|
L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game 
|
| Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant |
| Auteur |
Message |
Malaghan
|
Posté le: Ven Juin 22, 2018 3:43 am Sujet du message: [Discussão] Igreja Paroquial de Braga |
|
|
Saudações irmãos,
Foi aberta, pelo reverendo Vicenzo, uma discussão no Palácio de Braga sobre a transferência da Catedral de Braga para o fórum condal do Porto (uma vez que a Arquidiocese de Braga atende a todo o Condado do Porto) e a criação de uma igreja menor, ou uma capela anexa a catedral, exclusivamente para a cidade de Braga.
A nossa dúvida é com relação a escolha de uma capela ou igreja, uma vez que as capelas são regidas por uma prefeitura própria. Gostaria de saber se existe alguma burocracia específica em uma situação como esta. Peço a ajuda dos irmãos para solucionar esta dúvida.
| Vicenzo a écrit: | Aos estimados colegas do Conselho Arquidiocesano, venho a vocês com uma proposta que, penso, merece ao menos ser discutida.
Como sé de nossa Arquidiocese, a cidade de Braga conta com uma Sé Catedral, como igreja Res Parendo, e ainda que seja o método utilizado até os dias de hoje, os párocos bracarenses realizam as diversas cerimônias que eram solicitadas Res Parendo neste sacro recinto. Penso eu no entanto que a Sé Catedral deveria ser um espaço reservado para aquelas cerimônias de maior prestígio, e portanto realizadas pelo Arcebispo ou seu Vigário. Deste modo o que proponho é a consagração de uma segunda Igreja, própria à cidade de Braga, de responsabilidade do pároco In Gratebus, e a efetiva exclusividade da Sé Catedral ao Arcebispo.
Gostaria de conhecer a opinião dos colegas conselheiros.
((Em OOC, a proposta seria de ter uma igreja menor no subforum da cidade de Braga e passar a sé catedral para o subforum do Condado do Porto, já que efetivamente seria a Catedral do Condado do Porto, e assim utilizada para as cerimônias de maior destaque como coroações condais, casamentos e cerimônias litúrgicas de nobres etc, enquanto que a igreja paroquial seria a que estaria sob encargo do pároco IG efetivamente, e seria usada para as cerimônias dos locais.)) |
| Vicenzo a écrit: | Com relação à diferença entre ser uma capela anexa ou uma igreja menor, creio que em termo práticos não haveria diferença, já que ambos se constituiriam como local para a celebração dos sacramentos e oficios.
No entanto temo que caso optemos por uma capela, já que as mesmas, ainda que comumente externas e não anexas à uma catedral, estão, até onde sei, regidas pela Prefeitura das Capelas e possuem algumas especificidades, ainda que não sei se o mesmo se aplicaria a uma capela anexa. Em relação a uma igreja menor, não encontrei nenhuma referência nos documentos em nossa biblioteca pelo qual creio que, a fim de salvar-nos algumas dores de cabeça, seja o caminho mais simples no momento.
Talvez seja oportuno que o senhor Arcebispo conferencie com a AEP sobre este assunto, já que é possível que alguma burocracia seja necessária e que desconheçamos. |
_________________ Malaghan de Avis |
|
|
 |
Eduardo

Inscrit le: 13 Avr 2017 Messages: 1733 Localisation: Real Paço da Ribeira, Reino de Portugal
|
Posté le: Ven Juin 29, 2018 7:22 am Sujet du message: |
|
|
Irmão, o que eu conheço sobre a legislação de Capelas é muito pouco. Sei que é necessário um Bispo autorizar a consagração e um clérigo para ser capelão, depois um inspetor do ofício de capelas fará uma averiguação para ver se está tudo em ordem. Atualmente, não temos um inspetor de capelas na nossa zona, por isso era melhor você entrar em contato com SE Kalixtus para não restar dúvidas sobre o assunto. Não vejo nenhum problema, até encorajo a fazer. É uma boa maneira de expandir o RP. _________________ Pela Graça de Deus, Sua Majestade Real D. Eduardo I de Portugal, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar |
|
|
 |
NReis

