|
L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game 
|
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant |
Auteur |
Message |
DuqueZezere

Inscrit le: 09 Oct 2008 Messages: 2691 Localisation: [PT] Évora, Portugal
|
Posté le: Jeu Fév 17, 2011 10:08 pm Sujet du message: Requesitos para Diaconização e Ordenação |
|
|
Citation: | Requisitos adicionais para a diaconização e ordenação
Nós, Consistório Pontifical Lusófono, conforme a bula De Sanctae Sedis summo administratione, Livro 5, Parte I, artigo 6:
Adicionamos os seguintes requisitos adicionais para a diaconização e ordenação:
Citation: | 1. Diácono
1.1Um fiel para ser diaconizado necessita de pelo menos 15 dias da data do seu baptismo registado;
1.2 Para ser diaconizado precisa de passar na componente do seminário respectiva para poder efectivar um sacramento, ou seja, para poder de facto baptizar necessita ser aprovado na componente do baptismo no seminário, e assim sucessivamente. Portanto, necessita de, no mínimo, ser aprovado na componente de baptismo para ser diaconizado.
2. Sacerdote
2.1 Um fiel para ser ordenado necessita de pelo menos 30 dias da data do seu baptismo registado;
2.2 Para ser ordenado precisa de passar na componente do seminário respectiva para poder efectivar um sacramento, ou seja, para poder de facto baptizar necessita ser aprovado na componente do baptismo no seminário, e assim sucessivamente. Portanto, necessita de, no mínimo, ser aprovado nas componentes de baptismo e casamento para ser ordenado.
3. Especificidades
3.1 Por seminário entende-se todos os seminários validados pela Intendência para o Ensinamento Aristotélico. |
Ad Majorem Dei Gloriam
Determinado em Roma no VIII do mês de Setembro do ano MCDLVII da Graça de Jah

Pelo Consistório Pontifical Lusófono,
Sua Eminência Dunpeal Godwin de Avis, Arquidiácono de Roma e Cardeal-chanceler Nacional Eleitor lusófono
|
Estive aqui a pensar para com os meus botões...
Não deveríamos de aumentar os requesitos?
Mas depois de pensar um pouco, ocorreu-me duas ou três novas componentes para o seminário, para serem usadas como requesitos...
Mais, e adicionar-mos também requesitos para elevação a Vigário (Arqui)Diocesano/Geral e para (Arce)Bispo? Mais para RP, porque em príncipio quem for nomeado para estes cargos já fez isso tudo...
Mas que dizem?
E as duas componentes que para já me lembrei são "Etiqueta" e "Elaboração de Certidões".
Se for possível eu ter acesso ao Seminário sem ser exactamente como professor, posso ajudar na elaboração destas e de outras componentes. _________________
 |
|
|
 |
miguel_1993

Inscrit le: 02 Mai 2009 Messages: 1403 Localisation: [PT] Braga, Portugal
|
Posté le: Ven Fév 18, 2011 1:20 am Sujet du message: |
|
|
Sobre a primeira proposta, eu não estou muito de acordo.
A meu ver um Vigário Diocesano e/ou Geral, tem de ser alguem de confiança do Bispo/Arcebispo mas também activo e trabalhador, não pode ser um cargo entregue de bandeja.
A meu ver é um cargo que pode ser um acto de confiança do (Arce)Bispo a um Clérigo, mas creio que continua nisso mesmo.
Por exemplo, não vejo um Arcebispo nomear qualquer um como Vigário Geral e que não saiba quase nada da Igreja.
Sobre o segundo ponto, posso concordar, faz sentido que o Primaz tenha acesso a tudo o que seja Português, a meu ver, incluindo o Seminário. Sobre as componentes, estou de acordo mas secalhar ambas no mesmo, e relembro que a Componente do Funerall já tem uma explicação, ou questão sobre o tema das certidões, apenas reparo no facto de muitos não saberem que brasão/selo usar, mas mais nos Diaconos, mas mesmo assim como estes não podem ter nem brasão nem Selos, dou um pouco de desconto. _________________
  |
|
|
 |
unclescrooge
|
Posté le: Dim Fév 20, 2011 12:06 am Sujet du message: |
|
|
Neste ponto, a minha opinião vai de encontro á do Primaz ou seja não fará mal nenhum que estes requisitos aumentem e que passem pela obrigatoriedade de passar pelas componentes insittuidas no seminário de Viana do Castelo, afim de preparar melhor todos os que futuramente ocupem estes cargos...
Assim além da confianaça necessária para que sejam elevados a estes altos cargos, teriam de passar com distinção nas componentes mais avançadas do seminario e quiçá incluindo essas duas que agora são apresentadas...
No que toca á presença do Primaz no seminário, à partida não tenho nada contra, sendo este co-optado pois não existe regulamentação que esteja dirigida ao mesmo, sendo que a sua presença seria restrita a uma co-optação como por expemplo poder dar a sua opnião nos temas debatidos internamente, mas só com caracter consultivo não detendo qualquer poder decisório ou com assento de voto...
No entanto será sempre algo a ser debatido pelo Corpo Docente do Seminário, o qual poderei iniciar a discussão se assim desejarem, para saber qual a decisão final por parte de todos os docentes... |
|
|
 |
DuqueZezere

