L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church
Forum RP de l'Eglise Aristotelicienne du jeu en ligne RR
Forum RP for the Aristotelic Church of the RK online game

Lien fonctionnel : Le DogmeLien fonctionnel : Le Droit Canon
 FAQFAQ   RechercherRechercher   Liste des MembresListe des Membres   Groupes d'utilisateursGroupes d'utilisateurs   S'enregistrerS'enregistrer 
 ProfilProfil   Se connecter pour vérifier ses messages privésSe connecter pour vérifier ses messages privés   ConnexionConnexion 

[Revisão] RP do Casamento
Aller à la page 1, 2, 3  Suivante

Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
DuqueZezere

MessagePosté le: Dim Mai 17, 2009 11:24 am    Sujet du message: [Revisão] RP do Casamento Répondre en citant

Tal como fizemos com o RP do Baptismo, devemos de rever o RP do Casamento para nos certeficarmos que está em concordância com o Dogma e com o Direito Canónico.

A versão que tenho utilizado é aquela que foi corrigida pelo Reverendo Tocha, mas ainda sem ter em conta o Dogma e o DC.

Citation:
Está um belo dia na povoação de <Cidade> e os sinos da Igreja começam a tocar, anunciando mais uma cerimónia prestes a realizar-se.

[img]<Imagem da Igreja>[/img]

Nesta manhã (fria de Inverno), está uma grande multidão no adro da igreja de <Cidade>. Hoje <Nome do nubente> e <Nome da nubente>, após um longo período de noivado vão unir os seus destinos, e vão entregar-se um ao outro com bênção divina. O padre está na sacristia, a ultimar os preparativos finais para a realização da cerimónia.

O padre termina calmamente a colocação das vestes litúrgicas e, em seguida, dirige-se aos fiéis, que o olham com alegria. Aproxima-se do altar e inclina-se perante a cruz de Christos. Descendo um pouco vai saudar a estátua de Aristóteles. Por último, cumprimenta os noivos e os padrinhos.

- Estamos aqui reunidos para celebrar o sagrado matrimónio de <Nome do nubente> e de <Nome da nubente>, testemunhado por <Padrinho> e <Madrinha>, bem como por todos vós. Dá-me uma grande alegria ter-vos aqui, para que recebam das mãos da Igreja o sacramento que irá trazer a vossa felicidade. Não tomem de ânimo leve o compromisso de que irão agora declarar diante de todos. Vocês vão unir-se para o melhor ou para o pior, vocês vão enfrentar as dificuldades, as disputas e as tristezas. Mas com a ajuda de Jah e dos ensinamentos de Aristóteles, vocês vão superar tudo isto, todos os dias, e dar a todos um exemplo de amizade e coragem. Que Jah vos abençoe!

Em seguida, lê uma passagem da vida de Aristóteles:

Citation:

Nessa altura uma grande notícia circulava na cidade de Stagire: os sábios astrólogos reportaram um cometa desconhecido no firmamento. Imediatamente a assembleia da cidade reuniu-se no Ágora, tentando descobrir a mensagem que os céus queriam enviar aos homens. Infelizmente seu coração estava obscurecido pela sua fé errónea em falsos deuses, e eles perderam-se em ímpias sugestões: para uns era a chegada de Hermes de pés alados. Para outros o relâmpago de Zeus abater-se-ia sobre os homens, e chegaria a hora do fim dos tempos. Só na assembleia um homem estava silencioso: a sua esposa estava prestes a dar à luz e a angústia em que estava não lhe permitia intervir. Não era o menos sábio, ou o que não escutou. A nobreza e a Paz espelhava-se no seu rosto, bem como as marcas do trabalho duro e uma vida sem facilidades.

- Temos neste texto o exemplo de um pai nobre e sábio, que deseja a sua mulher e o filho que vai nascer. Sua existência foi marcada pela justiça, trabalho e honra. Este é o exemplo que vocês devem seguir. A honra, justiça, o trabalho diário. Aqui é que reside a chave para a felicidade. E talvez enquanto as vossas crianças seguem os vossos passos, terão a sabedoria de Aristóteles e da bondade de Christos.

O momento solene tinha chegado. Noivos levantam-se, o padre dirige-se a eles:

- <Nome do nubente> desejas ter <Nome da nubente> para esposa na santidade e na confiança, para viver com ela com amor, todos os dias?

- Sim eu quero.

- Queres fazer depender a tua felicidade da sua felicidade, dando pelo exemplo da vossa união um sinal visível da amizade de Jah sobre Terra?

- Sim eu quero.

- <Nome da nubente> desejas ter <Nome do nubente> para esposo na santidade e na confiança, para viver com ele com amor, todos os dias?

- Sim eu quero.

- Queres fazer depender a tua felicidade da sua felicidade, dando pelo exemplo da vossa união um sinal visível da amizade de Jah sobre Terra?

- Sim eu quero.

Padre <Nome> pede as alianças e abençoa-as.

- Agora <Nome do nubente> pega nesta aliança e coloca-a na mão de <Nome da nubente> e diz: “Com esta aliança eu te desposo”.

- Com esta aliança eu te desposo.

- <Nome da nubente> pega nesta aliança e coloca-a na mão de <Nome do nubente> e diz: “Com esta aliança eu te desposo”.