Inscrit le: 16 Mai 2012 Messages: 2658 Localisation: Chaves - Kingdom of Portugal
|
Posté le: Mar Juil 03, 2018 10:48 pm Sujet du message: |
|
|
Existe sim uma legislação relativa à Prefeitura das Capelas. Eu mesmo ajudei na tradução desse documento.
Ele está aqui. _________________ His Excellency NReis Ribeiro de Sousa Coutinho | Archbishop of Braga | Vice-Primate of the Kingdom of Portugal | General Secretary of the Roman Registers | Writer of the Saint Office | Translator on Villa San Loyats
Diploma Curso Professoral |
|
|
 |
Vicenzo Cardinal

|
Posté le: Mer Sep 19, 2018 1:50 am Sujet du message: |
|
|
Revivendo um pouco esta discussão, acredito que no caso proposto seria efetivamente a criação e consagração de uma Igreja Menor na cidade de Braga uma vez que essa se constituiria como sé da paróquia de Braga enquanto que a Catedral permaneceria como sé da Arquidiocese, como foi explicado por Monsenhor Malaghan quando aqui trouxe a proposta.
Gostaria de conhecer mais em detalhe a opinião dos colegas dessa assembleia acerca deste assunto, levando em consideração que tal, caso seja desejo das demais dioceses, possa ser praticado em suas cátedras também. |
|
|
 |
Eduardo

Inscrit le: 13 Avr 2017 Messages: 1733 Localisation: Real Paço da Ribeira, Reino de Portugal
|
Posté le: Jeu Sep 20, 2018 10:40 am Sujet du message: |
|
|
Irmão Vicenzo, a ideia é perfeitamente aplicável, no entanto precisamos ver como faremos nos Condados Lisboa e Coimbra, pois ambas contam com duas dioceses. Eu não vejo problema em termos duas Catedrais na praça do Condal, uma vez que em RP cada uma está em suas respectivas capitais diocesanas.
Hoje eu entrei em contato com SE Attanasio, Chanceler da Congregação para difusão da Fé para recolher informações sobre como procedermos com a consagração de paróquias, uma vez que não há legislação sobre;
| Citation: | Bonjour, SE Attanasio,
J'espère que tout va bien avec vous, avec la grâce de Dieu. Nous avons l'intention de créer une paroisse petite dans la capitale d'un diocèse et de quitter le Sé pour d'autres événements importants. Mais, nous n'avons pas de législation concernant la consécration des paroisses, seulement celle de Capelas. J'ai donc pensé qu'il était préférable de vous écrire pour recueillir des informations sur le processus. La procédure de consécration d'une paroisse est-elle la même que pour une chapelle?
(IRL: Nous voulons transférer la Sé au forum du comté et maintenir une petite paroisse dans le forum du village. Dans RP, les deux sont au même Village )
Merci d'avance,
SE Eduardo Próspero
Cardinal Électeur Lusophone
Bom dia, SE Attanasio,
Espero que tudo esteja bem consigo, com a graça de Deus. Nós temos a intenção de criar mais uma pequena paróquia na capital de uma diocese e deixar a Sé para outros eventos importantes. Mas, nós não encontramos a legislação a respeito de consagração de paróquias, somente a de Capelas. Então, pensei ser preferível escrever a você para recolher informações sobre o processo. O procedimento de consagração de uma paróquia é o mesmo de uma capela?
(IRL: Nós queremos transferir a Sé ao forum do condado e manter uma pequena paróquia no forum da povoação. No Rp, as duas são da mesma povoação)
Obrigado desde já,
SE Eduardo Próspero
Cardeal Eleitor Lusófono
|
| Attanasio a écrit: | Cher Eduardo,
Il n'y a jamais eu de demande de ce type à la CDF et il n'y a donc pas de manière consolidée d'agir dans tout cela.
Je dirais de procéder comme cela se fait pour les chapelles et pour leur consécration.
Remarquez immédiatement S.E. Cristoforo, préfet des chapelles, va dans cette direction.
Envoyez-lui toute la documentation que vous avez.
Nous allons changer la formule mais la procédure restera la même.
Que le plus haut vous guide.
S. E. Attanasio Borgia
Caro Eduardo
Nunca houve tal pedido para a CDF e não há maneira consolidada de agir em tudo isso.
Eu diria para proceder como é feito para as capelas e para a sua consagração.
Observo que imediatamente S.E. Cristoforo, prefeito das capelas, vai nessa direção.
Envie-lhe toda a documentação que você tem.
Vamos mudar a fórmula, mas o procedimento permanecerá o mesmo.
Que o mais alto te guie.
S. E. Attanasio Borgia
|
_________________ Pela Graça de Deus, Sua Majestade Real D. Eduardo I de Portugal, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar |
|
|
 |
Vicenzo Cardinal