|
Posté le: Lun Fév 21, 2011 7:49 pm Sujet du message: |
|
|
Monsenhor Miguel, vou explicar-me melhor.
Os requisitos para os altos cargos é mais um complemento ao RP do que puramente práticos.
É claro que alguém nomeado para estes cargos já deve ter algum tempo na Igreja e bastantes conhecimentos, para além de que já deve de ter o Seminário completo há bastante tempo. É só para enriquecer o RP.
Até porque haverá cada vez mais componentes no Seminário, mais tarde pode ser que dê para existir já alguma diferenciação maior entre as componentes necessárias para ordenação e para a elevação.
Monsenhor Unclescrooge, se puder avance então com a discução.
Até porque nem tenciono meter-me muito nos assuntos do Seminário, no máximo dar uma pequena opinião como Primaz.
A minha ideia é mais a de ajudar na elaboração de novas componentes.
Em relação as estas duas componentes que sugeri, talvez a parte do certificado possa ser retirada da componente de Funeral para ser incluida na outra. Isto tendo em conta que um padre para além de certificados de óbito também pode passar certificados das outras cerimónias. _________________
 |
|
|
 |
unclescrooge
|
Posté le: Lun Fév 21, 2011 11:06 pm Sujet du message: |
|
|
Irá ser iniciada... |
|
|
 |
miguel_1993

|
Posté le: Mer Fév 23, 2011 8:38 pm Sujet du message: |
|
|
Nada a opor, sendo assim... _________________
  |
|
|
 |
DuqueZezere

|
Posté le: Mer Fév 23, 2011 9:47 pm Sujet du message: |
|
|
Irei então ver o que se adequa melhor para apresentar uma proposta final. _________________
 |
|
|
 |
unclescrooge
|
Posté le: Dim Fév 27, 2011 1:28 pm Sujet du message: |
|
|
Concluída, tema acesso ao Seminário de Viana do Castelo |
|
|
 |
unclescrooge
|
Posté le: Dim Fév 27, 2011 2:24 pm Sujet du message: |
|
|
Caro Primaz
Será que se poderia traduzir as seguintes partes:
Pastoral Parte IV e Anexo II |
|
|
 |
DuqueZezere

|
Posté le: Dim Fév 27, 2011 3:07 pm Sujet du message: |
|
|
unclescrooge a écrit: | Caro Primaz
Será que se poderia traduzir as seguintes partes:
Pastoral Parte IV e Anexo II |
Eu já coloquei esse texto há uns dias no frigidarium para que alguém se voluntariasse a traduzir, e até informei o Monsenhor. _________________
 |
|
|
 |
DuqueZezere

|
Posté le: Mar Mar 08, 2011 12:38 am Sujet du message: |
|
|
Andei a dar uma olhadela pelo DC, e segundo a recisão teremos de pedir autorização ao Santo Ofício para pôr estas limitações.
Mas acho que com a justificação que eu aqui dei não há problemas.  _________________
 |
|
|
 |
unclescrooge
|
Posté le: Mar Mar 08, 2011 6:00 pm Sujet du message: |
|
|
Bem aqui peço um pouco de calma, pois com a componente de funeral activa esta também deveria constar no requisito mínimo e quiçá adicionar também ordenação, no que toca a sacerdotes.... |
|
|
 |
miguel_1993

|
Posté le: Mer Mai 11, 2011 11:28 pm Sujet du message: |
|
|
Como ficou o assunto? _________________
  |
|
|
 |
DuqueZezere

|
Posté le: Mer Juil 13, 2011 12:58 am Sujet du message: |
|
|
A rever as minhas ideias... _________________
 |
|
|
 |
thegold

Inscrit le: 25 Juil 2009 Messages: 1090 Localisation: [PT] Condado de Porto, Chaves
|
Posté le: Mar Aoû 09, 2011 5:43 pm Sujet du message: |
|
|
A ideia o Mons. Uncle do funeral, é bastante aceitavel. _________________
 |
|
|
 |
|
|
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum
|
|