L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game
 
Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[PT] O Conselho de Nicéia

 
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
Lyssah



Inscrit le: 29 Mai 2018
Messages: 249

MessagePosté le: Lun Mar 11, 2019 7:53 pm    Sujet du message: [PT] O Conselho de Nicéia Répondre en citant

Citation:




O Conselho de Nicéia (325)
O porquê do Conselho

O Conselho de Nicéia foi convocado por iniciativa do imperador romano Constantino I, que reuniu o império após derrotar Licinius em Andrianópolis (em setembro de 324). Enquanto viajava para o Oriente, não demorou a perceber a enorme quantidade de visões e pensamentos diferentes sobre o Aristotelismo, por isso, decidiu fazer todo o possível para criar uma unidade na Igreja e restaurar a paz. Sem mencionar a vantagem política que ele esperava conquistar para reforçar sua autoridade, já que sua intenção era fazer da Igreja reunificada a única religião do império e, como tal, uma força com a qual ele pudesse contar.

Por isso, decidiu reunir em uma assembléia única os representantes de todas as comunidades aristotélicas, pouco depois de ordenar o fim das perseguições. Os bispos de algumas dessas comunidades ainda suportavam os estigmas das perseguições, sendo que a última delas ocorreu em um passado não tão distante, lançada pelas mãos de Diocleciano.

As tendências presentes no Conselho
Em Nicéia era possível distinguir cinco facções principais dentre os bispos:
- Os Christosianos, que viam o próprio Christos como messias. Eles consideravam Aristóteles apenas um filósofo iluminado que anunciou a chegada de Christos, e que, portanto, tinha um papel coadjuvante dentro da Igreja;
- Os Aristodóxos, que alegavam que sem Aristóteles não haveria messias algum, uma vez que sua essência humana, inspirou-se totalmente pelas revelações do filósofo;
- Os Aristotélicos, que enxergavam Aristóteles e Christos como a perfeita união e harmonia entre a fé e a razão;
- Os Sofistas, um ramo dos Aristotélicos localizado no Oriente, submetidos à autoridade do patriarca Grego de Constantinopla. Eles queriam impor a posição de seu patriarca, já que o consideravam o sucessor legítimo de Christos.

O restante consistia em células com micro princípios ou subdivisões das principais ideologias, como os iconófilos que devotavam um culto especial às imagens e às representações dos profetas («A prostração diante da cruz e o devido respeito às imagens piedosas (ícones) levam À crença »dizem eles), os pelagianos, os arianistas e outros cujos nomes foram esquecidos nos dias de hoje.

O fracasso da união com os Spinozistas
Os Spinozistas também estavam presentes em Nicéia. Eles foram convidados, uma vez que o imperador via como necessária a integração deles à igreja. O imperador queria, de fato, ser investido de um poder divino superior e considerava que adesão dos Spinozistas à Igreja poderia contribuir com seus projetos.

No entanto, as principais ideologias uniram-se para impedir essa integração. Declararam como heterodoxa a crença dos Spinozistas porque eles alegavam que «o corpo e a alma são paralelos entre si, de modo tal que todos os atributos de um mesmo objeto são simultaneamente um processo de extensão e um processo do pensamento humano». Como resultado, os textos de Daju foram colocados dentro do Index.

O símbolo de Nicéia
O imperador Constantino formulou três pedidos ao Conselho Ecumênico de Nicéia:
- Fixar a data da Páscoa;
- Colocar fim às divisões do Conselho de Nicéia;
- Decidir de uma vez por todas entre as diferentes interpretações das fontes da fé, tal como das respectivas naturezas de Aristóteles e Christos em relação a Jah.

Após vários meses de debates, durante os quais os bispos não conseguiram chegar a um consenso que definisse as fontes da fé, o imperador não hesitou em ameaçar os recalcitrantes. Por fim, a tendência Christosiana foi a que veio a prevalecer, deixando como concessão aos defensores de Aristóteles o uso do adjetivo "aristotélico" para qualificar a Igreja. Com isso, Aristóteles foi relegado ao posto de simples "anunciador" da chegada do messias. Os bispos concordaram com o fato de que o Espírito Divino, chamado de "Ação Divina", ajudou ambos os profetas a adquirir a ciência necessária para cumprir suas respectivas missões.

Duas resoluções saíram deste Conselho: a primeira delas foi o reconhecimento do bispo de Roma como representante da Igreja, segundo a visão de Nicéia. A segunda resolução foi o texto chamado "Símbolo de Nicéia", que foi assinado pelos 300 membros presentes do Clero, já que as diferentes facções sentiram a necessidade de expressar suas crenças comuns em um texto curto destacando ou glorificando (à escolha) a Ação Divina e Christos. Esse texto já contém algumas das conclusões expressas no Credo. Embora o Credo tenha sido escrito por Olcovidius em 123 e descoberto nos anos 380 por Jerônimo, só foi lançado e publicado, com a aceitação dos aristotélicos, na década de 1450.

Esse acordo foi aceito pela maioria dos presentes. Os últimos bispos errantes, os Sofistas e os Arianos, que permaneceram fiéis à sua própria concepção e seus próprios escritos, foram definitivamente excomungados. Assim, o Conselho de Nicéia terminou com a formulação de uma única verdade dogmática que ninguém poderia contestar sem ser expulso da Igreja.

A balança do Conselho
O primeiro Conselho foi politicamente positivo para a Igreja, já que fortaleceu sua unidade, confinando os que faziam apologia ao profeta Aristóteles à clandestinidade por quase mil anos. Essa clandestinidade necessária àqueles que se dedicavam ao estudo de Aristóteles acabou sendo um freio ao florescimento da verdadeira fé.

O impacto do Conselho de Nicéia foi tão importante para o Aristotelismo que vários historiadores dividiram a "Era da fundação Aristotélica" em dois períodos: "A Era da dispersão da Fé", desde o nascimento de Christos até a formação do Conselho de Nicéia (325), e "A Era do Questionamento", desde o Conselho de Nicéia até o final do pontificado de Nicolas V (1452).

Quanto à posição das mulheres na Igreja, eles concluíram que as mulheres não poderiam ocupar cargos religiosos, decisão que foi revogada um milênio depois, no Conselho de Constância (1418).


Original: http://rome.lesroyaumes.com/viewtopic.php?p=790036#790036
_________________

*Primacy of Portugal - Archdiocese of Lisboa - Parish of Alcobaça*
Diocesan Steward of Lisboa - Deaconess of Alcobaça - Confessor of Alcobaça
Portuguese Inspector in the Office of Aristotelian Teaching - Intern Teacher in the Minor Seminary of Viana do Castelo
Portuguese Translator of Villa San Loyats (Portuguese Frigidarium)
Revenir en haut de page
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Montrer les messages depuis:   
Poster un nouveau sujet   Répondre au sujet    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> La Bibliothèque Romaine - The Roman Library - Die Römische Bibliothek - La Biblioteca Romana -> Office des bibliothécaires - Office of the Librarian Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Page 1 sur 1

 
Sauter vers:  
Vous ne pouvez pas poster de nouveaux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
Vous ne pouvez pas éditer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas supprimer vos messages dans ce forum
Vous ne pouvez pas voter dans les sondages de ce forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduction par : phpBB-fr.com