|
Posté le: Ven Sep 28, 2018 5:44 am Sujet du message: |
|
|
Vossa Eminência, fiquei feliz em saber que a ideia é factível de ser realizada, e tendo em vista a resposta de SE Attanasio, creio que nosso maior impasse no momento é realmente a questão de como fazer em relação aos Condados de Lisboa e Coimbra que possuem mais de uma diocese.
Acredito que para solucionar essa questão, há algumas possibilidades que podemos explorar, e que seria de grande valia contar com o aporte dos respectivos Arcebispos e bispos de cada diocese.
Uma primeira solução seria a de colocar ambas as catedrais na praça condal e as igrejas paroquiais nas cidades, sem nenhuma outra diferenciação entre as catedrais mais que sua real localização.
Uma segunda possibilidade seria a de definir uma hierarquização das catedrais, dando um exemplo, a Catedral de Lisboa seria a Catedral do Reino, a de Évora a do Condado de Lisboa, a de Braga é a do Condado do Porto, e a de Coimbra (por se localizar na capital) seria a do Condado de Coimbra.
Ambas opções nos deixa o problema da Catedral da Guarda cuja diocese tem paroquias tanto no condado de Lisboa de cuja arquidiocese depende, como em Coimbra, condado onde a sé se encontra. Aqui acredito que o melhor seria ter a opinião das paróquias da diocese da Guarda antes de decidir qual seria a melhor forma de atuar.
| Citation: | OOC:
Como essa diocese em específico se encontra em dois condados, perde-se o propósito inicial de se mover o tópico da catedral para o tópico do Condado para que toda a diocese tivesse acesso ao mesmo... há aqui a meu ver dois caminhos, o primeiro, se deixa a catedral da Guarda inalterada, e o segundo seguindo o principio do acesso, se move a catedral da Guarda para a praça do Reino, creio, sem qualquer desmerecimento à diocese da guarda, que a melhor opção para o caso seria primeira, em parte pela grande distância que há entre suas paróquias, não me parece ser usual ter cerimônias na diocese que envolvam pessoas de ambas as paróquias como pode ocorrer nas demais dioceses. No entanto, tenho a convicção que antes de decidir qualquer coisa a respeito da Guarda, é necessário ter o aporte de suas paróquias. |
|
|
|
 |
Beatrix_algrave

Inscrit le: 27 Avr 2013 Messages: 1633 Localisation: Braga - Porto - Portugal
|
Posté le: Ven Sep 28, 2018 7:31 pm Sujet du message: |
|
|
- A única ressalva é a confusão que pode haver pois já existe uma Catedral do Reino na Praça pública com acesso a todos os condados. _________________
 |
|
|
 |
Vicenzo Cardinal

|
Posté le: Sam Sep 29, 2018 12:43 am Sujet du message: |
|
|
Pois, se não me engano, e nisso o Arcebispo de Lisboa poderá me corrigir se eu estiver em erro, já se utiliza a imagem da Catedral de Lisboa para a Catedral do Reino, pelo que poderíamos dizer que a Catedral do Reino é efetivamente a Catedral de Lisboa. Isto apenas oficializaria tal reconhecimento.
De modo que a catedral de Lisboa será efetivamente a Catedral do Reino.
Tal é claro foi apenas uma ideia em base ao que acabo de referir, ainda assim, creio que é uma opção válida. No mais acredito que a participação de todos os membros dessa assembléia é fundamental para chegar a uma decisão proveitosa para toda a comunidade. |
|
|
 |
Eduardo

|
Posté le: Sam Sep 29, 2018 2:05 am Sujet du message: |
|
|
OOC: Nós podemos pedir para renomear a Catedral do Reino para Catedral de Lisboa. _________________ Pela Graça de Deus, Sua Majestade Real D. Eduardo I de Portugal, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar |
|
|
 |
|
|
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum
|
|