O sacerdote continua:

- Eu agora os declaro unidos pelos laços sagrados do matrimónio. O que Jah uniu, ninguém pode separar.

A cerimónia termina na mais profunda alegria.

Sugestões e comentários?
Eu desde já digo que gosto de cerimónias "espampanantes" e que esta está muito curta e resumida para o meu gosto. Laughing
Mas irei esperar que os restantes clérigos dêem primeiro a sua opinião e só depois darei a minha.

Dernière édition par DuqueZezere le Sam Juil 11, 2009 7:56 pm; édité 2 fois
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
Voronwe

MessagePosté le: Dim Mai 17, 2009 11:23 pm    Sujet du message: Répondre en citant

bem... podiamos incluir a confirmação dos padrinhos, como no baptismo, certificando que eles não conhecem nenhum impedimento, e a sacramental pergunta:

Citation:
Peço aos presentes que caso conheçam algum impedimento para que estes dois fiéis possam contrair o matrimónio, que falem agora ou se calem para sempre.

Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé
Tocha

MessagePosté le: Mar Mai 19, 2009 8:43 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Caros amigos,

Concordo com Voronwe.

Uma fala a possíveis pais. "É de livre vontade que entrega a mão da Noiva/o?"

Acho que também podíamos incluir em determinada altura uma fala para os Noivos, em estes citam algo. Este algo trazido por eles ou cedido pela Igreja.

Cumprimentos,

MessagePosté le: Mar Mai 19, 2009 9:44 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Sim os chamados votos

MessagePosté le: Mer Mai 20, 2009 9:21 am    Sujet du message: Répondre en citant

Sim concordo... Antes de cada um dar a Aliança...
Voir le profil de l'utilisateur Envoyer un message privé Envoyer un e-mail MSN Messenger
DuqueZezere

MessagePosté le: Mer Mai 20, 2009 10:43 am    Sujet du message: Répondre en citant

E mais alguma ideia?
Mesmo para tirar frases e modificar as já existentes, não se acanhem. Wink

MessagePosté le: Mer Mai 20, 2009 8:23 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Obrigado Luca.

Como não disse Votos na VR não me lembrei.... Smile

MessagePosté le: Ven Mai 22, 2009 12:14 am    Sujet du message: Répondre en citant

Very Happy Sempre ás ordens ! Cool

MessagePosté le: Ven Mai 22, 2009 11:44 am    Sujet du message: Répondre en citant

Na parte:
Sim eu Quero devia ser mais algo Sim eu Desejo... :S

Acho que fica melhor... xD
leomion

MessagePosté le: Jeu Mai 28, 2009 8:40 pm    Sujet du message: Répondre en citant

acho que nao deveria ser "O Padre" a final de contas nao e so padre q faz casamentos

O clerigo seria mais fixe^^

Citation:
Padre <Nome> pede as alianças e abençoa-as.

<Clerigo><Nome> pede as aliancas e abencoa-as.
miguel_1993

MessagePosté le: Jeu Mai 28, 2009 11:30 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Bom seria giro colocar uma parte onde pergunta-se algo do genero... :

Citation:
Se alguem tem algum cunhecimento que impessa este casamento, que fale agora...
leomion

MessagePosté le: Ven Mai 29, 2009 9:33 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:
O sacerdote continua:

- Eu agora os declaro unidos pelos laços sagrados do matrimónio. O que Jah uniu, ninguém pode separar.

Citation:
O sacerdote continua:
-Se alguém tem algum conhecimento que impeça este casamento, que fale agora ou cale-se para sempre.

Citation:

Ao ver que ninguém se manifesta, o sarcedote continua:
-Então, eu agora os declaro unidos pelos laços sagrados do matrimonio. O que Jah uniu, ninguém pode separar.

algo deste tipo???
miguel_1993

MessagePosté le: Ven Mai 29, 2009 10:28 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Sim mas acho que deveria ser antes da entrega de Alianças... :S
leomion

MessagePosté le: Sam Mai 30, 2009 11:49 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Citation:
O sacerdote continua:
-Se alguém tem algum conhecimento que impeça este casamento, que fale agora ou cale-se para sempre.

Citation:
Ao ver que ninguém se manifesta, o <clerigo> <Nome> pede as alianças e abençoa-as.

- Agora <Nome do nubente> pega nesta aliança e coloca-a na mão de <Nome da nubente> e diz: “Com esta aliança eu te desposo”.

- <Nome da nubente> pega nesta aliança e coloca-a na mão de <Nome do nubente> e diz: “Com esta aliança eu te desposo”.

O sacerdote continua:

assim??
DuqueZezere

MessagePosté le: Sam Mai 30, 2009 11:58 pm    Sujet du message: Répondre en citant

Continuem assim qeu vão bem.
Até quarta vou andar meio ocupado, depois dou então a minha opinião.
Mas não se esqueçam de ver se o RP está em concordância com o Dogma e com o DC.
Poster un nouveau sujet   Ce sujet est verrouillé; vous ne pouvez pas éditer les messages ou faire de réponses.    L'Eglise Aristotelicienne Romaine The Roman and Aristotelic Church Index du Forum -> ARCHIVES : Eglises Nationales - National Churches -> Igreja de Portugal - Arquivo Geral Toutes les heures sont au format GMT + 2 Heures
Aller à la page 1, 2, 3  Suivante
Page 1 sur 3

Sauter vers: