostrar o que é seguir a Via Igreja, se houver uma maior informação, sempre pode ajudar as pessoas na hora de escolher.

Sylarnsh a écrit:
Não tentando desprezar as ideias apresentadas aqui por vossas excelências, mas acho que deveríamos nos debruçar inicialmente pela ideias da catequese com pequenas festas, como a Festa da Palavra, quando o fiel se torna efectivamente "fiel" ao receber a palavra de Jah, ou aquando da Festa do Baptismo que poderia ser uma "iniciação" para o baptismo tendo como lugar principal o interior da igreja, introduzindo assim a necessidade da componente Igreja e Povo de forma a conhecer mais de perto a Casa de Jah.

HRP: Muitas outras festas poderia ser realizadas tendo como base as festas realizadas na catequese cristã, eu como Catequista já reformado a quase 2 anos, não me lembro muito bem de todas, mas existe a Festa do Pai-Nosso, a Festa da Palavra, a Festa... Varias que me escapam Embarassed mas que com um pouco de pesquisa extra poderiam ser adaptadas a religião de Jah. /HRP


Sim, era essa a ideia. Bem o fiel torna-se fiel é no baptismo, a parte do efectivamente fiel deveria ser tipo na ultima cerimónia da catequese que é o dito crisma, que é celebrado pelo (arce)bispo. Eu não sei quantas partes a catequese será dividida, mas se houvesse essa informação(por exemplo o dogma não está todo feito, mas existe informação de títulos) poderíamos dividir as cerimónias e começar a preparar os RPs de cada cerimónia.

thegold a écrit:
SL no dia do Pai celebra-se missa, dia de São José pai de jesus, acho que poderíamos pegar num RP a maneira


Ah sim, poderia-se organizar um calendário português de cerimónias, onde apareciam as cerimónias a nível local, regional e nacional, mas nenhuma podia calhar no mesmo dia, porque apesar de tudo acho que as cerimónias locais devem ser organizadas com a CP.
_________________

Please delete this account, Senhordeleiria is dead.
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page 1, 2  Suivante
Page 1 sur 2

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com